Aula 3 metodologia do planejamento estratégico (1)

Post on 09-Jul-2015

252 views 0 download

Transcript of Aula 3 metodologia do planejamento estratégico (1)

Professor Luiz Gustavo de Mello

Planejamento Estratégico

Metodologia do Planejamento Estratégico

A seguir será apresentada a metodologia sugerida pelo professor Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira. Antes da explicitação da metodologia, deve-se estabelecer o que a empresa espera do planejamento estratégico, pois somente dessa forma se pode verificar a validade da metodologia apresentada.

2/15

Através do planejamento estratégico, a empresa espera:

a) Conhecer e melhor utilizar seus pontos fortes. Ponto forte é a diferenciação conseguida pela empresa (variável controlável) que lhe proporciona uma vantagem operacional no ambiente empresarial

3/15

b) Conhecer e eliminar ou adequar seus pontos fracos. Ponto fraco é uma situação inadequada da empresa (variável controlável) que lhe proporciona uma desvantagem operacional no ambiente empresarial;

c) Conhecer e usufruir as oportunidades externas. Oportunidade é a força ambiental incontrolável pela empresa, e pode favorecer sua ação estratégica, desde que conhecida e aproveitada, satisfatoriamente, enquanto perdura;

4/15

d) Conhecer e evitar as ameaças externas. Ameaça é a força incontrolável pela empresa, que cria obstáculos a sua ação estratégica, mas que poderá ou não ser evitada, desde que conhecida em tempo hábil;

e) Ter um efetivo plano de trabalho, estabelecendo: As premissas básicas que devem ser consideradas no processo; As expectativas de situações almejadas pela empresa; Os caminhos, inclusive os alternativos, a serem seguidos pela

empresa; O quê, como, quando, por quem, para quem, por que e onde

devem ser realizados os planos de ação; e Como e onde alocar recursos.5/15

Matriz SWOT

O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrônimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

6/15

Figura 1 – Matriz SWOT – Fonte Wikipedia7/15

Fases básicas para elaboração e implementação do planejamento estratégico

1. Diagnóstico estratégico;

2. Missão da empresa;

3. Instrumentos prescritivos e quantitativos;

4. Controle e avaliação.

8/15

Fase 1 - Diagnóstico Estratégico

Nesta fase, também denominada auditoria de posição, deve-se determinar “como se está”. A fase do diagnóstico estratégico pode ser dividida em quatro etapas básicas apresentadas a seguir:

1. Identificação da visão;2. Análise externa;3. Análise interna;4. Análise dos concorrentes.

9/15

Identificação da visão

Nesta etapa, identificam-se quais são as expectativas e os desejos dos acionistas, conselheiros, e elementos da alta administração da empresa.

A visão pode ser considerada como os limites que os principais responsáveis pela empresa conseguem enxergar dentro de um período de tempo mais longo e uma abordagem mais ampla.

Algumas vezes, a visão pode configurar-se em uma situação irrealista quanto aos destinos da empresa, situação corrigida posteriormente pela análise das ameaças e oportunidades.

10/15

Análise externa

Esta etapa verifica as ameaças e oportunidades que estão no ambiente da empresa e as melhores maneiras de evitar ou usufruir dessas situações. Ex:

Mercado nacional, regional e internacional;Fornecedores;Aspectos econômicos, financeiros, culturais, socioeconômicos e

políticos;Entidades de classe e órgãos governamentais;Concorrentes, etc.

11/15

Análise InternaEsta etapa verifica os pontos fortes, fracos e neutros da empresa. Ponto neutro é uma variável identificada pela empresa; todavia, no momento, não existem critérios e parâmetros de avaliação para sua classificação como ponto forte ou fraco.

12/15

Alguns dos fatores a serem considerados na análise interna são: Produtos e serviços atuais; Novos produtos e serviços; Promoção; Imagem institucional; Comercialização; Sistema de informações; Estrutura organizacional; Recursos humanos; Recursos financeiros; etc.

13/15

Análise dos concorrentes

Na realidade, esta etapa decompõe um aspecto da etapa da análises externa. Entretanto, seu tratamento deve ser detalhado, pois seu produto final irá proporcionar a identificação das vantagens competitivas da própria empresa e de seus concorrentes.

14/15

Bibliografia Planejamento Estratégico: Conceitos, Metodologia e Práticas. Djalma de Pinho Rebouças de

Oliveira, Atlas, 20ª Edição, 2004; ANDREWS, K. R. The concept of corporate strategy. In: MINTZBERG, H.; QUINN, J. B.

The strategy process, concepts, contexts, cases. 2. ed. New Jersey: Prentice-Hall, 1991. p. 44;

15/15