A crosta é formada por vários blocos de rochas, conhecidos como placas tectônicas. As placas se...

Post on 22-Apr-2015

115 views 0 download

Transcript of A crosta é formada por vários blocos de rochas, conhecidos como placas tectônicas. As placas se...

A crosta é formada por vários blocos de rochas, conhecidos como placas tectônicas.

As placas se encaixam com um quebra-cabeça sobre o manto;

Ao subir, ele esfria, fica mais pesado e desce. Assim acontece a movimentação do material aquecido no interior do nosso planeta.

Os terremotos, ou tremores de terra, ocorrem quando há um movimento maior dessas placas, que podem escorregar para os lados, para cima ou para baixo umas das outras. Quando as placas se chocam podem criar também dobras e falhas que dão origem a grandes cadeias de montanhas como os Andes, os Alpes e o Himalaia.

Outro fenômeno causado pelo movimento de placas são os vulcões, que podem começar pela saída de rochas derretidas, o magma, que se encontra no interior da Terra e sai quando as placas se chocam ou se afastam.

PLACAS TECTÔNICAS

MINAS DE FERRO NO BRASIL Os minérios de ferro são rochas a partir

das quais pode ser obtido ferro metálico de maneira economicamente viável.

O Brasil se destaca neste tipo de produção por ter em seu terreno uma grande quantidade de minerais ferrosos;

O consumo mundial de minério de ferro cresce cerca de 10% ao ano e os maiores consumidores são a China, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos e a União Europeia;

As reservas de minério de ferro estão distribuídas no Brasil com 66% em Minas, 24% no Pará e 9% no Mato Grosso do Sul, totalizando nestes três Estados 99% das reservas oficialmente conhecidas no Brasil;

A Vale (hoje, empresa privada) tornou-se, hoje, a maior empresa de mineração diversificada das Américas e a segunda maior do mundo.

A Mina de Ferro de Carajás está localizada na Serra dos Carajás no sul do Pará e é a maior do mundo, que extrai o minério mais puro que se conhece;

CICLO HIDROLÓGICOA transferência de água da

superfície do Globo para a atmosfera, sob a forma de vapor, dá-se por

evaporação direta; por transpiração das plantas e dos

animais; e por sublimação (passagem

direta da água da fase sólida para a de vapor).

A água condensada dá lugar à formação de nevoeiros e nuvens e a precipitação;

A precipitação pode ocorrer na fase líquida (chuva ou chuvisco) ou na fase sólida (neve, granizo).

A precipitação inclui também a água que passa da atmosfera para o globo terrestre por condensação do vapor de água (orvalho) ou por congelamento daquele vapor (geada) e por intercepção das gotas de água dos nevoeiros (nuvens que tocam no solo ou no mar)

A água que precipita nos continentes pode tomar vários destinos.

Uma parte é devolvida diretamente à atmosfera por evaporação;

a outra origina escoamento à superfície do terreno, escoamento superficial, que dá lugar aos cursos de água.

A parte restante infiltra-se, isto é, penetra no interior do solo, subdividindo-se numa parcela que se acumula na sua parte superior e pode voltar à atmosfera por evapotranspiração e noutra que caminha em profundidade até atingir os lençóis aqüíferos e vai constituir o escoamento subterrâneo.

ATMOSFERA

A atmosfera é um envoltório gasoso que recobre a Terra, compreendendo várias camadas com características próprias (troposfera, estratosfera, mesosfera, ionosfera, exosfera) e zonas de transição entre elas (tropopausa, estratopausa, mesopausa);

Sua formação remonta a origem do nosso planeja por uma liberação de gases do interior suspenso por uma condição de densidade;

Ela é vital por gerar um ambiente equilibrado na Terra;

É uma camada protetora dos raios solares e de corpos celestes;

É responsável pelo efeito estufa; Nela ocorrem os fenômenos climáticos; É foco de discussão ambiental atual

quanto ao aquecimento global e outros fenômenos.

Atmosfera

Outros (gás carbônico e

vapor-d’água) 1%

Oxigênio (21%)

Nitrogênio (78%)

Formada por gases

ESTRUTURA GEOLÓGICA DO BRASIL

O Brasil, por apresentar uma grande extensão territorial (8.514.876 quilômetros quadrados), possui estrutura geológica composta por três tipos distintos: escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos. 

Escudos cristalinos 

Responsável por aproximadamente 36% do território nacional – uma formação muito antiga e por isso apresenta grande riqueza mineral (ferro, níquel, chumbo, ouro, prata, diamantes e manganês);

Bacias sedimentares 

Essa formação recobre cerca de 60% do território brasileiro. São constituídas de espessas camadas de rochas sedimentares. Nesses terrenos é possível encontrar petróleo e carvão mineral, além de areia, cascalho e calcário. 

Terrenos vulcânicos 

São áreas que sofreram a ação de derrames vulcânicos. Esse processo originou a formação de rochas como o basalto. A decomposição do basalto é responsável por fertilizar o solo, no Brasil essas áreas são denominadas de “terra roxa”.

MITOLOGIA GREGA

Ao escutarmos a palavra "mitologia", quase automaticamente a associamos à palavra "grega".

CONCEPÇÃO RELIGIOSA DUALISTA

A doutrina dualista é aquela que admite, através de seus conceitos, a existência de duas instâncias distintas; que podem se referir tanto à realidade como um todo, em uma metafísica mística,em conceitos que identificam estruturas gerais da realidade, tanto dos próprios entes de modo geral (“Uno” versus “múltiplo” em Platão, Plotino) quanto à relação do ser humano como mundo sensível (a cisão kantiana entre fenômeno e coisa-em-si) , ou da própria natureza do ser humano, no qual este seria constituído de duas substâncias distintas: uma corpórea, outra espiritual. 

HERÁCLITOEle observa  o constante devir das coisas, o mundo está em um perpétuo fluxo. O mundo inicia com uma substância, essa substância explica o devir constante através de si próprio. Para ele essa substância é o fogo, que não é algo corpóreo, mas ativo, com inteligência e foi criado.

MITO DA CAVERNA

E, aos poucos, vislumbrou outro mundo com natureza, cores, “imagens” diferentes do que estava acostumado a “ver”

SANTO AGOSTINHO

“Compreender para crer e crer para compreender”

CETICISMO

“A natureza absoluta das coisas é incompreensível para os homens...”

ECONOMIA MEDIEVAL

RACIONALISMO / EMPIRISMO

IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA

“imaginação sociológica” é uma ferramenta que proporciona poder, que permite olhar para além de uma compreensão limitada do comportamento humano, ver o mundo e as pessoas de uma forma nova, através de uma “lente” mais potente que o olhar habitual.

ARISTÓTELES – O CONHECIMENTO

"Nada está no intelecto sem antes ter passado pelos sentidos“

“Todos os homens, por natureza, desejam conhecer”

MANIFESTO COMUNISTA

“ Os proletários nada têm a perder fora suas correntes, têm o mundo a ganhar” UNI-VOS!              

MAX WEBER – A BUROCRACIA

“Burocracia é a única forma de lidar com a especialização das tarefas e sua maior complexidade, tornando necessária a implantação de um sistema de controle eficiente.”

ARTE MEDIEVAL

CRUZADAS

USURA