Agenda do Músico Novo representante da Eletro Voice no Brasil · universo da música. Pautas e...

Post on 22-Nov-2018

215 views 0 download

Transcript of Agenda do Músico Novo representante da Eletro Voice no Brasil · universo da música. Pautas e...

18 www.backstage.com.br

RÁPIDAS E RASTEIRAS

Agenda do MúsicoMuito mais do que uma agenda, a Agenda do Músico

2008, que a editora Idéia Pop lançou em outubro no merca-do, é um verdadeiro manual com informações úteis sobre ouniverso da música. Pautas e tabelas musicais, telefones,sites e uma lista de serviços e contatos de gravadoras são unsdos itens que podem ser encontrados. A idéia, desenvolvidapelo músico Maurício Gaetani, promete agradar a estudan-tes, profissionais e amantes da música, como a tabela paraTransposição de tom e a de Acordes e cifras mais usadas. Omúsico ainda pode optar por uma das quatro opções de ca-pas, cujo projeto gráfico é de André Bombonatti de Castro.

Novo representante daEletro Voice no BrasilA TelePonto, tradicional empresa

paulistana que atua em broadcast, é anova representante das marcas deáudio do grupo Bosch (Eletro Voice;Telex; Dynacord; Midas e KlarkTeknik). O comunicado oficial ocor-reu na Expomusic, quando os produ-tos dos representados foram expostose vendidos pela Tele Ponto. Mais in-formações: (11) 4996-4419.

Crafter Night Jam´sAproveitando a Expomusic, a Crafter do Brasil promo-

veu o primeiro Crafter Night Jam’s, que aconteceu no dia27 de setembro no Bleecker St. Live Music Club. No even-to compareceram diversos músicos e lojistas, além dos

shows de Sideral, Claudio Zoli e Fernando Vidal Trio, artistaspatrocinados pela Crafter Guitar’s. Durante o encontro, LeoGandra entregou uma placa comemorativa aos senhoresMarcelo e Marcio, da loja Tango Instrumentos Musicais,como sendo o maior revendedor Crafter no Brasil. Tambémfoi entregue um violão feito à mão para o músico Claudio Zoli. Afesta começou às dez da noite e acabou quando o dia clareou.

Novo telefone MichaelA Michael está com novo telefone. A

partir de agora o número é (31) 2102-9250. O número (31) 2102-9270 fica ape-nas para vendas.

D.A.S. inaugura novoescritório no UruguaiA D.A.S. Audio amplia seus hori-

zontes no mundo com a abertura de umnovo escritório no Uruguai. O novo es-critório tem sede em Montevidéu, noWorld Trade Center. O objetivo destenovo projeto é oferecer apoio comercialtotal aos países como Uruguai, Chile,Brasil e Argentina, onde a presençaD.A.S. no mercado de áudio é cada vezmaior. No comando da delegação estáGonzalo Aguirre, responsável de ven-das na região, com larga experiência nomercado profissional de áudio.

CulturaPrev pode ser usado para benefício fiscalOs músicos que aderiram ao CulturaPrev podem deduzir até 12% da renda bru-

ta anual no Imposto de Renda. Criado exclusivamente para a classe artística, o pla-no de previdência foi instituído por sindicatos e associações profissionais ligadas àclasse artística. Além da possibilidade de dedução no IR, quem participa doCulturaPrev conta ainda com benefícios como ganho em escala e interrupção nacontribuição mensal temporária. O CulturaPrev oferece ainda cobertura de segu-ros e previdência para os três riscos sociais: sobrevivência, invalidez e morte. Paraaderir ao plano de previdência, basta estar em situação regular junto ao sindicato,associação ou cooperativa profissional. Dúvidas e informações podem ser obtidaspelo telefone 0800 25 35 45.

Aniversário HinorNo mês de outubro a Hinor com-

pletou 21 anos e, para comemorar,lançou produtos que ajudam a con-tar a história da empresa que atuacom tecnologia e inovação no mer-cado de alto-falantes.

