Animais tem espirito?

Post on 19-Jul-2015

97 views 1 download

Transcript of Animais tem espirito?

Reflexões Reflexões sobre os sobre os animaisanimais

ESDE Tomo IESDE Tomo I

agosto 2011agosto 2011

IDADE DA TERRA 4,6 BILHÕES DE ANOSIDADE DA TERRA 4,6 BILHÕES DE ANOS

PRIMEIRAS PLANTAS E ANIMAIS PLURICELULARESPRIMEIRAS PLANTAS E ANIMAIS PLURICELULARES1,7 BILHÕES DE ANOS1,7 BILHÕES DE ANOS

145 milhões

65 milhões

205 milhões

408 milhões

240 milhões

1,8 milhões

Evolução da vida na terra

Homo habilis 2 milhões de anos

Homo Eretus 1,8 milhões de anos

Homem-de-neandertal Homo sapiens500 mil anos

Homem Cro-MagnoHomo Sapiens Sapiens100 mil a 35 mil anos

• É uma concepção que considera que a É uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos, isto é, tudo no entendimento dos humanos, isto é, tudo no universo deve ser avaliado de acordo com a universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o homem.sua relação com o homem.

ANTROPOCÊNTRICOANTROPOCÊNTRICO

• Aristóteles no Séc IV AC - Pirâmide Aristotélica - Base animais mais simples, topo SER HUMANO.

• paradigma antropocêntrico, bem estar do homem acima de tudo. (Anthropos = humano, Kentron = centro)

• O orgulho humano cavou um abismo intransponível entre o reino hominal e o reino animal.

• A falta de estudo, de observação, de meditação, em uma palavra, a ignorância presunçosa permitiu o destaque do homem, classificando-o como um ser à parte da Criação. (Gênese da Alma - Caibar Schutel )

... É assim que tudo ... É assim que tudo serve, que tudo se serve, que tudo se encadeia na natureza, encadeia na natureza, desde o átomo desde o átomo primitivo até o arcanjo, primitivo até o arcanjo, que também começou que também começou por ser átomo. por ser átomo. Admirável lei de Admirável lei de harmonia, que o nosso harmonia, que o nosso acanhado espírito não acanhado espírito não pode ainda apreender pode ainda apreender em seu conjunto! em seu conjunto! (Le-540)(Le-540)

“Na planta, a inteligência dormita; no animal, sonha; só no homem acorda,conhece-se, possui-se e torna-se consciente.”Leon Denis

O gás se mineraliza, O mineral se vegetaliza, O vegetal se humaniza, O homem se diviniza. (Old Truth in New Light, Lady Cathness)

A alma dorme A alma dorme na pedra,na pedra,sonha no sonha no vegetal,vegetal,se agita no se agita no animal,animal,e desperta no e desperta no homem.homem.Ensinamento hinduísta, que remonta a milhares de anos, versão poética da evolução.

Desde que chegaste ao mundo do ser, uma escada foi posta diante de ti, para que escapasses.

Primeiro, foste mineral;Primeiro, foste mineral;depois, te tornaste planta,depois, te tornaste planta,e mais tarde, animal.e mais tarde, animal.Como pode isto ser segredo para ti?Como pode isto ser segredo para ti?Finalmente, foste feito homem,Finalmente, foste feito homem,com conhecimento, razão e fé.com conhecimento, razão e fé.

Contempla teu corpo - um punhado de pó – vê quão perfeito se tornou! Quando tiveres cumprido tua jornada, decerto hás de regressar como anjo; depois disso, terás terminado de vez com a terra, e tua estação há de ser o céu.(Al Rumi – 1207 – 1273)

enquanto a humana é determinada de enquanto a humana é determinada de dentro, pela consciência do Espírito já dentro, pela consciência do Espírito já esclarecido do homem.esclarecido do homem.O Livro dos Médiuns por ALLAN KARDEC - tradução de José Herculano Pires (NT)

• ...Os animais também evoluem, mas sua ...Os animais também evoluem, mas sua evolução é forçada e lenta, produzida por evolução é forçada e lenta, produzida por influências exteriores,influências exteriores,

• ... Se os animais existissem apenas para nos alimentar, nos vestir e nos auxiliar, por que razão teriam vivido, em milhares de espécies, durante milhões de anos, antes do nosso surgimento?

