8 Gazeta do Vale... Costas terá ETE e ETA. 03 PARAÍSO Mais um terreno é alvo de reclamação. 06...

Post on 26-Jan-2019

213 views 0 download

Transcript of 8 Gazeta do Vale... Costas terá ETE e ETA. 03 PARAÍSO Mais um terreno é alvo de reclamação. 06...

LEI FALHA E PROVA PARA DIRETORES É ANULADA

PARAISÓPOLIS: Provas e recursos estão sobre a mesa do secretário de Edu-cação, Braga Barros, que explica o ocorrido. 05

Gazeta do ValeParaisópolis, Cachoeira de Minas, Conceição dos Ouros, Consolação, Santa Rita do Sapucaí, São Bento do Sapucaí, Sapucaí Mirim e Gonçalves.

Edição 19 - 21 de novembro de 2013 / Ano 00 Microrregional

8

Comenda Sinhá Moreira agracia destaques. 07

S. R. SAPUCAÍDistrito dosCostas terá ETE e ETA. 03

PARAÍSO

Mais um terreno é alvo de reclamação. 06

PARAÍSOProfessora é premiada em concurso. 10

GONÇALVES

Festival de Jazz movimenta a cidade. 10

S. R. SAPUCAÍNovembro Azul alerta para câncer. 11

SAÚDE

CARLA BARBOSA

VEÍCULOS Edição 19 - 21/11/201302 Gazeta do Vale

ExpedienteJornal Gazeta do Vale Redação: Avenida Tiradentes, 250, Centro, Cambuí/MG, CEP 37600-000. Telefone: (35) 3431-6262 | E-mail: redacao@jormalgazetadovale.com.br | Comercial: comer-cial@jornalgazetadovale.com.br | www.jornalgazetadovale.com.br | Diretor geral: Gerson Benedito de Oliveira | Reportagens: Carla Barbosa | Jornalista Responsável: Luis Cesar da Fonseca (Mtb 09485 JP-MG) | Diagramação: Marcos Maciel. As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opnião deste ve-ículo de comunicação. As publicidades veiculadas são de responsabilidade das empresas anunciantes. | Representante comercial: José Astrogildo (35) 9949-5580.Circulação quinzenal / Impressão: PousoGraf - Pouso Alegre/MG - Telefone: (35) 3421-4896Área de abrangência do jornal: Cachoeira de Minas, Conceição dos Ouros, Paraisópolis, Consolação, Gonçalves, Santa Rita do Sapucaí, Sapucaí Mirim e São Bento do Sapucaí. Tiragem: 8.000 exemplares

Gasolina aditivada: desmistificando o mitoDa redação*

A poucos metros do posto de gasolina, a dú-vida: em que bomba eu vou? E é aí que, muitas vezes, a escolha errada pode acarretar em um menor aproveitamento da potência do motor ou mesmo em problemas mecânicos. Isso mesmo. Abastecer subitamen-te com gasolina aditiva-da um carro que há anos recebe apenas a comum pode causar o entupi-mento dos bicos injeto-res e dos carburadores.

Na relação custo-be-nefício, a Agência Nacio-nal do Petróleo (ANP) afirma que, em grandes centros urbanos, onde é comum a situação “anda e para”, vale à pena abastecer o carro com gasolina aditivada. En-tretanto, as vantagens são reduzidas conside-ravelmente quando as velocidades médias são altas, como nas viagens

em auto-estradas. Nes-te caso, recomenda-se o uso da gasolina comum.

Já a BR, distribuido-ra da Petrobras, garan-te que a gasolina com maior octanagem é mais econômica quando reco-mendada. Não utilizá-la causa aumento do con-sumo, redução da po-tência e possíveis danos ao motor do veículo.

Por estas e outras, a escolha não é tão sim-ples. No Brasil, existem três tipos de gasolina: a comum, a comum adi-tivada e a premium. Di-ferente do que aconte-ce nos Estados Unidos e na Europa, por força de uma lei federal, ela re-cebe a adição de álcool anidro, cujo percentual, hoje, é de 25%.

Mas, afinal, um car-ro acostumado a ‘beber’ gasolina comum, poderá um dia se dar ao luxo de experimentar uma adi-tivada? Há algum mal em andar com o carro

quase na reserva? Para responder a estas e ou-tras perguntas, consul-tamos Izabel Tereza La-cerda Dutra, gerente de Marketing de Produtos da BR, distribuidora da Petrobras. Confira:

1) Qual a diferença

entre gasolina comum, aditivada e premium?

A gasolina aditiva-da é a gasolina comum que recebe um pacote de aditivos detergente/dispersante, que man-tém limpo todo o siste-ma de alimentação do combustível, incluindo bicos injetores e válvu-las de admissão. A octa-nagem da comum e da aditivada é a mesma: 87, no mínimo. Já a gasoli-na premium possui oc-tanagem superior quan-do comparada à comum: 91, no mínimo.

2) Como saber qual

o melhor combustível para o meu carro?

A potência de um carro já foi definida no projeto do motor. Por-tanto, o desempenho dele vai depender da ga-solina. Para saber qual o tipo de combustível mais indicado, deve-se consultar o manual do proprietário, que visa o total aproveitamento da potência do motor. Al-guns fabricantes, prin-cipalmente de veículos importados, informam o valor da octanagem, cabendo ao usuário a escolha do tipo da ga-solina dentre as opções disponíveis no país.

3) Um carro de alta performance pode rece-ber gasolina comum?

Se veículos que exi-gem gasolinas de alta octanagem forem abas-tecidos com

gasolina comum não terão um total aprovei-tamento da potência do motor.

4) A gasolina pre-mium pode ser usada em qualquer carro?

Sim. A gasolina Po-dium, nome dado à pre-mium da BR, por exem-plo, traz benefícios ao motor pelo baixo nível de depósito, maior de-sempenho, menor im-pacto ambiental e pela baixa emissão de po-luentes. O melhor de-sempenho nas reto-madas de velocidade, porém, só será perce-bido pelos veículos que requerem uma gasolina de alta octanagem.

5) Um carro acostu-mado com gasolina co-mum pode experimen-

tar a aditivada? Sim, no entanto, re-

comendamos usar ini-cialmente uma mistu-ra gradativa de ambas. Portanto, não encha o tanque do veículo com 100% de gasolina aditi-vada, pois agindo assim poderá provocar uma limpeza súbita, deslo-cando eventuais depósi-tos para pontos críticos, o que pode acarretar entupimentos e mau funcionamento. Come-ce colocando uma mis-tura de, aproximada-mente, 10% de gasolina aditivada e, a cada abas-tecimento, eleve este percentual, até atin-gir 100%. Uma outra al-ternativa é efetuar uma limpeza no sistema de combustão (tanque, tu-bulações e bicos injeto-res) antes de utilizá-la.

