A rapariga com superpoderes

Post on 17-Jun-2015

454 views 2 download

Transcript of A rapariga com superpoderes

EB da Mata – 4º A

A rapariga com super-poderes

Sinopse

A rapariga com super-poderes

Cinco amigos quiseram construir uma casa na árvore.Quando começaram a construir a casa, um raio atingiu

uma das raparigas, a Margarida.A Margarida desmaiou e, de repente, ganhou asas de

falcão. Os amigos ficaram estupefactos.A Margarida bateu as asas e apareceu uma

espetacular casa na árvore.Pouco tempo depois chegou um bando de aves de

rapina, o qual informou a Margarida sobre a missão que lhe tinha sido destinada – salvar o planeta Terra.

A primeira missão foi salvar os francelhos que se encontravam na Mata do Jardim Público de Évora.

Era uma vez um grupo de cinco amigos, que resolveram construir uma casa, na árvore gigantesca, situada na bela planície alentejana. No momento em que iniciavam a construção da casa começou a trovejar e um raio atingiu uma das raparigas. Gerou-se uma grande confusão e um enorme desespero, quando viram a Margarida estendida no chão. O Diogo correu para a ajudar, mas quando este se aproximou da Margarida, algo de espetacular aconteceu…Uma chuva de estrelas e um lindo arco-íris, iluminou toda a planície. A Margarida ergueu-se e exibiu umas grandes asas de falcão. Os amigos ficaram estupefactos!

A Margarida bateu as asas e, nesse mesmo instante, apareceu a mais espetacular e imponente casa na árvore. Afonso, um dos amigos caiu para o lado, a Maria chorava, e o Pedro ficou paralisado. - O que foi isto? - perguntou a Margarida.

- Não sabemos. - respondeu a Maria.- Margarida, bate novamente as asas. - pediu o

Diogo.- Que asas? E como? – disse a Margarida.- As que tens nas costas. – respondeu o Diogo.

A Margarida passou suavemente com uma das mãos pelas costas e sentiu realmente qualquer coisa estranha.

- A casa na árvore já está pronta?! – perguntou a Margarida boquiaberta.

- Foste tu!!! – gritaram os amigos.- Eu?! Como é que eu fiz isso? – interrogou-se a

Margarida.- Com um simples bater de asas… – respondeu

o Pedro

Entretanto, uma borboleta pousou no nariz da Margarida e, sem querer bateu novamente as asas.

Nesse momento, um bando de aves de rapina cercou os cinco amigos.

O falcão-peregrino chegou em voo picado e comunicou à Margarida:

- Margarida precisamos da tua ajuda para salvar o planeta Terra!

- Os falcões falam!!!- proferiram os amigos em uníssono.

- O rei do universo concedeu-te super-poderes para que tu e os teus amigos nos ajudem a salvar a Terra! Os nossos amigos francelhos estão quase a chegar com os coelhos e as raposas que encontrámos doentes. Eles ficarão na casa da árvore e vocês cuidarão deles. - informou o falcão peregrino.

De repente, outro falcão-peregrino pedia socorro, anunciando que a Mata do Jardim Público de Évora estava a arder e que muitos francelhos e outros seres vivos estavam prestes a morrer.

Margarida, bateu as asas, e voou até Évora. Sobrevoou a mata, bateu novamente as asas, e as chamas apagaram-se de imediato.

Regressou à casa da árvore e curou os animais doentes.

De seguida, pressentiu que um grupo de caçadores citadinos, se aproximava, com as “espingardas em punho”, prontos a disparar sobre coelhos e perdizes indefesos.

Margarida correu lá para fora, bateu as asas, e transformou as espingardas dos caçadores em chupa-chupas, grandes e coloridos. Os homens quase morreram de susto. “Meterem o rabinho entre as pernas” e nunca mais ninguém os viu.

Margarida estava radiante. Contou aos amigos o que tinha feito e estes ficaram realmente fascinados. Juntos, decidiram cuidar e ajudar a preservar o Planeta Azul. Uma chuva de ideias pairou sobre aquelas mentes brilhantes e caprichosas.

Afonso, o ecologista do grupo, pegou no seu bloco azul, de papel reciclado, e no lápis de carvão e escreveu quase tudo o que os colegas disseram. No bloco, entre outras ideias podia-se ler: “Plantar árvores e cuidar das que já existem; Separar o lixo (campanhas de sensibilização); Pôr em prática a política dos 4 r´s (reduzir, reciclar, reutilizar e restaurar); Sobrevoar o Mundo uma vez por semana e resolver os diferentes problemas com um simples bater de asas (Atividade a cargo da Margarida); Trabalhar em conjunto com os falcões; Transmitir valores e comportamentos que protejam o planeta Terra…

Os adolescentes estavam muito determinados e entusiasmados com a sua nova missão, mas, com o passar do tempo, a barriguita do Diogo já fazia uns barulhos estranhos, predizendo que estava com fome. Ele virou-se para a amiga com super poderes, dizendo-lhe:

- E se nos arranjasses qualquer coisita para comer…Estou cheio de fome!

- Depois de tantas emoções, acho que merecemos um belo lanche…- respondeu a Margarida

Margarida bateu as asas e um delicioso lanche apareceu em cima da mesa da cozinha. Havia de tudo um pouco: sandes de fiambre, queijo e chouriço, pãozinhos de leite, bolo de mel com nozes, sumo de laranja natural, rolinhos de carne, empadas e rissóis.

Com a barriguinha cheia, os cinco amigos resolveram regressar a casa.

A Margarida já não era uma rapariga como as outras, além de bonita, simpática, generosa e divertida, agora tinha super poderes…

Para os seus amigos, Maria, Diogo, Afonso e Pedro era uma honra ter uma amiga com super-poderes.

Dezembro/2011