1 regras de concordância

Post on 13-Apr-2017

194 views 0 download

Transcript of 1 regras de concordância

CONCORDÂNCIA VERBAL

Regra geral:Quando o sujeito é simples, o verbo

concorda com ele em pessoa(1ª, 2ª, 3ª) e número (singular e plural).

Os contadores de “causos” reuniam-se na pracinha do povoado, à tarde.

1 - Sujeito simples – casos específicosLivro didático – p. 248Formado por nome próprio no plurala) Com artigo, o verbo ficará no plural. Os Estados Unidos invadiram o Iraque.b) Sem artigo, o verbo ficará no singular. Minas Gerais possui grandes fazendas de café.Os Andes ficam na América do Sul.

Para alguns autores, os nomes geográficos do plural, quando significam uma unidade, rio, cabo, monte ou povoação, figuram como no singular:

Campos é próximo do Rio'; Buenos Aires fica na ArgentinaO Amazonas é grande;

a) Em que, o verbo concorda com o antecedente. Sou eu que fiscalizo esses pedidos.

b) Em quem, o verbo fica na 3a pessoa do singular ou concorda com o antecedente. Sou eu quem fiscaliza esses pedidos. Sou eu quem fiscalizo esses pedidos.

CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL

2 - Formado pelos pronomes relativos que ou quem p. 251

3 - Expressões qual de nós/vós, algum de nós/vós etc. p.251

a) Com pronome no singular, o verbo é empregado na 3ª pessoa do singular Qual de nós comprará o carro?

b) Com pronome no plural, o verbo concorda na 3a pessoado plural ou com o pronome pessoal. Quais de nós viajarão (viajaremos)?

4 - Se como partícula apassivadora e índice de indeterminação do sujeitop. 248-249-250

a) Como partícula apassivadora, o verbo concorda normalmentecom o sujeito da oração. Alugam-se casas. (Casas são alugadas)

b) Como índice de indeterminação do sujeito, o verbo fica na 3a pessoa do singular.

Precisa-se de empregados com prática. (“de empregados” não funciona como sujeito)

5 - Expressões partitivas: a maioria de, a maior parte de, uma porção de, grande número de etc.

p.250 A maioria dos ciclistas terminou a prova. A maioria dos ciclistas terminaram a prova.

Grande parte dos alunos achou/acharam difícil a prova.

Um pequeno número de torcedores apoia/apoiam o time.

6 - Posição do verbo

Depois do sujeito p.255O verbo irá para o plural. O dólar e o euro inflacionaram o real.

Antes do sujeitop.256O verbo concorda no plural ou com o núcleo do sujeito mais próximo. Chegaram o diretor e o professor. Chegou o diretor e o professor.

7 - Núcleos sinônimos p.255O verbo pode concordar no singular ou no plural. Medo e terror é (são) frequente(s) em cidades grandes.

8 - Núcleos representados por diferentes pessoas gramaticais p.256 Você, eu e meu primo partiremos mais cedo. O professor, tu e dois funcionários ficareis/ficarão na escola.

9 - Núcleo ligado por ou, nem p.256O verbo fica no singular se há ideia de exclusão, ou no plural, se há ideia de inclusão.

João ou Jonas será o presidente do clube. (exclusão = o clube terá somente um presidente) Laranja ou maçã fazem bem à saúde. (inclusão = as duas frutas são saudáveis)

10 - Núcleos resumidos e gradativos

a) Com sujeito resumido por tudo, nada, alguém ou ninguém,o verbo ficará no singular. Sapato, calça, camisa e meia tudo estava no lugar.

b) Com sujeito formado por gradação, o verbo concordano singular ou no plural. Um sussurro, uma fala, um grito teria (teriam) resolvido tudo.

a) Concorda tanto com o sujeito quanto com o predicativo. O problema é as pesquisas de opinião pública. O problema são as pesquisas de opinião pública.

Atenção. A concordância se torna obrigatória com o termo que designa pessoa. A coisa mais importante da minha vida são meus amigos.

Verbo ser p.261

b) Concorda com a expressão numérica em: horas, datas,tempo, distância. São duas horas. É uma hora.

Atenção. Podem ocorrer as duas concordâncias em datas;quando a palavra “dia” está subentendida, o verbo fica no singular. Hoje são 24 de outubro. / Hoje é (dia) 24 de outubro.

É muito, é pouco, é suficiente p.261O verbo concorda sempre no singular. Cem quilos é muito.

12 - Verbos impessoais p.261 - 262Sempre na 3a pessoa do singularVerbos indicativos de fenômeno da natureza: chover, ventar, nevar etc.

*Verbo fazer indicando tempo; Faz cinco anos que estive aqui.Vai fazer seis anos que moro aqui.

*Verbo haver indicando tempo transcorrido e como sinônimo de “existir”; Isso aconteceu há dois meses.Havia muitas mulheres e crianças na fila.Segundo economistas, poderá haver reduções de impostos.

concordância ideológica, também conhecida como silepse. Nesses casos, a concordância acontece de acordo com o sentido ou ideias subentendidas no contexto da frase, e não propriamente em relação à sua forma. A silepse pode ser de número, gênero e pessoa. Observe os tipos de silepse nos exemplos a seguir:

Silepse de número: Corria gente de todos os lados, e gritavam.”

(Mário Barreto)Nesse exemplo, o verbo gritavam está no plural porque concorda com a ideia de pluralidade expressa na palavra gente, portanto, a concordância ocorreu de maneira ideológica, e não de acordo com a forma da frase.

Silepse de gênero: A Fernão Dias está cada dia mais congestionada.

Apesar de Fernão Dias ser um substantivo do gênero masculino, a concordância foi feita com elementos do gênero feminino porque na oração está subentendida a ideia de rodovia Fernão Dias, portanto, toda a concordância da frase foi levada para o feminino.

Silepse de pessoa: Os alunos ficamos tristes com o retorno às aulas.

O verbo ficamos está na 1ª pessoa do plural, indicando assim que aquele que fala se incluiu entre os alunos, que é o sujeito expresso na frase. Se fôssemos “traduzir” a frase sem a concordância ideológica, ela ficaria da seguinte maneira: Nós, os alunos, ficamos tristes com o retorno às aulas.