38 - A INFLUÊNCIA SOBRE OS VIZINHOS Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho.

Post on 07-Apr-2016

212 views 0 download

Transcript of 38 - A INFLUÊNCIA SOBRE OS VIZINHOS Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho.

38 - A INFLUÊNCIA 38 - A INFLUÊNCIA SOBRE OS VIZINHOSSOBRE OS VIZINHOS

Ministério do Ministério do AmorAmor

Ellen G WhitePr. Marcelo Carvalho

II Cor. 9.11-II Cor. 9.11-1414

3

Nossos privilégios Nossos privilégios precisam ser precisam ser

partilhados com partilhados com nossos vizinhos. nossos vizinhos.

Quando isto Quando isto acontecer, veremos acontecer, veremos muitos seguindo a muitos seguindo a

CristoCristo

4

1. De que forma 1. De que forma a obra de auxílio a obra de auxílio

cristão cristão influencia para o influencia para o

bem? (285:1)bem? (285:1)

5

Seja visto pelo mundo que nós não Seja visto pelo mundo que nós não somos egoistamente restritos a nós somos egoistamente restritos a nós mesmos em nossos interesses e mesmos em nossos interesses e prazeres religiosos, mas liberais, e prazeres religiosos, mas liberais, e desejamos partilhar nossas bênçãos desejamos partilhar nossas bênçãos e privilégios através da santificação e privilégios através da santificação da verdade. Seja visto por eles que a da verdade. Seja visto por eles que a religião que professamos não fecha religião que professamos não fecha as avenidas da alma nem as congela, as avenidas da alma nem as congela, tornando-nos antipáticos e exatores. tornando-nos antipáticos e exatores.

6

Que todos os que professam Que todos os que professam possuir a Cristo ministrem possuir a Cristo ministrem como Ele o fazia, para como Ele o fazia, para benefício do homem, benefício do homem, acariciando um espírito de acariciando um espírito de sábia benevolência. Veremos sábia benevolência. Veremos então muitas pessoas então muitas pessoas seguindo a luz que provém de seguindo a luz que provém de nosso preceito e exemplo.nosso preceito e exemplo.

7

2. Quanto maior 2. Quanto maior nossa separação do nossa separação do

mundo, maior a mundo, maior a medida de nossa medida de nossa influência. O que influência. O que

impede que impede que influenciemos nossos influenciemos nossos

vizinhos de se vizinhos de se tomarem cristãos? tomarem cristãos?

(285:3)(285:3)

8

Façam eles obra de auxílio Façam eles obra de auxílio cristão, alimentando os cristão, alimentando os famintos e vestindo os famintos e vestindo os nus. Terão assim muito nus. Terão assim muito maior influência para o maior influência para o bem do que a pregação de bem do que a pregação de sermões.sermões.

9

3. Como membros 3. Como membros de uma família, temos de uma família, temos o dever de contribuir o dever de contribuir para a felicidade do para a felicidade do

nosso lar. O que nosso lar. O que acontece quando acontece quando

cumpro meu dever? E cumpro meu dever? E quando não cumpro? quando não cumpro?

(289:1)(289:1)

10

Pela sua sabedoria e justiça, pela Pela sua sabedoria e justiça, pela pureza e benevolência de sua pureza e benevolência de sua vida diária, pela sua dedicação vida diária, pela sua dedicação aos interesses do povo - e este aos interesses do povo - e este era idólatra - José e Daniel era idólatra - José e Daniel mostraram-se fiéis aos princípios mostraram-se fiéis aos princípios de sua primeira educação, fiéis de sua primeira educação, fiéis para com Aquele de quem eram para com Aquele de quem eram os representantes.os representantes.

11

A tais homens, tanto no Egito A tais homens, tanto no Egito como em Babilônia, a nação como em Babilônia, a nação toda honrou; e neles, um povo toda honrou; e neles, um povo pagão, assim como todas as pagão, assim como todas as nações com que entretiveram nações com que entretiveram relações, contemplaram uma relações, contemplaram uma ilustração da bondade e ilustração da bondade e beneficência de Deus, uma beneficência de Deus, uma imagem do amor de Cristo.imagem do amor de Cristo.