Crafter desenvolve violão especialEste violão foi feito à mão na Crafter especialmente para o músico Sideral

e entregue durante o evento Crafter Night Jam’s.

Novo distribuidor Beyma no BrasilA empresa gaúcha AudioBrands é a nova distribuidora exclusiva no Brasil dos alto-

falantes e drivers fabricados na Espanha pela Beyma. Mais informações no sitewww.audiobrands.com.br ou pelo telefone (54) 3028-9616.

20 www.backstage.com.br

RÁPIDAS E RASTEIRAS

Trama lança canais no YoutubeVideoclipes, programas de TV, making of de bastidores, shows exclusi-

vos, entrevistas, cobertura de festivais independentes, muita música. Aestréia dos canais Trama no Youtube, parceria entre as duas empresas,prevê esses conteúdos e já está no ar (www.youtube.com/trama).

Registros antológicos de artistas como Elis Regina, Cartola, Tom Zé,Jair Rodrigues entre outros mais contemporâneos como Mombojó, Ma-quinado, Nação Zumbi, Cansei de Ser Sexy estarão disponíveis. Serãomais de 25 horas de acervo Trama até o final do ano com ótima resoluçãoe gratuitamente na web.

A Trama é a primeira brasileira no segmento música a ter um canal noYoutube. Ao todo serão cinco canais:

TramaVirtual – reportagens exclusivas, cobertura dos festivais inde-pendentes, performances de bandas ao vivo;

Trama TV – trechos de conteúdo feito a partir de programas de TV,como o clássico Ensaio (programa dirigido por Fernando Faro, na TVCultura) em que a Trama lançou os antológicos “Ensaio Elis Regina1973”, “Cartola MPB Especial 1974”, entre outros títulos;

Trama Live – registros de shows;Trama Bastidores – making of, imagens de gravação de álbuns, mo-

mentos mais “particulares” dos artistas;Trama Clipes – clipes dos artistas e acervo Trama (Fernanda Porto,

Max de Castro, Otto, Ed Motta, entre outros).

Someco realiza evento na ExpomusicEntre os dias 24 e 29 de setembro, a Someco realizou a já tradicional Exposição

e Outlet - Someco 2007. O evento aconteceu no Hotel São Paulo Inn, no centroda cidade de São Paulo, e contou com a presença de diversos lojistas. Na abertu-ra, no dia 24, foi oferecido um coquetel pela importadora aos mais de 150 lojistasde São Paulo que tiveram contato com todas as novidades das marcas Peavey,SKP Pro Audio e Novik Neo. Alguns dos principais destaques do evento forama linha de amplificadores valvulados da Peavey, especialmente a série Valveking,que é um verdadeiro sucesso devendas no mundo. Em relaçãoà SKP Pro Audio, diversos pro-dutos ganharam a atenção doslojistas participantes, dentre

eles o Sound Voice I, sistema ativo portátil que inclui um mixer de 5 canais, 2caixas acústicas, microfones balanceados e pedestais. Tudo acondicionadodentro de uma leve mala que é muito útil para profissionais que trabalham compalestras, música ao vivo, etc.

Já a Novik Neo expôs toda a sua linha de subwoofers, drivers e tweeters quesão utilizados por profissionais de áudio de todo o país. A Someco é uma empre-sa multinacional e está completando 10 anos de atuação no Brasil, sempre con-solidando presença com destacadas linhas de produtos de áudio profissional.

Som nas igrejasO setor de sonotécnica da Igre-

ja Batista de Barão da Taquara,na Praça Seca, no Rio de Janeiro,realizará nos dias 1º e 8 de dezem-bro um treinamento para operado-res de áudio, com ênfase em tem-plos religiosos. Esta é uma exce-lente oportunidade tanto paraquem atua no mercado como paraaqueles que desejam começar. Ocurso também é voltado para pas-tores, reverendos e padres, alémde músicos, ministros de música,administradores de igrejas, entreoutros interessados no assunto. Ocurso será realizado das 9 às 18horas, totalizando dezesseis horasde treinamento, e custa R$ 25,com o coffe break incluído. Infor-mações e inscrições pelos telefo-nes: Robson (21) 9475-6104 e ElyRibeiro (21) 9722-3589.

