Alexmendes Economia Completo 121

Post on 10-Aug-2015

91 views 17 download

Transcript of Alexmendes Economia Completo 121

Revisão de Economia - Inflação

1. Prova: CESPE - 2011 - Instituto Rio Branco –

A respeito do Plano Real, que se destacou, na economia brasileira, por ter sido eficaz no combate à inflação, assinale a opção correta.

a) A queda duradoura da inflação foi facilitada pela redução da demanda agregada e pela expansão da entrada de capitais no período de vigência do plano.b) O sucesso desse plano deveu-se, em parte, à política monetária expansionista combinada com forte ajuste fiscal.

c) Reservas elevadas, abertura comercial e valorização cambial contribuíram para restringir a alta dos preços internos.

d) A política cambial caracterizou-se pela fixação da taxa de câmbio real bem como da taxa de câmbio nominal.

e) O diagnóstico da inflação, no âmbito desse plano, excluía o caráter inercial da alta de preços no Brasil.

Revisão de Economia - Inflação

Prova: FMP-RS - 2011 - TCE-RS - Auditor Público Indique a opção que completa corretamente a lacuna da assertiva a seguir. Os aumentos salariais acima dos níveis de produtividade geralmente são associados a um tipo de inflação denominado _______________________.

a) inflação de custos.b) inflação de demandac) inflação inerciald) inflação monetáriae) estagflação

Revisão de Economia - Inflação

Prova: FGV - 2011 - SEFAZ-RJ - Auditor Fiscal da Receita A inflação acumulada nos últimos doze meses encontra-se no mês de abril de 2011 acima da meta de inflação adotada no país. Para trazer de volta a inflação para a meta, a melhor combinação de políticas monetária e fiscal é, respectivamente,

a) elevação da Selic e dos gastos do governo.b) redução da Selic e dos gastos do governo.c) elevação da Selic e contração dos gastos do governo.d) redução dos gastos do governo e da Selic.e) redução dos gastos do governo e elevação da Selic.

1.Prova: CESGRANRIO - 2009 - SFE - EconomistaTraçada no gráfico entre a taxa de desemprego (eixo horizontal) e a taxa de inflação (eixo vertical), a posição da Curva de Phillips de longo prazoa) mostra como o desemprego diminui quando a inflação aumenta.b) se altera com a política monetária expansiva.c) depende do valor das expectativas de inflação.d) é vertical, na taxa natural de desemprego da economia.e) é horizontal, na taxa de inflação esperada.

2.Prova: CESGRANRIO - 2008 - BNDES -Profissional Básico - Especialidade - EconomiaParte superior do formulárioA Curva de Philips de curto prazo, representada por AB no gráfico abaixo, não é estável, tornando-se, a longo prazo, vertical, como CD.

Assim, pode-se afirmar quea) a taxa natural de inflação é representada por E no gráfico.b) a taxa natural de desemprego é representada por B no gráfico.c) a inflação tende a desacelerar caso se mantenha continuamente a taxa de desemprego em C.d) AB altera sua posição na medida em que as expectativas de inflação se ajustam.e) AB altera sua posição na medida em que CD se desloca para a direita.

3.Prova: CESGRANRIO - 2011 - TRANSPETRO -Economista JúniorO gráfico da curva de Phillips de longo prazo, com a taxa de desemprego na abscissa e a taxa de inflação na ordenada, é vertical porque a:

a) produção responde às flutuações da demanda agregada.b) expectativa de inflação tende a igualar a inflação, a longo prazo.c) demanda agregada na economia não varia.d) inflação no longo prazo tende a ser declinante.e) taxa natural de desemprego varia com a demanda agregada. Parte inferior do formulário

4. Prova: FCC - 2008 - METRÔ-SP - Analista Treinee - EconomiaA Curva de Phillips expressa o conflito existente no curto prazo entre dois objetivos de política econômica. São eles:

a) aumento da taxa de crescimento econômico e distribuição mais eqüitativa da renda nacional.b) diminuição do déficit público e redução da carga tributária.c) diminuição da taxa de inflação e aumento da taxa de emprego.d) redução das disparidades regionais de renda e aumento da taxa de crescimento da economia.e) superávit no balanço de transações correntes e estabilidade da taxa de câmbio.

5. Prova: CESGRANRIO - 2008 - Petrobrás -EconomistaA figura abaixo mostra, em linha cheia, a Curva de Phillips de uma certa economia, supondo um determinado nível de expectativas de inflação.

Caso as expectativas de inflação diminuam, a Curva de Phillips mudaria para uma posição comoa) AB.b) CD.c) CF.d) EF.e) BD.

6.Prova: CESGRANRIO - 2011 - TRANSPETRO -Economista JúniorConsidere o modelo IS/LM/BP para uma economia com taxa de câmbio fixa, em uma situação de alta mobilidade do capital financeiro internacional. Nesse caso, a políticaa) monetária contracionista acarreta fortes perdas de reservas internacionais.b) monetária tem capacidade reduzida de alterar a taxa de juros da economia.

c) fiscal expansionista acarreta fortes perdas de reservas internacionais.d) fiscal expansionista acarretará superavits orçamentários do governo.e) fiscal tem capacidade reduzida de alterar o produto da economia

7.Prova: CESGRANRIO - 2009 - BNDES - Profissional Básico -EconomiaO gráfico abaixo representa o modelo IS/LM para umaeconomia aberta, com mobilidade imperfeita do capitalfinanceiro internacional e regime cambial flutuante. Suponhaque uma crise internacional desloque, inicialmente, a IS e aBP para as linhas tracejadas no gráfico.

Em consequência, a curto prazo, ocorreriaa) aumento da demanda por bens e serviços e

valorização cambial.b) aumento da inflação e da demanda por bens e

serviços.c) queda na demanda por bens e serviços e

desvalorização cambial.d) redução da taxa de desemprego e valorização

cambial.e) redução do deficit público e maior tendência

inflacionária.

8. Prova: CESGRANRIO - 2010 - ELETROBRÁS -EconomistaO gráfico abaixo representa o modelo IS/LM/BP aplicado a certo país. As posições iniciais das curvas IS, LM e BP são representadas pelas linhas cheias. As posições das linhas tracejadas, IS' e BP', mostram a reação de curto prazo da economia a uma variação da demanda agregada.

As mudanças no gráfico são consistentes com um(a)a) aumento da demanda externa pelos produtos da economia, sendo o regime cambial fixo.b) aumento da demanda autônoma interna, sendo o regime cambial fixo.c) aumento da demanda agregada pelos bens e serviços da economia, sendo o regime cambial flutuante.d) redução da demanda agregada pelos bens e serviços da economia, sendo o regime cambial flutuante.e) política fiscal expansiva, sendo o regime cambial fixo.