4 anos do AME Bauru - Informativo de aniversário

Post on 01-Apr-2016

218 views 2 download

description

Edição especial de 04 anos de atuação do Ambulatório Médico de Especialidades "Dr. Jair Marcelino Filho", de Bauru-SP. A unidade é gerenciada pela Famesp (Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar). Produzido em outubro de 2013 pela equipe da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Famesp.

Transcript of 4 anos do AME Bauru - Informativo de aniversário

Ambulatório Médico - Bauru “Dr. Jair Marcelino Filho”

Outubro de 2013Edição especial de 4 anos

Ano 1 I Nº01

ANOS

SAúde

Equipe multiprofissional

Vida

4ANOS

cuidadoexAmeSDiagnósticoPrevenção

reSOlutividAdehumanização

AteNdimeNtO

eficácia

qualidade de vida

Nutrição

AnestesiologiaCardiologiaCirurgia geral

pediátrica

Neurologia

Infectologia

Quatro anos e quase 400 mil atendimentosAo completar mais um ano de atividade na cidade de

Bauru, a equipe do Ambulatório Médico de Especia-lidades (AME) só tem o que comemorar. Envolvimento, in-tegração, disciplina e muito espírito de equipe. Essas são as marcas do trabalho aprovado pelos cerca de 700 usuários que passam pelo ambulatório diariamente, a exemplo da dona de casa Maria Aparecida Bueno Dario, 66, que considera a car-teirinha do AME um passaporte para a sua saúde. “Com essa carteira eu posso me cuidar sempre”, comemora. A exemplo dela, outros usuários atestam a qualidade do serviço, cuja meta é se consolidar a cada dia. Nesta pequena publicação, a equipe manifesta sua grande alegria em poder compartilhar números animadores para a saúde especializada de Bauru e região. É só virar a página!

PSicOlOgiAReumatologiaNeurologiaNefrologia

DermatologiaGastroclínica

Pneumologia

PrOctOlOgiAOrtopedia

Urologia

Oftalmologia

pediátricaEndocrinologia

Cirurgia

Elaine de Sousa / ACI Famesp

O Ambulatório Médico de Especialidades Bauru “Dr. Jair Marcelino Filho” se instalou nesse município em outubro de 2009, para atender pacientes de

Bauru e de mais 17 municípios. Com seus mais de 360 mil habitantes, Bauru foi a cida-

de da região escolhida para receber a unidade do AME por sua localização estratégica. Além disso, o município conta com grandes hospitais públicos que dão o suporte neces-sário para os serviços de alta complexidade.

A principal característica do Ambulatório é diagnóstico rápido, com orientação terapêutica e, quando necessário, encaminhamento para serviços de retaguarda.

Desde o ano de sua implantação, já foram investidos mais de seis milhões de reais na adequação do prédio e aquisição de equipamentos. Somente neste ano, até se-tembro, a equipe médica já havia realizado quase 55 mil

consultas. Nesses quatro anos de funcionamento houve uma considerável expan-são dos serviços ofereci-dos, e há uma constante adesão dos munícipes - comprovada no crescente número de atendimentos realizados, com uma produção de mais de 71 mil consultas em 2010; 100 mil em 2011, e, mais de 113 mil em 2012.

Nesta data comemorativa, portanto, a expectativa é das melhores. Num coeso e integrado trabalho de equi-pe, o AME Bauru tem como meta consolidar seus serviços para que possamos organizar novas estruturas de atendi-mento para a população, suprindo, assim, a carência de serviços de saúde.

Palavra do diretorAtendimento especializado e multiprofissional em expansão

2

As campanhas e ações de saúde promovidas pelo Ambulatório Médico de Especialidades (AME), como a II Fei-ra da Saúde, realizada em 24/10, têm por objetivo estimular na população hábitos saudáveis e chamar a atenção para doenças prevalentes e silencio-sas que têm causado forte impacto na saúde pública brasileira, como é o caso do diabetes e da hipertensão e suas consequências.

“Nesta data, abrimos o AME para que a população receba serviços que possam contribuir para sua qualidade de vida e também para que as pes-soas conheçam a unidade, que aten-de crianças e adultos, por meio de

encaminhamento da rede básica de saúde”, afirma o diretor executivo do AME, Antonio Rugolo Junior.

