28demaio oexpresso

Post on 05-Jul-2015

873 views 8 download

Transcript of 28demaio oexpresso

OEXPRESSOoexpresso@gmail.comwww.slideshare.net/jornaloexpresso

Sábado e domingo, 28 e 29 de maio de 2011 | Ano 15 | nº 716 R$ 1,50Associação Cruz Alta

Futsal joga hojeA equipe

cruzal-t e n s e

que representa nos-sa cidade na tempo-rada da Série Prata do Campeonato Gaúcho de Futsal, joga neste sábado, no Ginásio Muni-cipal de Esportes, às 20 horas, contra a equipe do América de Tapera.

Sábado e domingo, 28 e 29 de maio de 2011 2 Jornal O EXPRESSO

(55) 3303-5995(

Vinculado a:O EXPRESSOABS PUBLICIDADE E REPRESENTAÇÕES LTDA

Administração, Assinaturas, Publicidade e Redação:Rua João Manoel, 810 - CEP: 98005-170 - Centro - Cruz Alta-RS

E-mails: oexpresso@gmail.com / expresso@comnet.com.br

CNPJ: 92.930.171/0001-38

Responsável Técnico:Dr. Assis Brasil Soares FilhoRegistro Profissional: nº 0064/99Diagramação e Artes:Odilar ZillmannEditora Chefe:Sônia GaiCirculação:Todos os sábadosImpressão:Cia de Arte - Ijuí

Os artigos assinados são de inteira responsabilida-de de seus autores, não representando necessa-riamente a opinião deste jornal.

OPINIÃOProfº Claudino Albertoni

AS CONTRADIÇÕES

Data IdadeNome

Cartório de Registro CivilÓBITOS

LUIZ CARLOS BORBA SCHANES

PAULO ISIDORO FARIAS

JAIR ANTONIO RODRIGUES DOS SANTOS

MAQUIR ANTUNES DA SILVEIRA

MARIA ANTONIETA DE CAMARGO MELLO

JORGE PAULUS DE CAMPOS

LAERCIO LEONEL DE BRITO

FÁTIMA BACCI SILVEIRA

DELONIR VALANDRO

ANTONIO WALDOMIRO ROCHA

GOMERCINDO MELLO

EVA IVANETE RIBEIRO ROSSI

MARIA IZABEL MORAES DE LIMA

ONIRA ALVES DUTRA

AMÉLIA VARGAS DE OLIVEIRA

MARIA ROSA BECKEMAN GONÇALVES

OLIVIO PEDROTTI

ALDORI MENDES DE OLIVEIRA

21/05/11

21/05/11

22/05/11

22/05/11

22/05/11

23/05/11

21/05/11

24/05/11

24/05/11

24/05/11

24/05/11

25/05/11

26/05/11

25/05/11

25/05/11

25/05/11

23/05/11

26/05/11

60

30

60

84

90

24

51

48

67

79

77

49

52

74

78

72

84

67

Cruz Alta, 27 de maio de 2011.

EDITAL DE CASAMENTO nº 22/2011

Quem souber algum impedimento acuse-o na forma da lei.Cruz Alta, 27 de maio de 2011

Rui Fontana - Oficial

• LUCIANO RUBIN CAVALHEIRO e CRISTIANE PENSIN• JARBAS ROBERTO CECCON LOPES e IDA MARIA DOS SANTOS MENEZES• GILBERTO MARTINS DE SOUZA e JULIANA DE SOUZA VARGAS• RENATO BANDARRA DE OLIVEIRA BRITO e BÁRBARA LIZ WOITCHUNAS

CARTORIO DO REGISTRO CIVIL

Qualificação em Secretaria Executiva / Recepcionista

A Escola FACCENTRO Unidade Cruz Alta esta com as inscrições abertas para o curso de qualificação em Secretaria Exe-cutiva / Recepcionista com a duração de 80 horas. No curso será trabalhado a habilidades e a qualificação técnica das participantes, conscientizar e ampliar a visão da administração empresarial, ati-vidades e comportamento profissional para o sucesso do trabalho em equipe e desenvolver a função de secretária com eficácia.

O Público-alvo são secretárias, recepcionista, profissionais li-berais e pessoas interessadas no assunto. O curso esta previsto para ter início no mês de junho. As inscrições e informações podem ser adquiridas na FACCENTRO. Rua: Barão do Rio Branco, 1255 ou pelo fone 3322 6746.

Vivemos num mundo plural. Deus criou o homem di-ferente no sexo, na individualidade, nos sentimentos, nas ambições, na compreensão, na reciprocidade, na

visão do outro. Resumindo: criou-o diferente no ter e no ser.A beleza da vida é a capacidade de perceber e entender o

que é diferente. O individualismo, porém, fecha as portas da compreensão e principalmente da aceitação. A cultura e os costumes de determinados núcleos humanos dificultam ain-da mais a abertura para o diferente.

No corpo funcional de uma empresa ninguém é igual. Cada um tem sua capacidade própria de produzir. Vê-se o outro segun-do o seu entendimento. Surgem daí alguns conflitos no trabalho. Isso não acontece por causa do trabalho, mas pelas diferentes manifestações das pessoas. É essencial que todos entendam que ninguém pensa igual. A liberdade de pensar propicia a concor-dância e a discordância.

Pensa-se diferente em todos os campos de atividade. Ne-nhuma pessoa habituada a viver na riqueza conseguirá pen-sar como alguém vivendo na pobreza e vice versa.

Cada segmento social tem seus hábitos, seus problemas e, a seu modo possuem uma grande carga de tristezas, angústias e alegrias. A felicidade é um tesouro a ser alcançado por todos, em qualquer período da vida. Se o tesouro for colocado no dinheiro e na riqueza, aí vai estar também o coração. Há pessoas que ab-dicam da dignidade, da honestidade para conseguir mais riqueza, mais dinheiro e não percebem que a felicidade se afasta cada vez mais. Os pobres investem sua concepção de vida no tesouro da simplicidade. Porém não se sentem realizados, pois seus sonhos os motivam para alcançar mais do que estão vivendo.

As contradições evidenciam-se nas atitudes, na pregação de ideologias, no patrulhamento do trabalho, na educação, nos conceitos de ética e de valores humanos.

Uma jovem professora, mestre na sua área, participou de um evento, conhecido como audiência pública sobre educa-ção. Inscreveu-se para falar. Antes, porém, ouviu de represen-tantes do governo, deputados, vereadores e de outros seg-mentos, pronunciamentos, listando números e mais números sobre educação e seu universo.

A jovem professora espantou-se. Quando a chamaram para se pronunciar, iniciou a sua fala, dizendo que estava surpresa com tantos números, mas que, para iniciar iria apresentar para a platéia um número com três algarismos, isto é, nove, três, zero: 930. E disse: este é o meu salário de especialista. Mostrou as contradições dos números oficiais.

Demonstrou com simplicidade e objetividade o abandono das escolas e um poder público esquecido quanto à valorização dos professores. Todos querem uma educação de qualidade. Com essas condições? Onde estão os recursos citados?

São as grandes contradições dos discursos frente às rea-lidades. Como pode um indivíduo, vivendo na riqueza, falar sobre pobres? Ele não sabe o que é isso. Como pode um buro-crata apresentar qualquer coisa sobre o universo da educação sem ter vivido a experiência?

