A reação de esterificação de ácidos carboxílicos

Post on 09-Jan-2016

40 views 13 download

description

Estudo Cinético da Esterificação de Glicerol com Ácidos Graxos em fluido supercrítico Aline de Castro Aoto PIBIQ/CNPq Orientador: Marcos Lúcio Corazza. A reação de esterificação de ácidos carboxílicos com álcoois é de grande interesse industrial devido - PowerPoint PPT Presentation

Transcript of A reação de esterificação de ácidos carboxílicos

Estudo Cinético da Esterificação de Glicerol com Ácidos Graxos em fluido supercrítico Aline de Castro Aoto PIBIQ/CNPq Orientador: Marcos Lúcio Corazza

A reação de esterificação de ácidos carboxílicos com álcoois é de grande interesse industrial devidoa grande importância prática dos ésteres orgânicos.Neste trabalho serão estudadas as condições deEquilíbrio da esterificação de ácido láurico comGlicerol resultando na formação de mono, di e Trilaurina. Como a maioria das propriedades necessárias para o cálculo do equilíbrionão estão todas presentes na literatura, elas foramestimadas por métodos de contribuição de grupos.

- Método da Contribuição de Grupos para Estimação das Entalpias e Entropias de Formação, propostopor Cardoso et al (2012)

-Método da Contribuição de Grupos para a Capaci-dade Calorífica de Líquidos (CP,L), proposto por Rùzicka e Domalski (1993)

-Método da Contribuição de Grupos para a Pressão de Vapor (PV), proposto por Chein-Hsiun Tu (1994)

O método da contribuição de grupos é uma maneira simples eeficiente para estimar propriedades de compostos químicos.

O cálculo das condições de equilíbrio é importante, pois nospermite definir a máxima conversão dos reagentes que podeser obtida pela reação de esterificação do ácido láurico a e assim analisar o seu desempenho.

PRAUSNITZ, J. M.i, Molecular Thermodynamics of Fluid Phase Equilibria, 4th edition, Chapter 3. Chein-Hsiun Tu, Group-contribution method for the estimation of vapor pressures, Fluid Phase Equilibria 99 (1994) 105 - 120

Para a entalpia foram encontrados valores na literatura para o glicerol e para o ácido láurico. Com base nestes valores os desvios foram 1,05% e 3,34% respectivamente. Cardoso et al, obtiveram desvios de no máximo 3,9% para os ésteres de ácidos graxos. Quanto à entropia no estado padrão e fase líquida o desvio foi no máximo de 3,0%. Para a pressão de vapor, foram comparados os valores experimentais (DIPR) obtidos para o ácido láurico, o desvio foi pequeno e mais significativo para temperaturas mais altas.