Acordes X escalas X arpejos IIIx - Pagina sobre guitarra ... · PDF fileAcordes X escalas X...

Post on 06-Feb-2018

222 views 5 download

Transcript of Acordes X escalas X arpejos IIIx - Pagina sobre guitarra ... · PDF fileAcordes X escalas X...

Acordes X escalas X arpejos III

Na última coluna abordamos arpejos maiores de maneira superficial, nessa coluna colocar a escala maior como ponto principal, dessa maneira encerrará um ciclo, com os desenhos de acordes arpejos e escalas maiores pensados como um só, ou melhor, em apenas dois shapes como fala o nome da coluna. A escala maior

Ao analisar melodias de músicas conhecidas, pode-se perceber diversos padrões nas escolhas das notas, esses padrões são chamados de escalas, e uma das escalas mais utilizadas é a escala maior.

Numa escala sempre haverá uma nota mais importante que será chamada de tônica, onde toda a melodia ou harmonia convergirá para ela. As notas de uma escala maior podem ser encontradas partindo de sua tônica e seguindo os intervalos de tom-tom-semitom-tom-tom tom-semitom, entre cada uma das notas, como no exemplo:

No braço da guitarra encontram-se os intervalos facilmente, partindo

da Tônica e montando os desenhos na direção da mão e na direção do braço encontramos:

Obs.: os números correspondem aos graus da escala.

Ao olhar e ao tocar os desenhos acima, tente ver todas as suas similaridades, e em como são exatamente os mesmos desenhos mudando apenas a corda que começa e quando chega da terceira para a segunda corda o desenho é “jogado” uma casa para frente. O desenho com a tônica na terceira corda trabalhado em direção da mão do instrumento não foi colocado, pois não completaria uma oitava e no momento o mais importante é visualizar cada oitava em separado.

Colocando os desenhos por região, alguns irão se fundir, que é o caso do 6A com o 4B, e o desenho 6B com o 3A1, como na figura:

1 Para simplificar o entendimento e a escrita começarei a escrever apenas o número da corda onde a

tônica ou fundamental se encontra, e o “A” para o desenho trabalhado na direção do corpo, e “B” para

os desenhos trabalhados em direção da mão do instrumento.

Dessa maneira fica possível corresponder os desenhos e acordes com os desenhos de escalas:

Exercícios

Toda essa coluna é um grande exercício, afinal nesse ponto é imprescindível que se tenha decorado todos os desenhos acima expostos.

Nesse exercício proposto vamos focar apenas em um tom, e tocar a mesma escala por todo o braço, importante cantar todas as notas (com os nomes certos e afinação correta) e repetir cada desenho até sua completa assimilação.

Também se deve variar a rítmica do exercício, tocar pelo menos em tercina e em colcheia, palhetada alternada e variar os tons. Boa sorte!!! Exemplo em Do maior:

Nesse próximo exercício você não só encontra todas as escalas de do maior pelo braço, como também uma proposta de tocar emendando todo o braço num só exercício de ida e volta. Continue cantando as notas e cariando ritmicamente, treine em todos os outros tons pelo ciclo das quartas.