8 de Fevereiro de 2015 Quinto domingo do Tempo Comum Quinto domingo do Tempo Comum Música:...

Post on 07-Apr-2016

214 views 1 download

Transcript of 8 de Fevereiro de 2015 Quinto domingo do Tempo Comum Quinto domingo do Tempo Comum Música:...

8 de Fevereiro de 8 de Fevereiro de 20152015

Quinto domingodo Tempo Comum

Música: “Paulus” de Mendelsshon

Imagens de Us (Edom) onde a

Bíblia situa a vida de Job, o sofredor

JESUS FAZ SEUS OS NOSSOS SOFRIMENTOS

1ª leitura: O livro de Job é uma queixa ATREVIDA diante do sofrimento.Salmo 146: O salmo louva a Deus que CONFORTA os “corações destroçados”.2ª leitura: S. Paulo diz ter-se feito servidor de todos, para GANHAR alguns.Evangelho: Curando a sogra de Pedro e outros enfermos, Jesus toma sobre Si os nossos SOFRIMENTOS, Ele que os carrega todos, levando a cruz.

Job 7, 1-4. 6-7 Job tomou a palavra, dizendo: «Não vive o homem sobre a terra como um soldado? Não são os seus dias como os de um mercenário? Como o escravo que suspira pela som-bra e o trabalhador que espera pelo seu salário assim eu recebi em herança meses de desilusão e couberam-me em sorte noites de amargura. Se me deito, digo: ‘Quando é que me levanto?’; e agito-me angustiado até ao crepúscu-lo. Os meus dias passam mais velozes que uma lançadeira de tear e desvanecem-se sem esperança. –Recordai-Vos que a minha vida não passa de um sopro e que os meus olhos nunca mais verão a felicidade». Job e sua esposa

O salmo 146 (do grupo do Hallel final 145-150) e junto com o 147, louva a Deus por tudo o que fez com Jerusalém (a humanidade):

-Reconstruída Jerusalém, continua a reconstruir a nossa humanidade, e quer reunir-nos a seu lado. -Sempre atento, Deus tem contadas todas as estrelas e chama-as pelo seu nome, a elas e a nós.-Ele conforta os desvalidos com uma misericórdia infinita, apesar de não se darem conta disso.

Salmo 146

Louvai o Senhor, Louvai o Senhor, que salva os corações atribulados.que salva os corações atribulados.

Louvai o Senhor, porque é bom cantar, Louvai o Senhor, porque é bom cantar, é agradável e justo celebrar o seu é agradável e justo celebrar o seu louvor.louvor.O Senhor edificou Jerusalém, O Senhor edificou Jerusalém, congregou os dispersos de Israel.congregou os dispersos de Israel.

Louvai o Senhor, Louvai o Senhor, que salva os corações que salva os corações atribulados.atribulados.

Sarou os corações dilacerados, e ligou as suas feridas. Fixou o número das estrelase deu a cada uma o seu nome.

Louvai o Senhor, que salva os corações atribulados.

Grande é o nosso Deus e todo-poderoso, é sem limites a sua sabedoria. O Senhor conforta os humildes e abate os ímpios até ao chão.

1Coríntios 9, 16-19. 22-23 Irmãos: Anunciar o Evangelho é para mim um título de glória, é uma obrigação que me foi imposta. Ai de mim se não anunciar o Evangelho! Se o fizesse por minha ini-ciativa, teria direito a recompensa. Mas, como não o faço por mi-nha iniciativa, desempenho apenas um cargo que me está confia-do. Em que consiste, então, a minha recompensa? Em anunciar gratuitamente o Evangelho, sem fazer valer os direitos que o E-vangelho me confere. Livre como sou em relação a todos, de to-dos me fiz escravo, para ganhar o maior número possível. Com os fracos tornei-me fraco, a fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, a fim de ganhar alguns a todo o custo. E tudo faço por causa do Evangelho, para me tornar participante dos seus bens.

Livre como sou, de todos me fiz escravo para ganhar os mais

fracos

Cafarnaúm povoação onde vivia Simão Pedro

Evangelho, Mc Evangelho, Mc 1,29-391,29-39

Cristo suportou as nossas enfermidades Cristo suportou as nossas enfermidades e tomou sobre Si as nossas dores.e tomou sobre Si as nossas dores.

Escavações em Cafarnaúm. Memorial de S. Pedro. Edificação actual para proteger os restos que as investigações arqueológicas determinaram que é a casa de S. Pedro.

Marcos 1, 29-39 Naquele tempo, Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, a casa de Simão e André. A sogra de Simão estava de cama com febre e logo Lhe falaram dela. Jesus aproximou-Se, tomou-a pela mão e levantou-a. A febre deixou-a e ela começou a servi-los. Ao cair da tarde, já depois do sol-posto, trouxeram-Lhe todos os doentes e possessos e a cidade inteira ficou reunida diante da porta. Jesus curou muitas pessoas, que eram atormentadas por várias doenças, e expulsou muitos demónios. Mas não deixava que os demónios falassem, porque sabiam quem Ele era.

De manhã, muito cedo, levantou-Se e saiu. Retirou-Se para um lugar ermo e aí começou a orar. Simão e os companheiros foram à procura d’Ele e, quando O encontraram, disseram-Lhe: «Todos Te procuram».

Ele respondeu-lhes: «Vamos a outros lugares, às povoações vizinhas, a fim de pregar aí também, porque foi para isso que Eu vim». E foi por toda a Galileia, pregando nas sinagogas e expulsando os demónios.

“Senhor, meu Deus, olha para mim, responde-me, enche os meus olhos de LUZ!Que eu não caia no sono da morte!” Salmo 12, 4

Original: Joan Ramirez (+)Ampliação de imagens, leituras, música, comentários (versão catalã e castelhana) : Regina Goberna, em colaboração com Àngel CasasTradução para inglês: Vivian TownsendTradução para italiano: Ramon JuliàTradução para euskera (basco): Periko AlkainTradução para português: José Manuel Marques PereiraTradução para francês: Àngel CasasTradução para holandês: Ben Van Vossel Vídeo: Esther Lozano