A Colonização da América...América, escravizaram e exploravam a mão de obra nativa e fizeram...

Post on 20-Jul-2020

1 views 0 download

Transcript of A Colonização da América...América, escravizaram e exploravam a mão de obra nativa e fizeram...

A Colonização da AméricaComo foi feita a ocupação europeia nas Américas e quais os modelos de domina-ção implantados pelas grandes potencias do século XVI até o século XVIII.Por Jason J. Guedes Jr.

O conti nente americano foi co-lonizado primeiramente pelos portugueses e espanhóis, no

século XVI, mas posteriormente os franceses e britânicos também estabe-leceram relações de dominação e con-quista em diversos pontos do “Novo Mundo”.

Resumidamente podemos consi-derar que estas nações europeias uti li-zaram duas estratégias de colonização disti ntas.

A primeira delas foi adotada por Portugal e Espanha, sendo muito usa-da no principio do descobrimento e do

povoamento da América. Mas também foi uti lizada na África e na Ásia.

Esta primeira estratégia é baseada na Exploração, focando nas riquezas naturais (madeiras, pedras preciosas, frutos, entre outros) e o culti vo de bens tropicais (cana-de-açúcar, café, látex, especiarias, entre outros). Além de ex-plorarem a mão de obra Nati va Ameri-cana e o intenso comércio de mão de obra Africana.

Este processo de exploração in-tensa, promovido pelos países ibéricos, gerou uma herança de atraso socioeco-nômico nas suas anti gas colônias.

A outra estratégia foi baseada no Povoamento e utilizada principalmen-te pelo Reino Unido. Neste método de colonização a intensão não era explo-rar as riquezas da terra para enriquecer a metrópole, mas explorar os recursos para a subsistência dos habitantes es-tabelecidos nos povoados das colônias.

As riquezas produzidas, geralmente eram comercializadas entre as colônias britânicas e ajudavam a construir povo-ados mais fortes, mesmo tendo escra-vidão e exploração, pois estes eram em escalas muito menores.

Este tipo de colonização foi funda-mental para a independência das “13 Colônias da Nova Inglaterra”, contri-buindo também com o crescimento e união delas. Assim como para o atual Canadá. Hoje os dois países tem refle-xos positivos desta forma de coloniza-ção.

Vale lembrar que o Canadá ainda se considera súdito da família real britâni-ca. Mas é independente do parlamento inglês.

Vamos entender um pouco mais a fundo a colonização de cada uma des-tas civilizações europeias na América:

Espanha: Os espanhóis fizeram a colonização mais sanguinária de to-das, ao entrarem nos territórios das grandes civilizações nativo americanas, eles levaram doenças da Europa para a América, escravizaram e exploravam a mão de obra nativa e fizeram guerras de destruição quase total destes povos.

Sabemos que por volta de 1519 os Astecas foram eliminados no México, pelo conquistador Hernán Cortez. As-sim como eles exterminaram os Inca, no comando de Francisco Pizarro, no Peru em 1532.

Eles dominavam a maior quantidade de territórios do “Novo Mundo” (como podemos ver no mapa, que acompanha este artigo), sendo assim, apoderaram--se de uma vasta mão de obra nativa para a exploração de metais preciosos diversos.

A terra era dividida entre os colonos espanhóis através dos Repartimientos (semelhante a Mita Inca) e através da Encomienda eram entregues um de-terminado numero de nativos para o trabalho.

“O Repartimiento, na verdade, era uma modalidade já conhecida pelas populações indígenas anteriormente subjugadas ao império inca (mita) e asteca (cuatéquil). Esse tipo de siste-ma era usualmente gerido através de um sorteio onde os índios seleciona-dos deveriam trabalhar compulsoria-mente durante certo tempo.”

“[...]a Encomienda não é uma con-cessão de terras, mas uma concessão de recolhimento de tributos. Diferen-temente do que ocorre com a escravi-dão, não é perpétua nem transmitida hereditariamente, já que os nativos, ao menos juridicamente, foram toma-dos não por propriedade, mas por ho-mens livres, embora seja possível uma aproximação entre ambas, dado que são expressões da forma de trabalho compulsório.[...]”

Em 1503 foi criada a Casa de Con-tratação, que detinha o monopólio das mercadorias comercializadas entre a América e a Espanha, também distri-buía a administração dos territórios co-lonizados entre 4 vice-reinados (Nova Espanha, Nova Granada, Peru e Rio da Prata) e as 3 capitanias gerais(Cuba, Guatemala e Venezuela).