Como podem os políticos que tem a obrigação de defender o bem público, a justa distribuição do dinheiro do tesouro na-cional, enriquecerem do dia para a noite? Não é uma contradi-ção? Não dá para entender a sutileza dessas contradições. E os professores serão constrangidos pelo Ministério de Educação, se exigirem de seus alunos a correção da linguagem?

É necessário que exercitemos o discernimento. É urgente.

ERRATANa edição do dia 21 de maio, ocorreu um erro na

opinião do Dr. Ricardo Tjader - Diretor do Fórum, na matéria entitulada “Armas de Brinquedos Proibidas”.

Na sua opinião, o hábito de brincar com armas de brinquedo incita a violência?

Dr. Ricardo Luiz da Costa Tjäder, Juiz-Diretor do Fórum de Cruz Alta:

“Ao meu ver, trata-se de ato de pouco interesse e pouca efetividade uma lei municipal regularizar a proibição de venda de ar-mas de brinquedo, tendo em vista que necessitaria de uma fiscalização que os municípios dificilmente terão condições de reali-zar, além do que poderão

continuar a chegar às crianças da cidade, armas de brin-quedo comercializadas em outros locais do País, onde não haja legislação municipal da mesma natureza.

Quanto à justificava de que a medida se justifica pelo Estatuto do Desarmamento não prever punições, melhor fariam os legisladores locais em apresentarem sugestões aos seus pares (legisladores) federais de que comple-mentassem e aperfeiçoassem o Estatuto com a fixação de penalidades do que estabelece uma legislação munici-pal que não seria eficaz pelos motivos antes indicados”.

3Jornal O EXPRESSOSábado e domingo, 28 e 29 de maio de 2011

Conversa com a Presidenta

Coluna semanal da Presidenta Dilma RousseffRobinson de Almeira Schneider, 28

anos, administrador de Palmas (TO) – Noto que muitos empresários falam que o problema na hora de contratar é em rela-ção à mão de obra, que não é qualificada. O que a senhora pensa sobre isso?

Presidenta Dilma – Robinson, esse é um problema que realmente existe e nós já estamos tomando várias iniciativas para resolver. Mas é um problema que só veio à tona por causa da geração recorde de pos-tos de trabalho que vem desde o governo passado. Só este ano, até o final de abril, já criamos 880 mil novos empregos com carteira assinada. Cresceu tanto a procura por profissionais com boa formação, que mesmo com a criação, desde 2003, de 16 novas universidades, 126 campus universi-tários, 260 novas escolas técnicas e progra-mas de bolsas de estudos, ainda falta mão de obra qualificada. Mas é só por enquanto, porque nós lançamos há menos de um mês o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Trata-se de um megaprograma de concessão de bolsas para o ensino profissionalizante e cursos de qualificação, que vai beneficiar 8 milhões de estudantes de nível médio e trabalhado-res até 2014. Decidimos também construir mais 200 escolas técnicas nos próximos qua-tro anos e financiar a expansão do ensino do Sistema “S”, formado pelo Senai, Senac, Sesi, Sesc, entre outros. Essas iniciativas se com-binam com outra muito importante, que vai fornecer bolsas de estudo para 75 mil jovens. Os beneficiados vão se capacitar nas me-lhores universidades do mundo. Com essas medidas, acreditamos que os trabalhadores vão ter todas as condições de aproveitar as oportunidades geradas pelo crescimento sustentado da economia brasileira.

Ricardo Alexandre Alves, 35 anos, co-merciante de Cubatão (SP) – A Baixada San-tista, no entorno do porto de Santos, sofre com o caos no sistema rodoviário e ferroviá-rio de acesso ao porto. O que o governo fede-ral pode fazer para resolver o problema?

Presidenta Dilma – O governo federal está trabalhando intensamente para melho-rar o acesso ao Porto de Santos e desafogar o trânsito do entorno. No PAC 1, concluímos

a primeira fase das obras da Av. Perimetral da Margem Direita. No PAC 2, faremos as obras da Av. Perimetral da Margem Esquer-da e continuaremos a realizar melhorias na margem direita, o que inclui a construção do mergulhão na região do Valongo. O ob-jetivo é eliminar os cruzamentos em nível dos sistemas rodoviário e ferroviário. Com essas e outras obras, estamos criando as condições para aumentar em muito a parti-cipação das ferrovias no transporte dos pro-dutos e, com isso, reduzir a circulação pelas rodovias e ruas das cidades da Baixada San-tista. Estamos também adotando medidas importantes de gestão, como o uso de pla-nilhas eletrônicas para controlar o tráfego diário e evitar um afluxo de carga acima da capacidade de armazenagem do Porto.

Celanir Aguiar de Oliveira, 65 anos, dona de casa de Maringá (PR) – Qual a sua opinião sobre a aposentadoria para donas de casa com mais de 60 anos?

Presidenta Dilma – É uma medida de justiça para com as mulheres que dedicaram suas vidas a dar assistência a suas famílias. A Previdência Social permite que as donas de casa se filiem ao sistema previdenciário na categoria de segurado facultativo, que engloba pessoas com mais de 16 anos e sem renda própria. Com isso, elas conquis-tam o direito à aposentadoria e às demais proteções da Previdência. Em relação às donas de casa de baixa renda, destaco que em 2006 foi criado, pela Lei Complementar nº 123, o Plano Simplificado de Inclusão Previdenciária. As contribuições são de 11% do salário mínimo, ou seja, bem mais bai-xas do que para os trabalhadores em geral. Com a inclusão, elas adquirem o direito ao salário-maternidade, depois de dez meses de contribuição; a auxílio-doença e apo-sentadoria por invalidez, após 12 meses; e direito à aposentadoria por idade, no valor de um salário mínimo, após 180 contribui-ções. As donas de casa que nunca contribu-íram, e que têm renda familiar por pessoa inferior a um quarto do salário mínimo, não foram esquecidas. Depois dos 65 anos, elas podem receber o Benefício Assistencial da Lei Orgânica de Assistência Social. O valor é também de um salário mínimo.

Obs.: Leitores nos enviem suas perguntas para:E-mail: oexpresso@gmail.com / expresso@comnet.com.brFone: 3303-5995

Prefeitura retoma serviços em turno integral

Arrancadão de Rolimã acontece neste domingo

A Administração Municipal volta

a atender em turno inte-gral a partir de 6 de junho. O horário de expediente será das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h em todas as

secretarias municipais.De acordo com o

prefeito municipal, Vilson Roberto Bastos dos Santos, o turno único vem sendo realizado na Administração Municipal de Cruz Alta e

em outras várias cidades como forma de contenção de despesas. “O turno úni-co comprovadamente gera economia aos cofres pú-blicos. O horário da tarde é o que representa esta maior economia. Anteriormente ele foi instituído pela ma-nhã, pois foi uma reivindica-ção dos próprios servidores e também devido ao forte ca-lor nos meses de novembro e dezembro. No entanto, com o aumento da demanda de serviços estamos tendo um acumulo obrigando que os servidores estejam à dispo-sição fora de seu horário de trabalho. Por isso a retomada do turno integral”, explica Vilson Roberto.

O evento que iria acontecer no dia 22 de maio de 2011, a partir das 14 horas, na Avenida Plácido de Castro, abaixo da Rodoviária de Cruz Alta, foi adiado para este domingo, 29 de maio, a realizar-se no mesmo local e no mesmo horário.

