A evangelização em um mundo em transição

Post on 24-May-2015

2.026 views 2 download

Transcript of A evangelização em um mundo em transição

A EVANGELIZAÇÃO NO MUNDO EM TRANSIÇÃO

Passo Fundo, 16 de setembro de 2012.

“Vive-se na Terra o momento da grande transição de mundo de provas e de expiações para mundo de regeneração.

É natural que muitos tormentos encontrem-se generalizando-se em todos os segmentos sociais, ameaçadores e desequilibrantes da estrutura emocional infanto-juvenil.”

Desenvolvimento Neurológico Infância e Juventude

“Levantam-se educandários em toda a Terra: estabelecimentos para a instrução primária, universidades para o ensino superior.

Ao lado, porém, das instituições que visam a especialização profissional e científica, na atualidade encontramos no templo espírita a ESCOLA DA ALMA, ensinando a VIVER”.

Estude e viva - Emmanuel

“Educação, em realidade, é essa força que dá ao indivíduo resistência contra o mal, energia para

combater o que é errado, discernimento para distinguir o falso do certo, valorização dos bens espirituais, alto

sentido de compreensão do mundo em que vive, certeza numa vida futura extraterrena, capacidade de

autocorrigenda, sensibilidade para o belo e para o bom, enfim uma filosofia de vida capaz de levá-lo aos nobres

fins da destinação humana.”

Cecília Rocha, Educação e Espiritismo.Revista Reencarnação, junho de 1959.

“(…) a preparação das mentes infanto-juvenis à luz da Evangelização Espírita é a melhor programação para uma sociedade feliz e mais cristã.”

Melhorando-se os indivíduos,modifica-se o mundo.

Divaldo Franco, 23/08/1982.A missão e os missionários, Gládis Pedersen, 2009.

É a transmissão do conhecimento espírita e da moral evangélica

ensinada por Jesus, voltada especialmente às necessidades da

criança e do jovem.

Objetiva, sobretudo, a formação moral do indivíduo e a vivência dos valores

cristãos.

Devemos ter a preocupação maior de atender nossos filhos e

educandos com a melhor diretriz para uma vida digna e um porvir espiritual seguro, ensinando-lhes

sobre nossa realidade de espíritos imortais rumo à felicidade e à

perfeição.Divaldo Franco, 23/08/1982.A missão e os missionários,

Gládis Pedersen, 2009.

UMA FASE NA VIDA DO ESPÍRITO REENCARNADO

INFÂNCIA

“(…) os Espíritos não ingressam na vidacorpórea senão para se aperfeiçoarem, para se melhorarem; a debilidade dos primeiros anos os torna flexíveis, acessíveis aos conselhos da experiência e daqueles que devem fazê-lo progredir.É então que se pode reformar o seu caráter e reprimir as

suas más tendências. Esse é o dever que Deus confiou aos pais, missão sagrada pela qual terão de responder.”

O Livro dos Espíritos, q. 383

Cecília Rocha, na obra Pelos caminhos da Evangelização nos orienta que o ensino da Doutrina Espírita deve ser organizado mediante experiências de aprendizado, cujas características aqui reproduzimos:

Dinâmicas desafiadoras – que despertando o interesse e a curiosidade do evangelizando, proporcionem sua participação ativa, levando-o à aplicação de soluções evangélico-doutrinárias para resolver os problemas cotidianos;

Significativas – que possam ser compreendidas e assimiladas pelo evangelizando, conforme objetivos preestabelecidos, de acordo com o seu nível de interesse;

Encadeadas – que obedeçam a uma determinada seqüência gradativa: do mais fácil para o mais difícil; do mais simples para o mais complexo; da parte para o todo; do próximo para o distante; do conhecido para o desconhecido; das experiências concretas para as abstratas;

Individuais que estejam ao nível de cada evangelizando, em particular, permitindo o atendimento às diferenças individuais, pois embora o desenvolvimento se processe por leis universais, condicionam-se às circunstâncias cármicas particulares (condições biopsico-socioeconômico-culturais e espirituais);

Grupais que proporcionem ao evangelizando atividades com outros evangelizandos, facilitando o processo de convivência fraterna nos padrões de solidariedade e de tolerância, aproveitando-se o ensejo para estabelecimento de laços afetivos e formação de grupos espontâneos – característica do processo de socialização da criatura na infância e na adolescência.

