ANTEPROJETO CASA MÍNIMA

Post on 07-Mar-2016

236 views 2 download

description

DESCRITIVO DO PROJETO DA CASA MÍNIMA DESENVOLVIDO

Transcript of ANTEPROJETO CASA MÍNIMA

ALUNOS ABIOLA AKANDÉ YAYI JOÃO PEDRO FERREIRA

ORIENTADORAS Profª Drª Simone Villa Profª Ms Rita Saramago

O presente trabalho consiste em uma proposta de conciliação de volumes que melhor convertam as atividades relatadas em pesquisa, constituindo-se no projeto da Casa Popular Sustentável. O trabalho objetiva avaliar a importância de estruturas em favorecimento da acessibilidade, gradientes de privacidade, confortos térmico e acústico, espaços funcionais e flexíveis, dentre outros, a fim de enquadrar, pensando-se também em custeio de material, o que há de tecnologia básica permitida para a concepção arquitetônica de elementos ativantes na melhoria da qualidade de vida dos usuários.

O projeto concebido de forma modular ocupa uma área inicial de 48 m², na qual estão introduzidos os primeiros cômodos para habitação de um núcleo unifamiliar. Tais cômodos se dão de maneira a aproximar as ações cotidianas de relação mais íntima, sendo o corredor o espaço de comunicação entre todos estes. Posteriormente, a área pode ser abrangida para 60 e

70 m², oferecendo extensões aos próprios ambientes da casa que estariam à mercê de um novo significado. São explicados, pelas plantas e cortes, o funcionamento e as atividades a serem desenvolvidas na C.P. S., assim como a metodologia empregada para a sua realização.

Com relação aos itens de sustentabilidade, há a inclusão de locais para dispor de lixo reciclável, fartas entradas de luz natural, materiais, como madeira certificada e OSB, placas cimentícias, ecopavimento e telhas sanduíche, que proporcionam o devido conforto ambiental, tecnologia de energia a gás ou elétrica, com opção de captação de luz solar e gestão e economia de água (sistema de captação de água da chuva para reutilização).

Em notas finais, a proposta será ofertada enquanto receita de construção para receber social e economicamente aqueles residentes da dita casa popular atual, trazendo-lhes resposta a certos quesitos não considerados anteriormente.

Cômodos Áreas (em m²)

Quarto Casal 7

Quarto Solteiro 7

Banheiro 7,60

Corredor 4,55

Cozinha 10,15

Sala de Estar 12

Total 48,30

Expansão Nº1 8,52 m² A sala de estar é ampliada para a varanda, abrindo espaço para a realização de outras atividades, como o estabelecimento de um escritório, por exemplo.

Cômodos Áreas (em m²)

Quarto Casal 7

Quarto Solteiro 7

Banheiro 7,60

Corredor 4,55

Cozinha 10,15

Sala de Estar 12

TOTAL

48,30

Expansão Nº2 9m² Este espaço dá continuidade ao

eixo dos quartos e poderá, com seus 9 m2, desempenhar o papel de um terceiro comodo de repouso e estocagem, ou até mesmo para trabalho, revelando-se em uma oficina.

NO FINAL O PROJETO TERÁ UMA ÁREA COBERTA TOTAL DE 65,82 m²