6) Por que o reserva-

tório de partida a frio deve receber gasolina aditivada?

Porque a gasolina aditivada evita o acú-mulo no reservatório de goma, conhecida tam-bém como verniz, fruto de um processo natural de oxidação da gasolina.

7) Sempre abasteço com gasolina aditivada. Preciso usar aditivos?

Não. A gasolina adi-tivada já possui aditivos na medida certa.

8) Posso misturar

álcool e gasolina em iguais proporções nos carros f lex?

Sim. A tecnologia de motores f lex permite qualquer combinação de álcool e gasolina.

9) Se eu misturar a gasolina ao álcool, qual o t ipo mais reco-mendado?

Não há nenhuma re-comendação. No entan-to, teoricamente, seriam mais indicadas as gasoli-nas aditivadas e de alta octanagem pelos benefí-cios já apresentados.

10) Posso misturar gasolina comum à aditi-vada?

As gasolinas comum e aditivada podem ser misturadas. O único problema nessa mistu-ra é que haverá uma di-luição dos aditivos, cau-sando uma redução do poder de limpeza do sis-tema de alimentação do veículo. Dependendo da quantidade de gasoli-na comum adicionada, o pacote de aditivos pode até perder o efeito.

11) Posso andar com o carro quase na reserva?

Não é recomendado andar com o combustí-vel na reserva, tendo em vista que o usuário cor-re o risco de vir a ficar sem combustível. Caso isso aconteça, os se-guintes transtornos e prejuízos podem ocor-rer: queima da bom-ba de combustível, fi-car parado em local não apropriado e aplicação de multa.

12) Por que não exis-te álcool aditivado?

Provavelmente por-que não existe ainda ne-nhum aditivo que possa agregar algum benefício aos motores a álcool.

*Com informações do G1

CIDADES 03Gazeta do Vale Edição 19 - 21/11/2013

Cervejaria pode construir unidade em Santa Rita

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regio-nal e Política Urbana, de-putado federal Bilac Pinto, recebeu em seu gabinete, na tarde desta segunda-feira (4), representantes do Gru-po Petrópolis, empresa res-ponsável pela produção das cervejas Itaipava, Crystal e Petra, e, de técnicos Ins-tituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI), para iniciar as con-versas sobre a instalação de

uma unidade da cervejaria no município de Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas.

O interesse da empresa em construir uma unidade no sul do estado se dá pela localização privilegiada e, sobretudo, pela qualidade de suas fontes de água.

Bilac Pinto, um dos in-centivadores deste proje-to, acredita que a chegada de uma unidade da cerveja-ria na região vai gerar em-pregos e desenvolver a eco-

nomia dos municípios do Vale do Sapucaí. “Recebe-mos com muito entusias-mo a notícia do interesse do Grupo Petrópolis em montar uma unidade no sul de Mi-nas para fabricar suas cer-vejas, prontamente agendei este encontro com os repre-sentantes da empresa e com os técnicos do INDI para que fossem iniciadas as conver-sas para viabilizar a instala-ção deste empreendimento” conta o secretário.

Verba será destinada à construção da ETE e ETA

nos Costas e pavimentação de ruas em Paraisópolis

Carla Barbosa

Foi assinado no dia oito de novembro, pela prefeita Sílvia Renata Tei-xeira Rodrigues, ao lado do vice-prefeito Juarez José de Carvalho o convê-nio do Governo de Minas, PROIVEST, junto ao secre-tário de Desenvolvimento Regional e Política Urba-na, Bilac Pinto.

O valor da verba é de aproximadamente R$ 790 mil e será utilizada para a construção das Estações de Tratamento de Água e Esgoto (ETA e ETE) no distrito de Costas e reca-peamento das avenidas João XXIII e Egídio Dias de Carvalho.

Os obras são de extre-ma importância e urgên-

cia. As estações, segundo a prefeita pelo potencial turístico do Distrito de Costas e despoluição das águas. E a pavimentação por serem importantes vias de acesso ao centro da cidade.

Juarez lembra que SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) já inves-tiu no distrito, porém, os

recursos não foram sufi-cientes. Agora com o con-vênio o problema de dis-tribuição de água potável, problemas ambientais e de tratamento de esgoto serão sanados.

A cerimônia foi reali-zada Câmara Municipal de Paraisópolis e contou com a presença munícipes e autoridades municipais.

ESPORTES Edição 19 - 21/11/201304 Gazeta do Vale

Atletas de SRS – Lorena (SP)O atleta José Vitor Ribei-

ro Neto (Neto), de Santa Rita do Sapucaí, foi o campeão da 3º Copa USP da cidade de Lo-rena – SP no último domingo dia 10/11, pela categoria li-ght sub 30 e vice campeão do campeonato que contou com 4 etapas. O campeonato de modalidade maratona XC de mountain bike, contou com a presença de 485 atletas ins-critos em diversas categorias como light, sport light e pró contendo 26Km e 56KM.

Neto Impôs o ritmo forte desde o inicio e li-derou a prova do inicio ao fim e conclui o per-curso de 26KM em 46 minutos e 37 segundos.

O atleta Luiz Reinal-do Augusto (Luizão), de Santa Rita do Sapu-caí, foi o campeão da 3º Copa USP da cidade de Lorena – SP no últi-mo domingo dia 10/11, pela categoria Pró sub 30. O campeonato de modalidade maratona XC de mountain bike, contou com a presença de 485 atletas inscritos em diversas categorias como light, sport light e pró contendo 26Km e 56KM.

Ciclistas representam Paraisópolis na Copa USP

de MTBCarla Barbosa

No domingo, dia 10 de novembro, 15 atle-tas de Paraisópolis re-presentaram Paraisó-polis na última etapa da Copa USP de MTB em Lorena/SP. Além deles, a equipe contou com 11 atletas de apoio.

Entre os ciclistas, o mais novo participante foi Raphael Cunha, de 8 anos e o veterano José Antônio - Tonho Reto que conquistou o 5º lu-gar na classificação ge-ral. Ele levou pra casa um troféu que repre-senta a colocação das quatro etapas realiza-das em 2013.

Participantes: José Antônio (Tonho Reto), Rodrigo Freitas, Guto Brisola, Raphael Cunha, Claudemir Mota, Buba

Teixeira, Mayron Faria, Gilvan Faria, Romero, Clarice Ferreira, Renan, Claudio, Everton de As-sis, Hisley Daian e no apoio: Francisco Dimas, José Afonso Medeiros, Luiz Carlos Zorinho, Ja-queline Teixeira, Ná-

dia Braga Faria, Teresa Cristina, Felipe Teixei-ra, Marcos Vinicius, Pa-mela Oliveira, Lucília Maria, Maria Renata Aquino.

Os atletas fazem par-te das equipes Brisa´s Bikes e Acorpa.

