ATUALIDADES E SOCIOLOGIA (01) - JORNAL MUNDO 2015

Post on 11-Jan-2017

2.651 views 1 download

Transcript of ATUALIDADES E SOCIOLOGIA (01) - JORNAL MUNDO 2015

JORNAL MUNDO 2015 (01)PROF. BIDU

GLOBALIZAÇÃO

2

• O termo globalização designa um fenômeno de abertura das economias e das respectivas fronteiras em resultado do acentuado crescimento das trocas internacionais de mercadorias, da intensificação dos movimentos de capitais, da circulação de pessoas, do conhecimento e da informação, proporcionados quer pelo desenvolvimento dos transportes e das comunicações, quer pela crescente abertura das fronteiras ao comércio internacional.

guiadicas.com

• No final da década de 1980 que o termo globalização começa a ser utilizado, designando não apenas a mundialização da economia, mas também o intercâmbio cultural e a interdependência social e política ao nível mundial.

Este pode ser um retrato da globalização

https://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw

Algumas das principais características da Globalização1) mundialização da economia;2) fragmentação das atividades produtivas nos diferentes territórios e continentes;3) desconcentração do aparelho estatal;4) expansão de um direito paralelo ao Estado;5) internacionalização do Estado; e,6) desterritorialização e reogarnização do espaço de produção.

cienciasociologia.blogspot.com

Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.Essa união se chama "Blocos econômicos". Acontece por interesses mútuos e pela possibilidade de crescimento em grupo. Esse crescimento passou a ser bem visto porque logo se percebeu que, por mais forte que fosse uma economia, ela não poderia competir de igual para igual com grupos de economias juntas e unidas entre si.

http://blocos-economicos.info/http://blocos-economicos.info/

A União Europeia

A Europa pós-

guerra

• Finda a guerra, a Europa encontrava-se em

escombros: pontes, estradas, indústrias e cidades destruídas e arruinadas.

• Havia ainda a forte sensação de perda e de vazio nas pessoas, pois suas casas, seus empregos e seus parentes haviam desaparecido.

PLANOS

• Para fazer frente ao “perigo vermelho”, o governo norte-americano lançou a Doutrina Truman e, para fazer frente à questão econômica, ele lançou o Plano Marshall, que alocou para a Europa bilhões de dólares entre 1948 e 1952.

• Foi neste contexto que, em 1947, o general Marshall, chefe do Estado-Maior do Exército norte-americano, enfatizou a necessidade de se elaborar um plano de reconstrução da Europa.

Os blocos econômicos

• A reconstrução europeia possibilitou a integração econômica por meio da formação de blocos econômicos, cujo principal objetivo foi a uniformização das taxas alfandegárias entre os países-membros.

• O primeiro bloco econômico surgiu em 1948 com a união entre Bélgica, Holanda e Luxemburgo: o Benelux.

• Em seguida, surgiram:

• Ceca: Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, composta por Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Itália, França e Alemanha Ocidental

• Euratom: Comunidade Europeia de Energia Atômica

• MCE: Mercado Comum Europeu, inicialmente conhecido como a Europa dos Seis: Alemanha Ocidental, Itália, França, Holanda, Luxemburgo e Bélgica, criado em 1957, no Tratado de Roma.

A União Europeia

OBJETIVO:

• Os objetivos da União Europeia (UE) são a formação de um mercado único, com um sistema financeiro e bancário único, e a unificação da legislação trabalhista e de imigração.

• Em 1999, o euro substituiu as moedas nacionais dos países-membros e a UE colocou em prática a unificação da política externa de defesa, realizando as primeiras intervenções militares, no Congo e na Macedônia, com o envio de “Forças de Paz”.

• Chefes de Estado e de governo de 25 países assinaram em 29/10/2004, a primeira Constituição da UE.

A União Europeia

FUNDAMENTALISMOS

CONCEITO

Designa-se assim todo e qualquer movimento religioso, de qualquer que seja a religião, que tende a interpretar a realidade de hoje através dos olhos de antigos preceitos religiosos e que renega os valores da modernidade. Para o fundamentalista o fiel deve seguir à risca as páginas dos textos sagrados da sua religião. As Escrituras (sejam elas a Bíblia, o Talmude, o Corão, ou o Hadith dos hindús) foram traçadas por Deus, logo devem ser interpretadas como a Sua vontade. Naturalmente que os fundamentalistas não aceitam o criticismo, isto é, o movimento intelectual teológico moderno (pelo menos desde Spionza para cá) que diz que elas, as palavras sagradas, devem ser interpretadas de acordo com a época e as circunstâncias em que foram escritas e que abrigam uma enorme distância da realidade atual.

• Inquisição – Tribunal do Santo Ofício : Era um tribunal destinado a defender a fé católica: vigiava, perseguia e condenava aqueles que fossem suspeitos de praticar outras religiões. Exercia também forte vigilância sobre os comportamentos dos fieis e censurava toda a produção cultural e condenava as inovações cientificas. Se julgados culpados eram torturados até confessar o ‘crime’ e as penas variavam de prisão temporária até morte na fogueira em praça publica.

Catolicismo

• As cruzadas foram tropas ocidentais enviadas à Palestina para recuperarem a liberdade de acesso dos cristãos à Jerusalém. A

guerra pela Terra Santa, que durou do século XI ao XIV, foi iniciada logo após o domínio dos turcos sobre esta região

considerada sagrada para os cristãos. Após domínio da região, os turcos passaram impedir ferozmente a peregrinação dos europeus, através da captura e do assassinato de muitos

peregrinos que visitavam o local unicamente pela fé.

Quem é Jesus para as religiões ?

http://www.youtube.com/watch?v=4IPLnWyrq6c

TERRORISMO

O terrorismo é o nome dado a protestos violentos realizados por grupos ou indivíduos que objetivam transformar ordens do governo, bem como o próprio governo, por meio do pânico, gerando decisões precipitadas e radicais.

Acredita-se que atos terroristas são financiados por pessoas bem sucedidas que simpatizam com o movimento, por pessoas ligadas ao governo que tentam secretamente destruir algo e ainda pessoas envolvidas com o tráfico de drogas. Os terroristas utilizam explosivos, gases nocivos, vírus, bactérias, materiais radioativos, armamentos atômicos e ainda sequestros e assassinatos.

O que é o terrorismo? • O terrorismo é a forma escolhida por certas organizações para

alcançarem os os seus objetivos políticos. Consiste em atos de violência física e/ou psicológica imprevisíveis, cometidos contra Estados, indivíduos, grupos precisos e/ou massas anónimas de modo a instalar um ambiente de medo generalizado.

 

  

As ações terroristas podem ser de diversas naturezas:

• Atentados com Bombas;• Desvio de aviões e navios; • Atos de sabotagem;• Sequestros e assassinatos de políticos, militares e funcionários.

TEM ÁGUA AI???

https://www.youtube.com/watch?v=TQipDQGAaA0

http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/dez-filmes-para-voce-entender-mais-sobre-meio-ambiente/

http://www.projetoamazonia.com.br/2014/10/10-filmes-sobre-sustentabilidade-e-meio-ambiente/

ATÉ A PRÓXIMA!!!!!!!!!

PROF. CARLOS BIDUWWW.HISREL.BLOGSPOT.COM