AV2 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 2013.1.doc

Post on 12-Jan-2016

227 views 1 download

Transcript of AV2 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 2013.1.doc

Fechar

Avaliação: CEL0471_AV2 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃOTipo de Avaliação: AV2 Aluno: Professor:MAGALY VASQUES DE FARIADEBORA RAQUEL ALVES BARREIROSTurma: 9002/ADNota da Prova: 7,0 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 2        Data: 06/2013

  1a Questão (Cód.: 59189)Pontos: 1,5  / 1,5

O Ensino tecnicista surgiu nos Estados Unidos na segunda metade do século XX inspirado, principalmente, nas teorias behavioristas da aprendizagem e buscava adequar a educação às exigências da sociedade industrial e tecnológica. No Brasil entre 1960 e 1970, chegou com o nome "tecnicismo educacional". Que práticas educacionais podem ser consideras tecnicistas?

Resposta: O método behaviorsta de aprendizagem pretente observar e controlar comportamentos, reforçando positiva, negativa ou não dando nem um tipo de reforço (extinção de reforço), ao individuo. Um professor que age como único sabedor, detentor de verdades absolutas e não considera a opinião ou experências passadas dos seus alunos, é um professor tecnicista, pois está preocupado apenas em trabalhar com suas técnicas, e não considera adequar diferentes didáticas ou metodologias de acordo com o comportamento de cada turma, dessa maneira, o professor tecnicista tem grande chance de fazer com que seus alunos apareçam nas estatísticas que computam o fracasso escolar.

Gabarito: Práticas em que se observe o controle do meio com a finalidade de obter uma resposta desejada, no caso a aprendizagem, a boa convivência. Exemplo de controle do meio: pautas com a frequência escolar, o programa escolar, as avaliações, os recursos didáticos, dentre outros elementos utilizados visando à aprendizagem ou a boa convivência, além de exercícios de repetição, memorização, estudo dirigido, práticas punitivas quando o aluno apresentasse uma resposta "inadequada", fazendo, inclusive, com que outros alunos, apenas com a observação, não reproduzissem o ato indesejado que gerou a punição; e recompensas, mediante manifestação de um comportamento esperado.

  2a Questão (Cód.: 61542)Pontos: 1,5  / 1,5

O filme Orquestra dos Meninos (2009), dirigido por Paulo Thiago, apresenta uma produção baseada em fatos reais, com história passada nos anos de 1980 em Pernambuco, sobre o maestro Mozart Vieira. Na história, Mozart é um jovem que decide ensinar música para crianças e adolescentes que trabalham no campo e que tem como resultado de sua ação: a ira de alguns políticos locais e o sucesso na formação sensível e apurada dos jovens músicos. Os jovens transformaram completamente sua vida, seus comportamentos e sua forma de estar no mundo, pois através da música tornaram-se mais críticos e fortalecidos subjetivamente. Como explicar, utilizando a concepção sociointeracionista do desenvolvimento e aprendizagem, o sucesso das crianças lavradoras em conseguirem atingir esse nível de desenvolvimento?

Resposta: Explica-se a partir da premissa de Vygostsky: "Todos coseguem aprender tudo sendo importante adequar a linguagem". Os políticos que queriam interferir na ação de Mozart Vieira, se comportaram com se a capacidade de aprender dependesse principalemnte da estimulação do meio (iteligência ambientalista) pois não acreditavam que lavradores não poderiam aprender a tocar instrumentos por conta de sua condição social, mas a plasticidade cerebral nos avisa que o

cérebro é capaz de captar diversos saberes, se este for estimulado de maneira adequada e frequete.

Gabarito: Ninguém nasce pronto, todos se constituem ao longo da vida e dependendo das interações sociais que participar. Neste caso, a atuação do maestro serviu como uma importante mediação para a construção de funções cognitivas e psicológicas bem diferentes daquelas aprendidas no trabalho do campo.

  3a Questão (Cód.: 23195)Pontos: 0,5  / 0,5

Uma empresa de laticínios contratou um pedagogo para treinar seus funcionários de apoio e manutenção, pois eles não eram pontuais nem assíduos em suas atividades. Com faltas e atrasos num setor de base tão importante para a organização e andamento de todos os outros na empresa, havia queda de produtividade e insatisfação com o cotidiano de trabalho. A partir de conversas com os funcionários, o Pedagogo fez uma análise diagnóstica e concluiu que faltavam motivação e reconhecimento do valor de tais atividades dentro da empresa. Os funcionários se sentiam pouco úteis e, portanto, desvalorizados. Como estratégia de treinamento, o pedagogo utilizou um Sistema de fichas que pontuava, semanalmente, todas as vezes que um funcionário fosse pontual, assíduo e organizado em seu setor. A cada conjunto de 3 fichas recebidas, o funcionário ganhava como recompensa um dia de folga por mês.