Nota à imprensaA Prefeitura de Paraisópolis afirma que, desde o início de 2013, sempre apoiou

todas as modalidades esportivas realizadas no município, como também, equipes que representaram a nossa cidade em competições intermunicipais.

A Prefeitura de Paraisópolis apoia competições de artes marciais, esportes radicais, futebol, futsal e, também, o voleibol. Especificamente sobre o voleibol, o município fornece, além do local de treinamento, materiais esportivos novos e professor público, responsável pelo treinamento e acompanhamento da equipe.

O apoio da Prefeitura de Paraisópolis ao voleibol é visível. Tanto é que atletas de cidades vizinhas frequentam Paraisópolis para treinar e disputam torneios le-vando o nome do nosso município.

Assessoria de ComunicaçãoPrefeitura de Paraisópolis

CIDADES 05Gazeta do Vale Edição 19 - 21/11/2013

Lei falha e prova para diretor é anulada em ParaisópolisCarla Barbosa

No dia 20 de outubro foi realizada uma prova para eleger as novas diretorias das escolas municipais de Paraisópolis. Dezesseis professores participaram do concurso e responde-ram 30 questões de múlti-pla escolha. A Secretaria da Educação organizou e apli-cou a prova e, para estar apto a concorrer as vagas, o candidato precisava obter o mínimo de 60% de apro-veitamento das questões.

Após a realização do concurso, alguns profes-sores questionaram o pro-cedimento e pediram esclarecimentos. Como ar-gumento principal aponta-do, erro em pelo menos 10 questões. Outro problema foi com relação ao Conselho Municipal de Educação que, apesar de vencido, deveria indicar os membros para compor a comissão organi-zadora da prova, o que nes-se caso não aconteceu e os componentes foram indica-dos pela prefeita Sílvia Re-

nata Teixeira Rodrigues. Na avaliação, apenas

três professores obtiveram o valor exigido de pontu-ação. Os candidatos pode-riam entrar com recurso em duas datas: 23 e 29 de outubro, segundo o edital, o que foi feito logo no pri-meiro dia. Após o recurso, todas as perguntas foram revistas e, das 10 questio-nadas, três foram anuladas, quatro indeferidas e três al-teradas no gabarito. Com a anulação, mais dois profes-sores obtiveram a nota. No entanto, devido ao núme-ro considerável de erros, os professores entraram no-vamente com recursos e so-licitaram providências por meio de um abaixo assina-do contendo 14 nomes.

No segundo dia de re-curso, as reclamações fo-ram consideradas válidas e a prova foi anulada por meio de uma portaria. Uma nova avaliação foi marcada para o dia 24 de novembro e dessa vez 29 candidatos se inscreveram. A revisão

da lei que, segundo o secre-tário de Educação, José An-tonio Braga Barros, é con-traditória, apontou mais um item em desacordo com a prova anterior. Consta na lei 2163, de 12/11/2009, que apenas poderão se ins-crever “aqueles que apre-sentem licenciatura de 3º grau em Pedagogia ou Nor-mal Superior, não admitin-do-se o Magistério, consi-derada a taxatividade do artigo 60 da referida Lei”. Sendo assim, para a pro-va remarcada para o pró-ximo domingo, nove inscri-tos não poderão participar, mesmo os que foram consi-derados aptos a concorrer da primeira vez. Essa mu-dança ocorreu após a re-visão da lei pela procura-doria municipal. “Pedimos um parecer jurídico para a Procuradoria, com relação a lei, para esclarecer. Um artigo contrariava o outro”, diz Braga.

Um novo conselho foi eleito no dia 29 de outubro e indicou uma comissão

organizadora e fiscaliza-dora do processo seletivo para as provas, porém, de acordo com alguns pro-fessores, os novos mem-bros não puderam avaliar o procedimento. No entan-to, Braga Barros afirma que a nova comissão indi-cada pelo Conselho Munici-pal de Educação e nomeada pela prefeitura está sim re-fazendo corretamente todo o processo, apenas dimi-nuindo o cronograma para cumprir os prazos.

Mesmo após a anula-ção e remarcação da pro-va, alguns itens continuam em desacordo, segundo al-guns professores. Como por exemplo, citam que a referida lei que especifica quem pode ou não partici-par. Segundo eles, a LBD - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional respal-da enquanto formação para a Educação Infantil e cinco primeiros anos do Ensino Fundamental, todos os pro-fessores da rede municipal e o tornam aptos a partici-

par do processo.Porém o prazo para a

realização da prova está se esgotando. Até o final do ano é necessário que o processo de eleição seja concluído. Caso isso não aconteça, a prefeita deve indicar alguém para assu-mir as diretorias ou pror-rogar o tempo de cargo das atuais, o que contraria a vontade dos professores, que exigem uma eleição. De acordo com Alessandra Sousa, presidente do Con-selho, os membros do ór-gão também almejam um processo democrático e, portanto, a realização da eleição é o melhor cami-nho. Ainda com relação à prova, cita como referên-cia o artigo 47 da Lei Nº 2.163, de 12 de novembro de 2009, que diz - “O Pre-feito Municipal deverá de-signar, de ofício, os mem-bros para a direção escolar nas seguintes hipóteses:

I – inexistência de regis-tro de candidaturas;

II – em escolas recém-

-instaladas.Parágrafo único. Nos

casos citados nos incisos I e II do artigo 47, deverão ser realizadas eleições para coincidência do período do

mandato das demais unidades escolares”.

Cada diretor eleito per-manece no cargo por dois anos, sendo possível ape-nas uma reeleição conse-cutiva. Três escolas de Pa-raisópolis e uma no distrito de Costas aguardam a ava-liação para eleger os novos diretores. Após a realiza-ção da prova, os professo-res que obtiveram 60% ou mais de acerto, formarão chapas e posteriormente serão votados pela comu-nidade, (pais, professores e alunos maiores de 18 anos).

Apesar dos desacor-dos entre o procedimento e a lei, o secretário afirma que está trabalhando para que não haja novos erros e garante estar à disposição para qualquer esclareci-mento: “toda a documenta-ção é pública”, garante.

CIDADES Edição 19 - 21/11/201306 Gazeta do Vale

Terreno sem manutenção serve de esconderijo demateriais furtados e mato chega à altura do telhado

Carla Barbosa

Na Rua Água Férrea a cena se repete. Terre-no sem manutenção há pelo menos um ano cau-sa indignação de mora-dores. As folhas alcan-çam a altura do telhado da casa vizinha e acu-mula entulho, lixo e

serviu até mesmo de esconderijo de produ-tos furtados de um es-tabelecimento esse ano.

Vizinhos explicam que os riscos são gran-des e na residência que faz divisa com o local, por exemplo, já foram encontrados três escor-piões. Além disso, o lote

é utilizado como passa-gem por pessoas que vêm do bairro Dr. Ge-raldo e é ponto de tráfi-co à noite.

