A Igreja de Roma e a Maçonaria

Post on 28-Dec-2015

11 views 4 download

Transcript of A Igreja de Roma e a Maçonaria

A Igreja de Roma ea Maçonaria *

por Bro . lerá

* Parte de um artigo publicado por:

ARS Quatuor CORONATORUM

TRANSAÇÕES COM Loja Quatuor Coronati N ° 2076

Volume 104 para o ano de 1991

O volume está disponível em:

O Secretário , Q.C.C.C. Ltd., 60 Great Queen Street, London WC2B 5BA Reino Unido

Tendo em conta todos os documentos e declarações a que se fez referência , e mais particularmente a ausência de menção da Maçonaria no 1.983 codificação do direito canônico, parece que a posição atual em relação a um católico e membro da Craft pode ser definido assim:

A Igreja Católica reconhece agora que há duas divisões distintas dentro da maçonaria:

Regular - aquelas jurisdições que exigem de seus membros a crença em um Ser Supremo e que não são hostis à Igreja de Roma ou a autoridade civil.

Irregular - aquelas jurisdições que não necessitam de profissão de fé de seus candidatos, e que também pode ser autoridade anti- cristão ou anti- civil, ou de ambos.

Ele também reconhece que a Maçonaria sob as Grandes Lojas da Inglaterra, Irlanda e Escócia está na categoria regular.

Um católico pode juntar-se a Maçonaria regular, mas deve consultar o seu Bispo, através de seu pároco, não permissão para participar, mas para determinar a natureza da jurisdição em questão .

A até então Católica foi, ou é agora, um membro de um alojamento normal, não precisa mais se considerar como excomungado e, portanto, não tem necessidade de absolvição.

Um católico que , no passado, abandonou a sua fé para se tornar um maçom regular é instado a buscar a reconciliação com a sua Igreja .

Nada, aparentemente, foi alegado que um católico que foi, é ou pode tornar-se um maçom regular é necessário para revelar no confessionário ou sua filiação ou o que ocorre em um freemasonic lodge

( em razão , provavelmente , que, como um regular mason sua filiação não é pecado e, portanto, exige nem confissão , nem absolvição ) .

Clérigos, aqueles vinculados por votos monásticos e membros de instituições seculares ainda estão impedidos de entrar Maçonaria.