“Na adolescência, os ideais estão em desabrochamento, abrindo campo para os postulados religiosos que, bem direcionados, norteiam os passos juvenis, poupando o iniciante nas experiências humanas a muitos dissabores e insucessos nas diferentes áreasdo comportamento (...).”

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco.Adolescência e Vida, Leal, 1997.

“É através da evangelização que o Espiritismo

desenvolve seu mais valioso programa de

assistência educativa ao homem.

(...) o tempo mais propício à absorção das novas

idéias, que mais favorece a tarefa educativa do

homem, é o seu período de infância e juventude.”

Guillon Ribeiro

Quando a família fica alheia ao processo de evangelização, “coloca-

se em situação de flagrante incoerência perante aquilo em que

crê ou admite como certo e o que faz ou induz os outros a fazer”.

O que é Evangelização?Fundamentos da Evangelização Espíritada Infância e da Juventude. FEB, 1987

Questão 582. Livro dos Espíritos:Pode-se considerar como missão a paternidade? “É, sem contestação possível, uma verdadeira missão. É ao mesmo tempo grandíssimo dever e que envolve, mais do que o pensa o homem, a sua responsabilidade quanto ao futuro. Deus colocou o filho sob a tutela dos pais, a fim de que estes o dirijam pela senda do bem, e lhes facilitou a tarefa dando àquele uma organização débil e delicada, que o torna propício a todas as impressões. Muitos há, no entanto, que mais cuidam de aprumar as árvores do seu jardim e de fazê-las dar bons frutos em abundância, do que de formar o caráter de seu filho. Se este vier a sucumbir por culpa deles, suportarão os desgostos resultantes dessa queda e partilharão dos sofrimentos do filho na vida futura, por não terem feito o que lhes estava ao alcance para que ele avançasse na estrada do bem.”

A EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA É SOL NAS ALMAS. Amélia Rodrigues

“Evangelização espírita é sol nas almas, clareando o mundo inteiro sob as constelações das estrelas dos Céus, que são os bem-aventurados do Senhor, empenhados em Seu nome, pela transformação urgente da Terra, em mundo de regeneração e paz.” Amélia Rodrigues

QUEM É O EVANGELIZADOR?O tarefeiro da seara espírita que foi convocado por Jesus para a evangelização de crianças e jovens, estudante da Doutrina Espírita e seguidor dos exemplos de JESUS.

Aquele que se esforça para ser uma pessoa de bem, dá bons

exemplos e se evangeliza!

Eduque – e traçará linhas de caráter.

Quando você ensina, transmite.

Quando você educa, disciplina.

Mas quando você evangeliza, salva.Instruído, o homem conhece; educado, vence; evangelizado, serve sem cansaço, redimindo-se.

Evangelizar é redimir. Amélia Rodrigues

COMO CONSTRUIR O MUNDO DE REGENERAÇÃO?

consigomesmo

com osoutros

com DEUScom omeio

ambiente

espiritual

Família trabalho escola centro espírita

Para que possamos contribuir com a lei do progresso precisamos cuidar da nossa casa terrena, do nosso corpo e do planeta que nos acolhe.

Necessitamos intensificar e estimular as ações sustentáveis e de preservação ambiental tais como: o uso de materiais reciclados; diminuição do uso de materiais descartáveis, redução de consumo de energia elétrica, consumo inteligente da água, redução de material impresso, coleta de lixo seletivo, produção e consumo de alimentos orgânicos, entre outras ações ecológicas.

http://saberambientalfergs.wordpress.com/