Conforme a servidora pública, Gladis Regina, “através deste evento estamos resgatando uma brincadeira antiga, objetivando mostrar esta ativi-dade histórica para os mais novos, onde adultos e crianças poderão interagir”.

Gladis adianta que durante o evento a Secretaria de Esporte e Lazer disponibilizará alguns carrinhos, para aquelas crianças que não os possuem, mas o ideal seria que os pais criassem “as maquinas” para os seus filhos, para que aconteça uma interação de gerações. Além disso, Gladis enfatiza que os menores de 18 anos só pode-rão fazer suas inscrições mediante a autorização dos pais ou responsáveis (formulário na Smel)”.

Segundo o Secretário Municipal de Es-porte e Lazer, Fernando Cossettin “a expec-tativa é que tenhamos um grande número de inscritos, onde os interessados poderão fazer suas inscrições até o dia 27 de maio, na Secretaria de Esporte e Lazer de Cruz Ata, nos fundos do Ginásio Municipal, das 12 às 18 horas. Ouvimos muitos comentários a respeito do evento, inclusive daqueles que já estão montando os carrinhos de rolimã, com muita empolgação”.

Conforme o servidor público, Diones

Biagini “grande parte das crianças e adolescen-tes da atualidade, ocu-pam seu tempo no com-putador, com celulares ou com outras moder-nidades. Através deste evento, esses jovens po-derão sair da rotina do mundo contemporâneo, percebendo que existem formas mais saudáveis de conviver diretamente com o meio ambiente, sentindo os prazeres do lazer e da natureza”.

Sábado e domingo, 28 e 29 de maio de 2011 4 Jornal O EXPRESSO

JUSTA LEGEM*Conheça seus direitos

FÉRIAS: UM DIREITO DO TRABALHADOR

Marcelo Dias JaquesAdvogado - Especialista em Direito Público

*Justa Legem é uma expressão jurídica latina que significa “conforme a lei”. A coluna Justa Legem é uma iniciativa conjunta do Jornal O Expresso e Jaques e Ampolini - Advocacia e Assessoria Jurídica criada para trazer semanalmente à comunidade cruzaltense informações atualizadas sobre leis e direitos.

Frase: “Tudo depende da nossa mente, do quanto se está em paz”.

As férias constituem um perí-odo anual de repouso con-tinuado, sem prejuízo da re-

muneração, visando manter a saúde física e mental do trabalhador, possibilitando repouso e convívio familiar, este último de evidente importância para tal descanso.

Atualmente as pesquisas científicas solidificam a conclusão de que o ser hu-mano necessita de férias para recuperar-se física e psicologicamente para o retorno às atividades laborais, e que este período de descanso é fundamental, inclusive para o bom rendimento no trabalho.

Ainda que, na teoria, todos tenham plena consciência da importância de po-der usufruir merecidas férias, na prática, nem sempre vemos respeitados os direi-tos garantidos pela legislação brasileira aos trabalhadores.

O artigo 134 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), por exemplo, de-termina que as férias somente poderão ser parceladas em situações excepcionais, entretanto o que se verifica na realidade é que muitas empresas utilizam-se do fra-cionamento das férias como regra e não como exceção.

Em que pese o atual entendimento dos Tribunais trabalhistas em admitir o parcelamento das férias, as decisões se-guem no sentido de que o fracionamento por mais de dois períodos, ou por perío-dos inferiores a dez dias, violam a lei, frus-trando a finalidade do instituto.

As férias irregularmente fracionadas poderão ser consideradas como licença remunerada, em outras palavras o em-pregador poderá ser condenado a pagar novamente o valor total ou parcial das fé-rias, acrescido de um terço.

Vale ressaltar que o mesmo artigo determina que as férias sejam concedi-das nos 12 (doze) meses subsequentes à data de aquisição, sob pena de paga-mento em dobro.

Obrigar ou coagir o funcionário a ven-der parte de suas férias é igualmente ilegal, podendo ser considerado inclusive como assédio moral. A lei concede ao trabalhador a possibilidade de optar livremente se dese-ja ou não converter, no máximo, um terço de suas férias em abono pecuniário.

Há também uma importante ques-tão quanto à data de pagamento das fé-rias, que deverá ocorrer, segundo o artigo 145 da CLT, até dois dias antes do início do respectivo período. A falta do pagamento integral da remuneração das férias dentro deste prazo pode acarretar ao emprega-dor a obrigação de pagá-las em dobro, acrescidas de um terço.

Nada mais justo que, após trabalhar por 12 (doze) meses consecutivos, o tra-balhador possa receber a remuneração de férias pelo valor e prazo corretos, para me-recidamente usufruir deste indispensável período anual de descanso.

Cruz Alta perde competição do Dia do Desafio

Apesar de ter pro-movido uma in-

tensa programação para o Dia do Desafio 2011, Cruz Alta não conseguiu vencer a cidade mexicana de Cal-villo, promovido quarta-fei-ra, 25 de maio, pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). Mesmo com o resultado, Vanessa Heiman, que coor-denou a programação na ci-dade, festeja a participação de Cruz Alta, que pode não ter vencido a cidade con-corrente, mas participou na sua maioria lutando contra o sedentarismo.

A cidade de Calvillo, que tem 54mil habitantes,

mobilizou 19,14% da população. Enquanto que Cruz Alta atingiu apenas 16,46%, dos 63mil moradores, e portanto, perdendo o desafio.

Grupo Escoteiro Erico Veríssimo participou fazendo uma pioneiria escoteira (confeccionado com taquara e sisal)

5Jornal O EXPRESSOSábado e domingo, 28 e 29 de maio de 2011

• Cultura • Arte • Atualidades • Dicas

• Moda • CuriosidadesZuleika EdlerFrase: “Tudo depende da nossa mente, do quanto se está em paz”.

HoróscopoLUA: Ming. 24/05 a 01/06

Áries 21/03 a 20/04

Touro 21/04 a 20/05

Câncer 21/06 a 21/07

Leão 22/07 a 22/08

Virgem 23/08 a 22/09

Libra 23/09 a 22/10

Escorpião 23/10 a 21/11

Sagitário 22/11 a 21/12

Capricórnio 22/12 a 20/01

Aquário 21/01 a 19/02

Peixes 20/02 a 20/03

Momento de perceber os valores que não mais correspondem aos seus anseios internos. Valores superficiais e ilusórios se revelaram, assim como o que é precioso e essencial.

Momento de refletir se os seus propósitos es-tão alinhados com valores espirituais, canceria-no. Intuição, sensibilidade, fé e religação com o sagrado são os propósitos da lua minguante.

A Lua minguante representa um período de sete dias favorável à reflexão e fechamento de ciclo. Momento de refletir sobre os seus valores emocio-nais, sobre intimidade e compartilhar. A lunação atual tem o foco na percepção dos seus valores.

Reflexão sobre os seus valores emocionais e espirituais e sobre o que é fator de cresci-mento. Não é momento de iniciar, mas de avaliar as consequencias de recentes atitu-des e rumos.

Mudanças essenciais estão sendo estimula-das nos librianos. Conexão com a essência. Conscientização de que precisa enfrentar seus receios e bloqueios para poder renascer.

Poderá chegar a conclusões interessantes sobre o seu envolvimento emocional com as pessoas. Você anseia por um tipo de afeto sagrado, transcendente. Mas que não seja ilusório. A fase lunar minguante é impor-tante para refletir sobre afeto e relacionamentos.

