Apresentação Acervo Digital

Post on 05-Jun-2015

1.268 views 0 download

Transcript of Apresentação Acervo Digital

BRUNO CARDOSOEDUARDO MARCELINO

JUNIO MOREIRALUCAS HERIQUE

ROBERTO GONÇALVES

8º Período Sistemas de Informação Noturno

Acervo Digital é um acervo constituída por documentos primários, que são digitalizados quer sob a forma material (disquetes, CD-ROM, DVD), em linha através da internet, permitindo o acesso à distância.

Este conceito inclui também a idéia de organização composta por serviços e recursos cujo objetivo é selecionar, organizar e distribuir a informação, conservando a integridade dos documentos digitalizados.

Um Acervo Digital permite o acesso remoto através de um computador com ligação em rede e, ao mesmo tempo, a sua utilização simultânea por diversos utilizadores

Biblioteca, acervo sem muros, sem barreiras físicas.

É um objeto criado originalmente no computador.

Podem ser:• Textos, bases de dados, imagens estáticas ou

com movimento, áudio, gráficos, softwares, páginas Web, entre outros

O armazenados é feito em suportes magnéticos como fitas VHS, fitas de música, entre outros; e nos suportes ópticos como o CD-ROM, discos WORM, entre outros.

Documento arquivístico é uma informação registrada, independente da forma ou do suporte, produzida e recebida no decorrer das atividades de um órgão, entidade ou pessoa, dotada de organicidade e que possui elementos constitutivos suficientes para servir de prova dessas atividades.

São 3 estágios da migração:

Formato on-line para divulgação: periódicos que disponibilizam em linhas apenas informações gerais como propaganda do periódico impresso, capa digitalizada e ficha para assinatura e/ou solicitação do exemplar. Percebe-se a preocupação dos editores em relação á divulgação impressa.

Formato on-line paralelo: periódicos que, mantendo a versão impressa, disponibilizam a versão on-line, inclusive divulgando em linha o formato impresso para aquisição.

Formato on-line: periódico disponibilizado apenas no formato on-line, não possuindo a versão impressa.

Emulação• É uma estratégia utilizada para se preservar

informações de documentos digitais em seu formato original, por meio de programas emuladores.

O processo de emulação consiste em um encapsulamento de dados junto com a aplicação de software utilizada na sua criação, assim como uma descrição do ambiente de software e hardware requerido para o seu funcionamento.

O modelo para repositórios de metadados de preservação mais usado atualmente é o modelo de referência Open Archival Information System (OAIS), publicado pelo Consultive Committee for Space Data Systems (CCSDS).

Um arquivo nos termos do OAIS significa considerar os arquivos como organizações de pessoas e sistemas, que aceitaram a responsabilidade de preservar a informação e torná-la disponível e melhorar a comunicação e produtividade entre diferentes comunidades

No modelo, objeto físico e objeto digital podem ser, coletivamente, referenciados como objetos de dados.

Eles são interpretados pela combinação da base de conhecimento da comunidade alvo e a informação de representação associada ao objeto de dados.

Cada estratégia técnica de preservação e de acesso implica diferentes custos e cronogramas.

A preservação digital requer recursos disponíveis permanentemente que começam a se delinear no momento da criação do recurso.

Os documentos digitais são considerados, atualmente, registros oficiais e são gerenciados segundo leis e padrões que compreendem todo o ciclo de vida desses materiais.

A preservação digital requer procedimentos específicos e técnicas apropriadas para cada tipo de formato e mídia.

Pesquisas internacionais propõem o uso de técnicas de emulação, migração e preservação da tecnologia assim como da preservação de metadados e a criação de repositórios que permitam o acesso e a recuperação dos dados.