Novamente o pro-prietário é de conheci-mento de vizinhos e da Prefeitura Municipal.

Procurados por nos-sa reportagem, a Asses-

soria de Comunicação afirmou que, imedia-tamente após a recla-mação, as informações foram repassadas ao Setor de Fiscalização e à Secretaria de Admi-nistração, que irá no-tif icar o proprietário para que a limpeza seja realizada.

VOCÊ LEU ESTEESPAÇO?

POIS BEM, SEUCLIENTE TAMBÉM.

ANUNCIE! DIVULGUE SUA

EMPRESA.(35) 3431-3047

CIDADES 07Gazeta do Vale Edição 19 - 21/11/2013

Entrega de comenda marca início de festival em Santa Rita

Luis Cesar da Fonseca

A cerimônia de entre-ga da Comenda Sinhá Mo-reira, na segunda-feira, 18, em Santa Rita do Sapucaí, marcou a abertura oficial do Festival de Criatividade

e Inovação ‘Cidade Criati-va Cidade Feliz’. A semana, organizada pela Prefeitu-ra Municipal em parceria com diversas instituições na cidade, abrangerá cul-tura, desenvolvimento tec-nológico e turismo.

A entrega da comen-da, organizada pelo Sindvel – Sindicato das Indústrias de Apare-lhos Elétricos, Eletrôni-cos e Similares do Vale da Eletrônica, tem como objetivo agraciar per-sonalidades e empre-sas que se destacaram na cidade. A premiação foi criada há dois anos, quando o sindicato com-pletou 25 anos de exis-tência.

A cerimônia, reali-zada no auditório ‘Si-nhá Moreira’, da Esco-la Técnica de Eletrônica ‘Francisco Moreira Cos-ta’, contou com a pre-sença de políticos locais e da região, empresá-

rios, além dos alunos da própria instituição. Os homenageados foram: Provincial Padre Mie-czyslaw Smyda, jesuíta (personalidade ilustre), Sense Eletrônica Ltda. (empresa inovadora) e Grupo GIGA (empresa com maior crescimento do número de funcioná-rios).

O presidente do Sindvel, Roberto Sou-za Pinto, falou um pou-co sobre a criação da co-menda, que leva o nome daquela que foi a pre-cursora do desenvolvi-mento e da inovação no município e “que se pre-ocupava com o emprego e a educação para todo o povo”. Ele aproveitou a ocasião para também assumir um compromis-so para com os diretores da ETE-FMC e os alunos que estavam presentes. “Assumo o compromisso

de encaminhar os currí-culos dos alunos da ETE para o mercado de tra-balho. Ao se formarem, nos tragam seus cur-rículos que iremos en-caminhar para as em-presas da nossa cidade solicitando a abertura para o tão sonhado es-tágio”, afirmou.

O prefeito de Santa Rita do Sapucaí, Jefer-son Mendes, reforçou a importância dos home-nageados para a cidade. “Vocês fizeram a dife-

Semana de Inovação da Leucotron apostou na

cocriação para gerar conteúdo e compartilhar conhecimento

Da redação

De 4 a 8 de novembro, a Leucotron, empresa do Vale da Eletrônica que atua há 30 anos no mercado de co-municação corporativa, re-alizou a sua Semana da Ino-vação 2013, com atividades para reconhecer iniciativas inovadoras que geraram re-sultado para a companhia e inspirar o rumo do Progra-ma de Inovação da empre-sa, o InoVamos, para o ano de 2014.

Como o conhecimento e a curiosidade são alguns dos valores essenciais do pro-grama, uma Ciranda de Li-vros foi realizada de forma colaborativa, e os funcioná-rios puderam emprestar li-vros uns aos outros, crian-do, assim, uma troca de conteúdo capaz de ampliar o referencial de todos os en-volvidos. Outra atividade construída de forma colabo-rativa foi o ciclo de palestras. Ao longo da semana, os pró-prios colaboradores com-

partilharam assuntos e rea-lizações de interesse pessoal com os demais. Além de ins-tigar a curiosidade dos parti-cipantes, foi mais uma forma de trabalhar conhecimen-to complementar, essen-cial para a inovação, além de instigar a curiosidade, for-ça fundamental das pesso-as criativas. Os temas traba-lhados foram: ‘Vivendo em trânsito: experiências e cau-sos pelo mundo’ (Fernan-do Koch); ‘Prática esporti-va auxiliando a qualidade de vida’ (Marcos Pontim e Le-andro Guimarães); ‘Levanta--te e anda’ (Takaite Takeha-ra e Tiago Cintra), Cidades Criativas: você como agen-te de transformação (Carlos Henrique Vilela); ‘Arquitetu-ra Espontânea: resgatando o passado (Jander Abdala).

Também foram apre-sentados os projetos de co-laboradores da Leucotron, das feiras de tecnologia das faculdades do Vale da Ele-trônica. Foram eles: Com-pilador Léxico (Evaldo Oli-

veira), Aeromóvel (Gabriela Sousa), Ex-Touch (Alessan-dra Azevedo), Módulo de segurança CB 5000 (Lud-mila Moreira), Controle de acesso à Academia (Ema-nuelle Cavalcanti), Looking for a bus (Ângelo Mote-rani), Tecnicook system (Rose Souza), Paraíso PET (Eduardo Souza), Repor-te Here (Renan Ramos) e Mundo Melhor (José Gilson da Rosa).

O último dia ficou marca-do pelo desafio Mão na Mas-sa, atividade que, a partir de uma metodologia de cocria-ção, permitiu que os colabo-radores inscritos participas-sem de um desafio prático de inovação. O encerramen-to da Semana de Inovação foi com o encontro ‘Inovação que deu certo’, em que foram reconhecidos os grandes inovadores do ano e apre-sentadas as ideias resultan-tes do programa InoVamos, da Leucotron, em 2012 e 2013, que trouxeram resul-tados para empresa.

rença este ano aqui em Santa Rita e que outros possam fazer o mesmo que vocês”, disse.

Já com relação à se-mana, o vice-prefeito e secretário de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, Wander Cha-ves, ressaltou o pionei-rismo do município em desenvolver esta ati-vidade. Agradeceu aos parceiros e apoiadores e disse que ela visa “dar mais qualidade de vida à população”.

CIDADES Edição 19 - 21/11/201308 Gazeta do Vale

Conselho de Esportes écriado em Paraisópolis

Carla Barbosa

No dia 21 de outubro, pessoas de alguma forma ligadas ao esporte em Pa-raisópolis participaram da primeira reunião para a criação de um conselho de esportes na cidade. O encontro aconteceu na Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Coordenada pelo pro-fessor e coordenador de

esportes Márcio Roveda Guimarães e pelo secre-tário de Educação, Cultu-ra, Esporte e Lazer, José Antônio Braga Barros, a reunião apresentou aos interessados as propos-tas contidas na lei apro-vada no dia sete de maio de 2013, que estabeleceu a criação do conselho no município.

