Apresentação Maria Imaculada Cardoso Sampaio

Post on 02-Jul-2015

631 views 3 download

Transcript of Apresentação Maria Imaculada Cardoso Sampaio

I Seminário de Política de Informação e Memória

A Informação no Contexto

Contemporâneo:

a BVS-Psi

Maria Imaculada Cardoso Sampaio

isampaio@usp.br

A Informação no Contexto Contemporâneo

A informação é a maior força de transformação do ser humano e do meio que vivemos. A Informação reduz incertezas.

A informação, aliada aos modernos meios de comunicação de massa, tem capacidade ilimitada de transformar culturas, sociedades e a própria humanidade.

Precisamos aprender a usá-la em nosso benefício e não como arma de destruição, uns contra os outros. Pode o estado regulamentar as formas de acesso e como devemos usar a informação?

Araújo, V. M. R. H. Informação: instrumento de dominação e de submissão. Ci. Inf., Brasília, v.20, n.1, p.37-44, 1991. Disponível em <http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/viewArticle/1226>. Acesso

em 23 de set. 2010.

A Informação no Contexto Contemporâneo

A “constituição de um campo prático-discursivo diferenciado e relativamente autônomo das políticas de informação”, encontra eco no “Weinberg Report” (U.S. President’s Science and Advisory Commitee, 1963) do governonorte-americano e nas agendas internacionais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). O documento dos EUA “define como escopo e abrangência de uma política deinformação a transferência de informação científica, sob a responsabilidade do governo – que por sua vez convoca as competências de uma intelligentzia técnica”. As diretrizes da Unesco estabeleciam um “programa intergovernamental e cooperativo para promover e otimizar o acesso e uso da informação, buscando superar as brechas científico-informacionais entre países centrais e periféricos, tendo estes últimos como alvo principal.”

GONZALEZ DE GOMEZ, M.N.. Novos cenários políticos para a informação. Ci. Inf., Brasília, v. 31, n. 1, Jan. 2002 . Disponível em Http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652002000100004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 24 Set. 2010.

A Informação no Contexto Contemporâneo

O Programa Sociedade de Informação (Livro Verde) trazia as seguintes linhas de ação para o plano plurianual 2000-2003 do Ministério da Ciência e Tecnologia: - Mercado, trabalho e oportunidades; - Universalização de serviços para a cidadania; - Educação na sociedade da informação; - Conteúdos e identidade cultural; - Governo ao alcance de todos; - P&D, tecnologias-chave e aplicações; - Infra-estrutura avançada e novos serviços. · A Sociedade em Rede: um Projeto em Parceria

TAKAHASHI, Tadao (Org.). Sociedade da Informação no Brasil. Livro Verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000, p. 1-14; 29-42; 43-56.

A Informação no Contexto Contemporâneo

BRANCO, M. A. F. Política nacional de informação em saúde no Brasil: um olhar alternativo. 2001. 200 f. Tese (Doutorado em Medicina) - Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2001.

A Política Nacional de Informação em Saúde esteve acondicionada aos distintos contextos políticos e institucionais aos quais o país passou. Desenvolvida no bojo do Ministério da Saúde se manteve em âmbito federal, com participação recente e pontual de estados e municípios, em sua formulação. “No plano operacional, tem prevalecido a adoção de referenciais técnicos e tecnológicos, embora, em anos mais recentes, tenha sido incorporado, no plano discursivo, um enfoque mais politizado.”

A Informação no Contexto Contemporâneo

A Informação no Contexto Contemporâneo

O que uma política de informação tem a ver com a questão da preservação da memória? Tudo!

Nenhuma política pode prescindir da preocupação com a preservação:

• Onde está sendo publicada a produção científica do país?

• O acesso aberto ao conhecimento gerado no país está sendo respeitado?

• O cidadão tem acesso ao conhecimento gerado no país?

• O conhecimento gerado no pais vem ao encontro das necessidades da população?

• As pesquisas desenvolvidas nas universidades públicas têm como objetivos reduzir o sofrimento da população?

A Informação no Contexto Contemporâneo

A Informação no Contexto Contemporâneo

A Informação no Contexto Contemporâneo

Sediado na Biblioteca Dante Moreira LeiteAtividades centralizadas na Biblioteca, com o apoio da Comissão

responsável pela coordenação do Centro

Preservação da Memória Institucional

ORGANIZAR, PRESERVAR E... UTILIZAR A INFORMAÇÃOConhecimento sustentável

• Necessidade de conscientização da comunidade científica a favor da valorização da ciência construída nos países latino-americanos

• Grande parte da produção da região não está escondida por falta de qualidade, mas simplesmente por dificuldades de acesso.

