ADRIANO GEOGRAFIA BLOCOS 12/08/2020 RAMALHO …€¦ · PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS MERCADO COMUM...

Post on 27-Sep-2020

5 views 0 download

Transcript of ADRIANO GEOGRAFIA BLOCOS 12/08/2020 RAMALHO …€¦ · PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS MERCADO COMUM...

ADRIANO RAMALHO

BLOCOSECONÔMICOS

GEOGRAFIA 12/08/2020

• Reconhecer os principais blocos econômicosda atualidade.

• Avaliar as economias no atual cenário daglobalização

2

• PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS

UNIÃO EUROPEIA (UE)

A União Europeia é o maiorbloco econômico do mundo,conhecido pela livre circulação debens, pessoas e mercadorias e pelaadoção de uma moeda única: o euro.A origem data, oficialmente, o dia 07de Fevereiro de 1992, mas sua criaçãoesteve intimamente ligada aprocessos anteriores de criação deum grande bloco econômico europeu.

3

UNIÃO EUROPEIA (UE)

4

1º ESTÁGIO: BENELUX

O Benelux países integrantes:Bélgica (Be), Holanda (Ne), do Inglês“Netherland”, e Luxemburgo (Lux). Oobjetivo desse bloco era integrar esses trêspaíses em um mercado comum e único,com a redução das tarifas aduaneiras.Apesar da existência da atual UniãoEuropeia, o Benelux ainda existe com onome de “União Benelux”.

UNIÃO EUROPEIA (UE)

5

2º ESTÁGIO: CECA(COMUNIDADE EUROPEIA DO CARVÃO E DOAÇO)

Muitos autores, economistas e cientistaspolíticos não consideram o Benelux como aorigem da UE, mas sim a CECA. Criada em 1952,ela era composta pelos países do Beneluxjuntamente à França, Itália e AlemanhaOcidental. Por conta disso, também erachamada de Europa dos Seis.

UNIÃO EUROPEIA (UE)

6

3º ESTÁGIO: MERCADO COMUM EUROPEU (MCE) OUCOMUNIDADE ECONÔMICA EUROPEIA (CEE).

Em 1957, com o Tratado de Roma, o Mercado ComumEuropeu, que também é chamado de COMUNIDADEECONÔMICA EUROPEIA. Além dos países da antiga CECA,integravam o bloco econômico os seguintes países: Inglaterra,Irlanda e Dinamarca, a partir de 1973; Grécia, a partir de 1981;Espanha e Portugal, a partir de 1986. Era a Europa dos 12.

A CEE era caracterizada pela proposta doestabelecimento de uma livre circulação de mercadorias,serviços e capitais. Além disso, foi pela primeira vez colocadaem um bloco econômico a possibilidade de permissão à livremovimentação de pessoas entre os países-membros.

UNIÃO EUROPEIA (UE)

7

4º ESTÁGIO: O TRATADO DEMAASTRICHT

Somente após a criação da UniãoEuropeia, em 1991, com o Tratado deMaastricht, que todos os objetivos doMercado Comum Europeu puderam seralcançados, com o estabelecimento dalivre circulação de pessoas,mercadorias, bens e serviços entre ospaíses-membros. EUROPA DOS 27.

UNIÃO EUROPEIA (UE)

8

A CRIAÇÃO DO EURO

O euro foi criado durante o Tratado deMaastricht, em 1991. Entretanto, seu uso inicialera somente para trocas cambiais entre os paísesda UE, pois os governos dos países, bem como apopulação europeia como um todo, preferiam amanutenção de suas moedas nacionais. A partirde 2002 que o Euro foi colocado em circulação,porém, alguns países, como Dinamarca eInglaterra, preferiram manter suas moedasnacionais, outros foram adotando o euro deforma gradativa.

UNIÃO EUROPEIA (UE)

9

UNIÃO EUROPEIA (UE)

10

• NAFTA

ACORDO NORTE-AMERICANO DE LIVRE COMÉRCIO (NAFTA)

Esse bloco teve seu início em 1989,

com adesão de dois países da América do

Norte: Canadá e Estados Unidos. As

conversas com o México começaram dois

anos depois, em 1991. Em 1994, o Nafta

entrou em vigor com a adesão dos três

países citados após três anos de

negociações.

Estima-se que as trocas em

mercadorias diárias entre esses países

cheguem a 2,6 bilhões de dólares, o que

corresponde, aproximadamente, a 108

milhões de dólares por hora. 11

PIB E POPULAÇÃO DO NAFTA

12

PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOSMERCADO COMUM DO SUL

(MERCOSUL)Criado no início da década de 1990, oMercosul corresponde ao maior PIB da AméricaLatina, com 10 países envolvidos, havendodesde trocas comerciais até livre circulação depessoas. O Mercosul corresponde à quinta maioreconomia do mundo, com um Produto InternoBruto (PIB) de quase 2,8 trilhões de dólares.Além disso, esse bloco é um espaço privilegiadopara investimentos, associações empresariais,turismo, comércio, entre outros cenárioseconômicos.

13