O ciclo atual propõe que esteja consciente da importância de hábitos positivos para a saúde e o trabalho. Fazer o que se gosta não é privilé-gio. É apostar nos talentos e valorizar a criati-vidade. É uma oportunidade de contemplar.

Os próximos dias são interessantes para observar sentimentos e perceber como age emocionalmente. Momento mais introspec-tivo e contemplativo, que possibilita impor-tantes conclusões.

Observe o que parece ser valioso, mas que não passa de ilusão e de miragem. Conscientize-se de que os valores mais importantes são espirituais. Transcenda. A fase lunar minguante é um exce-lente período para refletir sobre os seus valores.

Esteja atento à tendência a se iludir. Busque formas positivas de canalizar a sensibilidade. Intuição, arte, espiritualidade e transcendência estão estimuladas. A Lua chega à fase minguan-te propondo um periodo mais contemplativo.

Gêmeos 21/05 a 20/06Agora, com a Lua minguante fica ainda mais

evidenciado este momento de reflexão e inte-riorização. Atenção com as ilusões, escapismo e dificuldade de fazer frente à realidade.

Os próximos sete dias propõem con-templação e reflexão sobre o que vem ocorrendo em sua vida. Momento de se sintonizar com o futuro, a partir da recriação de seus valores e propósitos.

É Bom Ler

Congelando alimentos

Você sabe porque as mãos ficam ressecadas?

A vida ainda é o maior dos jogos de que dispomos. Mas devemos vencê-lo a cada mi-nuto, a cada movimento no tabuleiro. Toda vez que o desespero surge e sussurra algo para nós, devemos tapar os ouvidos. Nas-cemos para dominar – não para sermos dominados. A fé pode conhecer o desespero e também vencê-lo. Devemos considerar nossas dificuldades não como obstáculos para nos derrubar, mas como algo a ser conquistado.

(Paul Brunton, Ed. Pensamento)

Os alimentos não devem ser deixados por um longo pe-ríodo nos congeladores, pois a temperatura não é adequada para a conservação.

A pele das mãos, assim como a dos pés, é diferente da que cobre o resto do corpo. A última camada de células, a que tocamos, tem mais queratina. Essa substância protege a pele e impede a saída exagerada de água, para não desidratarmos. Como a pele da mão é mais es-pessa, em alguns casos o organis-

mo deixa de hidratá-la suficiente. Por isso, as mãos ficam ressecadas e podem até apresentar rachaduras.

Vitaminas

Fatos da ‘História Antiga’

As vitaminas são substâncias or-gânicas essenciais para a saúde, sendo responsáveis por regular

nosso metabolismo. Para sabermos o que o nosso corpo necessita sempre devemos seguir a orientação médica.

Vitamina A:Função: combater os

radicais livres, contribui para a formação dos ossos, dentes, mucosas da pele, participa das funções da retina.

Fontes: cenoura, vege-tais verdes escuros, fígado de ave e de bovinos.

Sintomas de carência: problema de visão e formação de cálculos renais.

La vêm os persas...

Pequeno panteão egípcio

Em 520 a.C. os persas invadiram o vale do Indo e transforma-ram a região em uma dessas províncias.

O Egito antigo tinha uma infinidade de deuses.Alguns dos principais.- Osíris: deus da fertilidade;- Iris: de suas lágrimas nasceu o Nilo;- Thot: inventou a forma das pirâmides- Anúbis: o chefão do submundo;- Hórus: seus olhos representavam o Sol e a Lua;- Selth: deus do caos, o do deserto.

Sábado e domingo, 28 e 29 de maio de 2011 6 Jornal O EXPRESSO 6 Sábado e domingo, 28 e 29 de maio de 2011.

Dr. ALAN BUENO PAIM, Dr. ALAN BUENO PAIM FILHO e Dr. GREGORY

S. PAIM, em breve inauguram ampla e moderna banca advocatícia.

Dr. CARLOS ALBERTO FACCIN DE MIRANDA, Diretor do HSVP , Dr. RUI PA-DILHA RAMOS e JULIANO SILVA, administrador do Hospital São Vicente, em

recente evento.

MIRELA ROCHA, MARIA HELENA GARBINATTO e ELENICE SILVEIRA formam equipe de funcionárias que integram o consultórios dos Doutores JORGINHO BANDARRA WESTPHALEN e JORGE BILIBIO WESTPHALEN.

GIOVANA DALTROZO GAI ani-versariou no dia 21 de maio, completando seus sonhados 15 anos. Recebeu homenagem dos pais FRANCISCO e ADRIA-NA GAI, do mano LUIZ HENRI-QUE e demais familiares com uma linda festa no Salão Co-munitário de Boa Vista do Ca-deado, lindamente organizado e decorada por Tulipa Decora-ções e fotografada pelos pro-fissionais da Multicores.

Dia 19 de maio foi muito especial para DAVI, com-pletou 2 aninhos para a felicidade dos pais, amigos familiares, e dos avós LUIS LAERTE e MARIA. Parabéns!!

O casal Presidente da Associação Atlética Banco do Brasil(AABB) de Cruz Alta, Rogério Schussler, esposa Joana Gonçalves de Araújo, juntamente com a Rainha CIBELE DAL ROSS e seus pais LUIS HENRIQUE e MARA, preparando com muito carinho as comemorações dos 50 anos da entidade.

ANILSON E NIL-DA RIGUER, casal de empresários em nossa cidade que participam de eventos tradicio-nalistas e sociais.

7Jornal O EXPRESSOSábado e domingo, 28 e 29 de maio de 2011

Clareamento DentalÉ incontestável a

procura por esté-tica dental com intuito de obter-se um sorriso harmo-nioso, aspecto importan-te para a auto-estima das pessoas. Como uma pos-sibilidade para a melhora da estética bucal, está o clareamento dental, que é uma das soluções mais conservadoras para restau-rar a cor branca dos dentes e que tem despertado cada vez mais interesse na po-pulação em geral.

Segundo a Cirurgiã Dentista, Dra. Anieli Dos-sa Bergoli, com o passar do tempo, os dentes vão ad-quirindo alterações cromá-ticas e são vários os fatores que provocam esse escure-cimento. “As causas mais comuns são a ingestão de alimentos com alta capaci-dade de pigmentação (café, refrigerantes, vinho tinto, chocolate, alguns tipos de chá) e o hábito do cigarro”,

diz a dentista.Existem dois tipos de

clareamento: o clareamento dental caseiro, que é pelo uso de moldeiras; e o clare-amento dental a laser, que é realizado no consultório.

O clareamento ca-seiro ainda é o mais uti-lizado. O paciente, sob a orientação do dentista, usa o gel clareador em

moldeiras personalizadas, diariamente em casa, por duas a três semanas.

“ Já o clareamento a laser é mais rápido e con-fortável: apenas 1 hora. O tratamento é feito através de um gel clareador na con-centração de 15 a 35%, que é aplicado pelo dentista so-bre os dentes previamente isolados e ativado por um

laser de baixa intensidade, acelerando o processo de clareamento. Essa técnica também proporciona me-nor sensibilidade dentária. É uma excelente alternati-va para quem não dispõe de tempo para usar as mol-deiras ou para quem pre-cisa agilizar o processo de clareamento ao se deparar com um importante even-to”, comenta Anieli.