O animal caminha para a condição O animal caminha para a condição de homem, tanto quanto o homem de homem, tanto quanto o homem evolui no encalço do anjo ... evolui no encalço do anjo ... Emmanuel - Alvorada do Reino Emmanuel - Alvorada do Reino

sem haver passado pela série divinamente fatal dos seres inferiores, entre os quais se elabora lentamente a obra da sua individualização".

A Gênese, cap. VI

• "O Espírito não chega a receber iluminação divina que lhe dá o livre arbítrio e a consciência,

LE 606. De onde tiram os animais o princípio inteligente que constitui a espécie particular de alma de que são dotados?Do elemento inteligente universal.

LE 27. Trindade universal 1. Deus2. Princípio inteligente3. Princípio material

LE 606

a) A inteligência do homem e a dos animais emanam, portanto, de um princípio único?

Sem nenhuma dúvida; mas no homem ela passou por uma elaboração que a eleva sobre a dos brutos.

LE 607. Ficou dito que a alma do homem, em sua origem, assemelha-se ao estado de infância da vida corpórea, que a sua inteligência apenas desponta e que ela ensaia para a vida.

Onde cumpre o Espírito essa primeira fase?

Numa série de existências que precedem o período que chamais de Humanidade.

• O ponto de partida do Espírito é uma dessas questões que se ligam ao principio das coisas e estão nos segredos de Deus... Comentário de Kardec LE 613

• Os próprios Os próprios Espíritos estão Espíritos estão longe de tudo longe de tudo conhecer e conhecer e sobre o que não sobre o que não conhecem conhecem podem ter podem ter também também opiniões opiniões pessoais mais ou pessoais mais ou menos sensatas. menos sensatas.

Comentário de Kardec LE 613:

(...) nem todos pensam da mesma maneira a respeito das relações existentes entre o homem e os animais.

Segundo alguns, o espírito não chega ao período humano senão depois de ter sido elaborado e individualizado nos diferentes graus dos seres inferiores da criação.

Segundo outros, o Espírito do homem

teria sempre pertencido à raça humana,

sem passar pela fieira animal.

LE 6

13 -

Com

entá

rioLE

613

- C

omen

tário

O primeiro desses sistemas tem a vantagem de dar uma finalidade ao futuro dos animais que constituiriam assim, os primeiros anéis da cadeia dos seres pensantes;

o segundo é mais conforme á dignidade do homem ...

LE 6

13 -

Com

entá

rioLE

613

- C

omen

tário

No reino animal, a consciência, à feição de crisálida, movimenta-se em todos os tons do instinto, no reino da inteligência, objetivando a conquista da razão sublimada pelo discernimento...Alvorada do Reino - Francisco Cândido Xavier - Emmanuel

Gênese XI 15 e 16Gênese XI 15 e 16“Hipótese sobre a Origem do Corpo Humano”“corpos de macacos teriam sido muito adequados a servir de vestimentas aos primeiros Espíritos humanos, necessariamente pouco avançados, que vieram encarnar-se na terra....

Gên

ese

XI

15 e

16

Gên

ese

XI

15 e

16

O Espírito do macaco, o qual não foi aniquilado, continuou a procriar corpos de macaco para seu uso tal como o fruto da árvore silvestre reproduz as mesmas;

e o Espírito humano procriou corpos humanos, variantes do primeiro molde onde se estabeleceu. O tronco se bifurcou; produziu vergônteas, que se tornaram troncos.

Gên

ese

XI

15 e

16

Gên

ese

XI

15 e

16

• Como não há transições bruscas na natureza, é provável que os primeiros homens que apareceram sobre a Terra pouco diferissem do macaco em sua forma exterior, e sem dúvida também quanto à sua inteligência. (GE XI)

• “... Deram o nascimento a uma nova espécie, a qual pouco a pouco se afastaram do tipo primitivo, à medida que o Espírito progredia.”(GE XI)

• “Parece-se bastante lógico concluir que esses espíritos estavam adentrando o período de humanidade, isto é, não eram já humanos anteriormente, mas foram se tornando humanos, aqui na terra...” (Irvênia)

1859

Darwin

Evolução orgânica

1857

Kardec

Evolução espiritual

Jon Ahlquist e Charles Siby descobriram que o código genético dos seres humanos e dos chipanzés tem 98,4% de identidade(Globo Ciência, ano 7 nº 82, maio 98)

O teste do espelho é uma medida de autoconhecimento desenvolvida por Gordon Gallup Jr., em 1970, que foi baseada em parte em observações feitas por Charles Darwin. A maioria dos bebês humanos não passam no teste do espelho até vários meses de idade (18 meses).