22 www.backstage.com.br

RÁPIDAS E RASTEIRAS

Enquete: Acústica nos home studios

Com a crescente quantidade de home studios nos últimos cinco anos, muitospuderam produzir trabalhos que seriam inviáveis se tivessem que utilizar um grandeestúdio. Perguntamos aos internautas no mês de outubro se é realizado algum tipo detratamento acústico nos seus home studios. Confira as respostas:

Você se preocupa em fazer tratamento acústico no seu home studio?

Sim, mas utilizo ma-

terial inferior ao dos

estúdios - 26%

Não, acho

desnecessário - 9%Não, acho muito

caro - 21%

Encontro Nacional de Escolas de MúsicaA Central de Apoio às Escolas de Música (CAEM) pro-

moveu em São Paulo, no dia 29 de setembro, em conjuntocom a Yamaha Musical, a terceira edição do encontro anu-al voltado a todos os profissionais envolvidos com o ensino demúsica no país. O evento gratuito teve como objetivo fo-mentar a troca de experiências entre profissionais do setor,além dos debates com especialistas da área. Um público demais de 250 pessoas assistiu ao Encontro Nacional de Esco-las de Música, que aconteceu na A Universal Multi Mídia Trade Center, e interagiu sobretemas voltados à administração e rotina das instituições e escolas. O maestro João CarlosMartins, que abriu oficialmente o evento, falou sobre motivação, contou sua tra-jetória profissional e finalizou sua participação tocando o hino nacional brasileiroem um piano digital da Yamaha. A educadora Liane Hentschke, presidente daISME (International Society for Music Education) também participou do en-contro, transmitindo um panorama da educação musical no mundo. Outra pre-sença foi a do maestro Nelson Ayres, que falou sobre a profissão de músico e asdificuldades que hoje a classe enfrenta para se firmar no mercado, entre outros.

Cotô vai para a BoschJoão Roberto “Cotô” Guarino, desde julho, passa a integrar o

sistema Bosch de Comunicação. O engenheiro de som, com expe-riência de mais de 20 anos no mercado, é o mais novo engenheirode vendas para a América do Sul e Central. Cotô dará suportetécnico e de vendas para os profissionais de áudio da família Bosche das marcas Electro-Voice, Dynacord, Midas, Klark Teknik, Te-lex e RTS. Cotô começou na rádio Bandeirantes como técnico epassou pelos estúdios da Transamérica, Artmix, Anonimato, Ritz entre outros, além de tertrabalhado com artistas como Roberto Carlos, RPM, Jorge Ben Jor e Rita Lee.

ExposiçãodeTeresópolissonorizadacom sistemaAdamson

A empresa Lang Brothers, do em-presário Marcello Ferreira, pelo décimoano consecutivo foi a escolhida parasonorizar a Exposição Agropecuária deTeresópolis, no estado do Rio de Janei-ro. Este ano, o evento aconteceu entreos dias 6 e 9 de setembro no parque deexposição da cidade e contou comshows das bandas Cidade Negra,Sandy & Junior, Blitz e Fagner. Agrande novidade foi o sistema linearray Adamson recém adquirido pelaLang Brothers, que embalou cerca de20 mil pessoas por noite. Configuradoem 12 caixas Y 10 e 4 subs T21 por lado,além dos periféricos adequados ao sis-tema como processadores Dolby Lakee amplificadores Lab.Gruppen, alémde cabeamento Reference, o sistemaimpressionou mais uma vez os técnicosFernando Narcizo (P.A. de Sandy &Junior) e Eder Pinheiro (P.A. da bandaCidade Negra).