Nas primeiras 48h após o término do clarea-mento, independente da técnica, deve- se limitar a ingestão de corantes ou pelo menos evitar que estes fiquem muito tempo em contato com a superfície dentária. É recomendável o uso de dispositivos de pós claremanto, que protegem contra a repigmentação dos dentes.

O clareamento é re-comendado para todo pa-ciente insatisfeito com a cor dos seus dentes e pode ser realizado em qualquer idade. É contra indicado em casos de irritação gen-gival severa, quando há presença de lesões de cárie e em gestantes e lactantes.

Vestibular de Inverno O concurso será no dia 02 de julho, apenas com pro-

va de redação, prevista para iniciar às 14h e terminar às 17h, no Campus Universitário. Serão oferecidos os cursos de Administração (40 vagas), Direito (40 vagas), Medicina Veterinária (40 vagas) e Tecnólogo em Gestão Pública (30 vagas). As inscrições estarão disponíveis a partir de 30 de maio, ao valor de R$ 35,00.

As inscrições estarão abertas a partir de 30 de maio e se-guem até 01 de julho. Locais e horários: http://www.unicruz.edu.br; Unicruz Centro/Espaço Vestibular: de segunda a sex-ta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h30min; e Unicruz Campus/Assessoria de Eventos: de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h30min, das 19h às 22h.

Sábado e domingo, 28 e 29 de maio de 2011 8 Jornal O EXPRESSO

VENDE: TERRENOS•Terrenos no bairro jardim Petrópolis apartir de 15 mil• Terrenos no bairro são Jorge apartir de 20 mil• 3 Terrenos na Rua Nicacio de morais sta Terezinha I medindo 15x

42,50 valor 30 mil cada,• Terreno na Rua Dr woltier medindo 948m² Barbada 90 mil.• Terrenos na rua Pinheiro Machado medindo 11x50 barbadão, 150 mil.• Terreno na Rua Rio Grande Do Norte um lote inteiro na santa Terezi-

nha II no alto e plano barbadão 50 mil.• Terreno medindo 24x58 Rua Pe Antonio costa com Pe Conigo Mauá

R$ 55 mil. • Terrenos Bairro santa Terezinha I medindo 13,20x95 25 á 30 mil.AREAS RURAIS:• Iacapetum: vende 300 e arrenda 360 condições a combinar.• Tupãciretã: beira do asfalto 210 há sendo 180 de lavoura 350 sc p/

há a combinar• Santa Maria :140 agora disponível +140 há ano que vem em maio

campo pra agricultura 4.500 o há com sede 3 pgtºs.• São Gabriel: 263 há há sendo para lavoura c/ sede mangueira 8 mil

o há 1+2.• Garruchos: 100 há campo pecuária valor 5 mil o há.• Garruchos : 86 há campo pecuária valor 5 mil o há. • Garruchos: 414 há com sede 350 lavoura restante pra gado 5.500 há.• Garruchos: 1200 há toda pra lavoura de soja com sede 5.800 há.• Cruz alta: Saída p/ ijui 60 há toda para soja, 550 saco por há 3 pgtºs.APARTAMENTOS:• Edificio Santa Tecla 2 Quartos Demais Dependencias 160 Mil, • Edificio Bisso 3 Quartosdemais Dependencias 220 Mil,• Edificio Vang Gohg 3 Quartos Demais Dependencias 220 Mil,• Edificio Major Toribio 2 Quartos Demais Depe. S/ Gar 145 Mil,• Edificio Bibiana Cobertura Consulte• Edifico Ponche Verde Cobertura Consulte • Em Santa Maria Centro Ap 3 Quartos No Centro 220 Mil• Em Santa Maria Centro Ap 2 Quartos 165 MilAlugA-Se Sala Comercial Presidente Esquina Com Barão Rio Branco

R$ 1550,00CASAS:• Aluga-Se Rua Treze De Maio, 418 C/ 4 Quartos Demais Dependen-

cias R$ 600,00 .V.Rocha• Aluga-Se Sala Comercia Presidente Esquina Com Barão Rio Branco

R$ 1550,00Vende-Se• Rua Barão Do Rio Branco, 500Mil 3 Pgtos”Bela Moradia” Centro• Rua Presidente Vargas,3 Quartos 160 Mil Centro• Rua Andrade Neves, 350 Mil CentroCHÁCARA: Saída p/Boa Vista do Cadeado, 6ha, c/sede, galpão + casa

+ luz + água segura R$ 130mil.

Em junho festas juninas. Aguardem!!

ESPORTE CLUBE GUARANIFinanceiros au-

mentando de maneira que

além A reportagem do Jor-nal O Expresso procurou falar com o presidente do Esporte Clube Guarani, uma das agremiações mais antigas de nossa cidade e de muitas glorias no placar es-portivo da região.

O Dr. Marcelo disse: “Como é do conhecimento da comunidade cruzaltense o nosso Guarani não é mais aquele dos anos 50 de tantas glórias, imemoráveis onde ti-nha mais de 1000 sócios e as-sim foi decaindo dia a dia e os problemas, jurídicos, fiscais e financeiros se acumulando.

Não foram só os times de nossa cidade que sofreram influências dos tempos mo-dernos e avanço da tecnolo-gia, tirando o incentivo dos apaixonados pelo esporte, principalmente do interior em “abandonarem as arquibanca-das” dos estádios municipais.

Os municipais com pequenas e modestas acomo-dações, diante das excelen-tes transmissões esportivas realizadas pela TV, nos fins de semana das agremiações de todo o estado que con-seguem permanecerem nos diversos campeonatos.

Os desportistas interio-

ranos deixaram de apoiar à suas agremiações do coração perdendo o incentivo ir aos fins de semana a tarde aos es-tádios, tanto pela qualidade dos atletas até mesmo pelo preço das entradas, que tor-nou muito caro, mas para os dirigentes muito barato

Para apresentar bom espetáculo, precisava de um bom plantel de jogadores bem pagos que vivem com exclusividade do esporte, o que realmente diante de tais circunstancia se tornou invi-ável, tais atividades no inte-rior. Os verdadeiros apaixo-nados são sempre os mesmos colaboradores (empresários), que por muitas vezes socor-reram, mas tudo tem limite e cansa.

Desta maneira segundo

palavras do atual presidente do Guarani, disse: Que atu-almente a diretoria do ECG vem tentando administrar cautelosamente todas as dívi-das Trabalhistas, Previdenciá-rias, Fiscais e Civis, que não poucas de outros gestores que tentaram como nos estamos fazendo reerguer o futebol em cruz alta, infrutiferamente sem êxito, em razão da grave crise financeira que se prolon-ga por muitos anos.

Ainda Dr. Marcelo fa-lou: que recentemente na jus-tiça do trabalho levou a leilão parte do complexo esportivo (terreno) em razão de débitos trabalhistas em que o clube não teve condições de honrar a decisão judicial. Valor este que alcançou a quantias de 80 mil reais, também transmi-ta na cidade de Porto Alegre outras ações trabalhistas, pro-venientes de dívidas oriundas do Grêmio prêmio e na cidade de Santa Rosa, processo que é parte de execução autora Hi-drotec, proveniente da insta-lação da piscina na área cam-pestre no valor de 137 mil reais em 2007. Sendo que também temos execuções que transmi-tam na justiça federal, ou seja, de ordem fiscal e previdenciá-rias que totalizam cerca de R$ 20.000.000,00 (20 milhões).

