David Hume era um pensador escocês que ridicularizava a razão humana, acreditando que o que as...

Post on 22-Apr-2015

107 views 2 download

Transcript of David Hume era um pensador escocês que ridicularizava a razão humana, acreditando que o que as...

David Hume era um pensador escocês que ridicularizava a razão humana, acreditando que o que as pessoas sabiam vinha dos sentidos. Ao afirmar isso, Hume puxou o tapete da ciência e da religião.

O pensador acreditava que o conhecimento humano provinha das ideias e das impressões. Segundo ele, as ideias são memórias das impressões e as impressões são experiências diretas. Sendo assim, toda afirmação deve partir da experiência, impossibilitando alguém de estar seguro de suas informações, uma vez que pode haver uma exceção a qualquer momento.

David Hume é considerado um pensador empírico, pois empirismo é o oposto do racionalismo. Os empíricos acreditam que o verdadeiro conhecimento do mundo é obtido através dos sentidos, e não através da razão. Esses filósofos argumentam que temos idéias apenas porque temos percepções. Todo conhecimento é baseado na experiência.

Hume também discordava da idéia de que a moralidade é uma questão da razão, pois nossos sentimentos é que nos dariam o senso do que é certo ou errado. Argumentou também que não podemos deduzir o que é bom ou ruim a partir de fatos sobre o mundo, pois o julgamento viria de dentro, através da nossa reflexão sobre nossos sentimentos e hábitos.

“A beleza das coisas existe na mente que as contempla.”

“Um homem sábio sabe adequar suas crenças às provas.”

“A razão é escrava das paixões.”