O objetivo é criar ligar Administração Municipal

e os setores da socieda-de civil da área esportiva além de melhorar a orga-nização, gestão, qualida-de e transparência do es-porte municipal.

A equipe será com-posta por Presidente, Vice-Presidente, Secre-tário e demais represen-tantes da sociedade. O mandato dos membros do Conselho Municipal de Esporte é dois anos e as reuniões serão reali-zadas mensalmente.

De acordo com o pro-fessor Márcio, os mem-bros do Conselho já foram escolhidos na pri-meira reunião. Agora, os coordenadores aguar-dam a assinatura do de-creto pela prefeita Sílvia. Em seguida os membros serão nomeados e, pos-teriormente montarão o regimento interno do Conselho de Esportes para a realização da elei-ção da diretoria.

MARCOS SILVA

Encontro de trilheiros:esporte e lazer meio as

paisagens de ParaisópolisCarla Barbosa

A equipe ‘RED BUR-RO’, formada por 15 pilo-tos realizou a 4ª edição da ‘Trilha da Ventania’ no dia 10 de novembro. O encon-tro de trilheiros já reuniu mais de 250 pilotos e vie-ram de diversas cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Claro, Resende, Taubaté, Camanducáia, Monte Sião entre outras.

As inscrições eram fei-tas na hora no valor de R$50,00 reais. Esse valor era revertido em café da manhã, almoço com chur-rasco no ‘Espaço Alterna-tivo’ e lanche no ponto de apoio montado no ‘Bairro do Cantagalo’.

O percurso do pas-seio consiste em cerca de 60 km passando por tri-lhas esculpidas nas paisa-gens de Paraisópolis e se-guiu uma competição tipo PELL de velocidade em um percurso de 400 metros. O vencedor foi um piloto de Camanducaia.

A cobertura da trilha contou com filmagens fei-tas de um helicóptero, ofe-recido por um empresário de São Paulo que tam-bém participou do even-to. A equipe ‘Red Burro’, pretendo continuar reali-zando trilhas anualmente para além de proporcio-nar lazer e diversão, apre-sentar as belezas naturais de Paraíso.

ESPORTES 09Gazeta do Vale Edição 19 - 21/11/2013

COLUNA CUMÉ QUIÉ?

A insatisfação do brasileiro com a polícia militar cresce a cada dia mais, segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para integrar a 7ª edição do Anuário Bra-sileiro de Segurança Pública do Fó-rum Brasileiro de Segurança Públi-ca (FBSP). Esta pesquisa aponta que 70,1% da população não confia do tra-balho da polícia, 8,6 pontos percentu-ais acima do registrado no primeiro semestre de 2012.

Isso se deve por dois motivos: rea-ção truculenta das policias militares nos manifestos de junho e a facilidade de filmar por câmeras de celulares as abordagens policiais. As mídias alter-nativas, como no caso da “mídia ninja” (sigla para Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação), escancararam pela internet, na época dos protestos, ações abusivas da polícia como violência ex-cessiva, agressões desequilibradas contra qualquer um que estivesse na frente, policiais quebrando a própria viatura para incriminar manifestan-tes, policiais atirando dentro da casa de pessoas que filmavam os protestos etc. Ou seja, um grande despreparo da polícia militar que chocou o país. Isso tudo pode ser conferido no site YouTu-be a qualquer momento.

Infelizmente esse despreparo não é exclusivo das polícias que vemos pela TV ou nos vídeos na internet. As abor-dagens abusivas acontecem frequente-mente nas nossas cidades, nos nossos bairros, nas nossas ruas. Tudo bem de-baixo do nosso nariz. São policiais que agridem os abordados com tapas, chu-tes e violência verbal, sem que estes apresentem sinais de reação. São po-liciais que tentam impor respeito pelo medo. São policiais que constrangem o abordado em público como forma de autoafirmação de poder.

Por exemplo, neste último sábado, na cidade de Brazópolis, eu mesmo presen-ciei mais uma vez essa cena: dois poli-ciais abordaram um sujeito em frente a um bar muito movimentado, encurrala-ram-no agressivamente na parede, chu-taram suas canelas várias vezes, deram--lhe tapas na cabeça e jogaram seu boné no chão e não encontraram nada com ele. Eu estava do lado e pude observar que o sujeito não esboçou nenhuma re-ação durante toda abordagem e, obvia-mente constrangido do ocorrido, foi em-bora de cabeça baixa, ou seja, houve um imenso abuso de poder da policia na-quela situação. Se estendesse uma tenda de circo em cima, a cena se tornava um show de palhaçaria.

Isso acontece há tanto tempo que se tornou normal para nós, mas NÃO É. Constrangimento público e abuso de po-der É CRIME. O policial deve abordar o sujeito apenas depois de fundada sus-peita, respeitando-o por mais suspeito que seja. Mas o que acontece é que se o sujeito está de boné, chinelo, é negro e mora na periferia, já é motivo suficiente para o policial detectá-lo como suspei-to. Ta aí mais um crime, o de PRECON-CEITO.

Atenção! Para evitar abusos, filme toda a ação policial sempre. Todos te-mos câmera no celular. Se for abordado ou presenciar alguma abordagem abusi-va, pegue o seu celular e filme toda ação. Procure filmar o rosto do policial e até perguntar o nome dele. Ele não pode te impedir disso porque você está fiscali-zando o Estado. E em caso de registra-do abuso de poder, encaminhe o vídeo para o Ministério Público ou leve-o até a corregedoria da polícia local. Quem sabe com a expulsão de criminosos fardados a polícia retome o respeito popular.

Alfredo Paiva

O CRIME DO LADODE DENTRO DA FARDA

CIDADES Edição 19 - 21/11/201310 Gazeta do Vale

Projeto escolar homenageia Vinícius

Carla Barbosa

Poeta, compositor, es-critor, cantor, dramatur-go e diplomata. Vinicius de Moraes. No mês de ou-tubro, o ‘Garoto de Ipa-nema’ completaria 100

anos e para prestar uma homenagem a escola es-tadual Eulália Gomes de Oliveira, mobilizou, alu-nos, professores e fun-cionários.

O projeto denominado ‘Recordando Vinícius de

Moraes, reuniu trabalhos, teatro, desenhos, letras de músicas, cartazes, maque-tes entre outros, expostos na escola durante todo o mês de outubro, tendo 31, como dia principal de visi-tação das obras.

Vem aí a 4º edição do ‘É Vento na Praça’

Carla Barbosa

Mais uma vez o ‘Clu-be do Trem’, traz para a Praça Cel. José Vieira um dia diferente. A arte em suas variadas facetas. Música, fotografia, pin-turas, oficinas, entre ou-tros.