Sim, faço como se

fosse em um estúdio

- 44%

Allen & Heath incrementaa série ZEDA Allen & Heath adicionou mais três mo-

delos aos equipamentos de formato pequenoda série ZED. Seguindo o modelo ZED-14, aempresa anunciou o ZED 420 (16 mono + 2canais estéreos), ZED-428 (24 mono + 2estéreo) e o ZED-436 (32 canais + 2 estéreo).Similares ao já pequeno console ZED-14, osmais recentes lançamentos também possuemalta performance DuoPre TM, com um mi-crofone de qualidade e circuito otimizado.

24 www.backstage.com.br

RÁPIDAS E RASTEIRAS

Workshop da Selenium na Mega-DisconlidoCerca de 50 profissionais de áudio assistiram no dia 10 de outubro,

na Mega Disconildo (Duque de Caxias - RJ), ao seminário técnico pro-movido pela Disconildo e Selenium.

Na ocasião, o professor Homero Sette discursou sobre os conceitos eusos dos alto-falantes, drivers e caixas acústicas. Ele ainda abordou osconceitos básicos de sonorização e explicou como funciona um projeto

de cluster central para igrejas. Apalestra terminou com o tema“s istemas de l ine array, comofunciona e em que situações oline array é melhor que o convencional”. Citando o exemplo da sonorização daarena do PAN, Homero chamou para ajudá-lo o consultor da Mega DisconildoMagayver que foi um dos responsáveis pela instalação do line. No final doevento, Marcos, do departamento comercial da Selenium, falou sobre os lança-mentos das novas caixas acústicas.

Allen&Heath GL2400 no novo Holland TheatreUm dos maiores teatros europeus, o

Schouburg Heerlen, acabou de sofrer umaimensa reforma que o transformou em umespaço multifuncional com três diferentesáreas, um enorme teatro, um hall pop e umteatro pequeno, com um café, pronto paraabrigar desde operas a concertos de rock.

Responsável pelos novos equipamentos de áudio, a empresa TM Áudio tratou de colocaruma mesa Allen & Heath GL2400 de 24 canais na área destinada ao teatro menor. Oconsole alimenta um sistema de som da Martin Áudio, além de ter o som distribuído eprocessado pela Allen & Heath iDR-4 16x16 DSP, instalado no rack FOH. A idéia é que,por causa de sua flexibilidade e excelente qualidade sonora, a GL2400 cumpra seu papelnas mais variadas performances que o teatro espera sediar.

Samba carioca virapatrimônio cultural doBrasilO samba carioca tornou-se Patri-

mônio Cultural Imaterial do Brasil,sob registro do Instituto do Patri-mônio Histórico e Artístico Nacional(Iphan). Sambistas da velha- guardae da nova geração comemoraram.Para eles, o samba finalmente foi re-conhecido como cidadão brasileiro.A votação aconteceu no dia 9 de ou-tubro no Rio e a aprovação foi porunanimidade.

Improvisando ao pianoO professor Luiz Daniel, autor de diversos livros e

vídeos musicais, esteve presente na Expomusic2007, em São Paulo, onde entre outras atividades,tocou no lançamento do teclado top de linha daRoland E-80, além de inaugurar o piano digital daKetron (um piano ¼ de cauda em móvel totalmentebranco). Com um repertório que contemplou desdeBeatles ao concerto nº2 de Tchaikovsky, passando por Balada Pour Adeline eNoturno de Chopin, o professor também acompanhou ao piano o talento reveladono Programa Raul Gil, Fellipe Raniel. “Foram, sem dúvida, momentos muito gra-tificantes àqueles que ali estiveram. Resta-nos aguardar as boas surpresas da pró-xima Feira em 2008”, concluiu.

EMI sela importanteparceria com iMusicaEm contrato assinado no Rio de Janei-

ro, a EMI Music selou parceria com aiMusica para disponibilizar sucessos deseu catálogo no Idéias Music Store. AEMI está incluindo quase 100 mil músi-cas, o maior portfolio de uma gravadorana loja. O Idéias Music Store conta comalguns diferenciais neste mercado virtu-al, como a entrega simultânea para o ce-lular e computador, backup das músicase transferência de conteúdo para CD emusic players. Possui lojas no site ClaroIdéias e no menu dos celulares Nokia.