Arte surrealista

Post on 22-Dec-2014

3.217 views 0 download

description

 

Transcript of Arte surrealista

Arte Surrealista

O Surrealismo surgiu na França em 1924, um movimento, portanto, que nasceu entre as duas grandes guerras mundiais. Nessa época o mundo sofria as consequências da Primeira Guerra e sentia-se a tensão que se preparava a segunda.

Surgem a psicanálise e os escritos de Freud que fazia experiências com o sonho e com o sono hipnótico, procurando explorar o inconsciente, fazendo vir, o sonho, o pesadelo, o maravilhoso.

A sua influência fazia-se sentir em todas as formas artísticas

modernas. Volta-se contra todas as formas de ordem lógica, moral e social. Proclama o poder absoluto do sonho, do instinto, do desejo e da revolta, apoiando-se na psicanálise.

Os surrealistas lançaram-se por variados caminhos à exploração do imaginário; não havia um imaginário doutrinal: dissidências, expulsões e ataques pessoais marcaram toda a história do movimento surrealista.

O Surrealismo

Na pintura Surrealista os maiores nomes são:  Salvador Dali; Juan Miró; René Magritte; Giorgio De Chirico; Marx Ernst; Paul Delvaux; Ives Tanguy; Hans Arp.

Dali, Magritte e outros surrealistas optaram por um estilo bem detalhado, revestindo a realidade de alucinações, de cenas que não faziam sentido.

As técnicas frottage e grattage permitiam-lhes criar

estruturas abstratas que à primeira vista não representavam nada, mas que logo induziam a ver alguma coisa.   

Max Ernst era o tipo de artista que utilizava o princípio de entregar tudo ao acaso. Sendo um dos surrealistas mais ávidos por experiências, incluiu na sua pintura técnicas

 imprevisíveis como o fronttage.

Técnicas

Na arte, frottage é um método surrealista e "automático" de produção

criativa desenvolvido por Max Ernst. No frottage o artista utiliza um lápis ou outra ferramenta de desenho e

faz uma "fricção" sobre uma superfície texturizada. O desenho pode ser deixado como está, ou pode ser utilizado como base para aperfeiçoamento. Embora superficialmente similar à fricção em latão e a outras formas de "esfregar", visando reproduzir um objeto já existente, a técnica do frottage difere por ser aleatória.

Foi desenvolvida pelo pintor, escultor e artista gráfico alemão, Max Ernst, em 1925. Ernst inspirou-se em um antigo piso de madeira, no qual os grãos e as marcas nas tábuas haviam sido acentuados - em consequência dos muitos anos sofrendo ações do atrito. Os padrões da "granulação", como motivos, lhe sugeriram estranhas imagens. Ele os registou deitando folhas de papel sobre o chão, esfregando-as e

marcando-as, sobre a textura, com o auxílio de um lápis macio.

Frottage

Imagens

Frottage

Grattage é uma técnica de pintura surrealista na qual, uma

vez seca, a pintura se desprende da tela mediante "rupturas", criando um efeito de relevo, gerando textura e aparência tridimensional fortes.

Foi empregada por Max Ernst e Joan Miró.

Grattage

Salvador DaliA persistência da memória.

Max ErnstDuas crianças ameaçadas por um Nightingale

René Magritte

Ives Tanguy

ChiricoThe painter’s family

Miró

Frida KahloAbraço amoroso

Andre MassonCard Trick

Clique no ícone para adicionar uma imagem

Salvador Dali

Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech nasceu em 11 de maio de

1904, na cidade espanhola de Figueres (Catalunha). Foi um dos mais importantes artistas plásticos (pintor e escultor) surrealistas da Espanha. 

- Vida do artista, fases e estilo  Desde a infância, Dalí demonstrou interesse pelas artes plásticas. No ano

de 1921, entrou para a Escola de Belas Artes de São Fernando, localizada na cidade de Madrid. Porém, em 1926, foi expulso desta instituição, pois afirmava que ninguém era suficientemente competente para o avaliar.

Nesta fase da vida, conviveu com vários cineastas, artistas e escritores famosos, tais como: Luis Bruñel, Rafael Alberti e Frederico Garcia Lorca.

Em 1929, viajou para Paris e conheceu Pablo Picasso, artista que muito influenciou a produção artística de Dalí. No ano seguinte, começou a fazer parte do movimento artístico conhecido como surrealismo.

Biografia

Trabalho elaborado por: Maria Ortega Paulo Nº 13 9ºA