• Mau hábito de muitos pesquisadores que não citam seus colegas brasileiros.“Tradição científica exige tempo, e uma nação como o Brasil onde a atividade científica é recente e a pós-graduação só há pouco tempo começa a se consolidar [...] se abrir mão de sua independência científica trilhando o caminho da imitação, ao invés de construir sua própria história de desenvolvimento estará condenado ao subdesenvolvimento eterno.” (Pinto; Andrade, 1999).

PINTO, A. C.; ANDRADE, J. B. Fator de impacto de revistas científicas: qual o significado deste parâmetro?. Química Nova, São Paulo, v. 22, n. 3, 1999 . Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40421999000300026&lng=en&nrm=iso >. Acesso em 09 June 2008.

GIBBS, W. Lost science in the third world. Scientific American, p. 76-83, Aug. 1995.

AMÉRICA LATINA E A EXCLUSÃO INFORMACIONALAMÉRICA LATINA E A EXCLUSÃO INFORMACIONAL

O sofrimento humano ao qual os povos destes países são

submetidos é muito parecido e as soluções passam pelo

desenvolvimento de programas efetivos de alfabetização,

educação, formação para o trabalho, mas antes de tudo e,

principalmente, pelo acesso à informação.

Esse acesso só é viável se a informação estiver devidamente

organizada e gratuitamente disponível em um espaço virtual

especialmente desenvolvido para essa comunidade.

Psicologia - preocupação com a qualidade de vida das pessoas

Produção gerada pelos pesquisadores dessa área interessa a todos e deveria estar visível e acessível.Problemas comuns da região: falta de trabalho, exclusão social, ausência de um sistema educacional eficiente, falta de planejamento familiar, delinqüência, drogadicção, perda de identidade, violência, analfabetismo, pobreza, desnutrição, exploração do trabalho, violação dos direitos e discriminação das minorias.

CIVALLERO, E. (2006). Responsabilidad social del bibliotecário en América latina: un [fallido] intento de ensayo. Biblos, 7 (23). Recuperado em 29 de julho de 2006, de <http://eprints.rclis.org/archive/00005839>.

REAÇÃO DA PSICOLOGIA

A Psicologia, consciente da importância da integração enquanto

instrumento para o fortalecimento das ações, fundou a União Latino-

Americana de Entidades de Psicologia (ULAPSI: www.ulapsi.org).

Criada com o objetivo de constituir-se em um espaço de articulação

das diversas entidades de Psicologia da América Latina, em busca

de uma Psicologia comprometida com as condições de vida da

maioria da população desses países e com a finalidade de auxiliar a

superar as desigualdades sociais que caracterizam essas realidades.

ULAPSI

Compromisso com a melhoria da qualidade de

vida das pessoas

Princípios da ULAPSI

A BIBLIOTECA VIRTUAL DE PSICOLOGIA: RUMO À INTEGRAÇÃO NA AMÉRICA LATINA

A Biblioteca Virtual da ULAPSI, de acordo com os objetivos da união, nasceu da necessidade de assegurar aos pesquisadores,

profissionais, professores, estudantes e outras pessoas ligadas à Psicologia o acesso à informação de boa qualidade, produzida

nos países da região e publicada em revistas, livros, teses e outros tipos de materiais.

Esse acesso somente é viável se a informação está devidamente organizada e disponível num espaço virtual especialmente desenvolvido para essa comunidade.

A BIBLIOTECA VIRTUAL DE PSICOLOGIA: RUMO À INTEGRAÇÃO NA AMÉRICA LATINA

O COMITÊ CONSULTIVO DA BVS ULAPSIO COMITÊ CONSULTIVO DA BVS ULAPSI

O Comitê Consultivo da BVS-ULAPSI se formou pelas entidades que compõem a ULAPSI. Esta decisão foi tomada na primeira reunião do Comitê, realizada em Lima, Peru, em 2003, como parte integrante da I Assembleia da ULAPSI.

Atividades do Comitê Consultivo Latino-americano:•Representar a BVS-ULAPSI e responsabilizar-se pelo seu conteúdo;•Orientar o desenvolvimento da BVS-ULAPSI, definindo prioridades, estratégias

e procedimentos para a efetiva articulação da BVS;•Estabelecer e aperfeiçoar os controles de qualidade e definir critérios de

seleção para as fontes de informação disponíveis na BVS-ULAPSI;•Apoiar e colaborar na captação de recursos financeiros para o

desenvolvimento da BVS-ULAPSI;•Promover e divulgar a BVS-ULAPSI nos eventos e outros fóruns nacionais e

internacionais.

A BIBLIOTECA VIRTUAL DE PSICOLOGIA: RUMO À INTEGRAÇÃO NA AMÉRICA LATINA

Graças ao trabalho integrado e cooperativo de produtores, gestores, editores e bibliotecários, a BVS-Psi ULAPSI Brasil promoveu a gestão da informação psicológica e se firma como o espaço virtual do psicólogo brasileiro.