O presidente persis-te na manutenção do clube com muita coragem e per-sistência, sempre pensando nas pessoas que realmente gostam e necessitam da per-manência do clube, já que é um dos mais antigos de nos-sa cidade. Sendo assim, luta dia a dia para mantê-lo em pleno funcionamento, talvez não da forma que a nossa co-munidade mereça e que nós queríamos, mas não deixa-mos de lutar, uma vez que, conhecemos as limitações financeiras do clube e nos-sas, pois temos um quadro muito pequeno hoje de co-laboradores, de 80 sócios pa-gantes. Já visto que no pas-sado, como falamos acima, nosso quadro social chegava a 1000 sócios pagantes.

O município tem co-laborado com seus projetos para revitalizar esta entida-de, juntamente com a Uni-cruz, que estamos tentando manter, por ser tão impor-tante para nossa comuni-dade, com muita dignidade aos nossos usuários, pois estamos alinda lutando, com todas as forças, nossas e dos colaboradores, para que o Guarani não morra, a velha Tabaíndia. Todas essas informações citadas acima, referente aos processos ju-rídicos, fiscais e trabalhistas podem ser acessadas no site da justiça federal e justiça comum, lançando o nome do clube, poderão verificar a veracidade dos fatos.

9Jornal O EXPRESSOSábado e domingo, 28 e 29 de maio de 2011

Alfredo Roeber - roeber@comnet.com.br

www.unimedplanaltocentralrs.com.br/cruz-alta

Nossa Velha Nova Cruz Alta

Prédios de interesse histórico - cultural da cidade de Cruz Alta

PARTE 10CASA BORBA

CASA JOÃO CUNHA LOPES

FERRARIA CACHOEIRA

CASA MIRANDA

GENERAL OSÓRIO, 840 - CONSTRUÇÃO EM TORNO DE 1880

AVENIDA GENERAL OSÓRIO, 420 - CONSTRUÇÃO DÉCADA DE 1920

RUA BARÃO DO RIO BRANCO, 576 - CONSTRUÇÃO 1906

AVENIDA GENERAL CÂMARA, 743 - CONSTRUÇÃO 1943

Seminário de Formação SindicalNa próxima quin-

ta e sexta-feira, 02 e 03 de junho, acontece em Cruz Alta o Seminário de Formação Sindical Di-reitos Trabalhistas e Con-trole Social da Federação dos Empregados em Esta-belecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul.

O evento é direciona-do aos dirigentes sindicais e trabalhadores da saúde da base dos Sindisaúde da região Noroeste do Esta-do, que abrange Cruz Alta, Santo Ângelo, Santa Rosa e Ijuí. A atividade será realiza-da no Rosmer Palace Hotel e contará com uma série de convidados, como sindi-catos da cidade, o CPERS, Municipários, CUT Re-gional Noroeste, CTU/RS, Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Trabalhado-res Rurais, CNTS, Comitê de Gênero e Diversidade da Federação, Assessor Sindical Marco Pires e Representan-

tes de Aposentados.Formadores:• Danilo Teixeira, presi-

dente do Sindisaúde Ca-xias do Sul e Diretor da FEESSERS;

• Valdirlei Castagna, dire-tor do Sindisaúde de Caxias do Sul e Secretário Geral da CNTS;

• Jandir Brandão, asses-sor Jurídico do SINDIESCA;

• Luis Hentique Soares, assessor Jurídico do SIN-

DIESCA;• Mateus Flores, diretor

Sindical do SINDIESCA;• Adilson Szymanski, dire-

tor da FEESSERS,Presidente do Sindisaúde de Erechim;

• Eva Rosalina Vieira – Secretária de Formação e Condições de Trabalho da FEESSERS e Diretora Presi-dente do SINDIESCA.

• Milton Francisco Kerm-pler – Diretor Presidente da Feessers e Diretor do

SINDIESCA.Equipe:• Simone Cristine Mons-

chau, Diretoria de Forma-ção Sindical do SINDIESCA;

• Marcio Teixeira Barbosa – Diretor Secretário Geral do SINDIESCA;

• Eva Rosalina Vieira – Di-retora Presidente do SIN-DIESCA.

Programação:Quinta-feira (dia 02)• 8h - Credenciamento• 8h30min – Abertura• 8h45min – Composição

da Mesa• 9h15min – Abertura dos

trabalhos do dia• 9h20min – Manifesta-

ção do Sindicato Patronal Filantrópico e Particular

• 9h40min – Manifesta-ção da FEESSERS, Regional Noroeste e CNTS

• 10h10min – Intervalo• 10h25min – Breve his-

tórico do Movimento Ope-rário Sindical

• 11h15min – Exposição da Cartilha sobre Assédio Moral da CNTS

• 12h30min – Almoço• 13h30min – Histórico e

Agenda da FEESSERS para 2011• 14h – Histórico e Agen-

da da CNTS para 2011• 14h45min – Exposição

do trabalho e agenda do Comitê de Diversidade da FEESSERS

• 15h15min – Intervalo• 15h30min – Direitos

Trabalhistas: Direito do Trabalho (1º Módulo)

• 18h30min – Encerra-mento do primeiro turno

• 20h – Jantar e Confra-ternização, na Sede do Sin-diesca – Galpão Crioulo

Sexta-feira (dia 03)• 8h30min – Controle So-

cial• 9h30min – Intervalo• 9h45min – Filme• 11h15min – Comentário

e debate sobre o Filme e sistema de saúde do Brasil

• 12h30min – Almoço• 13h30min – Histórico e

responsabilidade do Con-trole Social, Brasil, SUS

• 15h15min – Posturas, relações e responsabi-lidades dos Dirigentes Sindicais

• 16h15min – Avaliação• 17h – Informação e co-

municado da Secretária de Formação da FEESSERS

• 17h10min – Encerra-mento.

Sábado e domingo, 28 e 29 de maio de 2011 10 Jornal O EXPRESSO

( Folclore, Tradição, Chasques e outras Gauderiadas)ANGELINO ROGERIO • angelinorogerio@terra.com.br

VAMOS CHIMARREAR?

