AmeliaSocial.com - 04-03-10

Post on 24-Mar-2016

220 views 0 download

description

Coluna A TRIBUNA

Transcript of AmeliaSocial.com - 04-03-10

cmyk

por Amélia Stefanini por Amélia Stefanini por Amélia Stefanini por Amélia Stefanini por Amélia Stefanini ameliasocial@terra.com.brameliasocial@terra.com.brameliasocial@terra.com.brameliasocial@terra.com.brameliasocial@terra.com.br

quinta-feira, 4 de março de 2010A TRIBUNAwww.atribunamt.com.br

O Colunismo Social Inteligente.O Colunismo Social Inteligente.O Colunismo Social Inteligente.O Colunismo Social Inteligente.O Colunismo Social Inteligente.

Olá pessoal! Segunda-feira, 8 de março, é o Dia Internacio-nal da Mulher. É difícil falarmos de uma coisa que há muitoaprisionou a mulher, e fez de certa forma, muitas acredita-rem realmente ser o sexo frágil. Essa mulher precisou sedespir do medo, e conquistar seu espaço, e isso está sendofeito aos poucos. A luta continua, temos que manter-nos atodo instante firmes e alertas! Acho eu, que nós mulheresnão precisamos provar nada pra ninguém, mas ser sim-plesmente aquilo que somos, e para que viemos! Com essalinda mensagem da artista plástica Taís Luso de Carvalho,convido a todos para nossa reflexão semanal em homena-gem às mulheres.

NÓS, MULHERESSe todas nós fôssemos belas, simpáticas e atraentes; se fôsse-mos ótimas amantes e profissionais bem sucedidas; se cui-dássemos dos filhos, da casa, da empregada e fizéssemosparte de algum voluntariado... puxa vida, seríamos fan-tásticas! Pois é, mas não estamos com toda essa bolinhaapesar de sermos bombardeadas por uma mídia que apelapara sermos a “Mulher-Maravilha”, custe o que custar.E não tendo muita estrutura para aguentarmos tal imposi-ção, saímos desatinadas à procura da academia mais próxi-ma ou de uma clínica que nos ofereça “o pacote milagroso”,ou seja, a promessa de virarmos um mulherão, pelo menosem termos de beleza. O cuidado com nosso corpo é necessá-rio, mas parece que perdemos o sentido exato das coisas.Estamos parecidas com robôs: cabelos iguais, lisos e reparti-dos; barrigas à mostra de todos os tamanhos e formas; mui-to silicone alterando medidas equilibradas ou muitas vezesnos impedindo de sorrir, travando nossa expressão facial.Putz, isso é de uma pobreza e de um servilismo tão grandeque me nego a comentar. Quando a coisa começa a afetar osneurônios é porque a causa está perdida. Então, nada maisresta a dizer; o melhor é ir pra outra crônica. Como dizem,o importante é ser feliz. Tem gente que não está satisfeitaconsigo; seu ídolo é a sua meta. Enfim, estamos uniformiza-das; parece-me que fazemos parte de uma única escola.Mas falando sério, e apesar dessas firulas, podemos nos or-gulhar diante da luta pela nossa emancipação.A nossa verdadeira história é marcada a ferro e fogo à pro-cura de um espaço nobre, seja nas artes, na literatura ouem outras áreas. Somos um Exército avançando e tomandoposse do que nos é devido. Nada mais justo. E não seremos“desaforadas” por pretendermos chegar a um cargo mai-or... Acho que a mulher merece mais. Gosto da mulher queluta por uma causa justa; que busca algo sério, que ‘queimeas pestanas’ atrás de coisa que vale a pena. Deixar nossamarca para as gerações futuras. Foi muita luta para pararde sermos vistas como ‘objeto’. Bom seria se fôssemos reco-nhecidas pelo que escrevemos ou falamos e não por termoslábios carnudos, peitos enormes e bumbum empinado. Bomseria se fôssemos reconhecidas como profissionais capacita-das nas áreas técnicas com o mesmo reconhecimento e re-muneração dispensada aos homens. Bom seria se, após umavida de trabalho, não sentíssemos o desconforto por estar-mos aposentadas e o vazio de uma vida vista como impro-dutiva. Bom seria se fosse reconhecido o nosso espírito deabnegação. Bom seria se, na velhice, fôssemos cercadas deatenções, de paciência e de amor. Bom seria, se tivéssemoso reconhecimento dos filhos, como mães amorosas que ten-taram acertar... Mas ótimo seria se, na condição de mu-lher, não precisássemos matar um leão por dia para provardo que somos capazes. Pensem nisso!

B em minha gente, Dia Internacional da Mulher – 8 de março. Por que um dia? Numa época em que as mulheres lutam para entrarem cada vez mais no mercado de trabalho, lutam porequiparação salarial, lutam por leis mais justas, lutam para conquistarem vagas em trabalhos antes destinados apenas aos homens, esse dia parece um presente, uma condecoração. Um diapara falar nos nossos méritos! Mulheres não precisam de um dia para discutir seus problemas; precisam é de ir à luta nos 365 do ano: estudar, competir, fuçar e mostrar sua força no trabalho.

A mulherada está construindo prédios, advogando, abraçando a carreira da magistratura, promotoras de justiça, médicas, arquitetas, delegadas policiais, escritoras, cientistas e lutando pormais cargos na vida política do país. Objetivos que nos orgulham e que nos dão respeito. Portanto, um abraço às mulheres pelos seus 365 dias de luta, não pelo dia 8.

Beijos da Amélia Stefanini

Agenda do Caiçara

Restaurante e Lanchonetecom música ao vivo no fi-nal de semana. Para sócios econvidados dos sócios, o Cai-çara Tênis Clube oferece ser-viço de qualidade no Restau-rante e Lanchonete do Clu-b e .

