10 QUESTÕES DE VESTIBULARES

Post on 12-Apr-2017

554 views 0 download

Transcript of 10 QUESTÕES DE VESTIBULARES

10 QUESTÕES DE VESTIBULARES

SOBRE OS SISTEMAS DIGESTÓRIO, RESPIRATÓRIO, CIRCULATÓRIO E URINÁRIO

MARCÍLIO BEIJAMIM

1. (UFSC) A figura abaixo mostra o aparelho digestório humano.

Com respeito a esse aparelho, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) 01. A estrutura A indica uma região comum aos aparelhos digestório e respiratório. 02. Os alimentos e os líquidos que entram pela boca são levados ao estômago, pela estrutura B, pela ação da gravidade. 04. Na cavidade bucal, ocorre a ação de enzimas (exemplo: ptialina) sobre o amido, transformando-o em maltose e dextrinas. 08. O órgão indicado em D produz algumas substâncias que são lançadas diretamente no duodeno e outras que são lançadas diretamente na corrente sanguínea. 16. Indivíduos com a doença conhecida como amarelão ou ancilostomíase têm em C o local típico da fixação do parasita Ancylostoma braziliensis. 32. Nas paredes do intestino delgado, temos a presença das vilosidades e, nestas, as células epiteliais se apresentam com microvilosidades, para aumentar a área de absorção. 64. Quando existe excesso de glicose no sangue, ela é convertida em amido no local indicado por D. Resposta: Soma ( ____ )

2. (Mackenzie-SP) A respeito das glândulas anexas do tubo digestório, é correto afirmar que: a) todas produzem enzimas digestivas. b) o alimento passa pelo interior delas para receber sua secreção. c) a secreção das glândulas salivares é responsável por iniciar a digestão de proteínas. d) a secreção do fígado se relaciona à digestão de carboidratos. e) o pâncreas produz a maior parte das enzimas digestivas. 3. (PUC-RJ) A presença de ureia na urina de humanos é consequência direta da: a) degradação de lipídeos. b) degradação de proteínas. c) degradação de açúcares. d) incorporação de vitaminas. e) transformação de O2 em CO2.

4. (IFSP) Todo sangue do corpo humano passa mais de 250 vezes pelos rins durante um dia. Isso significa que esses órgãos filtram cerca de 1 400 litros de sangue a cada 24 horas. Desse material filtrado (por volta de 180 litros, que saem dos glomérulos renais e vão para os túbulos) é produzido 1,5 litro de urina por dia. Assinale a alternativa que contém as informações corretas sobre o processo de produção de urina. a) O sangue é filtrado no glomérulo e levado, pela uretra, até a bexiga, onde ocorre a reabsorção de água e a finalização da produção da urina. b) A urina é produzida a partir da filtração do sangue nos túbulos néfricos, onde o filtrado formado é constituído principalmente por glicose, aminoácidos, sais e água. c) A filtração do sangue nos túbulos é o principal fator para a produção da urina, pois garante a formação de um filtrado rico em proteínas e água que evita a desidratação do organismo. d) Após a filtração do sangue, a maior parte das substâncias úteis do filtrado resultante é reabsorvida, sobrando certa quantidade de água, sais minerais e ureia, que farão parte da composição da urina. e) As proteínas e a ureia presentes no sangue são filtradas nos glomérulos renais e reabsorvidas no duto coletor, que leva a urina resultante para a bexiga, onde ficará armazenada até a eliminação para o meio externo.

5. (Ueg 2013) A velocidade do sangue através do corpo varia em função da área de secção transversa de um vaso. Considerando-se que a velocidade do sangue seja hipoteticamente constante, a) a diferença de pressão é inexistente, sendo a pressão inicial constante até a

região distal do vaso. b) b) há diferença de pressão, com a pressão inicial maior que a pressão na região

distal do vaso. c) c) há diferença de pressão, com a pressão inicial menor que a pressão na região

distal do vaso. d) d) há diferença de pressão, com aumento da pressão entre as regiões inicial e

distal do vaso.

6. A formação de varizes deve-se, entre outros fatores, ao acumulo de sangue nas veias, as quais ficam comprometidas na função de a) impedir o refluxo do sangue. b) reforçar as paredes dos vasos. c) retardar as pulsações cardíacas. d) acelerar as contrações sistêmicas.

7. Assinale a alternativa que indica o comportamento da caixa torácica, dos músculos intercostais e do diafragma durante a expiração humana. a) A caixa torácica aumenta de volume, os músculos intercostais contraem-se e o diafragma abaixa. b) A caixa torácica aumenta de volume, os músculos intercostais contraem-se e o diafragma levanta. c) A caixa torácica diminui de volume, os músculos intercostais contraem-se e o diafragma levanta. d) A caixa torácica diminui de volume, os músculos intercostais relaxam-se e o diafragma levanta. e) A caixa torácica diminui de volume, os músculos intercostais relaxam-se e o diafragma abaixa. 8. A pressão atmosférica na superfície terrestre, que é de 1,033 kg/cm2, dobra a cada dez metros de profundidade de mergulho na água. Sobre os riscos de traumas causados por acidentes subaquáticos, considera-se o seguinte: a) a flexibilidade da caixa torácica humana permite a compressão dos pulmões em mergulhos profundos e a preservação dos líquidos no interior dos vasos sanguíneos alveolares. b) ao controlar a pressão de ar na tuba auditiva durante a descida, o mergulhador corrige a deformação por abaulamento para fora, causada pelo aumento da pressão externa. c) ao voltar para a superfície, o mergulhador deve exalar o ar para evitar a hiperdistensão e o rompimento alveolar por causa da redução gradual da pressão externa. d) comparado com a estrutura dos peixes e de outros organismos marinhos, o ser humano possui estruturas anatômicas resistentes para mergulho em águas profundas.

9. Considerando a respiração e a circulação de mamíferos, assinale a alternativa correta. a)O sangue que sai das brânquias é mais rico em gás oxigênio e mais pobre em gás carbônico. b)Nos indivíduos jovens, o coração tem três câmaras, sendo um ventrículo e dois átrios. c)A dupla circulação sanguínea ocorre após a maturação sexual. d)Para ventilar os pulmões, são necessários dois ciclos de inspiração e dois ciclos de expiração. e)As trocas gasosas entre o ar inspirado e o sangue ocorrem nos alvéolos pulmonares. 10. Qual cirurgia comprometeria mais a função do sistema digestório e por quê: a remoção dos vinte e cinco centímetros iniciais do intestino delgado (duodeno) ou a remoção de igual porção do início do intestino grosso? a) A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da digestão intestinal. b) A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver. c) A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da absorção dos produtos do processo digestório. d) A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre a absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver. e) As duas remoções seriam igualmente drásticas, pois tanto no duodeno quanto no intestino grosso ocorrem digestão e absorção de nutrientes e de água.