Artigo final - Sona Candé

Post on 29-Jun-2015

298 views 0 download

Transcript of Artigo final - Sona Candé

SONA CANDÉ

Nacionalidade: GuineenseInteresses: SaúdeEstágio Voluntário: Secretaria Municipal de Saúde

HIV/AIDS no BRASIL

O Brasil é um dos primeiros países a adotar políticas de saúde significativas para interromper a cadeia de transmissão do HIV e, mais recentemente, das hepatites virais.

Também trabalha para melhorar o atendimento dos portadores do vírus HIV.

Disponibiliza acesso universal e gratuito de medicamentos usados no tratamento da AIDS e das hepatites virais desde 1996 com a Lei Federal 9.313.

As campanhas de conscientização feitas nas primeiras décadas (80 e 90) que o vírus foi descoberto, fez aumentar o uso de camisinha de 4% em 1986 para 48% em 1999 e para 65% em 2005.

E, até então o lema das campanhas é: “Aumentar a Conscientização, e Aumentar a Disponibilidade dos Preservativos.

Fonte: Min. Saúde: Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais

CENTRO DE TESTAGEM E ACONSELHMENTO DE BELO HORIZONTE

O CTA-BH fica no bairro Sagrada Família , regiao leste de Belo Horizonte no Hospital Eduardo de Menezes;

Atende os interessados em fazer exáme s do vírus HIV, Hepatites B e C,

Sífilis gratuitamente;

Atendimento inteiramente sigiloso ;

Oferece acompanhamento médico e psicológico no caso de um resultado positivos sobre qualquer doença diagnosticada;

Encaminha automaticamente para o tratamento.

Ao procurar um CTA, a pessoa passa por uma sessão de aconselhamento individual ou coletivo, depende da pessoa;

O aconselhamento tem como objetivo ação de prevenção, tirar dúvidas sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST) e HIV/AIDS. Avaliar os riscos de transmissão dessas doenças e quais as melhores formas que dispõe para se previnir;

Outras ações de prevenção são realizadas pelo CTA, dentro da unidade distribuem camisinhas masculinas e femininas para o publico em geral, gel lubrificante para profissionais de sexo e Gays. Ainda, disponibilizam kits de redução de danos para os usuários de dorgas injetáveis;

O Centro possui também Serviço de Assistencia Especializada (SAE) em HIV/AIDS, presta atendimento integral aos portadores do virus, por meio de uma equipe de profissionais de saúde composta por médicos, psicólogos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais, educadores, entre outros.

As principais atividades do SAE são: cuidados de enfermagem; orientação e apoio psicológico; ginecológico, pediátrico e odontológico; controle e distribuição de antirretrovirais; orientações farmacêuticas, realização de exames de monitoramento; distribuição de insumos de prevenção; atividades educativas para adesão ao tratamento e para prevenção e controle de DST e aids.

Atividades extra-muros:

Informe da Organização Internacional de Trabalho (OIT): “Salvar Vidas, Proteger Empregos”

Firmas/empresas, ministérios, organizações de empregadores, solicitam os serviços do aconselhamento do Centro para seus funcionários para o combate ao estigma e discriminação de portadores

De acordo com OIT nos últimos 4 anos, as políticas de resposta ao HIV nos locais de trabalho tiveram efeitos positivos. Trabalhadores mostraram melhoria em suas atitudes em relação às pessoas portadoras do vírus.

Obrigada Pela

Atenção

Sona Candé, Guiné-BissauMestranda em RI, PUC-Minas