A américa pré colombiana

Post on 12-Feb-2017

75 views 0 download

Transcript of A américa pré colombiana

A América pré-colombianaA América pré-colombiana

Quando os europeus chegaram à América, o continente já era povoado, com Quando os europeus chegaram à América, o continente já era povoado, com aproximadamente 50 milhões de pessoas. aproximadamente 50 milhões de pessoas.

• • Os índiosOs índios →→ a denominação de índios dada aos habitantes da América tem a denominação de índios dada aos habitantes da América tem a ver com o fato de Colombo ter pensando que havia chegado à Índia. a ver com o fato de Colombo ter pensando que havia chegado à Índia. Assim, o fato de chamarmos os primeiros moradores do continente Assim, o fato de chamarmos os primeiros moradores do continente americano de “índios”, denota uma visão europeizada sobre a história da americano de “índios”, denota uma visão europeizada sobre a história da América.América.

As origens do homem americanoAs origens do homem americano

As pesquisas concluíram que todos os fósseis humanos encontrados As pesquisas concluíram que todos os fósseis humanos encontrados na América são mais jovens que os encontrados nos outros na América são mais jovens que os encontrados nos outros continentes. Portanto, os cientistas acreditam que o homem continentes. Portanto, os cientistas acreditam que o homem

americano não é oriundo da América (autóctone), americano não é oriundo da América (autóctone), mas que ele migrou de outras partes do planeta.mas que ele migrou de outras partes do planeta.

A teoria asiáticaA teoria asiática

• • Período de ocupaçãoPeríodo de ocupação → → a Teoria Asiática defende que os primeiros a Teoria Asiática defende que os primeiros povoadores teriam chegado á América entre povoadores teriam chegado á América entre 50 e 12 mil 50 e 12 mil anos atrás. anos atrás.

• • O caminho O caminho → → para os defensores dessa teoria, os primeiros para os defensores dessa teoria, os primeiros habitantes do continente vieram da Ásia, passando pela Sibéria e habitantes do continente vieram da Ásia, passando pela Sibéria e entrando na América pelo entrando na América pelo Estreito de Bering. Estreito de Bering.

A passagem de BeringA passagem de Bering

Detalhe do Estreito de Bering Detalhe do Estreito de Bering

▪ ▪ Base de sustentação Base de sustentação → → essa teoria ganha sustentação quando essa teoria ganha sustentação quando se comparam semelhanças nos aspectos físicos e culturais dos se comparam semelhanças nos aspectos físicos e culturais dos primeiros moradores da América com os asiáticos.primeiros moradores da América com os asiáticos.  

Teoria Malaio PolinésiaTeoria Malaio Polinésia

• • Período de ocupação Período de ocupação → → essa teoria diz que os primeiros moradores da essa teoria diz que os primeiros moradores da América chegaram entre 10 e 4 mil anos atrás. América chegaram entre 10 e 4 mil anos atrás.

• • O caminho → O caminho → segundo essa teoria, os primeiros povoadores teriam vindo segundo essa teoria, os primeiros povoadores teriam vindo de ilha em ilha em canoas, ao longo de várias gerações, até chegarem ao de ilha em ilha em canoas, ao longo de várias gerações, até chegarem ao litoral americano e, daí, espalharam-se pelo continente. litoral americano e, daí, espalharam-se pelo continente.

    

O caminhoO caminho

• • Base de sustentaçãoBase de sustentação → → várias tribos da América usam armas como a várias tribos da América usam armas como a zarabatana, tambores de pele, veneno para pescar e constroem casas sobre zarabatana, tambores de pele, veneno para pescar e constroem casas sobre árvores, tais como os grupos nativos da Polinésia. árvores, tais como os grupos nativos da Polinésia.

ConclusãoConclusão

Essas teorias, isoladas, não Essas teorias, isoladas, não explicam a origem do homem na explicam a origem do homem na

América, já que o ameríndio América, já que o ameríndio pode ter chegado nesse pode ter chegado nesse

continente por pelo menos três continente por pelo menos três correntes migratórias diferentes. correntes migratórias diferentes. Uma coisa é certa: quando os Uma coisa é certa: quando os

europeus chegaram à América, europeus chegaram à América, ela já estava ocupada, no ela já estava ocupada, no

mínimo, há quatro mil anos.mínimo, há quatro mil anos.

