Apresentação para décimo ano de 2014 5, aula 105-106

Post on 19-Jul-2015

206 views 0 download

Transcript of Apresentação para décimo ano de 2014 5, aula 105-106

• merchandising

Resolve as perguntas 10 e 10.1 (p. 15).

1 alimentam G

2 única E

3 falar A

4 vocabulário E

5 omnipresença G

6 projeção A

7 Luísa G

8 aí A

9 descubramos G

10 autênticos E

11 descobrir A

12 código E

• Têm acento gráfico todas as palavras esdrúxulas.

• Há uma palavra aguda que tem acento gráfico, para desfazer ditongo (aí).

• Há uma palavra grave que leva acento gráfico, para desfazer o ditongo que, sem ele, a vogal tónica formaria com a vogal precedente (Luísa).

rainha

ruindo

sairdes

[1.º parágrafo] Gosto das casas com muitos livros, cuja presença considero imprescindível a um ambiente hospitaleiro. É um grande prazer reencontrar numa estante um desses velhos amigos. Porém, é sempre novo o que neles descobrimos.

[2.º parágrafo] As minhas mais antigas recordações da extraordinária biblioteca do meu Avô reportam-se a dicionários, enciclopédias, porque era na companhia dessas e de outras obras de referência (atlas, catálogos de museus) que passava longos sábados, sozinho e com os mortos.

[3.º parágrafo] Como o gosto pelos livros devia ser inato, lia tudo. Da História, que predominava em casa do meu avô, passei aos romances e à poesia, incluindo clássicos greco-latinos, narrativas universais, Camilo e Eça, poesia portuguesa. Aos mortos das enciclopédias juntavam-se os heróis dos romances.

[4.º parágrafo] Lembro-me também com saudade de quando a minha mãe me vinha chamar.

Eça de Queirós, O Primo Basílio

Tinham dado onze horas no cuco da sala de jantar. Jorge fechou o volume de Luís Figuier que estivera folheando devagar, estirado na velha voltaire de marroquim escuro, espreguiçou-se, bocejou e disse:

Vergílio, Eneida

Canto as armas e o varão que nos primórdios veio das costas de Troia para Itália [...]

Eça de Queirós, Os Maias

A casa que os Maias vieram habitar em Lisboa, no Outono de 1875, era conhecida na vizinhança da Rua de S. Francisco de Paula, e em todo o bairro das Janelas Verdes, pela Casa do Ramalhete, ou simplesmente o Ramalhete.

Daniel Defoe, As Aventuras de Robinson Crusoe

Nasci em 1632, na cidade de Iorque, no seio de uma boa família. Esta, porém, não era oriunda da terra, pois o meu pai era um estrangeiro de Bremen que começou por se fixar em Hull.

Homero, Odisseia

Fala-me, Musa, do homem astuto que tanto vagueou, / depois que de Troia destruiu a cidadela sagrada.

Eça de Queirós, A Cidade e as Serras

O meu amigo Jacinto nasceu num palácio, com cento e nove contos de renda em terras de semeadura, de vinhedo, de cortiça e de olival.

Homero, Ilíada

Canta, ó deusa, a cólera de Aquiles, [...]

Jonathan Swift, As Viagens de Gulliver

Espero que estejas preparado para admitir publicamente, sempre que fores chamado a fazê-lo, que foi por grande insistência tua que decidi autorizar a a publicação de uma narrativa pouco cuidada e incorreta das minhas viagens [...]

Júlio Verne, Vinte Mil Léguas Submarinas

O ano de 1866 ficou marcado por um acontecimento estranho, um fenómeno inexplicado e inexplicável, que certamente ninguém ainda esqueceu.

Camilo Castelo Branco, Amor de Perdição

Domingos José Correia Botelho de Mesquita e Meneses, fidalgo de linhagem e um dos mais antigos solarengos de Vila Real de Trás-os-Montes, era, em 1779, juiz de fora de Cascais, e nesse mesmo ano casara com uma dama do paço, D. Rita Teresa Margarida Preciosa da Veiga Caldeirão Castelo Branco

TPC

(i) [Para quem não enviou bibliofilme:] Trata desse assunto sem falta.

(ii) [Como proximamente faremos pequeno trabalho sobre assuntos mais informativos (gramática, teoria da literatura):] Revê matérias.

(iii) Escreve as continuações das dez obras.

A máquina de escrever é sagrada. / O poema é sagrado. / A voz é sagrada. / As orelhas são sagradas. / O êxtase é sagrado.

A máquina de escrever é sagrada. O poema é sagrado. A voz é sagrada.As orelhas são sagradas.O êxtase é sagrado.

epífora

viera lançar bombas angélicas

viera lançar bombas angélicas

hipálage?

TPC

(i) [Para quem não enviou bibliofilme:] Trata desse assunto sem falta.

(ii) [Como proximamente faremos pequeno trabalho sobre assuntos mais informativos (gramática, teoria da literatura):] Revê matérias.

(iii) Cria as pequenas continuações dos inícios das dez obras que identificámos em aula.