A 2ª guerra mundial 1941 a 1943 - 2013

Post on 04-Jun-2015

383 views 3 download

Transcript of A 2ª guerra mundial 1941 a 1943 - 2013

• No dia 22 de junho de 1941, três milhões de soldados alemães invadem a União Soviética,na Operação Barbarossa. Poucas horas antes do ataque, os alemães retiram a camuflagem de seus veículos, arrastam canhões para fora de seus esconderijos e os posicionam para funcionar.

• E então, bem mais de 3 milhões de soldados da Wehrmacht cruzam a fronteira, acompanhados por 3.600 Panzers (blindados), 2.700 aviões e mais de 750.000 cavalos atrelados a canhões, veículos de abastecimento e ambulâncias. A maior força militar de ataque que jamais existiu.

• Os alemães dividiram suas forças em três grandes grupos de assalto. Os Exércitos do Norte, sob comando do General Von Leeb possuía 57 divisões e sua missão era ocupar os Estados Bálticos e unir-se com os finlandeses em Leningrado.

• Os Exércitos do Centro, sob comando do General Von Bock, composto por 45 divisões tinha como missão dirigir-se a Moscou. Os Exércitos do Sul, sob chefia do General Von Rundstedt, com 38 divisões iria para as férteis regiões da Ucrânia e depois para a região do Cáucaso, rico em minérios e petróleo.

• Surge, em Moscou, o pânico. Milhares de pessoas tentam fugir. E invadem os trens nas estações ferroviárias. Stalin decreta o Estado de Sítio na cidade, e manda a polícia política perseguir fugitivos e saqueadores.

• Mas o clima do outono soviético,faz a ofensiva alemã parar em poucas semanas. Depois da primeira nevasca bem muitos dias de chuva; as estradas se transformam em canais de lama intransitáveis para os blindados; cavalos se afogam nos leitos caudalosos dos rios; peças de artilharia afundam até o eixo das rodas na sujeira.

• Em Tóquio, um agente secreto dos soviéticos obtém a informação vital: o Japão travará uma guerra no Pacífico. Isso significa que, de início, não haverá perigo para a URSS, a leste. Informado da novidade, Stalin manda transferir divisões estacionadas na Sibéria para a ameaçada Moscou.

• Em novembro de 1941 (ainda no outuno) as temperaturas em Moscou despencam para -20ºC. Entrincheirados à frente de Moscou, os alemães são obrigados a usar picaretas para quebrar o gelo que prende ao solo os seus veículos e canhões. Mesmo com os motores em funcionamento, a água dos radiadores congela.

• Muitos soldados alemães já lutam dentro de botas rasgadas ou sapatos que eles mesmos fabricaram. Com palha. A maioria ainda usa seus uniformes de verão. Um número incontável desses soldados apresenta sinais de congelamento, à noite, nas trincheiras e nos buracos que escavaram na terra para se proteger da geada e das tempestades de neve.

• No dia 03 de julho, Stalin, conclama seus cidadãos através de um discurso pelo rádio, para "a grande guerra em defesa da Pátria". Em toda parte, seu povo deve se revoltar, inclusive atrás das linhas alemãs, em uma guerrilha. Os alemães entendem a parte da mensagem dirigida a eles: os cidadãos soviéticos defenderão sua terra natal com todos os meios possíveis, nessas condições, os agressores não podem contar com o respeito aos direitos dos povos.

• Hitler não se importa: "A guerra de guerrilha", explica ele em uma reunião, "nos oferece a possibilidade de exterminar tudo o que se opuser a nós".

• O socorro não chega e a mortalidade é grande. No dia 5 de dezembro, as tropas de Stalin atacam pela primeira vez. Muitos soldados usam jaquetas forradas, toucas de pele e botas espessas de feltro. Algumas unidades se movem sobre esquis.