OAB/RS 73.010

Voluntários da Pátria, 374 - Sala:01 - F.: 3303-5770 / 9681-9186

CRECI 37943

Abertura da competição acontece neste domingo

VENDE-SEAPTO - END. TRAVESSA JULIO TIM - 2 quartos, 1suite, sala e sala de jantar, coz, banh, area de serv, garag ---------- R$ 135.000,00APTO–ED.SANTIAGO DE COMPOSTELA(Voluntátios da Pa-tria 374)-2 quartos,1suite,coz,sala,area de serv,garag ----- R$ 145.000,00APTO – ED.SANTIAGO DE COMPOSTELA (Vo-luntátios da Patria 374) - 2 dorm, 2sacadas, hall, estar/jantar,coz,laved,banheiro socia, banheiro priv ---- R$ 195.000,00KIT NET -Res. Pamplona (Cel. Martins 1414) - Centro -1 dor., estar/coz,area de serv.,banh,(opcional garagem + R$ 15mil) -- R$ 68.000,00KIT NET - Res. Pamplona(Cel. Martins 1414)-Centro-1 dor., estar/coz,area de serv.,banh,depósito (op. garagem + R$ 15mil) ------ R$ 75.000,00PREDIO DOIS ANDARES (Bairro S. Miguel) - 3 qts, coz, sala, banh, area de serv. terreo c/ sala com., banh,garag -- R$ 110.000,00CASA - Rua Frei Avertano (Bairro de Fatima) - 3 qtos,coz, sala,area de serv, lareira,garagem,churr.salão de festa ------------- R$ 60.000,00SOBRADO (todo reformado) – Bairro São Miguel - Rua Cel.Melo - 12 comodos, 2 salão de festa,garagem p/ 2 carros---- R$ 320.000,00CASA - Voluntários da Patria ,2 quartos , suite, sala, coz, 2 banhei-ros, 2 garagens ---------------------------------------------------- R$ 250.000,00CASA –Rua Gabriel de Carvalho (Bairro Petrópolis II)2 quartos,sala/varanda,1 suit, 2 banh, churr, garag/ p2 carros ------- R$ 135.000,00 CASA ( B. BONINI l) - Rua N. S. Auxiliadora- 4 quart,sala, coz ,2 wc, area de serv, gar. p/ 2 carros c/churrasqueira -------- R$ 90.000,00CASA Rua Cariri ( Boa Parada – ) – 3 Qts, Sala/Varanda,Cozinha, Area /Seviço - Passa CEF ------------------------------------- R$ 72.000,00

ALUGA-SEAPTO- ( Ed.Continente – Centro) 2 quartos, 1 suite,cozinha, area de serviço, disp,garg,gas central, elevador ----------------------- R$ 1000,00APTO- ( Pinheiro Machado - Centro - Prox.BB) 4 quart, sala/var, area de serv, banheiro, coz, sem garagem ---------------------- R$ 600,00SALA COMERCIAL – 400 m² (Duque de Caxias Prox. a Auto Panambi ------------------ R$ 2.500,00SALA COMERCIAL (Procópio Gomes) 40 m² ----------- R$ 330,00CASA ALV. - (Gen. Osório-Centro) - 3q, sl, 2banh, hidro, la-reira, churr, gar 2 carros -------------------------------- R$ 700,00

TERRENOSGUILHERME COSTA- ( B. São Genaro) 12x26 ------------- R$ 30.000,00RUA CARIRI- (Boa Parada) ---------------------- R$ 600,00

E agora com mais opções de financiamento: pelo PRONASCI, finan-cia 100% imóveis usados,novos e aquisição de terreno e construção, com mais vantagens:Desconto em folha e poderá ter restrição cadas-tral. Para Brigada Militar, Policia Civil, Bombeiros, Agentes Penitenciá-rios, Policiais Rodoviários Federais e Estaduais e Policiais aposentados.

Confira outraspromoções!

Já conhecemos a historia do mate, agora vamos prá o preparo. Primeiro, preparar os “AVIOS”, cujos utensilios básicos são a CUIA e a BOMBA.

Ao adquirir uma cuia nova é pre-

ciso curtí-la por, no mí-nimo, três dias, ato que é conhecido como “curar” uma cuia. Enchemos de erva-mate pura ou mistu-rada com cinza vegetal e água quente, mantendo o pirão sempre úmido, im-pregnando, assim, o gosto da erva em suas paredes. Após um tempo, retira-se a erva-mate da cuia, raspa-se um pouco e basta enxa-guá-la com água quente que estará pronta para ser usada. O mate se cura cevando, ou seja, quanto mais vezes é tomado, me-lhores serão os mates.

O ato de preparar é chamado de “cevar o mate”,“fechar o mate”,” enfrenar o mate” ou “fa-zer o mate”.

Para cevar o mate, ou “amargo” como é também chamado, basta seguir os passos:

1º - Colocar a água para esquentar. Quando a chaleira estiver “chiando” já está

no ponto. A temperatura da água não deve estar muito quente, nem fervida, pois pode quei-

mar a erva, dando um gosto desagradável ao mate e lavando-o rapidamente.2º - Colocar 2/3 de erva na cuia.3º - Acomodar a erva sobre um dos lados da cuia, o tra-

dicional e usual é o lado esquerdo.4º - Colocar um pouco de água morna.5º - Deixe a erva inchar por alguns instantes para que o

“morro” ou “cocoruto” fique firme.6º -Tampe o bocal da bomba com o dedão e introdu-

za-a até o fundo da cuia. Evite (melhor NUNCA) mexer na bomba. Se a bomba estiver trancada gire-a um pouco para cada lado.

A primeira sorvida deve ser cuspida fora, por ser amarga.

Atenção para o primeiro mate. Todo aquele que fecha um mate deve tomá-lo primeiro em presença do parceiro ou na roda de mate. Este fato se tornou tradicional devido a épocas em que o mate serviu de veículo para envene-namentos. Por isso, o ato do mateador tomar o primeiro indica que o mate está em condições de ser tomado. Há a lenda jesuíta, que atribuía valores afrodisíacos ao mate. Para evitar que os índios passassem a maior parte do dia mateando, tentando afastá-los do hábito, criaram o mito entre os silvícolas cristianizados que Anhangá Pitã (diabo) estava dentro do mate.

Uma vez servido o mate, deve ser tomado todo, até es-gotá-lo, fazendo roncar a cuia.

A entrega da cuia e o recebimento do mate deve ser feito com a mão direita, seguindo-se, sempre, pelo lado direito, o lado de laçar. O sentido da volta na roda de mate deverá partir pela direita do ceva-dor ou enchedor de mate.

O ritual do mate é uma coisa quase sagrada e uma inspiração constante para nossos poetas, paya-dores, músicos e trovadores.

Das canções que conheço, a que melhor expres-sa o preparo e o ritual do mate é esta do “mago campeiro” Telmo de Lima Freitas:

CEVANDO MATEEste mate-amargo que eu

cevei nesta viola,Aprendi na escola do galpão

Onde o peão mais velho ensinava a gurizada,

Todo o ritual do chimarrão.

Pra cevar o mate-chimarrão bem a contento,

O grande momento é prin-cipiar

Encharca bem a erva com a água meio esperta,

E atira para o lado de montar.

Bomba pura prata cinzelada com capricho,

Onde escorrupicho até roncarEsse mate-amargo que adoça

minhas penas,Foi quem me ensinou a

madrugar.

Por isso ainda cevo o mate-amargo a meu contento,Em todo momento que

comungo no galpãoCada gole verde dessa erva

missioneira,Me enraiza mais por este chão.

CARIJO DA CANÇÃOPalmeira das missões,

que já foi a Capital do Mate, de 26 a 29 de Maio é a Capital do Nativismo, realizando o CARIJO DA CANÇÃO GAÚCHA, um dos mais tradicionais festivais do estado. Tive a honra de vencer a 1ª Edi-ção do Festival e é sempre uma ótima opção visitar sua famosa “cidade de lona” nos dias do evento.

11Jornal O EXPRESSOSábado e domingo, 28 e 29 de maio de 2011

.: Ascânio :.

Houve tempo que a igre-ja tinha muita influência entre seus fiéis, princi-

palmente na colônia italiana. Tudo dependia da aprovação do vigário, inclusive datas para realização de bailes e outros eventos da comunida-de. O sacerdote cuidava do seu reba-nho com mão de ferro. Os fiéis eram compelidos a contribuírem para a matença das coisas espirituais e outra causas não tanto elevadas.