Esta fragmentação da América Es-panhola facilitou a divisão territorial da América após as independências, dan-do origem a alguns países existentes até hoje.

Portugal: Os portugueses passam a ocupar efetivamente o território ame-ricano, com a implantação das capita-nias hereditárias e das sesmarias. For-talecendo a pecuária, a agricultura de subsistência, a mineração e o mercado de escravos africanos.

As missões jesuíticas contribuem muito para a expansão da ocupação portuguesa no interior do território americano ( o que hoje corresponde ao Centro-Oeste e Norte do Brasil).

Reino Unido: As 13 colônias da Nova Inglaterra foi formada por pequenos e médios proprietários de terras, refugia-dos políticos e protestantes calvinistas (expulsos do Reino Unido). Sua organi-zação era quase inteiramente formada por trabalhadores livres.

Há o crescimento de uma peque-na atividade industrial nas colônias do Centro-norte, desenvolvendo a região que passa a escoar o excedente para os mercados do Sul.

Possibilitando futuramente o forta-lecimento destas colônias, contra a Co-roa Britânica.

Também foi criado o comércio trian-gular, onde os comerciantes da Nova Inglaterra fabricavam rum para ser tro-cado por escravos no Caribe e nas colô-nias do Sul implantaram a monocultura do algodão destinada a exportação.

Este sistema de comércio triangular, gera grandes proprietários de terras e grandes comerciantes. Mesmo sendo submissos ao Reino Unido, estes ho-mens ricos criam uma espécie de au-togoverno nas 13 colônias, o que vai contribuir muito para a luta de inde-pendência no século XVIII.

França: O povoamento é pequeno e as colônias acabam servindo apenas como postos comerciais e estratégicos.

Ocupando algumas ilhas no Caribe, uma grande parte do território central da América do Norte (nas regiões dos Grandes Lagos e do rio São Lourenço), fundaram a cidade de Nova Orleans e no atual Canadá (Nova França), criaram a cidade de Quebec (que até hoje usa o francês como idioma oficial).

Também ouve a breve ocupação dos territórios da América Portuguesa, com os projetos intitulados: França Antárti-ca e França Equinocial.

Questões:(Fuvest) No século XVI, a conquista e ocupação da América pelos espanhóis:

a) Desesti mulou a economia da metró-pole e conduziu ao fi m do monopólio de comércio.

b) Contribuiu para o crescimento demo-gráfi co da população indígena, concentra-da nas áreas de mineração.

c) Eliminou a parti cipação do Estado nos lucros obti dos e benefi ciou exclusivamen-te a iniciati va privada.

d) Dizimou a população indígena e des-truiu as estruturas agrárias anteriores à conquista.

e) Impôs o domínio políti co e econômico dos criollos.

Os espanhóis chegaram ao conti nente americano em 1492, com o navegador genovês Cristóvão Colombo no comando das naus. Entretanto, a colonização só to-mou fôlego com a descoberta dos metais preciosos nas áreas das grandes civiliza-ções pré-colombianas, principalmente depois das expedições de Hernán Cor-téz. A ação deste conquistador espanhol ocorreu sobre qual povo e em qual região do conti nente americano:

a) Sobre os incas, na região andina.

b) Sobre os Astecas, nos territórios onde hoje se localiza o México.

c) Sobre os maias, na região amazônica.

d) Sobre os tupis-guaranis, na bacia do Prata.

(FEI-SP) As duas principais ati vidades econômicas que Portugal e Espanha in-centi varam na América, no início da colo-nização, foram, respecti vamente:

a) Cacau na América portuguesa e a mine-ração da prata e do ouro na América es-panhola.

b) A mineração na América Portuguesa e a monocultura do tabaco na América es-panhola.

c) A monocultura da cana de açúcar na América portuguesa e a pecuária na Amé-rica espanhola.

d) A monocultura da cana de açúcar na América portuguesa e a mineração de ouro e de prata na América espanhola.

e) A monocultura do algodão na América portuguesa e a pecuária na América espa-nhola.

Povos Pré ColombianosQuem eram os povos que viviam nas Américas antes da chegada dos colonizadores europeus? Existiam nações diversas de nativos americanos e grandes civilizações desenvolvidas.Por Jason J. Guedes Jr.

Antes dos europeus chegarem nas Américas já haviam grandes civiliza-ções com desenvolvimento tecnológi-

co e culturas complexas.

Acredita-se que haviam mais de 5 milhões de habitantes no conti nente, somando toda a população das principais civilizações america-nas. Além dos milhões de nati vos americanos que viviam em outras formas e estruturas de organização social (como os indígenas norte americanos e brasileiros).