Soldados Soviéticos:

Soldados alemães:

• Apesar de todas as dificuldades: o Exército Vermelho está muito mal equipado; às vezes, 5 soldados compartilham o mesmo fuzil. Em outras unidades há tão poucas pás que os homens usam seus capacetes de aço para cavar trincheiras. Com determinação e a ajuda do inverno, as tropas soviéticas vão aos poucos vencendo os alemães.

• Os alemães subestimaram os soviéticos, apesar de tudo, pois agora não se tratava de conquistar pequenos países da Europa Ocidental e sim uma região que só em sua área européia, tinha mais de 05 milhões de quilômetros quadrados, duas vezes e meia superior a da Europa Ocidental.

Leningrado:

• Em nenhuma outra cidade morrem tantas pessoas, durante a Segunda Guerra Mundial, como em Leningrado. O exército alemão sitiou a cidade durante quase 900 dias. Em setembro de 1941, o exército militar alemão Norte chega aos subúrbios de Leningrado.

• Adolf Hitler manda isolar a cidade de todas as formas de abastecimento. Ele não quer ocupá-la, propriamente. Só destruí-la. Mas os alemães não possuem peças de artilharia e aviões suficientes para arrasar a cidade. Além disso, eles não conseguem fechar o cerco completamente: o Exército Vermelho consegue dominar uma área a leste da metrópole, e com isso controla o Lago Ladoga.

• É através deste lago que os russos levam mantimentos à cidade; no verão, com canoas, e no inverno deslocando-se sobre o gelo. Ainda assim, o abastecimento é insuficiente para atender às necessidades dos habitantes, que estão sendo evacuados muito lentamente, Josef Stalin está mandando desmontar e transportar para longe as fábricas.

• Já no primeiro inverno em que a fome assola a população (virada de 1941 para 1942), as pessoas começam a matar cães e gatos, cozinham correias de couro e preparam uma espécie de mocotó feito de cola de carpinteiro. A uma temperatura de -40ºC e sem lenha para poderem se aquecer, elas queimam seus móveis.

• Seguem-se mais dois invernos de bloqueio. Cinco vezes as tropas de Stalin tentam romper o cerco, mas eles não têm tanques, nem canhões ou munição suficientes.

• Somente no dia 27 de janeiro de 1944 os moradores que sobreviveram ao calvário de Leningrado podem festejar sua libertação pelo Exército Vermelho. Dois milhões de civis perderam a vida durante o prolongado sítio, 30% da população. A maioria morreu de fome.

A Batalha de Stalingrado:

• A Batalha de Stalingrado é um dos mais famosos e decisivos confrontos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e aconteceu em Stalingrado (que hoje se chama Volgogrado). A luta foi travada entre os exércitos da Alemanha e da União Soviética; depois de quase um ano de confrontos, os soviéticos venceram. Esta batalha é considerada o início da derrota alemã na 2ª Guerra.

• O início do conflito ocorre em 19 de agosto de 1942 com um ataque aéreo sobre a cidade. Sua captura era importante para a máquina de guerra alemã em diversos aspectos, o principal sendo que Stalingrado era a principal cidade industrial da região do rio Volga,

• que era uma importante rota de comunicação indispensável entre o Mar Cáspio e o norte da Rússia; se conseguissem dominar Stalingrado os alemães chegariam até Moscou e a invadiriam. Isso explica a resistência feroz da maioria dos habitantes da cidade.

• Segundo os relatos históricos, mulheres sem nenhuma experiência em combate agora estavam à frente das baterias antiaéreas, soldados se atiravam debaixo dos tanques alemães com granadas ativadas, prédios e locais públicos mudavam de mão várias vezes em um único dia.

• Combates de casa a casa eram frequentes, dando uma ideia de quão sanguinária e encarniçada foi a disputa pelo controle da cidade.