Sem uma identidade própria seriam impossível alguém reconhecer-se.

AUTOCONSCIÊNCIA

• animais, nossos irmãos inferiores...

• todos nós já nos debatemos no seu acanhado círculo evolutivo...

• nossos parentes próximos, apesar da teimosia de quantos persistem em o não reconhecer...

• estendei até eles a vossa concepção de solidariedade e o vosso coração compreenderá os grandes segredos da evolução...

Em "A Gênese", cap. III, itens 11 a 13, de Kardec, lê-se:

"... isso (a inteligência) é um atributo exclusivo da alma... O animal carniceiro é impelido pelo instinto a nutrir-se de carne; porém, as precauções... sua previsão... são atos de inteligência".

Defendo a tese de que os animais são seres em evolução, tanto orgânica quanto espiritual. São nossos companheiros de jornada, merecendo ser respeitados e, sobretudo, amados.Irvênia Prada

Como diz o mentor Alexandre, em "Missionários da Luz", cap. 4, de André Luiz:

"Abandonando as faixas de nosso primitivismo, devemos acordar a própria consciência para a responsabilidade coletiva. A missão do superior é a de amparar o inferior e educá-lo".

OS ANIMAIS TÊM ALMA?As informação doutrinárias e da Ciência Acadêmica nos autorizam a dizer:

TEM!

Irvênia Prada,A Questão dos Animais

LE.597: “Pois se os animais tem uma inteligência que lhes dá uma certa liberdade de ação, há neles um princípio independente da matéria?”

“Sim, e que

sobrevive

ao corpo”.

• “A verdadeira vida, do animal, tal como do homem, não se encontra no envoltório corporal... ela está no princípio inteligente, que preexiste e que sobrevive ao corpo” GE.III.21

• Está claro que, ao inquirir os espíritos, se nos animais há um “princípio” independente da matéria, Kardec referia-se ao “princípio inteligente” LE.79

• ““... os Espíritos são ... os Espíritos são individualizações do individualizações do princípio inteligente princípio inteligente como os corpos são como os corpos são individualizações do individualizações do princípio princípio material...material...””

“Eu tenho pelos animais um respeito egípcio. Penso que eles têm alma. Ainda que rudimentar, e que eles sofrem conscientemente as revoltas contra a injustiça humana. Já vi um burro suspirar como um justo depois de brutalmente esbordoado por um carroceiro que atestara o carro com carga para uma quadriga e queria que o mísero animal o arrancasse do atoleiro.”José do Patrocínio, o abolicionista

Por haver passado pela fieira da animalidade, o homem não deixaria de ser homem; já não seria animal, como o fruto não é a raiz, como o sábio não é o feto informe que o pôs no mundo. (GE XI)

"Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação a natureza e aos animais.“ Victor Hugo

CAIRBAR SCHUTEL1868-1938

Mentor Espiritual das Escolas Mediúnicas

Ape

lo e

m F

avor

dos

Ani

mai

s - C

airb

ar S

chut

el

Apelo em Favor dos AnimaisCairbar Schutel

Vós que vedes luzes nestas letras, que traçam a estrada da Evolução Espiritual, e não vos achais mais escravizados pelo “gênio do mundo”, à erva que seduz, às flores que encantam, tende compaixão dos pobres animais, não os espanqueis, não os maltrateis, não os repudieis!

Ape

lo e

m F

avor

dos

Ani

mai

s - C

airb

ar S

chut

el

Lembrai-vos, amigos meus, que o Pai,em sua infinita misericórdia, cerca-os de carinhos, e, prevendo a deficiência de seus Espíritos infantis, lhes dá fartas colheitas sem a condição de que semeiem ou plantem: pratos cobertos de ervas e flores odorosas,bosques sombrios, planícies e planaltos, onde não faltam os frutos da vida; rios, lagos e mares, por onde se escoam os raios do Sol, a luz da Lua,o brilho das estrelas!