As diferentes nações indígenas As diferentes nações indígenas

►►Neste estudo vamos dividir as diferentes nações indígenas que Neste estudo vamos dividir as diferentes nações indígenas que habitavam a América no período inicial da colonização em dois grupos: habitavam a América no período inicial da colonização em dois grupos:

  • • Primeiro grupoPrimeiro grupo →→ o primeiro grupo é formado pelos agricultores, o primeiro grupo é formado pelos agricultores, caçadores e coletores. Nele incluímos os sioux, da América do Norte, e os caçadores e coletores. Nele incluímos os sioux, da América do Norte, e os tupis-guaranis, da América do Sul tupis-guaranis, da América do Sul

  • • Segundo grupo Segundo grupo → → esse grupo é formado pelas grandes civilizações esse grupo é formado pelas grandes civilizações agrícolas. Como exemplo dessas grandes civilizações agrárias, vamos agrícolas. Como exemplo dessas grandes civilizações agrárias, vamos estudar os estudar os MAIAS, os ASTECAS e os INCAS. MAIAS, os ASTECAS e os INCAS.

Localização das grandes civilizações agráriasLocalização das grandes civilizações agrárias

Os astecasOs astecas

A lendaA lenda

Dizia um lenda asteca que deus Huitzilopochtli prometeu conduzir o Dizia um lenda asteca que deus Huitzilopochtli prometeu conduzir o seu povo da região Aztlãn, no sul do atual EUA, até a área onde seu povo da região Aztlãn, no sul do atual EUA, até a área onde hoje está a capital do México. Ali deveriam erguer um templo e hoje está a capital do México. Ali deveriam erguer um templo e

construir uma cidade, numa ilha rochosa a qual se avistaria uma construir uma cidade, numa ilha rochosa a qual se avistaria uma “uma águia devorando uma serpente”. “uma águia devorando uma serpente”.

A localização de TenochtitlánA localização de Tenochtitlán

Detalhe de TenochtitlánDetalhe de Tenochtitlán

Vista aérea de TenochtitlánVista aérea de Tenochtitlán

Características políticasCaracterísticas políticas

● ● A formação do império A formação do império →→ a fundação da cidade ocorreu em 1325, a fundação da cidade ocorreu em 1325, numa ilha do lago Texcoco, no México. A partir de Tenochtcitlán, numa ilha do lago Texcoco, no México. A partir de Tenochtcitlán, conquistaram cidades e povos vizinhos, formando um império. conquistaram cidades e povos vizinhos, formando um império.

● ● A guerra A guerra → → a guerra era uma das atividades centrais dos astecas. Por a guerra era uma das atividades centrais dos astecas. Por meio dela, dominavam outras sociedades, obrigando-os a pagar tributos. meio dela, dominavam outras sociedades, obrigando-os a pagar tributos.

A pujança de TenochtitlánA pujança de Tenochtitlán

►►Os tributos pagos pelos povos dominados transformaram Tenochtitlán em Os tributos pagos pelos povos dominados transformaram Tenochtitlán em uma bela cidade. Estima-se que a cidade tivesse 300 mil habitantes e o uma bela cidade. Estima-se que a cidade tivesse 300 mil habitantes e o império reunia 11 milhões de pessoas. império reunia 11 milhões de pessoas.

EconomiaEconomia

►►A economia era basicamente agrícola, com produção de A economia era basicamente agrícola, com produção de milhomilho, , feijão, tabaco, algodão e cacau. feijão, tabaco, algodão e cacau.

As chinampasAs chinampas

► ► Os astecas construíam terraços sobre as águas dos lagos, nos quais Os astecas construíam terraços sobre as águas dos lagos, nos quais cultivavam flores e hortaliças. Eram pequenas ilhas artificiais, feitas com cultivavam flores e hortaliças. Eram pequenas ilhas artificiais, feitas com a lama das margens dos lagos. a lama das margens dos lagos.

A religiãoA religião

● ● O politeísmo → O politeísmo → os astecas eram politeístas e construíam templos os astecas eram politeístas e construíam templos para os deuses: para os deuses:

●● Tatloc → Tatloc → Deus da chuva e do Trovão; Deus da chuva e do Trovão;

●● Quetzalcoatl → Quetzalcoatl → deus do vento, da escrita e do calendário e das artes; deus do vento, da escrita e do calendário e das artes;

●● Xipe Toltec → Xipe Toltec → deus dos ourives, e muitos outros. deus dos ourives, e muitos outros.

Organização socialOrganização social

►►A sociedade asteca também era rigidamente hierarquizada. Vejamos A sociedade asteca também era rigidamente hierarquizada. Vejamos quais eram esses grupos sociaisquais eram esses grupos sociais

▪ ▪ O governante → O governante → o governante semidivino, situava-se no topo da pirâmide o governante semidivino, situava-se no topo da pirâmide social, social,

▪ ▪ Primeiro grupo socialPrimeiro grupo social → → era composto pela aristocracia, pelos artesãos era composto pela aristocracia, pelos artesãos de elite e comerciantes.de elite e comerciantes.

▪ ▪ Terceiro grupo social Terceiro grupo social →→ os camponeses e os escravos. os camponeses e os escravos.

