Aula 3: Infraestrutura e redes ad-hoc

Post on 11-Jul-2015

155 views 1 download

Transcript of Aula 3: Infraestrutura e redes ad-hoc

AD-HOC Conecta um pequeno número de computadores

através de transmissão sem fio, sem anecessidade de pontos de acesso.

É possível trocar dados e compartilhar recursos(como impressoras) entre esses computadores,mas para acesso a uma rede maior (como ainternet) pelo menos um dos computadoresdeve ter este acesso e compartilhá-lo com osdemais computadores da rede Ad-Hoc.

Essa rede também é chamada de peer-to-peer (ponto-a-ponto). Os clientes sem fiotrabalhando em modo ad-hoc formam um IBSS(Independent Basic Service Set).

O primeiro cliente na IBSS, tem certasresponsabilidades como se fosse um AP.

Processo de anúncio da rede;

Autenticação de novos membros;

BSS (Basic Service Set) Neste modo de operação a rede sem fio é comandada

por um periférico chamado ponto de acesso (AcessPoint).

Para que os computadores que estão na rede sem fiopossam ter acesso a uma rede maior (rede da empresaou internet), o ponto de acesso precisa estarconectado à rede da empresa e/ou à internet atravésde cabos.

Neste modo de operação a rede recebe um nome,chamado SSID (Service Set ID), que é configurado peloadministrador da rede.

O AP provê conectividade entre as estações e arede cabeada e fornece também funcionalidadede bridge quando uma estação inicia acomunicação com outra estação ou com um nó dosistema de distribuição (Distribution System -DS).

Nessa rede todas as estações se comunicam entresi através de um AP.

ESTAÇÕES E SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO

Estação é qualquer periférico que contem umaplaca de rede sem fio. Isso inclui computadores eperiféricos que possuam placa de rede sem fio(impressora com recurso de rede sem fio).

Sistema de Distribuição é o caminho usado porpontos de acesso para trocarem informações,como enviar um pacote de dados que tenhapartido de uma BSS que tenha como destino outraBSS.

Neste modo são usados vários pontos de acessoformando uma rede maior com o mesmo SSID,permitindo que o usuário mantenha a suaconectividade com a rede mesmo quando sai doalcance de um ponto de acesso e entra no alcance deoutro.

Funciona similar às redes de telefonia celular, ondevocê se locomove por grandes distâncias e mesmoassim não perde seu sinal. No caso dos celulares aárea de cobertura de cada antena é chamada de célulae você pode migrar de uma célula para outra sem aperda do conexão.

ESS (Extended Service Set)

BSS X ESS

REFERÊNCIAS WEBGRÁFICAS

http://www.teleco.com.br/tutoriais

TORRES, Gabriel. Redes de Computadores. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Terra, 2014.