A programação é pré--estabelecida, porém, se o artista se interessar em expor os trabalhos sem ter feito inscrição, basta ocupar seu lugar nos cavaletes disponí-veis na praça.

Um dos diferenciais desse ano é o stand con-tendo instrumentos mu-sicais à disposição para quem quiser tocar.

O ‘É Vento’ é uma re-alização do Clube do Trem, apoiados pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e pelas empresas: Casa São José, Ótica São José e Cachaça Amélia.

Jazz agita Santa Rita do Sapucaí neste mês

Da redação

Também conhecida como o Vale da Eletrô-nica, pelas mais de 150 empresas de tecnologia que abriga, Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, acaba de ganhar uma nova atra-ção, bem diferente do que a cidade está acos-tumada: um festival de Jazz, Blues e Soul. O Vale Music Festival será realizado nos dias 22, 23 e 24 de novembro de 2013 e reunirá bandas regionais e artistas de peso no cenário nacio-nal e internacional. Se-rão ao todo 10 atrações, sendo 6 shows na pra-cinha em frente à ETE (Escola Técnica de Ele-trônica), 2 workshops educacionais, uma atra-ção infantil e gratui-ta na praça da cida-de (Praça Santa Rita) e uma festa com disco-tecagem de Jazz, Blues e Soul, no bar Parada Obrigatória, próximo à praça Santa Rita.

No sábado, 23/11, a principal atração será o “Zé Nazário Trio”,

que tocará por volta de 20h. A banda é liderada pelo baterista Zé Edu-ardo Nazário, que já to-cou com grandes nomes como John McLaughlin, John Stein, Hermeto Pascoal e Milton Nasci-mento, com quem gra-vou o álbum Clube da Esquina 2, de 1978. Também fazem parte do conjunto o pianista paulistano Daniel Gra-jew e o contrabaixista alemão Franz Herberg, formado na Berklee College of Music e autor do renomado álbum de jazz ‘Handmade’, grava-do ao lado de Nazário.

Já a tarde de sábado, por volta de 16h30, está reservada para a dupla “Sax in the Beats”, for-mada por um baterista e um saxofonista que se vestem de cavalo e de urso panda, respecti-vamente, e levam músi-ca de qualidade para as ruas de São Paulo. Eles farão uma apresenta-ção pelas ruas de Santa Rita e, logo em seguida se apresentarão na pra-cinha da ETE. Também se apresentará neste

dia, a banda “The Ho-wling Wolf Blues Band”, que vai trazer o melhor do Blues à cidade.

No domingo, 24/11, o destaque é o “Sandro Nogueira 4teto”, lidera-do pelo guitarrista que dá nome ao grupo e que também toca com gran-des nomes nacionais do Jazz, como o guitarrista Michel Leme, em outros projetos. Além do seu quarteto que começa a tocar por volta de 16h, Sandro Nogueira minis-trará um workshop gra-tuito de música, às 14h do mesmo dia. Em se-guida, se apresentarão as bandas “Patronagens Band” e “Sindicato do Groove”, em um exclusi-vo show acústico.

O outro workshop musical será do contra-baixista “Rafael Duval-le”, no bar Parada Obri-gatória, mesmo local onde acontecerá a festa de lançamento, no dia 22/11, sexta-feira.

Para mais informa-ções, acesse o site www.vmfestival.com.br .

Professora de Gonçalves é premiada em concurso

Carla Barbosa

Vanessa Baptista, pro-fessora de português na es-cola estadual “João Ribei-ro da Silva, em Gonçalves, é premiada no concurso re-alizado pela FAI - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação de Santa Rita do Sapucaí.

Denominado ‘Aluno Campeão e Professor Cam-peão, o concurso teve como objetivo descrever o que o professor fez ou faz para tornar as aulas mais moti-vantes, contribuindo para

a melhoria do processo en-sino-aprendizagem e do de-sempenho dos alunos.

A professora de Gon-çalves apresentou o proje-to “Literarte” e conquistou o 3° lugar e levou para casa como prêmio, um tablet e um Kit FAI. A escola tam-bém recebeu premiação em 1° lugar pelo maior núme-ro de redações inscritas no projeto, com o tema: “Como eu posso ser um Campeão na Vida”. Foram 118 reda-ções inscritas e o prêmio foi uma Smart TV de LED 42 polegadas.

Das 374 redações inscri-tas, Gonçalves ficou em 20° lugar entre as melhores re-dações do concurso, com a redação intitulada “Brindar a Vida” do aluno Luciano Aparecido da Rosa, turma 2º ano do Ensino Médio “A”.

Foram 48 escolas parti-cipantes com alunos do En-sino Médio regular, dentre elas, escolas particulares, estaduais e municipais, per-tencentes às Superinten-dências de Ensino de Pouso Alegre e Itajubá e também Cursinhos e cursos técnicos de disciplinas diversas.

CIDADES 11Gazeta do Vale Edição 19 - 21/11/2013

O que é Autismo?O autismo é um trans-

torno global do desenvolvi-mento que aparece nos três primeiros anos de vida. É marcado por três caracte-rísticas fundamentais:

* Incapacidade para in-teragir socialmente;

* Dificuldade no domí-nio da linguagem para co-municar-se ou lidar com jo-gos simbólicos;

* Padrão de comporta-mento restritivo e repeti-

tivo.O grau de comprometi-

mento é de intensidade va-riável: vai desde quadros mais leves, como a síndro-me de Asperger (na qual não há comprometimen-to da fala e da inteligência), até formas graves em que o paciente se mostra inca-paz de manter qualquer tipo de contato interpesso-al e é portador de compor-tamento agressivo e retar-

do mental.Causas - O autismo é

uma doença física vincu-lada à biologia e à quími-ca anormais no cérebro. As causas exatas dessas ano-malias continuam desco-nhecidas, mas essa é uma área de pesquisa muito ativa e provavelmente, há uma combinação de fatores genéticos e biológicos.

Diagnóstico - O diag-nóstico é essencialmente

‘Novembro Azul’ alerta para diagnóstico precoce

do câncer de próstataCarla Barbosa

Assim como o exame e diagnóstico, a campanha ‘Novembro Azul’ também ainda é pouco divulga-da. A campanha foi criada para conscientizar o sexo masculino nos aspectos da prevenção do câncer de próstata. A doença é o segundo câncer mais co-mum entre os homens. Conforme o Ministério da Saúde, são mais de 50 mil casos novos todo ano, com o número de mortes ultra-passando os 12 mil regis-

clínico (médico). Leva em conta o comprometimen-to e o histórico do pacien-te e norteia-se pelos cri-térios estabelecidos por DSM–IV (Manual de Diag-nóstico e Estatística da So-ciedade Norte-Americana de Psiquiatria) e pelo CID-10 (Classificação Interna-cional de Doenças da OMS).