“Só no Brasil estima-se que existiam mais de 20 povos

indígenas, 180 línguas e práticas culturais distintas entre elas.”

Ao desembarcarem na América, os explo-radores e conquistadores encontraram cida-des complexas, povos que haviam desenvol-vido conhecimentos matemáti cos complexos, astronomia, arquitetura, agricultura, pecuá-ria, os seus próprios sistemas de escrita e pro-duziram calendários precisos que contribu-íam para a agricultura e o desenvolvimento.

Mas três civilizações se destacavam por se-rem sociedades de produção de excedentes. Possibilitando um aumento populacional e di-versifi cação de ati vidades, não ligadas direta-mente a agricultura, levando a construção de grandes cidades com sociedades complexas, produção de conhecimento e hierarquização do trabalho.

Os Maias e Astecas se desenvolveram na região da América Central e uma parte no atual México, principalmente na penínsu-la de Yucatán. Além destas duas civilizações também havia o Império Inca, localizado na região Andina (na cordilheira dos Andes), atu-almente ocupando alguns países da América do Sul, como Peru e Chile. Vamos entender um pouco sobre estas sociedades:

Maiais: Se organizavam através de uma estrutura politica descentralizada, suas cida-des tinham autonomia na organização. Seme-lhante as cidades-estado da Hélade (Grécia) Antiga. Provavelmente surgiram por volta do ano mil a.C., mas seu auge foi entre 200 d.C. e 900 d.C.

Eles criaram uma agricultura rotativa, o que possibilitava a produção de diversas culturas com um melhor aproveitamento do solo. Os principais produtos eram o milho (era a base da alimentação), o algodão, o cacau e o agave(produto utilizado como alimentos e também para bebidas alcoólicas como a Te-quila).

Desenvolveram conhecimentos matemá-ticos e astronômicos, as contagens numé-ricas era baseada em unidades vigesimais e utilizavam o numero zero. A observação do universo foi de extrema importância para criarem um calendário anual próximo aos uti-lizados hoje. Eles também acreditavam que a cada 52 anos haveria uma renovação criada pelos deuses, com isso criavam calendários também pensando nisso.

Eles eram politeístas, haviam diversos monumentos e edifícios erguidos para fins religiosos, como cerimonias e sacrifícios para agradecerem ou pedirem algo aos deuses.

Mas por algum motivo ainda não determi-nado cientificamente, esta civilização teve sua queda e o colapso por volta do século XIII.

Astecas: Desenvolveram um Império na América Central, conquistando e sincretizan-do diversos povos e culturas da região, como os Mexicas, Olmecas, Zapotecas e outros.

Construíram centros urbanos maiores e ti-nham a cidade mais importante da América, Tenochtitlán, que localizava-se em uma ilha no lago Texcoco, na atual cidade do México. A fundação da cidade está ligada a um mito re-presentado atualmente na bandeira mexica-na. Segundo o mito, os astecas chegaram ao lago Texcoco e avistaram uma águia comendo uma serpente em cima de um cacto, o que re-presentaria que eles teriam um grande futuro naquele local.

No auge de sua história, os astecas do-minavam mais de 500 cidades e seu império abrigava mais de 15 milhões de pessoas. No topo da sua hierarquia ficava uma elite com-posta por militares, sendo seu líder o chefe maior dos exércitos astecas. Eram um povo beligerante, pois tinham o domínio da meta-lurgia, o que ajudou no desenvolvimento de ferramentas e armas mais fortes.

Outra atividade importante era a agricul-tura baseada no milho. Mas eles também cultivavam cacau, algodão, tabaco, abóbora, feijão, pimenta e tomate.

Com o crescimento massivo da cidade de Tenochtitlán, houve indisponibilidade de terras para o plantio e a sustentabilidade da cidade. Assim, eles desenvolveram o sistema Chinampas, construindo ilhas artificiais nas terras alagadas para aproveitar a lama fértil do fundo do lago aumentando a área de culti-vo de seus produtos.

Assim como os Maias, eles tinham sistema de escrita, calendário próprio e rituais religio-sos com sacrifícios aos deuses.

Mas este império caiu com a chegada e os massacres dos dominadores espanhóis.

Incas: Construíram um Império na cordi-lheira dos Andes. Estabelecendo se primeiro na região de Cuzco, devido ás condições ge-ográficas, mas por volta do século XV expan-diram seus domínios entre os planaltos das montanhas e o litoral do Oceano Pacifico.