Ape

lo e

m F

avor

dos

Ani

mai

s - C

airb

ar S

chut

el

Sede bons para com os vossos irmãos inferiores, como desejais que o Pai celestial vos cerque de carinho e de amor!Não encerreis em gaiolas os pássaros que Deus criou para povoarem os ares, nem armeis ciladas aos animais que habitam as matas e os campos!

Renunciai às caçadas, diversão vil das almas baixas, que se alegram com os estertores das dores alheias, sem pensar que poderão tambémter dores angustiosas, e que, nesses momentos, em vez de risos e alegria, precisarão do bálsamoe misericórdia!

Ape

lo e

m F

avor

dos

Ani

mai

s - C

airb

ar S

chut

el

Homens! Tratai bem os vossos animais, limpai-os, curai-os, alimentai-os fartamente, dai-lhes descanso, folga no serviço, porque são eles que vos ajudam na vida, são eles que vos auxiliam na manutenção da vossa família, na criação de vossos filhos!Senhores! Acariciai os vossos ginetes, os vossos cães, dai-lhes remédio na enfermidade, tratamento, liberdade e repouso na velhice!

Ape

lo e

m F

avor

dos

Ani

mai

s - C

airb

ar S

chut

el

Carroceiros! Não sobrecarregueis os vossos burros e os vossos cavalos como fazem com os homens os escribas e fariseus: impondo-lhes pesadosfardos que eles, nem com a ponta do dedo os querem tocar!

Ape

lo e

m F

avor

dos

Ani

mai

s - C

airb

ar S

chut

el

Lembrai-vos que os animais são seres vivos, que sentem, que se cansam, que têm força limitada, e, finalmente, que pensam, e que, em limitada linguagem, acusam a sua impotência, a sua fadiga irreparável aos golpes do relho e das bastonadas com que os oprimis!

Sede benevolentes, porque também em comparação aos Espíritos Divinos, de quem implorais luz e benevolência, sois asnos sujeitos à ação reflexa do bem e do mal!

Ape

lo e

m F

avor

dos

Ani

mai

s - C

airb

ar S

chut

el

Senhores e matronas! Moços, moças e crianças! Os animais domésticos são vossos companheiros de existência terrestre; como vós, eles vieram progredir, estudar, aprender! Sede seus anjos tutelares, e não anjos diabólicos e maléficos, a cercá-los de tormentos, a infrigir-lhes sofrimentos!

Sede benevolentes para com os seres inferiores, como é benevolente, para com todos, o nosso Pai que está nos Céus!

Ape

lo e

m F

avor

dos

Ani

mai

s - C

airb

ar S

chut

el

• ANDRÉA DOS SANTOS, Jorge. Impulsos Criativos da Evolução. 3.ed. Rio de Janeiro: Societo Lorenz.

• BOZZANO, Ernesto. Os Animais têm Alma?

• KHÜL, Eurípedes. Animais, Nossos Irmãos.

• BENEDETI, Marcel. A Espiritualidade dos Animais. Mundo Maior.

• MARTINS, Celso. A Alma dos Animais. DPL Editora.

• NETO, Paulo. Alma dos Animais: Estágio Anterior à Alma Humana?.

• PRADA, Irvênia. A Questão Espiritual dos Animais. Editora.

• SCHUTEL, Cairbar de Souza. Gênese da Alma. Editora O Clarim.

• XAVIER, Francisco Cândido e VIEIRA, Waldo. Evolução em Dois Mundos. Ditado pelo Espírito André Luiz. 13.ed. Rio de Janeiro: FEB, 1993.

• XAVIER, Francisco Cândido (pelo Espírito André Luiz). Missionários da Luz. 30ª edição. FEB, 1998.KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. FEB

• id. O Evangelho Segundo o Espirtismo. FEB

• id. A Gênese, os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo. FEB

Bibliografia:

Muito obrigada!Muito obrigada!Deni & Lya Deni & Lya