Análise Semiótica - Harry Potter e Senhor dos Anéis

Post on 27-Mar-2016

288 views 8 download

description

Uma breve análise semiótica dos filmes Harry Potter e Senhor dos Anéis Trabalho feito para a matéria de Semiótica I, curso de Desenho Industrial com Habilitação em Design Digital. PUCPR Nessa apresentação analizamos os neveis Primeiridade - qualitativo icônico; Secundidade - singular indicativo; Terceiridade - convencional-signobólico.

Transcript of Análise Semiótica - Harry Potter e Senhor dos Anéis

Análise Semiótica dos Filmes

Harry Potter Senhor dos Anéis

Harry Potter é o ícone de uma população jovem fissurada em literatura.Criados pela escritora J.K. Rowling, venderam mais de 450 milhões de cópias, quase 3 vezes mais do que Senhor dos Anéis.O primeiro Volume, dos 7 que completam a saga, foi lançado em 1997, e foi o mais vendido de todos.A escritora veio a se tornar a mulher mais rica do mundo da literatura.Sua saga ainda vem encantando fãs por todo o mundo.

Convencional-simbólicoEsse produto visa atender o público alvo de personalidade aventureira e fantasiosa.Passando ao público fibra moral, perseverança, e coragem.

Saga criada por J R R Tolkien entre os anos de 1937 e 1949.A história partiu de um outro livro do autor, O Hobbit, que ganhou sua adaptação pros cinemas agora.Parte da história foi escrita durante a 2ª Guerra Mundial.Originalmente foi desenvolvida em 3 partes, e foi assim que ficou famosa, tão famosa que foi reconhecida como uma das maiores criações da literatura do séc XX sendo publicada em mais de 40 línguas diferentes.

Convencional-simbólicoEsse produto visa atender o público alvo de personalidade aventureira e fantasiosa, passando ao público perserverança, resistência e companheirismo.

A expressão séria, o olhar fixo, a postura ereta, a garra ao segurar a varinha ou a espada, a iluminação evidenciando os traços faciais brutos e precisos. Ícones (primeiridade, qualitativo-icônico) de severidade, força, garra, aventura, prontidão, determinação.

A fonte de Harry Potter se assemelha com a cicatriz que o personagem recebeu na infância. Passando a sensação de mistério e artefatos antigos.

Nesse exemplo de capa, em O Senhor dos Anéis, as cores são mais apagadas e amarronzadas. A história se passa principalmente numa escalada em montanhas e as cores transmitem certa sensação de sede, escassez, pó.

Convencional-simbólicoAmbos os filmes ensinam ao público a importância de amigos e do trabalho em grupo.

Personagens

Harry James Potter Bolseiro Frodo

Principais

Ambos são órfãos, passam por dificuldades e vencem a morte em algum momento. Esses "elementos da trama" criam suas características de heróis. Até mesmo a aparência física é parecida (os olhos claros e os cabelos castanhos). Teria alguma influência do tipo físico do "Jesus europeu" inventado pelos Renascentistas?

Ponto de vista qualitativo-icônico, associação de ideias.

Ronald Bilius Weasley Samwise Gumgee

Melhores amigos

Ambos são melhores amigos dos personagens principais, são companheiros e possuem seus momentos de glória dentro da trama. São o símbolo (terceiridade, convencional-simbólico) do bom amigo: ajudam na dificuldade, não são um peso, auxiliam, estão sempre próximos e tem seus conflitos.

Fred e George Weasley Merry e Pippin - Contra Plongée

Amigos inceparevais

São os amigos secundários, para auxiliar os personagens principais, apesar de secundários tem seus momentos de ápice na história.

Roupas, jogo de câmera.

Albus Percival Wulfric Brian Dumbledore Gandalf

Feiticeiro e mago do bem

Os cabelos e barbas compridos e brancos, o olhar compenetrado, as roupas longas... Parecem serem sábios, importantes e firmes.São os "mais poderosos" e protetores. Toda a personalidade fica evidenciada em suas características físicas e principalmente na cor branca. Traz uma ideia de divindade, pureza, claridade. Esse é um ponto de vista qualitativo-icônico, responsável pela primeira impressão que temos ao visualizar algo.

Lord Waldemor Sauron

Vilões

O fato de não possuir nariz e em ambos os casos o rosto fugir de um padrão humano sugerem desapego. São indicativos (secundidade) de que eles não pertencem ao meio e os segrega dos demais. Remetem a essa sensação de aversão e pouca intimidade, características essenciais num vilão.

Notamos que Dobby constantemente se refere a ele mesmo na terceira pessoa, como por exemplo no sétimo filme: 'Dobby jamais quis matar, Dobby só queria mutilar ou causar um ferimento mais grave'. Isso pode ser um sinal (indicativo) da sua submissão enquanto servo dos Malfoy.Smeagol é digno de pena por sofrer aos poderes do anel, que corrompeu o personagem original, se tornando um ser repulsivo. Suas funções são de auxiliares na jornada dos personagens principais.

Dobby Smeagol

Seres fantásticos

Seres fantásticos

Gwaihir

Salgueiro lutador

Os seres mágicos fazem parte da natureza fantasiosa de cada mundo, sendo bons ou maus, mas impessoais quanto ao protagonista. Ampliando a fantasia e preenchendo as expectativas do público. Todos possuem um caráter convencional-simbólico.

NasgulBarbárvore

Aragog

Dementadores

Hipogrifo Shelob

O cajado (ou a varinha) são símbolos (terceiridade) do ofício do mago (e do bruxo). Pressupõe-se que a magia está no mágico e não no objeto. Logo, o cajado (ou a varinha) são convenções. Imagina-se que a magia está "em mãos", sob a cutela do mágico, lhe conferindo essa autoridade e domínio sob todo um conjunto de significados (que são os domínios mágicos). Logo, a varinha ou o cajado são símbolos da magia.

Varinha Cajado

Objetos mágicos

Ambos tem história, poder e serventia. São objetos muito cobiçados por todos, por pertencerem aos seres mais poderosos que já existiram ou existem.Símbolo (convencional-simbólico) de poder.

3 relíquias da morte - Varinha das varinhas, Pedra da ressurreição e Capa da invisibilidade.

Anel do Poder

Objetos mágicos

SANTAELLA, Lucia. - Semiótica Aplicada, Cap.05Editora Thomsonhttp://books.google.com.br/books?id=iW9QpHNWTcUC&printsec=frontcover&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false

Blog Desbaratinandohttp://www.desbaratinando.com/2012/02/semelhancas-entre-senhor-dos-aneis-e.html

Wikipédiahttp://pt.wikipedia.org/wiki/O_Senhor_dos_An%C3%A9ishttps://pt.wikipedia.org/wiki/Harry_Potter

Google Imagenshttps://www.google.com.br/search?q=harry%20potter%20e%20senhor%20dos%20aneis&psj=1&bav=on.2,or.r_cp.r_qf.&bvm=bv.47008514,d.dmg&biw=1366&bih=677&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-BR&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&authuser=0&ei=AZ-fUdzEM4fP0wHhmYGwAw

Bibliografia

Grupo:

Amanda Segantini Moraes

Everton Asmé

Juliana Hiromi Saito

Lívia Fortes Couceiro

Obrigado.