O caso que se vai narrar é de um vigário. Ele percorria as comunidades interioranas, visitando a moradia dos colonos, que lhe faziam as maiores de-monstrações de submissão, deixando o religioso a vontade para arrecadar suas contribuições. Assim, escolhia a novilha mais gorda, o maior porco, etc. Como era prevenido, levava con-sigo um caminhão para recolher os donativos.

É possível que grande parte destes donativos fosse usada na manutenção das igrejas e em despesas da paróquia. Mas o vigário não se descuidava dos seus interesses. Com isto, foi amea-lhando considerável fortuna e quando morreu era um homem rico. Os seus bens eram bem diversificados, como imóveis, participação acionária em em-presa de comunicação, ações de com-panhia petrolífera, bancos, etc. Nota-se que as suas ideias eram bem avançadas para aquele tempo. Com efeito, quando eram poucos os veículos automotores, o reverendo já apostava no aumento dos combustíveis, resultante da de-manda. A indústria do turismo estava engatinhando. No entanto, o religioso era proprietário de uma vasta extensão de praias no litoral catarinense.

O tempo passou e como o reve-

rendo que não era eterno, partiu para a derradeira viagem, deixando neste vale de lágrimas os seus muitos bens e, segundo diziam as más línguas, al-guns descendentes. Deixou também um testamento.

O testamento do vigário era uma peça curiosa. Iniciativa as suas declara-ções de última vontade, tecendo consi-derações de ordem moral e filosófica. Depois passava para a distribuição dos seus bens. A maior parte dos ha-veres deveria ser destinada à Diocese, com uma condição: que o valor do le-gado fosse convertido em missas em sufrágio da sua alma. Vê-se, assim, que o reverendo fez uma poupança em vida para desfrutas suas benesses no outro mundo.

O magistrado que presidia o in-ventário dos bens teve o cuidado de in-formar-se do valor cobrado pela paró-quia para que fosse rezada uma missa. Diante da informação, verificou o Juiz que mesmo havendo missas diárias e contínuas, a herança haveria de render muitos anos de orações. Pensou em sugerir ao bispo da Diocese que fosse instituída uma Fundação, com o nome do sacerdote, destinada a manutenção de casas de formação religiosa, onde se recomendaria aos pupilos que lembras-sem da memória do benemérito. Para sua surpresa, o advogado da Diocese comunicou ao Juízo que os bens do legado seriam recolhidos pela benefi-ciada e que em assunto de orações, a igreja é que sabia administrar as coisas espirituais e os seus interesses terrenos. Ponto final. É difícil averiguar se o re-verendo está desfrutando do rendimen-to dos seus bens na eternidade. Pelo menos não consta que tivesse voltado para reclamar...

A herança de vigário

Após alguns anos afastado da “Mídia”, conseguimos localizar o nosso amigo do peito (não é o xarope Bromil), que é considerado em todas as áreas, tanto social, comercial como nas lidas do direito, com muito conhecimento e capacidade intelectual.

Assim é o ASCÂNIO, que está voltando a participar com suas crônicas e historias, nas páginas do Jornal O Expresso, que de acordo suas palavras tem se destacado como um dos melhores semanários da cidade.

Sábado e domingo, 28 e 29 de maio de 2011 SábAdo E domiNgo, 28 e 29 de maio de 2011

PREVISÃO DO TEMPO:As demais áreas do Sul ficam

com sol e tempo aberto, sem chu-va. A temperatura sobe durante a tarde, mas na madrugada e ao ama-nhecer ainda faz frio.

SÁBADO:Mín.: 8ºCMáx.: 15ºC

DOMINGO:Mín.: 7ºCMáx.: 15ºC

SEGUNDA:Mín.: 6ºCMáx.: 14ºC

Sol com nuvens. Não chove. Sol com nuvens. Não chove. Sol com nuvens. Não chove.

SOJA: R$ 42,00

MILHO: R$ 24,00

TRIGO: R$ 24,00

COTAÇÃO DE MERCADO

A presidente da Re-pública, Dilma Rousseff, decidiu

vetar o programa do Ministé-rio da Educação chamado de ‘kit gay’.

Em Cruz Alta, o vereador Élio Amaral também foi contra a distribuição, o Projeto das es-colas de Cruz Alta proibindo a adesão do kit foi encaminhado ao Legislativo na sessão do dia 23 de maio e votado pelos ou-tros vereadores.

O jornal O Expresso en-trevistou o vereador que se diz surpreso com a decisão da presi-dente Dilma de vetar a distribui-ção do kit. “A preocupação que eu tenho com as escolas de Cruz Alta é a mesma que ela teve com as de todo o país. Ela deixou cla-ro que não tinha uma sintonia com o Ministro da Educação, que vinha fazendo sem dar o co-

Presidente Dilma derruba ‘kit gay’Vereador Élio Amaral já havia criado o projeto para as escolas de Cruz Alta não aderirem

nhecimento da presidente, pois esse kit já tinha sido distribuído, pelo que sei os gastos extraoficiais foram de R$3milhões, eu acredito que tenha sido muito maior. No momento em que ela deixa cla-ro em sua entrevista, tudo o que for a respeito de costumes e crenças não deve interferir ao povo. Eu acho que nós temos direito de escolher o que realmente a gente quer, pois o governo não pode intervir. A educação tem que ser apenas para você obter conhecimento, ser um bom cidadão, pois

esse tem que ser o fundamento da escola, e não como vinha tra-tado pelo Ministro da Educação, porque ele queria impor a distri-buição do kit, tanto é que muito pouco foi falado que deveria ser distribuído para crianças de 7 a 10 anos. A cabeça de uma criança de 7 anos ainda não está formada, e acaba aprendendo aquilo que o professor ensina”, diz Élio.

O vereador ressalta que as crianças ficariam ‘perdidas’. “Na verdade o kit estaria in-fluenciando ele a ter uma opção sexual logo no início da vida de-les. Cruz Alta foi a única cidade do país que se manifestou con-tra, eu acredito que a maior par-te é contra, mas as pessoas não gostam e não querem se colocar contra uma determinada classe, achando que está sendo precon-ceituoso. Alguém tem que ver que nosso país está tendo uma

evolução muito grande, em determinados pontos temos que dar a opinião para que isso pare”, finali-za o vereador.

Mulher é morta a pedrada

Na tarde desta sexta-feira, 27 de

maio, Cecilia Lopes Vieira, 58 anos, foi encontrada mor-ta em sua residência, localiza-da na Rua Edwina Rosa, 502, Bairro São Genaro.

Quando os policiais civis compareceram no lo-cal, foram informados pelos vizinhos, que Mailo Rodi-gues de Almeida era o prin-cipal suspeito, haja vista que frequentava a casa da víti-ma diariamente e fora visto saindo da casa na noite de quinta(26). Diante das in-formações recebidas os po-liciais foram até a residência do suspeito, o qual não esta-va em casa. Saíram em per-seguição ao mesmo o tendo encontrado na Av. Santa Bar-bara, nas proximidades dos

apartamentos da COHAB. Ao abordá-lo, confessou sua participação no crime, dizen-do que tinha matado a vítima na madrugada de sexta, com a uma pedrada na cabeça. Diante da confissão do autor, os policiais o prenderam em flagrante delito e o encami-nharam ao Presidio Estadual de Cruz Alta, onde permane-cerá a disposição da justiça.

Os trabalhos investi-gativos foram coordenados pelos delegados Alfredo de Oliveira Ineu e Sabrina Dó-ris Teixeira.