Apresentação sobre Internet e Revista

Post on 25-Mar-2016

220 views 3 download

description

Apresentação realizada por Alex Dunder Koch e Alexandre Pasqualini Vezzali no curso de administração 8º semestre.

Transcript of Apresentação sobre Internet e Revista

Breve História da Internet

“Não é difícil imaginar, em um futuro próximo, uma rede unindo todas nações, trazendo não somente notícias, negócios e mensagens de parentes e amigos distantes, mas também facilitando uma maior compreensão entre os povos,contribuindo para a paz mundial”

Artigo do NYT, comentando a entrada em operação do primeiro cabo transatlântico de telégrafo, 1866

Desmistificando a Web

Internet

Aristocracia Colaborativa

Ditadura ponto.com Todo Poder ao Povo

70 80 90 2000

• Qualidade do Conteúdo

• Poucas pessoas

• Qualidade Visual • Palavras-chave (“Tags”)

• Pouca “mão” dos usuários

• Web Plataforma • Redes Sociais

Web 2.0 Colaboração

Inteligência Coletiva Participação

Mashup Web Plataforma Mundos Virtuais

• Excesso de informações

A web 2.0

Pessoas

Tecnologia Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva. (TimO’Reilly )

Web 2.0 é uma designação ampla que cobre todas as aplicações que propiciam e potencializam a formação de redes sociais digitais. Redes sociais digitais são coletivos de agentes que, interagindo direta ou indiretamente entre si por meios digitais, constituem padrões recorrentes de relacionamento e comportamento (Abel Reis – com forte influência de Steven Johnson)

Internet

Dados da Internet no Brasil

78 milhões de internautas brasileiros (a partir de 16 anos), sendo que: 45,4 milhões acessam regularmente de casa ou trabalho

Principais locais de acesso: 31% Lan House 27% Residência 25% Casa de parentes ou amigos

A internet se tornou o 3º veículo de maior alcance para a publicidade

R$ gastos em comércio eletrônico : 8,2 bilhões em 2008 10,6 bilhões em 2009 14,8 bilhões em 2010

Utilização no Marketing

Mapeamento de público alvo

Internet

Diversidade de ferramentas

Democratização do Conteúdo

Internet

Internet

Rede distribuída Internet

Internet

Podemos ficar por horas falando de cases, exemplos e como utilizar a Web 2.0 para ações de marketing, mas o principal em qualquer ação é:

Conversação Energização

Feedback Movimento

Mapeamento

Público alvo

Breve História da Revista

Erbauliche Monaths-Unterredungen ou

"Edificantes Discussões Mensais"

A primeira revista da qual se tem história surgiu em 1663 e foi fundada em Hamburgo pelo teólogo, poeta e autor de hinos religiosos Johann Rist. Segundo a Enciclopédia Britânica, o volume tinha a forma e o formato de livro, e só foi considerado uma revista por causa dos artigos sobre teologia, por ter um público específico e periodicidade regular.

Revista

Revista

Características principais

A primeira é a especialização; cada uma possui um tipo público bem definido e deve ser feita visando falar com essas pessoas, trazer projeto editorial e gráfico condizente com suas expectativas e repertório. A segunda é o próprio formato físico. Maior apuro gráfico, papel e impressão melhores, portanto maior cuidado com a imagem. O design de revistas é algo mais refinado que o de outros produtos comunicacionais impressos. A terceira é a periodicidade. As revistas jornalísticas semanais, por exemplo, se diferenciam dos jornais impressos por aprofundar mais o assunto e por dar mais espaço para o estilo individual do escritor. Neste formato, a pauta, o texto e o apelo visual são fatores predominantes para um bom resultado.

Revista

Empatia com o leitor

Revista

A Revista no Brasil

Publicada no dia 10 de novembro de 1928, pelos Diários Associados de Assis Chateaubriand, a revista “O Cruzeiro” tornou-se a primeira revista ilustrada brasileira, introduzindo à imprensa um novo conceito gráfico e visual. A revista recordista lançou uma das mais famosas duplas de repórter-fotógrafo dos anos 40 e 50: David Nasser e Jean Manzon. O Cruzeiro era uma revista semanal de entretenimento, com muitas fotografias e vários títulos, o que possibilitava a leitura a várias pessoas, independente da idade, e abriu as portas para um novo público emergente, a mulher, chegando a vender 700 mil exemplares por semana no Brasil.

Revista

A Revista no Brasil

Algumas das principais revistas brasileiras: 1898: Rio Nu (RJ) – contos picantes, fotos eróticas e política 1929: Revista do Globo (RS), publicada pela Livraria e Editora Globo de Porto Alegre, continha ilustrações, abria espaço para poetas; 1950: Pato Donald – primeira da Editora Abril; 1968: Veja – inspirada na Time, notícias da semana divididas em seções com texto objetivo, é a quarta maior revista informativa do mundo.

Revista

A Revista no Brasil

Na década de 60, surgiram também as revistas de Maurício de Souza, Manequim, Quatro Rodas, Claudia (com fotonovelas, decoração, beleza, problemas femininos), Ele e Ela. Na década de 70, surgiram IstoÉ, Visão, Exame (a primeira de negócios), Playboy, Nova, entre outras.

A utilização no Marketing

Revista Atingir público alvo

Qualidade gráfica

Periodicidade

Métricas

Revista Endomarketing

“Casar” o contexto editorial

Revista

Convergência entre as mídias

Revista Convergência entre as mídias

Revista Convergência entre as mídias

Revista Convergência entre as mídias

Case: Revista Administradores já na Apple Store

Entre as facilidades que a empresa implantou para o aplicativo estão os botões para Facebook e Twitter, criação de anúncios e avisos em formato de push (comunicação direta e sem custo com todo leitor que tenha o app instalado) e anúncios em formato de banners. A Revista Administradores adotou o formato Quiosque, por meio do qual o leitor terá uma banca com todas as edições, podendo fazer o download e ler quando quiser.