A gestão da informação psicológica no Brasil é feita a partir da integração dos usuários, produtores e organizadores da informação psicológica.

O modelo da BVS-Psi ULAPSI Brasil é a base para a construção da BVS ULAPSI.

Modelo para construção de

Bibliotecas Virtuais

Modelo para construção das

Bibliotecas Virtuais de Psicologia da

AL

Dimensões da BVS

redes sociais

redes de ambientes aprendizes e informados

redes de conteúdos

1

2

3

Linhas de ação para a gestão e desenvolvimento de Ambientes Aprendizes e Informados no contexto da BVS-Psi

operação online de fontes de informação de natureza científica, técnica e factual

comunicação, comunidades virtuais e comunidades de práticas

operação em rede dos projetos e processos identificados, formalizados e sempre que possível com automação em rede

ambiente humanizado, que estimule a confiança mútua e apropriação da história, cultura e missão da organização

programa de desenvolvimento de recursos humanos, com prioridade nos processos de aprendizagem em rede, e orientado a aumentar a capacidade de ação dos colaboradores

comunicação em rede com o ambiente externo

Quem somos? O que fazemos?

Biblioteca Dante Moreira Leite – IPUSP: coordenação técnica e sede

Fórum das Entidades da Psicologia: Comitê Consultivo

Conselho Federal de Psicologia: coordenação científica e aporte financeiro

ReBAP: manutenção das fontes de informação e promoção do uso

Editores: Index Psi (livros, periódicos) PePSIC

Curso de graduação e pós-graduação: TCCs, Teses

BIREME: metodologias, suporte técnico e capacitação técnica

Usuários da informação: nosso maior parceiro

Linha do tempo da BVS-Psi Brasil

Index Psi Periódicos

2001

Lançamento da BVS-Psi Brasil

Acompanhamento das principais ações da BVS-Psi Brasil

Nossa maior rede social!167 bibliotecas de todo o país que cooperam na manutenção das fontes de informação e na promoção da BVS-Psi

Atividades de Integração marcam a ReBAP

+ de 190

títulos

desde 1949

Controle Bibliográficoda Produção

em periódicos nacionais

Dissertações e teses

Mais de 6000 resumos

Mais de 1200 com textos completos

Captura automática de dados com a Rede Pergamum

LILACS

68

Títulos de Psicologia

45 Editoras Parceiras

+ 2100 livros

TCC’s que participaram do prêmio Silvia Lane

Critérios para inclusão de títulos

http://submission-pepsic.scielo.br

Categoria Psicologia e Psicanálise a ser inserida

no DECS

Divulgação e Capacitação no Uso da BVS-Psi

• Participação da BVS-Psi em Todos os Eventos Nacionais da Psicologia

• Estações BVS-Psi (CRP- São Paulo/SP, CRP-Bahia, CRP- Goiás, CRP-Curitiba, CRP-Belém e CRP-Alagoas

• Dia Nacional da BVS-Psi (2008, 2009 e 2010)

Ações para a capacitação e apresentação da BVS-Psi nos cursos e Conselhos de Psicologia em todo o Brasil

Espaço Colaborativo da BVS-Psi

Parcerias e CooperaçõesParcerias e Cooperações

• Bases de dados nacionais e internacionais (indexação das revistas e link com os artigos do PePSIC (PSICODOC, CLASE, PsycINFO)

• Colaboração com a BVS FAPESP – envio dos registros oriundos de projetos

• Cooperação com a Rede Pergamum – importação e exportação de metadados

• Dados do PePSIC para o Portal de Revistas da USP

O projeto BVS-Psi é ampliado para os países membros da ULAPSI

Espaço virtual do psicólogo

latino-americano

BVS-Psi

Argentina

BVS-Psi

Colombia

BVS-Psi

Peru

BVS-Psi Uruguai

Meta

BVS-Psi em todos os

países da AL

Plano de trabalho para o desenvolvimento da BVS

ULAPSI

México

Uruguai

Busca em espanhol e português

Tese de Cuba

Tese do

Paraguai

Tese do

Chile

Livro da

Republica Dominicana

Psicologia da América Latina integrada pelo

conhecimento

PSICOLOGIA BASEADA NAS EVIDÊNCIAS

DESENVOLVIMENTO DA INFORMAÇÃO

PESQUISA DOCUMENTAL

META-ANÁLISES BIBLIOMETRIA

Revisões Sistemáticas

A OPORTUNIDADE É AGORA

Assim como Pierre Levy1 vamos pensar a Internet como um agente humanizador, (que auxilia na democratização do acesso à informação) e humanitário (que valoriza as competências individuais e defende os interesses das minorias). Nunca nos esqueçamos que atrás de cada nó da rede existe um ser humano, que ri, chora e se emociona e só ele pode provocar mudanças, ou não!

1 A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2000.

Muito obrigada!

isampaio@usp.br