Aristarco de Samos Enquanto Euclides (grande matemático do Museu de Alexandria, no Egito, séc. III...

Post on 21-Apr-2015

126 views 7 download

Transcript of Aristarco de Samos Enquanto Euclides (grande matemático do Museu de Alexandria, no Egito, séc. III...

Aristarco de Samos

Enquanto Euclides (grande matemático do Museu de Alexandria, no Egito, séc. III a.C.) desenvolve a geometria pura, Aristarco de Samos (310-230 a.C.) ocupa-se em aplicá-la a cálculos astronômicos, e escreve Sobre as Dimensões e Distâncias do Sol e da Lua.

Aristarco de Samos

Método de Aristarco na medição das distâncias do Sol e da Lua em relação à Terra

1- A Lua recebe a luz do Sol.2- A Terra comporta-se como um ponto

central em relação à esfera na qual se move a Lua.

3- Estando a Lua em seu primeiro ou em seu último quarto, o círculo máximo que separa a parte escura da iluminada está situado na mesma direção do nosso olho.

Aristarco de Samos - hipóteses

4-Quando a Lua está em seu primeiro quarto ou em seu último, a distância da Lua ao Sol é menor que um quadrante em 1/30 (equivalente a 870).

5-A largura da sombra da Terra quando a Lua entra em eclipse é de duas Luas.

Aristarco de Samos - hipóteses

Descontados os cálculos imprecisos, ele descobriu fatos fundamentais: mostrou que o Sol dista da Terra muito mais que a Lua, e que o Sol devia ser forçosamente muito maior que a Lua, já que ambos parecem ter o mesmo tamanho apesar de suas diferentes distâncias em relação à Terra. Além disso, demonstrou que o Sol é também muito maior que a Terra, e a Lua, não tão pequena como se acreditava.

Aristarco de Samos

A conseqüência dessas descobertas é a insignificância, em termos astronômicos, da Terra. Assim sendo, é lógico que a minúscula Terra gire em torno do Sol e não o contrário. Por essa dedução que antecipa em séculos a concepção moderna do sistema solar, Aristarco iria merecer o justo título de “Copérnico da Antiguidade”.

Aristarco de Samos