Ao todo, o AME de Bauru oferece atendimentos a 18 municípios da re-gião, com média de 600 a 700 pacien-tes por dia.

Equipe promove hábitos de vida saudáveis e estimula visita ao médico

O comerciante João Rubens Ferreira, 59, morador de Bauru, tem arritmia car-díaca e, após passar pela unidade básica de saúde da Vila Falcão, foi encaminhado para receber tratamento no AME. “Agora eu vou me cuidar”, assegura, ao ser aten-dido pela equipe de Enfermagem do Am-bulatório na manhã do dia 16 de outubro.

Sobre os serviços prestados na feira, de aferição de pressão e teste de glicemia, por exemplo, a médica endocrinologista Juliana de Barros Cruz Zenebra ressalta que é muito importante fazer acompanhamen-tos médicos e, periodicamente, realizar o exame de glicemia (que pode detectar o diabetes) e aferi-ção da pressão arterial. “O diagnós-tico precoce pode prevenir compli-cações crônicas decorrentes dessas doenças, especialmente naquelas pessoas que têm fatores de risco, como obesidade e casos de hiper-tensão ou diabetes na família”, alerta.

uA hipertensão pode trazer as seguintes complicações: acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca e infarto.

uProblemas decorrentes do diabetes: retinopatia, nefropatia, neuropatia e doenças cardiovasculares.

Faça como ele

Antonio Rugolo Juniordiretor-executivo do AME Bauru

Sua saúde

Fique Alerta!

Ambulatório Médico - Bauru “Dr. Jair Marcelino Filho”

Siga a Famesp! #AME4anos

Rua Rubens Arruda, quadra 7 – Centro, Bauru-SP

Presidente da Famesp: Prof. Dr. Pasqual Barretti. Vice-presidente da Famesp e Diretor-Executivo do AME: Prof. Dr. Antonio Rugolo Junior. Diretora Administrativa AME: Roberta Ramos FiuzaEdição, pesquisa e revisão: Elaine de Sousa (Mtb 29.593) e Natália Sforcin. Colaboração: Leandro Rocha (Mtb 50.357) e equipe ACI Famesp. Projeto Gráfico: Edil Gomes Impressão: Gráfica G3

Fotos: Elaine de Sousa / ACI Famesp

3

Antes de chegar ao AME, o paciente deve ser atendido numa Unidade

Básica de Saúde (UBS) do município. É o médico da UBS quem encaminha o paciente para a especialidade. Pela Secretaria Municipal de Saúde, o pa-ciente é agendado no AME via sistema online (CROSS) e tem data e horário agendados para comparecer ao Am-bulatório.

As vagas são disponibilizadas para o Departamento Regional de Saúde de

Bauru (DRS VI) e esse Departamento distribui as cotas (quantidade de va-gas) para Bauru e todos os municípios englobados pela regional.

Para a primeira consulta, é ne-cessário que o paciente traga o en-caminhamento da UBS e os docu-mentos pessoais: RG, CPF ou CNH e cartão do SUS. Além disso, é preciso que o paciente chegue 30 minutos antes da consulta, ou no horário do agendamento.

O caminho do atendimentoMapa das Especialidades

uCardiologiauCirurgia geraluCirurgia pediátricauCirurgia plásticauCirurgia VascularuDermatologiauEndocrinologiauGastroclínicauInfectologiauNefrologiauNeurologiauNeurologia pediátricauOftalmologiauOrtopediauOrtopedia pediátricauOtorrinolaringologiauPneumologiauPneumologia pediátricauProctologiauReumatologiauUrologia

Além das especialidades médi-cas, o AME possui equipamentos para a realização de exames com-plementares para diagnóstico:

uAvaliação urodinâmicauEcocardiogramauEletrocardiogramauEletroencefalogramauEletroneuromiografiauExames laboratoriaisuPAAFuProva de função pulmonaruRaio-XuMapa / HolteruNasofibroscopia e TelescopiauTeste ergométricouUrofluxometriauUltrassonografia

lAgudoslArealvalAvaílBalbinoslBaurulBorebi

Serviços

Conheça as especialidades mé-dicas do AME disponibilizadas para a rede pública:

Municípios atendidos

lCabrália PaulistalDuartinalIacangalLençóis PaulistalLucianópolislMacatubalPaulistânialPederneiraslPirajuílPiratiningalPresidente AlveslReginópolis.