SEXTA DANÇANTE -(05/3) “SÓ PANQUECAS” a par-tir das 20h30 para sócios eseus convidados dançaremmuito com animação deAdriano Esteves.

SÁBADO – FEIJOADACOMPLETA (quilo)- Acom-panha caipirinha e sobre-mesa a partir das 11h. Nopalco, a animação fica porconta de Martinho Ilara

DOMINGO – ALMOÇO - Biferolê recheado ao molho, per-nil assado, raviolli 04 quei-jos, feijão caseiro, arrozbranco e com brócolis, ba-nana empanada frita, setesaladas variadas, sobreme-sa e ainda serviço a lá cartea partir das 11h. No palco ocantor e compositor, Adria-no Esteves.

AMÉLIA STEFANINI

ConfraternizaçãoA galera bem disposta que encara diariamente a ginástica (física) doCaiçara, esteve reunida num churrasco, quinta (4), organizado pelopresidente do clube Lucas Neto e o vice Gildo Moura. Tudo foi prepa-rado com muito carinho e a galera superou as expectativas no quesi-to boas maneiras. Quem esteve por lá, alegrando o ambiente, foi ocantor Adriano Esteves com seu violão e música de qualidade.

Felizes da vidaNo dia (29/12) nasceu o lindo bebê que recebeu o nome do pai DanteRubens, que está todo prosa. Corujices a parte dão conta que a ma-mãe Giordana Cardoso e os avós Ana Rúbia e Dilson Cardoso se der-retem com o garotão e estão curtindo pra valer as gracinhas que elefaz. Daqui segue o nosso carinho à família Cardoso.

ROBERTO BARCELOS

Idade novaQuem festejou no sábado (27/2) seus 60 anos de vida foi aMaria Inês Closs, em uma missa celebrada na Igreja MatrizSagrado Coração de Jesus. A aniversariante ofereceu aos fa-miliares e convidados um jantar no Buffet Paladar, que foiorganizado com muito carinho pelo seu esposo Manoel Closs,filhos, noras, genros e netos. 

HistóriaUm close da primeira turma de Educação Física formada emRondonópolis. Parabéns por esse marco no ensino superior dac idade.

STÚDIO PLUS

Parabéns!Felicidades ao elegante JairBorges que hoje, dia 4, come-mora mais um ano de vida aolado de seus familiares e ami-gos. Tim! Tim!

VitóriaParabéns, Aline dos Anjospela colação de grau no cur-so de Ciências Contábeis,ocorrida neste dia 26 de fe-vereiro. Que Deus continueiluminando seu caminho!!!Homenagem de seus pais ede seu noivo Adeilton.

ROBERTO BAARCELOS

Em famíliaA mamãe Lu-ana  está emcontagem re-gressiva prachegada dopequeno Gus-tavo, que jáestá fazendo aalegria do pa-pai RenatoCardoso e domaninho Ga-br ie l .

10º MACARRÃO A.S.RNo dia 8 de março, a partirdas 19h, vai acontecer no Bu-ffet Aroma e Sabor o 10º Ma-carrão A.S.R. com variedadesde massas e molhos, brincadei-ras, bingo e muita descontra-ção. O convite custa apenas15,00 e pode ser adquirido coma Adenaide (3422-2445 e comNeuza Silveira (3422-4149).

Trocoude idadeO nosso queri-do Edson Or-lato, carinho-samente co-nhecido comoPedra Preta,c o m e m o r o umais um anode vida en-volvido pelocarinho dabela esposaMarinelli, dosfilhos, famili-ares e amigosíntimos naárea de lazerdo Edifício So-lar do Cerra-do. Na opor-tunidade, aesposa do ani-v e r s a r i a n t einformou queesta reuniãofestiva foiapenas um“tira gosto”perto do queserá a festaprincipal. Va-mos aguar-d a r . . . !

Sabor delíciaOntem, a equipe do programa “Na Tela com Elas” gravou uma aulade como preparar passo a passo “matrinchã na grelha” sob a com-petência e muito carinho do nosso amigo Rico, que agora está comseu restaurante no Canadá Country Clube. Logo mais, as 21h, naTV Rondon, você vai assistir essa matéria nos mínimos detalhes. AoRico, sua esposa Dilza e seus filhos Greike (Baturé), Kleber (Anjão)nosso muito obrigada pela atenção e o prazer da companhia.

AMÉLIA STEFANINI

Linda imagemAnsiosos na espera da visita dacegonha, trazendo a pequenaValentina, os pais Angélica eTiago Salviano.

ROBERTO BARCELOS

Lions Clube de PedraPretaFoi tudo de bom o jantar dan-çante de confraternização (27/02) que o Lions Clube de PedraPreta ofereceu aos clubes par-ticipantes de 25 municípios doIII Conselho Distrital do LB-4.Quem coordenou o evento foiRonaldo Magno Espíndola Ca-margo e uma equipe de leõesdeterminada e competente.Com a jaula aberta, ao som davoz e teclado do cantor e com-positor Adriano Esteves e comuma palhinha do Magno aanimação foi total.

AMÉLIA STEFANINI

Baile beneficente - Anos 60Um baile pra ficar na historia que vai fazer você voltar aostempos da brilhantina. Uma realização do Conselho Munici-pal dos Direitos da Mulher (CMDM) em Rondonópolis. O baileanos 60 beneficente é a rigor e acontecerá no próximo dia 6 demarço, a partir das 22 h no Canadá Country Club de Rondo-nópolis, com muita animação da Banda Marinho e seus BeatsBoys. Maiores informações: (066) 3423–3625 / 9961–9505.