12

4. A que os 4. A que os homens do homens do mundo não mundo não

podem resistir? podem resistir? (287:2)(287:2)

13

O amor de Deus no coração, O amor de Deus no coração, manifesto em serviço missionário manifesto em serviço missionário verdadeiro, altruísta, será mais verdadeiro, altruísta, será mais poderoso que a espada ou as poderoso que a espada ou as cortes de justiça no trato com os cortes de justiça no trato com os malfeitores. O missionário vivo, malfeitores. O missionário vivo, com o coração superabundante com o coração superabundante do amor de Deus, pode vencer as do amor de Deus, pode vencer as barreiras. barreiras.

14

O médico-missionário, assumindo O médico-missionário, assumindo sua obra que lhe é indicada, não sua obra que lhe é indicada, não apenas pode aliviar as doenças do apenas pode aliviar as doenças do corpo, mas pode também pelo amor e corpo, mas pode também pelo amor e graça de Cristo curar as enfermidades graça de Cristo curar as enfermidades da mente, a lepra do pecado. O da mente, a lepra do pecado. O coração dos homens muitas vezes se coração dos homens muitas vezes se endurecerá com a repreensão, mas endurecerá com a repreensão, mas não podem resistir ao amor expresso não podem resistir ao amor expresso para com eles em Cristo.para com eles em Cristo.

15

5. O que 5. O que devemos fazer devemos fazer para desarmar para desarmar

os preconceitos? os preconceitos? (288:1 e 2)(288:1 e 2)

16

Devem os seguidores Devem os seguidores de Cristo esforçar-se de Cristo esforçar-se por se colocar em uma por se colocar em uma luz conveniente luz conveniente perante o povo, a fim perante o povo, a fim de desarmar o de desarmar o preconceito.preconceito.

17

Como meio de derrotar o Como meio de derrotar o preconceito e ganhar acesso às preconceito e ganhar acesso às mentes deve-se fazer obra médico-mentes deve-se fazer obra médico-missionária. ... Devemos trabalhar missionária. ... Devemos trabalhar como médicos missionários como médicos missionários evangélicos para curar os evangélicos para curar os corações enfermos do pecado, corações enfermos do pecado, dando-lhes a mensagem da dando-lhes a mensagem da salvação. Esta obra destituirá os salvação. Esta obra destituirá os preconceitos como nada o faria.preconceitos como nada o faria.

18

6. Qual a maior 6. Qual a maior necessidade do necessidade do

mundo de mundo de acordo com a acordo com a

autora? (290:2)autora? (290:2)

19

A maior necessidade do mundo é a A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que se não de homens - homens que se não comprem nem se vendam; homens comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.reto, ainda que caiam os céus.

20

7. Em que 7. Em que aspectos nosso modo aspectos nosso modo dê agir deve estar de dê agir deve estar de

acordo com o queacordo com o quequeremos ensinar? O queremos ensinar? O

que não temos que não temos conseguido? E por conseguido? E por

quê?quê?

21

Nossa influência poderá Nossa influência poderá determinar se nossos determinar se nossos

vizinhos escolherão seguir vizinhos escolherão seguir aa

Jesus Cristo ou não. "A Jesus Cristo ou não. "A união com Cristo capacita união com Cristo capacita os homens a exercer uma os homens a exercer uma

in:in:fluência que sobreleva a fluência que sobreleva a que é reconhecida neste que é reconhecida neste

mundo."mundo."

22

O que estamos O que estamos dispostos a dispostos a

fazer para que fazer para que nossa nossa

influência seja influência seja exatamente exatamente

assim?assim?

23

Eis-me aqui, Eis-me aqui, envia-me a envia-me a

mim!mim!