Tratamento de Autis-mo - Um programa de tra-tamento precoce, intensivo

e apropriado melhora mui-to a perspectiva de crian-ças pequenas com autismo. A maioria dos programas aumentará os interesses da criança com uma progra-mação altamente estrutu-rada de atividades constru-tivas. Os recursos visuais geralmente são úteis. O tra-tamento do autismo tem mais êxito quando é dire-cionado às necessidades específicas da criança. Um

especialista, ou uma equi-pe experiente formada por neurologista, fonoaudiólo-go, psicólogo e terapeuta ocupacional deve desenvol-ver o programa para cada criança.

Se tiver alguma dúvida, procure um especialista.

Aparecida ScandolaFonoaudióloga do Espaço

Ser e Saber especialista em linguagem.

tros. O mês de novembro é

marcado no dia 17, pelo Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata.

O tema da campanha – Um Toque, um Drible – pretende conscientizar os homens sobre a neces-sidade de se submeter a exames preventivos.

Na fase inicial, o cân-cer da próstata não costu-ma apresentar sintomas. Quando surgem são pa-recidos com os do cresci-mento benigno da prósta-ta: dificuldade de urinar

e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avança-da, a doença pode provo-car dor nos ossos, proble-mas para urinar e, quando mais grave, infecção gene-ralizada ou insuficiência renal.

O tratamento vai de-pender do estágio da do-ença, e pode ser feito com cirurgia, radioterapia, tra-tamento hormonal e algu-mas vezes apenas obser-vação médica.

Informações - INCA

CIDADES Edição 19 - 21/11/201312 Gazeta do Vale

Cebola do outback

Ingredientes- 4 cebolas grandes- 1 litro de água- 2 colheres (sopa) de sal- 1 xícara (chá) vinagre- 1 litro de leite- 5 ovos inteiros- 2 colheres (sopa) de quei-jo ralado- 1 colher de sopa de salsa desidratada- 1 colher de sopa de pi-menta-do-reino moída na hora- 1 colher de chá de orégano- Sal a gosto

Para empanar:- 500 g de farinha de trigo- 5 colheres de sopa de

fubáModo de preparo

- Um dos segredos do pre-paro da receita é a forma de se cortar as cebolas.- Corte-as a partir do topo, do meio da cebola vá fa-tiando, como se fatia uma torta.- Ela vai ficar dividida em go-mos, vai se abrir. Cada tira você corte em três pedaços.- Numa vasilha, faça uma salmoura com água gela-da, sal e vinagre.- Coloque as cebolas e dei-xe de molho na geladeira por 2 horas.- Retire as cebolas da sal-

moura, coloque-as de ca-beça para baixo numa ou-tra vasilha para escorrer o excesso de água.- Leve-as para a geladei-ra novamente e deixe por mais 1 hora antes de fritar.- Bata no liquidificador (ou não com uma colher) o leite, os ovos e o queijo ra-lado. Coloque numa tigela e acrescente os temperos.Mergulhe a cebola nesta mistura, retire o excesso e empane na farinha de tri-go com fubá.- Retire o excesso de fari-nha, dando leves batidas e frite em óleo bem quente.

GASTRONOMIA Parceria entre Esporte e Saúde levam qualidade de

vida à população deParaisópolis

Carla Barbosa

Denominado ‘Ativi-dade Física Para Todos’, o projeto é fruto de uma parceria entre os departa-mentos de Esporte e Saú-de em Paraisópolis. As au-las são ministradas no Parque Municipal ‘Antô-nio Felix Teixeira’, o Perni-longão, das 7h ás 9h, todas as quartas-feiras.

O projeto teve início

no mês de setembro e já reúne em torno de 30 alu-nos. A inscrição pode ser feita no próprio local e as atividades são gratuitas. Qualquer pessoa pode participar.

Acompanhados pelo professor de educação fí-sica Nílson Carvalho e pela enfermeira Norma Dalva de O. Santos, são realizados alongamentos, caminhadas, exercícios e

medição da pressão ar-terial, antes e depois das atividades.

Nílson pretende ex-pandir as aulas e acres-centar outros equipa-mentos como colchonetes, bastões e caneleiras.

O principal objetivo como é proporcionar saú-de para a população, me-lhoria na qualidade de vida, combate ao sedenta-rismo e a obesidade.

FOTOS: NILSON CARVALHO

SOCIAL PET 13Gazeta do Vale Edição 19 - 21/11/2013

SOCIALPET

Gabriel e Lulu gostam de �icar assim, tranquilos, só curtindo o dia

Olha aí o Marcos fazendo sua Yoga

Lívia e Menininho, amigos inseparáveis

Cão volta a andar comcadeira de rodas feita em casa

Carla Barbosa

Apolo é um cão de 16 anos que perdeu boa par-te dos movimentos das patas por conta da idade e se arrastava pelo chão. Mas, a história de Apolo mudou no dia 17 de no-vembro, quando os vo-luntários Andressa Rosa, Rubinho, José Carlos Fa-ria, Eugênia Maria Dias e a dona do animal, Irace-ma Tavares, confecciona-ram uma cadeira de ro-das para ele.

Utilizando modelos encontrados na internet e utilizando como mate-rial base, canos de PVC, em pouco tempo, a ca-deira estava pronta para transportar o animal.

O cão já estreou a ca-

deira e pelo visto apro-vou. O sucesso da pro-dução fez com que os voluntários decidissem confeccionar novas uni-dades para famílias que não possam adquirir uma com material mais

sofisticado.O próximo a receber

a cadeira será o Dim-bú que também perdeu os movimentos das per-nas por razões psicoló-gicas, como apontaram os exames.

Edição 19 - 21/11/201314 Gazeta do ValeSOCIAIS

A semana co-meça influen-ciada pela Lua Cheia em Touro e vai movimen-tar suas finan-ças em ritmo bastante acele-rado. Negócios

que tiveram início há duas se-manas começam a mostrar re-sultados e certamente serão to-dos positivos.

Sua vida está ba-sicamente volta-da para o amor e os relaciona-mentos neste período, que ain-da dura algumas semanas. Caso ainda não tenha

conhecido ninguém, prepare--se, pois uma nova paixão baterá em sua porta. Mantenha os olhos abertos pois a semana promete.

Semana influen-ciada pela Lua Cheia em Tou-ro promete mo-vimentar suas emoções. Algu-mas novidades no trabalho po-dem surgir du-

rante a semana. Marte em Vir-gem movimenta os assuntos domésticos. Um relacionamen-to importante vai se aprofundar.

Um projeto apre-sentado e que envolve um tra-ballho em equipe pode ser aprova-do, mas seu início não será antes de duas semanas. Vênus continua

em Capricórnio trazendo seriedade e mudanças que podem ser positi-vas aos seus relacionamentos, o que pode culminar num namoro.