Marque a alternativa que responde qual o tipo de reforçamento utilizado pelo Pedagogo para alcançar o seu objetivo com os funcionários.

Extinção de Comportamento por estímulo aversivo

Reforço Positivo

Reforço Negativo

Reforço Positivo e Negativo

Extinção de Comportamento por causação

  4a Questão (Cód.: 15569)Pontos: 0,0  / 0,5

Imagine um garoto institucionalizado, com um atraso de desenvolvimento, e que frequentemente se engaja em comportamentos autolesivos, tais como bater a cabeça ou enfiar o dedo nos olhos. Suponha que este comportamento está sendo mantido, em grande parte, pelos atendentes da instituição, e funciona como um reforçador. Um procedimento adequado, neste caso, seria empregar a atenção para reforçar uma resposta alternativa que seja incompatível com o comportamento autolesivo, que diminuirá à medida que a resposta alternativa aumentar de frequência. Esse procedimento é denominado:

Reforço diferencial de outro comportamento;

Reforçador condicionado de comportamento análogo;

Reforçador generalizado intrínsico;

Reforçador arbitrário intrínsico;

Reforçador incondicionado e independente direto;

  5a Questão (Cód.: 11021)Pontos: 1,0  / 1,0

Os mecanismos de defesa são os diversos tipos de processos psíquicos, cuja finalidade consiste em afastar um evento gerador de angústia da percepção consciente. São tipos de mecanismos de defesa, EXCETO:

Identificação.

Sublimação.

Isolamento.

Condensação.

Projeção.

  6a Questão (Cód.: 15656)Pontos: 1,0  / 1,0

Uma sala de aula da quinta série do primeiro grau é composta por 40 alunos. Os professores reclamam da indisciplina da sala e da impossibilidade de ministrar aulas na sala, afirmam ainda que os alunos não são respeitados pelos professores e nem pelos colegas. Segundo a perspectiva do ensino significativo, qual deve se o procedimento dos professores?

Construir junto aos outros professores regras mais rígidas e informar estas regras e as punições.

Punir de forma mais adequada os alunos, para garantir o maior controle da sala.

Punir os alunos que estão desrespeitando o professor, para que eles sirvam de exemplo aos outros .

Construir junto aos alunos as regras e as possíveis sanções

Selecionar alguns alunos da sala, para que eles possam auxiliar o professor a identificar os alunos problemas, para garantir uma punição eficaz.

  7a Questão (Cód.: 27632)Pontos: 0,5  / 0,5

Pensando na concepção de desenvolvimento e aprendizagem inatista, como você explicaria o aumento da delinquência juvenil no Brasil?

o fato de o crime organizado estar muito próximo dos jovens produz modelos de imitação que não possibilitam outra forma de vida para os jovens.

o consumo de drogas ocorre devido a conflitos familiares.

O aumento do uso de drogas por parte dos pais tem elevado o nascimento de crianças com potencial para a marginalidade.

o aumento do tráfico de drogas nas comunidades e evasão escolar tem elevado a marginalidade.

a falta de escola e oportunidade de emprego gera o aumento da delinquência juvenil.

  8a Questão (Cód.: 24521)Pontos: 0,5  / 0,5

Qual desses transtornos é caracterizado por comportamentos agressivos e hostis de alunos que se julgam superiores a outros colegas e por isso realizam perseguições e difamações na escola:

Carência cultural

Autismo

Bullying

Depressão Infantil

TDAH

  9a Questão (Cód.: 14591)Pontos: 0,0  / 0,5

De acordo com Patto, o início da relação entre Psicologia e Educação foi marcado pela tentativa de:

Explicação das diferenças individuais apoiada, principalmente, nas teorias racistas e hereditárias

Explicação das dificuldades escolares com base, principalmente, no sociointeracionismo.

Adequação de crianças e jovens das classes populares ao contexto da educação formal que se constituiu durante o século XVIII.

Adequação do discurso taylorista, veiculado sob a fórmula:¿o homem certo no lugar certo¿, ao organograma educacional.

Explicações de cunho ambientalista para as diferenças individuais

  10a Questão (Cód.: 10988)Pontos: 0,5  / 0,5

Sobre a Psicologia as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:

A psicologia é o estudo da mente e da alma humana.

Os psicólogos estudam funções básicas tais como aprendizagem, memória, linguagem, pensamento, emoções e motivações.

A subjetividade é a maneira de sentir, pensar, fantasiar, sonhar, amar e fazer de cada um.

Os psicólogos sociais concentram-se nas influências que os grupos e a sociedade exercem sobre os indivíduos.

O senso comum e a ciência são as únicas formas de conhecimento que o homem possui para descobrir e interpretar a realidade.

Período de não visualização da prova: desde 03/06/2013 até 18/06/2013.