Stalingrado: 02/02/1943

• A luta chegou em um ponto no qual os alemães tomaram 90% de Stalingrado.Hitler empenhou praticamente toda a sua força militar no leste pela conquista da cidade, também forçando as tropas a agir do modo mais rápido possível, repetindo a já famosa prática de guerra alemã de tomada rápida de território, batizada de “blitzkrieg” (guerra-relâmpago).

• O clima terrível a desgastante situação: perda de tanques, aviões e armas acabariam por esgotar o exército alemão, que tinha ordens de Hitler para não recuar, nem se render.

• Hitler promoveu o comandante alemão, Von Paulus, pouco antes do fim da batalha pela cidade, ao posto de marechal-de-campo, o mais alto do exército.

Marechal Von Paulus:

• Com esta promoção, Hitler deixava implícito que Von Paulus deveria se manter no seu posto até a morte e o fim de seu exército, pois na história militar alemã, até então, nenhum marechal-de-campo havia se rendido.

• Desobedecendo às ordens de Hitler, Von Paulus rende o que sobrou do exército nazista aos soviéticos no dia 02 de fevereiro de 1943. Era o fim da Batalha de Stalingrado e o início da queda da Alemanha.

O Ataque Japonês a Pearl Harbour - 1941

• O Japão era chamado de império nipônico, governado por um imperador, que não possuía boas relações com os Estados Unidos. Os norte-americanos não entraram diretamente na guerra; sua participação era indireta, fornecendo armas, munições entre outros produtos, para a Europa.

• Mas enquanto isso, preparavam seus exércitos e armamentos em suas bases localizadas em pontos estratégicos do planeta. A base norte-americana de Pearl Harbour, localizada no Oceano Pacífico, era um importante ponto para a estratégia militar dos Estados Unidos e do que viria a ser mais tarde os Aliados.

• A localização da base de Pearl Harbour atrapalharia os japoneses que estavam expandindo seus domínios pelos territórios da Ásia, seria um grande problema caso os Estados Unidos entrassem na guerra e passassem a combater os japoneses.

• A netrada dos Estados Unindos na guerra atrasaria ou tornaria impossível os planos do Império Japonês. Por isso, o exército japonês, comandado pelo General Nagumo, elaborou um ataque surpresa à base de Pearl Harbour para neutralizar a ação do exército e da marinha dos Estados Unidos no Oceano Pacífico.

• Na manhã do dia 7 de dezembro de 1941, a Marinha Imperial Japonesa atacou a ilha no Havaí onde estavam muitos militares norte-americanos. Naquela manhã, os aviões dos japoneses passaram pelo radar, que havia sido instalado no dia anterior, confundidos com aviões do exército dos Estados Unidos

• Alguns aviões norte-americanos foram abatidos no caminho pelos japoneses, que conseguiram alcançar o coração da base para o grande ataque.

• Eram 353 aviões japoneses e mais cinco submarinos. Os aviões atacaram em duas vagas, a primeira, formada por 186 torpedeiros-bombardeiros vulneráveis, aproveitou a surpresa do ataque para bombardear os navios no porto; já a segunda vaga, formada por 168 aviões, atacou a base aérea naval e marinha no centro de Pearl Harbour.

• Os norte-americanos não poderiam prever o ataque, ficando então vulneráveis na defesa. A oposição ocorreu apenas em fogo antiaéreo naval no decorrer da investida japonesa.

• O saldo do ataque foi cruel para os Estados Unidos, 11 navios e 188 aviões foram destruídos, deixando 2403 militares e 68 civis mortos. Além disso, mais 159 aviões ficaram seriamente danificados e 1178 pessoas feridas.

• O saldo para o Japão foi de 29 aviões abatidos, 74 danificados e os cinco submarinos perdidos. O Ataque Japonês à Pearl Harbour determinou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial e deu início à Guerra no Pacífico.

• No dia 08 de dezembro de 1941, os Estados Unidos declararam guerra ao Japão e, logo em seguida, a Alemanha declarou guerra aos Estados Unidos.