Absolutismo e Iluminismo

Post on 11-Jul-2015

14.172 views 1 download

Transcript of Absolutismo e Iluminismo

Absolutismo e Iluminismo

Absolutismo monárquico

- O absolutismo foi a forma política predominante na Idade Moderna européia;- Os poderes políticos eram concentrados na pessoa do rei, cujos interesses eram vistos como interesses do país: “O Estado sou eu.” (Luís XIV, rei da França);- Tal concentração baseava-se no controle do exército e da instituição religiosa nacional.

Teóricos absolutistas

Thomas Hobbes: sustentava que o ser humano era naturalmente mau (“O homem é o lobo do homem”) e que, para evitar a auto-destruição da sociedade, era necessário um poder superior tirânico;Nicolau Maquiavel: defendia que os objetivos do governo eram mais importantes do que os mecanismos que conduziriam a esses objetivos (“Os fins justificam os meios”);Jacques Bossuet: propôs a Teoria do Direito Divino dos Reis, na qual o monarca era considerado sagrado, um verdadeiro representante de Deus sobre a terra.

Absolutismo francês

Na França, o auge do absolutismo deu-se no século XVII, durante o governo de Luís XIV, que se proclamou Rei Sol. Foi ele o responsável pela construção do palácio de Versalhes.

Romances históricos famosos, como Os três mosqueteiros, passam-se nesse período da história francesa.

Mercantilismo

O objetivo do mercantilismo era fortalecer os Estados absolutistas através do entesouramento.

Para tanto, o mercantilismo previa:

- a intervenção do Estado na economia;

- metalismo;

- protecionismo alfandegário;

- balança comercial favorável;

- colonialismo.

Mercantilismo

A colonização da América, por países como Espanha, Inglaterra e Portugal, deu-se no contexto do mercantilismo europeu. O mercantilismo explica, por exemplo, a busca incessante que portugueses e espanhóis promoveram em busca de metais preciosos.

Iluminismo

As idéias iluministas, surgidas no século XVIII, o Século das Luzes, baseavam-se na crítica ao absolutismo e ao poder religioso, valorizando a racionalidade e a ciência como meios de se chegar à verdade. Seus precursores foram o francês René Descartes e o inglês Isaac Newton.

Os principais filósofos iluministas foram Locke, Montesquieu, Voltaire e Rousseau, que defendiam as liberdades individuais, as formas democráticas de governo, a superioridade das leis, a igualdade entre os cidadãos e a fraternidade entre os povos.

Iluminismo

As teorias iluministas influenciaram também o campo da economia, com o surgimento do liberalismo, proposto pelo escocês Adam Smith.

O pensamento liberal colocou-se contrário ao mercantilismo, defendendo a não intervenção do Estado nos assuntos econômicos e a produção industrial como forma de um país acumular riquezas.

Despotismo esclarecido

Algumas nações européias, cujo poder político no cenário internacional não era promissor, foram berço do despotismo esclarecido.

Os governantes de tais países adotavam certas medidas modernizadoras, aplicando princípios racionais à administração pública, mantendo, porém, o poder absolutista. Exemplos clássicos são a Rússia czarista, a Prússia e Portugal, durante o governo do Marquês de Pombal.