*Em 2009, o atendimento começou em outubro. O gráfico soma consultas médicas, consultas não-médi-cas, pequenos procedimentos cirúrgicos e SADT Externo.

Produção em 4 anos

2012

20092010

2011

5.556*71.044

100.893113.090

Somente em 2013, até setembro, a produção atingiu

74.016 atendimentos.

“ “

Antonio Rugolo Juniordiretor-executivo do AME Bauru

Bauru foi a cidade da região escolhida para receber a unidade do

AME por sua localização estratégica

A sua voz, a sua vez...

AMEs: dinamismo para oferecer diagnóstico precoce e orientação terapêutica

“Entre as principais conquis-tas do SUS (Sistema Único de Saúde) paulista nos últimos anos está a implantação dos AMEs, que vem proporcionando à po-pulação unidades de alta resolu-tividade com atendimento ágil e eficaz.

O AME Bauru é um dos exem-plos de sucesso desse novo mo-delo de atendimento público, ao contar com uma equipe multi-profissional de exímia competên-

Confiança na equipe“Aqui é muito bom! Nesse ano, eu lancei um grande desafio para o médico que está me tratando: me ajudar a parar de fumar de-pois de 53 anos de hábito! É um

desafio para o pneumologista e para mim também. Mas

eu confio na equipe!” (Maria Mercedes, 68

anos, aposentada, de Lençóis Paulista-SP)

Dos doutores aos porteiros...“O atendimento é excelente. Já passei com o dr. Agostinho, urologista, e adorei. Aqui, os doutores, as enfermeiras, os porteiros e todos

os outros funcionários são bons” (Antonia Binhoti da Silva Rafael, 65,

pensionista, de Bauru-SP)

“Minha mulher tem sido muito bem tra-tada, por isso eu desejo que Deus aben-çoe todos os funcionários do AME.”

(Arlindo Rafael, 70, aposentado, acompanhante de

Antonia, Bauru-SP)

“Esse AME está de parabéns. Já fiz vários exames aqui e toda a equipe é maravilhosa. Foi difícil conseguir che-gar até aqui, porque os postos de saúde demoram para dar encaminhamento. Mas depois que consegui a car-teirinha do AME foi como ter um passaporte para a minha saúde! Estou muito satisfeita!” (Maria Apare-cida Bueno Dario, 66, dona de casa, de Bauru-SP). “Eu sempre a acompanho nas consultas e torço para que esse serviço, que já é ótimo, fique cada vez melhor.”

(Sebastião Dario, 62, aposentado, Bauru-SP)

cia, dedicada na constante busca pelo dinamismo entre o diagnóstico preco-ce e a orientação terapêutica salutar.

Por fazer parte de uma região com carências de atendimento, o AME Bau-ru agora faz parte de um programa pi-loto de atendimento aos sábados, par-ticipação essa de suma importância para a consolidação de novas estrutu-ras e práticas do serviço no Estado. Por isso, como médico que dedica a sua carreira no fortalecimento do SUS, re-forço minhas estimas para a continui-

dade dessa valorosa parceria, que consolida a busca pela dignidade no atendimento público à saúde.”

(Secretário de Estado da Saúde de SP, David Uip)

4

Passaporte para a saúde100% de satisfação“Esse AME é 100%, viu. Da recepção ao médico, tudo é maravilhoso. É bom saber que tem servi-ço do SUS que funciona.” (Marcia Inês Pires Fer-nandes, 50, cuidado-

ra de idosos, de Bauru-SP)

*Ano de implantação. **Previsão de investimento até o fechamento do ano.

Quanto o Estado já investiu no AME Bauru?

20092010

20112012

2013R$ 2.704.135,00*

R$ 7.160.000,00R$ 9.360.750,00

R$ 9.702.000,00R$ 10.615.340,85**

Arqu

ivo

ACI/

SES

-SP

Elaine de Sousa / ACI Famesp