ARTES 1º ANO PROF.ª GABRIELA DACIO · 2018-08-13 · poder do misticismo tão presente nas...

Post on 09-Aug-2020

4 views 0 download

Transcript of ARTES 1º ANO PROF.ª GABRIELA DACIO · 2018-08-13 · poder do misticismo tão presente nas...

ARTES PROF.ª GABRIELA DACIO

PROF.ª ARLENE AZULAY1º ANOENSINO MÉDIO

Unidade IVCultura: conceitos e influências

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Aula 10.2ConteúdoArte e cultura africana

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

Habilidades • Perceber as diferentes funções da arte, do trabalho da

produção dos artistas em seus meios culturais. • Valorizar e compreender o valor da diversidade artística

e das inter-relações de elementos, que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

4

• Arte, Folclore e Cultura Popular

REVISÃO

5

Canção Oficial da Copa do Mundo da FIFA 2010

DESAFIO DO DIA

6

Qual mascote fez parte da copa que o vídeo apresenta?

DESAFIO DO DIA

7

Arte e cultura AfricanaA arte africana e a cultura afro sintetizam os costumes e tradições das diversas etnias e tribos africanas.

AULA

8

A arte expressa a sensibilidade e a simbologia de diversos significados, sentimentos e crenças dos povos.

AULA

9

As pinturas, os artesanatos e as esculturas representam figuras humanas com atribuições trajadas de valores étnicos, religiosos e também morais.

AULA

10

As esculturas africanas confeccionadas em bronze, ouro e marfim – materiais abundantes naquele continente – confeccionadas pelos artistas apresentam diversas simbologias.

AULA

11

Esculturas africanas 1

AULA

12

Através delas os espíritos e as forças mágicas da natureza ganhavam um corpo físico.

AULA

13

Esculturas africanas 2

AULA

14

Confeccionadas em diversos metais, barro, marfim e principalmente madeira, as máscaras eram modeladas nas selvas, pois os artesãos acreditavam que isso estabelecia uma purificação e criava uma ligação com as entidades sagradas, mantendo a confecção de seus trabalhos em segredo, longe dos olhos dos demais integrantes da tribo.

AULA

15

Máscaras africanas

AULA

16

Os povos da África Ocidental, como os egípcios, também contribuíram imensamente para a arte.

AULA

17

Atualmente a arte tradicional africana ainda é realizada, seja através das esculturas entalhadas e assumindo um caráter sagrado, seja através da confecção de objetos artísticos de caráter tradicional e cultural.

AULA

18

Trabalhos artísticos da cultura africana amplamente difundidos no Brasil e no mundo são as máscaras tribais. Cujos significados religiosos e sagrados expressam o poder do misticismo tão presente nas diversas culturas.

AULA

19

Máscaras tribais

AULA

20

As máscaras africanas, assim como as indígenas, quando não feitas unicamente para o comércio, são confeccionadas com o intuito sagrado de representar e encarnar significados múltiplos.

AULA

21

Para os povos nativos, as máscaras representam forças criadoras e ancestrais e são dotadas do poder de encarnar outros seres em quem as usam. O portador de uma máscara faz uso dela com o intuito de se proteger e de captar a força vital presentes nos seres humanos, nos animais, na natureza e nos objetos. A crença de que uma máscara capta a energia de uma pessoa ou de um animal no momento de sua morte faz com que ela deixe de ser meramente um objeto e passe a ser uma causa que trará benefícios para todos os integrantes do grupo a qual o ser vivo fazia parte.

AULA

22

Arte e religião são conceitos interligados, pois são parte da visão holística, universal e simbólica da vida. Cada indivíduo é parte do todo, e o todo deve sempre permanecer unido.

AULA

23

Hoje, no Brasil, há duas religiões de origem africana que apresentam características comuns com a arte africana: O Culto aos Egungun e o Candomblé. A Arte Yoruba é divulgada no Brasil através do Culto de Ifá, também presente em outros países como França, Alemanha, Estados Unidos e Cuba.

AULA

24

Nesses países há museus e coleções particulares de inúmeras peças artísticas desse gênero.

AULA

25

Os tecidos afro costumam ser estampados ou lisos, bordados com linhas e enfeitados com pedaços de vidro. A influência das culturas islâmica e europeia.

AULA

26

No Brasil o Alaká, vestimenta produzida no terreiro de Candomblé Ilê Axé Opô Afonjá, localizado em Salvador, faz parte da moda baiana cujas raízes são africanas.

AULA

27

Na culinária afro-brasileira destacam-se a moqueca, o vatapá, o acarajé, o caruru e o azeite de dendê. A feijoada, apesar de por muitas décadas ter sido difundida como um prato que os africanos escravizados criaram, tem suas origens controversas, sendo hoje considerada uma versão brasileira da feijoada portuguesa, não sido consumida pelos escravos.

AULA

28

Culinária afro-brasileira

AULA

29

As máscaras africanas, assim como as indígenas, quando não feitas unicamente para o comércio, são confeccionadas com o intuito sagrado de representar e encarnar significados múltiplos. Crie um desenho inspirado nas máscaras africanas ou indígenas em uma folha de papel tamanho A4.Sabendo que a arte apresenta diferentes funções dentro da sociedade, explique qual a função da sua máscara na sua comunidade.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

30

Cultura popularÉ uma expressão que caracteriza um conjunto de elementos culturais específicos da sociedade de uma nação ou região.

RESUMO DO DIA

31

Folclore O termo folclore (folklore) foi criado em 1846 por William John Thoms, onde os vocábulos da língua inglesa folk e lore (povo e saber) foram unidos, passando a ter o significado de saber tradicional de um povo.

RESUMO DO DIA

32

BrasilO Congresso Nacional Brasileiro oficializou, em 1965, que todo dia 22 de agosto seria destinado à comemoração do folclore brasileiro. AdivinhasProvérbiosTrava-línguasLendas

RESUMO DO DIA

33

Adivinha O que é, o que é, feito para andar e não anda?Resposta: a rua - O que é, o que é, que dá muitas voltas e não sai do lugar? Resposta: o relógio - Qual é a piada do fotógrafo? Resposta: ninguém sabe, pois ela ainda não foi revelada.

RESUMO DO DIA

34

Provérbios • A pressa é a inimiga da perfeição. • Cavalo dado não se olha os dentes. • A ocasião faz o ladrão. • A mentira tem perna curta. • Quando um não quer, dois não brigam. • Para bom entendedor, meia palavra basta.

RESUMO DO DIA

35

Trava-línguaPedro tem o peito preto, O peito de Pedro é preto; Quem disser que o peito de Pedro é preto, Tem o peito mais preto que o peito de Pedro”.“A vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada”.

RESUMO DO DIA

36

A arte africana e a cultura afro sintetizam os costumes e tradições das diversas etnias e tribos Africanas.ReligiãoMáscarasAlimentosDança

RESUMO DO DIA

37

A Copa na Rússia

DESAFIO DO DIA

38

Ao observarmos o vídeo, tivemos a possibilidade de conhecer uma forma de saudação de cada país. Qual seria essa saudação? E ao que o vídeo nos convida?

DESAFIO DO DIA

39

Canção Oficial da Copa do Mundo da FIFA 2010

DESAFIO DO DIA

40

Qual mascote fez parte da copa que o vídeo apresenta?

DESAFIO DO DIA

41