A atual posi-ção da lua po-derá influenciar em sua semana, movimentan -do sua carreira e vida profissio-nal. Você pode-rá ser convida-

do para participar de um novo projeto na sua ou em outra em-presa. O momento é de expan-são profissional.

Caso esteja pen-sando em plane-jar ou fazer uma viagem interna-cional, pode ar-rumar as malas. Um contato com um estrangeiro ou empresa es-

trangeira poderá trazer grandes benefícios à sua carreira. Fique atento às oportunidades. Tome cuidado com os excessos.

A semana tra-rá mudanças in-teressantes à sua vida emocional. Isso pode significar muita coisa, desde um relacionamen-to que se aprofun-da e muda de al-

guma maneira a sua vida, ou que deixará para trás alguns sentimentos.

Vênus em Capri-córnio começa a deixar a pres-são de Plutão e Urano para trás e suas finanças passam por um momento de melhora. A fase

é ótima para novos investimentos e início de projetos.

O momento en-volve um roman-ce que pode tor-nar-se algo mais sério. Caso este-ja só, é possível que conheça al-guém mais velho e mais maduro

que você. O momento é para re-novação de compromissos.

As responsabilida-des pessoais po-dem entrar em choque com as profissionais, ti-rando seu equi-líbrio e tranqui-lidade. Procure equilibrar as duas

áreas sem estresse. Sensualidade à flor da pele.

Novas amiza-des chegam até você e as anti-gas serão reno-vadas. O mo-mento envolve uma viagem rá-pida ou o iní-cio de um curso

também rápido. Um novo amor pode surgir do nada.

A semana vai movimentar seus relacionamen-tos, tanto os pes-soais quanto os profissionais. O momento envol-ve a continuida-de de algumas

negociações comerciais, mas tam-bém pode envolver um namoro.

Horóscopo

Amigos evitam trânsito sentido litoral e optam pela tranquili-dade do Distrito de Costas em Paraisópolis no feriado

Parabéns Isayas Nogueira, que fez aniversário dia 20 de novembro. São os votos de seu pai Dimas, mãe Cláudia e irmã

Isabel

Amigas reunidas curtindo o aniversário da Denise

Parabéns para o Rafael, que fez aniversário dia 3/11

Parabéns para a Maiara, que fez aniversário no dia 3/11

Parabéns, Andrea, pelo aniversário realizado no dia 6 de novembro

Parabéns para Rebeca de São José dos Campos que completou 10 anos no dia 12

de novembro, mesmo dia em que fez 1ª comunhão

CLASSIFICADOS 15Gazeta do Vale Edição 19 - 21/11/2013

Imóveis CastroFone: (35) 3651-1212

www.imoveiscastro.imb.br/imoveiscastro@yahoo.com.br

- Bairro Cascavel em Paraisópolis7,5 alqueires/pasto formado c/

nascente própria/beira da estra-da do Bairro.

Apenas R$ 175 mil

- Casa em Conceição dos Ouros(centro)

03 dorm/sala/copa/coz caipi-ra/02 garagens/quintal

Valor: R$ 300 mil- troca por siti o

-Em Paraisópolis área industrialCom 70 mil m2 3km do trevo

frente para a RodoviaValor: R$ 290 mil

- Bairro Cascavel em Paraisópolis02 alqueires limpo vista privilegiada

Acesso e topografi a óti maOportunidade

Valor : R$ 55 mil

-Em ParaisópolisFazenda de 70 alqueires/pas-to formado/curral/10 km da

cidadeValor: R$ 25 mil por alqueires

ImóveisCastro a Sua imobiliária os melhores negócios

estão aqui.Casa/terrenos/chácaras/ síti os e

fazendas

-Residencial Paraíso em Parai-sópolis. Casa nova c/ 03 dorm/

sal/coz/bhValor 115 mil

óti ma localização

- Bairro dos Moreiras em Paraisó-polis. Chacrinha com casa/água/

luz/fácil chegadaBeira da estrada

Valor: 45 mil

- Residencial Veríssimo em Parai-sópolis

Lote de 400 m2Óti ma topografi a

Escritura okValor: R$ 60mil

- Bairro Santa Vitoria em Paraisó-polis. Chácara de ½ alqueires c/ casa, água, luz/ pomar/poço p/

peixe/córregoEscritura Ok

Valor: R$ 25 mil

Residencial Paraíso em Paraisó-polis. Casa nova c/ 02 dorm/sala/coz/lavanderia/varanda/porão/

quintalValor R$ 100 mil

- Residencial Paraíso em ParaisópolisLote de 300 m2

Murado/escritura okValor: R$ 45 mil

VENDE Assadeira de Frango de bandeja, Assa-deira de costela no bafo e outros ma-

quinários para açougue. Fone para Contato

(35) 9877 - 2184 ou 8455 - 3720

CRISTINA IMÓVEIS(35) 3651-1473

(35) 9916-5042 OU 8462-3035 - CLARO (35) 9214-5484 - TIM / (35) 9728-4083 - VIVO

LOTE NO BOA VISTA IILOTE 13, QUADRA C, 560 M²,

RUA FLAMBOYANTVALOR: 60.000,00

CASA PRÓXIMO AO CENTROPARTE SUPERIOR: 02 DORMI-TÓRIOS, SALA, COZINHA, BA-NHEIRO, ÁREA DE SERVIÇO,

QUINTAL PEQUENO, GARAGEM,

PARTE INFERIOR: SALA, COZI-NHA, BANHEIRO, 01 DORMI-

TÓRIO E QUINTALVALOR: 130.000,00

LOTE NO RESIDENCIAL PARAISO150 M²

5,00 X 30,00QUADRA F, LOTE 06

RUA LEÔNIDAS PEREIRA DIAS,VALOR: R$: 20.000,00

02 BELAS CASAS NO BOA VISTA II02 DORMITÓRIOS, SALA, COZINHA

AMERICANA, ÁREA DE SERVIÇO, ENTRADA PARA

CARRO.VALOR: 115.000,00 CADA

LOTE NO JOSÉ VERÍSSIMO 237,5 M²

9,50 DE FRENTE X 25,00 DE LADO

VALOR: 37.000,00

LOTE NO VILA RICAÁREA: 712 M²

VALOR: 120.000,00

LOTE NO BOA VISTA IILOTE 01, QUADRA D, 287,23 M³AV. EGIDIO DIAS DE CARVALHO

VALOR: 45.000,00

Leia os Salmos 16,23,27,91,121,por 3 dias. Mandar publicar no

terceiro dia. Fazer 1 pedido impossível e 2 pedi-dos difí ceis. Você verá o que acontece no

4º dia (F.H.S)

Leia os Salmos 16,23,27,91,121,por 3 dias. Mandar publicar no

terceiro dia. Fazer 1 pedido impossível e 2 pedi-dos difí ceis. Você verá o que acontece no

4º dia (T.C.H)

CIDADES Edição 19 - 21/11/201316 Gazeta do Vale