Tinham técnicas avançadas para cultivar diversos alimentos em um território monta-nhoso e acidentado. Eles plantavam amen-doim, milho, batata, feijão, tomate, abóbora, mandioca, algodão, cacau e pimenta.

Os camponeses eram organizados em gru-pos familiares chamados de Ayllu, onde cada um tinha um líder conhecido como Curaca, que organizava o trabalho agrícola e militar.

O líder do Império eram o Sapa Inca, era considerado descendente do deus Sol Inti Raymi. Os territórios eram divididos em 3 es-paços : as terras do Inca - destinadas ao rei; as terras do deus sol - controladas por sacerdo-tes; Terra comum - destinada ao povo.

A religião Inca adorava a natureza, como o Sol, a Lua, o raio e a terra. Também faziam sacrifícios em rituais religiosos como os Aste-cas e Maias.

O mais impressionante foram as constru-ções criadas por eles em um território aciden-tado. Os incas conseguiram construir Tem-plos, palácios, fortificações e estradas que interligavam as cidades em cima da cordilhei-ra dos Andes.

Para estas construções foi desenvolvido o sistema de Mita, onde eram escolhidos al-guns habitantes de cada Ayllu para trabalhar pelos reis incas. Durante o tempo livre entre a semeadura e a colheita, os camponeses eram obrigados a construir caminhos, pontes, obras de irrigação,etc, como forma de paga-mento de impostos.

Mas infelizmente, com a chegada dos es-panhóis no século XVI, os Incas sofreram um final violento com a dominação espanhola e a resistência de Tupac Amaru (ultimo líder Inca). Mas os conquistadores reutilizaram as estradas incas e o sistema de mita para escra-vizar o povo dominado.

Estas civilizações e povos são conhecidos na historiografia tradicional como Povos Pré Colombianos, em referencia clara ao desco-brimento do continente pelo genovês Cris-tóvão Colombo. Mas vale lembrar que este termo é bastante debatido e refutado acade-micamente, devido ao Eurocentrismo do ter-mo. Desta forma também podemos nomear estas sociedades de Povos e Civilizações Na-tivos Americanos.

Questões:(UEM-PR) Sobre o período pré-colonial da história das Américas, assinale a(s) al-ternati va(s) correta(s):

01) Muito antes da chegada de Cristóvão Colombo, a América já era ocupada por povos que viviam de formas extremamen-te variadas. Tais formas iam da organiza-ção tribal, como a dos povos que habita-vam a região onde hoje está localizado o litoral brasileiro, até vastos impérios, como os dos astecas e incas.02) Os maias habitavam a região que hoje compreende o sul do México, a Guate-mala e a Península de Yucatán; sua base econômica era a agricultura, sobretudo do milho.04) Os maias, os incas e os astecas se orga-nizavam em sociedades revesti das de um caráter sagrado; a religião parti cipava inti -mamente da vida coti diana desses povos e todas as funções dirigentes ganhavam legiti midades graças aos rituais religiosos que os cercavam.08) Assim como os demais povos nati vos das Américas, os astecas e os incas se or-ganizavam em sociedades igualitárias, ou seja, não ocorriam disti nções sociais entre os membros daqueles povos.16) Os primeiros habitantes da região li-torânea do Brasil, que os portugueses da frota de Cabral encontraram, eram prati -cantes de uma agricultura primiti va, iti ne-rante, realizada através de métodos rudi-mentares, como a coivara.32) As tribos indígenas que viviam na re-gião oeste da América do Norte eram as únicas que haviam domesti cado os cava-los previamente à chegada dos europeus. Essa fato foi imortalizado no cinema nos fi lmes de “faroeste”.

Resultado =

(UEPG) Diversos povos habitavam a Amé-rica quando os europeus chegaram. Era uma população com enorme diversidade cultural. Considerando a trajetória da his-tória desses povos, assinale a alternati va correta em relação às suas realizações.

a) A epopeia de Gilgamesh foi uma das principais obras da literatura dos povos que viviam na América.

b) O código de Hamurábi foi o primeiro conjunto escrito de leis produzido pelos povos americanos.

c) Na pintura desenvolvida por esses po-vos, a fi gura humana era retratada com olhos, ombros e tronco de frente e o rosto e membros de perfi l.

d) Um destes povos notabilizou-se como grande construtor de cidade, como é pos-sível comprovar por meio das atuais ruí-nas de Machu Picchu.

e) As primeiras civilizações desta região nasceram às margens do Mar Mediterrâ-neo.