Aspectos culturais e científicosAspectos culturais e científicos

Os astecas possuíam uma escrita pictográfica, um sistema Os astecas possuíam uma escrita pictográfica, um sistema numérico vigesimal e um calendário solar. Até hoje é numérico vigesimal e um calendário solar. Até hoje é

possível admirar as pirâmides e as construções possível admirar as pirâmides e as construções arquitetônicas imponentes, o que permite arquitetônicas imponentes, o que permite

constatar a importância da religião constatar a importância da religião politeísta na cultura asteca.politeísta na cultura asteca.

O calendário astecaO calendário asteca

▪ ▪ Divisão dos meses Divisão dos meses → → o calendário asteca dividia o ano em 18 o calendário asteca dividia o ano em 18 meses de 20 dias, cada um representado por um símbolo: crocodilo, meses de 20 dias, cada um representado por um símbolo: crocodilo, lagarto, serpente, macaco, égua, coelho, casa, vento etc. lagarto, serpente, macaco, égua, coelho, casa, vento etc.

► ► 18 meses x 20 dias = 36018 meses x 20 dias = 360 dias dias

Os dias dos sacrifíciosOs dias dos sacrifícios

►►Havia 5 dias especiais dedicados aos sacrifícios. Dessa forma Havia 5 dias especiais dedicados aos sacrifícios. Dessa forma completava os 365 dias do ano solar.completava os 365 dias do ano solar.

A civilização inca: os filhos do solA civilização inca: os filhos do sol

LocalizaçãoLocalização

Machu PicchuMachu Picchu

Características políticasCaracterísticas políticas

▪ ▪ Estado Teocrático → Estado Teocrático → o Estado inca era uma monarquia teocrática, o Estado inca era uma monarquia teocrática, tendo o imperador, ou Inca, como um deus, descendente do Sol.tendo o imperador, ou Inca, como um deus, descendente do Sol.

Atividades econômicasAtividades econômicas

► ► As terras pertenciam ao Estado, assim como a maior parte dos rebanhos e das minas. Os As terras pertenciam ao Estado, assim como a maior parte dos rebanhos e das minas. Os camponeses trabalhavam na terra, e o Estado concedia a eles uma parte da produção.camponeses trabalhavam na terra, e o Estado concedia a eles uma parte da produção.

• • A mita → A mita → a exploração dos camponeses pelo Estado se manifestava também pela mita, ou seja, a a exploração dos camponeses pelo Estado se manifestava também pela mita, ou seja, a obrigatoriedade de fornecer trabalho gratuito nas obras públicas, como canais de irrigação, templos obrigatoriedade de fornecer trabalho gratuito nas obras públicas, como canais de irrigação, templos estradas e minas.estradas e minas.

AgriculturaAgricultura

► ► AA base econômica dos incas era a agricultura. Cultivavam milho, feijão, base econômica dos incas era a agricultura. Cultivavam milho, feijão, batata, algodão, tomate, pimenta, abacaxi, entre outros. batata, algodão, tomate, pimenta, abacaxi, entre outros.

●● Adubos → Adubos → utilizavam como adubo, o guano, composto formado por utilizavam como adubo, o guano, composto formado por excrementos de aves marinhas ou de morcegos. excrementos de aves marinhas ou de morcegos.

●● Irrigação e terraços Irrigação e terraços →→ nas áreas desérticas empregavam técnicas de nas áreas desérticas empregavam técnicas de irrigação; nas encostas das montanhas, construíam terraçosirrigação; nas encostas das montanhas, construíam terraços

Os terraços incasOs terraços incas

Organização socialOrganização social

►►AA sociedade inca dividia-se em classes, tendo o imperador – o Inca – sociedade inca dividia-se em classes, tendo o imperador – o Inca – como personagem mais importante. Vejamos os grupos sociais: como personagem mais importante. Vejamos os grupos sociais:

1º Grupo1º Grupo → → formado pela aristocracia e pelos sacerdotes, formado pela aristocracia e pelos sacerdotes,

2º Grupo 2º Grupo →→ formado pelos funcionários do Estado, e pelos artesãos. formado pelos funcionários do Estado, e pelos artesãos.

3º Grupo 3º Grupo → → por último, os camponeses e os escravos.por último, os camponeses e os escravos.

Aspectos culturais e científicos Aspectos culturais e científicos

Ao contrário dos maias e dos astecas, os incas não Ao contrário dos maias e dos astecas, os incas não desenvolveram uma escrita pictográfica. Utilizavam os desenvolveram uma escrita pictográfica. Utilizavam os quiposquipos, um sistema de cordas com nós que possuíam um , um sistema de cordas com nós que possuíam um sentido numérico. Especula-se que os quipos possuem sentido numérico. Especula-se que os quipos possuem também um caráter alfabéticotambém um caráter alfabético

Os quiposOs quipos

Detalhe dos quiposDetalhe dos quipos

Decifrando os quiposDecifrando os quipos