Book o melhor de Sampa

Post on 26-Mar-2016

216 views 0 download

description

Projeto realizado para a apresentação do Projeto de Conclusão do curso

Transcript of Book o melhor de Sampa

índiceCa

pítu

lo 1

Capí

tulo

2

Capí

tulo

3

Apre

sent

ação

Inte

gran

tes

Con

ceito

Pain

el S

emât

ico

Slog

an

Públ

ico

Alvo

Info

gráfi

co

Cor

es

Estil

o

Font

es

Logo

s

6 8 10 12 13 16 20 22 23 24 25

Capí

tulo

4

Capí

tulo

5

Gui

a

Site

Prom

ocio

nal O

fflin

e

Org

anog

ram

a Si

te

Prom

ocio

nal D

igita

l

Capí

tulo

6Fe

rram

enta

s Util

izada

s

Refe

rênc

ias B

iblio

gráfi

cas

Info

rmaç

ões A

dici

onai

s

28 30 32 36 38 42 43 44

01capítulo

0106 - INTEGRANTES08 - Apresentação10 - Conceito12 - Público alvo13 - infográfico

8

EQUIPECapítulo 1 - Integrantes

9

Maurício Ohphata Leonardo Cavalcante Leonardo Magalhães

Capítulo 1 - Integrantes

Rafael Guímaro

10

São Paulo é uma cidade com uma diversi-dade cultural muito grande, temos pessoas de diversas nacionalidades e regiões do país. Isso reflete diretamente no turismo, propi-ciando a cidade uma vasta gama de bares, museus, shoppings, praças, teatros, fazendo do turismo da cidade um dos mais impor-tantes do país.

porque

Capítulo 1 - Apresentação

+

11

Neste cenário, nosso projeto esta na criação de um guia turístico com os 24 melhores lu-gares de São Paulo, que serão escolhidos pelas própias pessoas que moram na cidade. O nú-mero 24 foi escolhido para que a pessoa possa conhecer a cidade de uma forma diferente, vi-sitando 1 lugar por hora ou 2 lugares por mês (aos finais de semana).

+ O QUÊ?

Capítulo 1 - Apresentação

12

comofazer?

Capítulo 1 - Conceito

13Capítulo 1 - Conceito

A criação deste guia, será através da técnica decrowdsourcing, que consiste em reunir informações e conteúdos pela participação do público, por meio de um site onde as pessoas poderão enviar fotos e comen-tários sobre um determinado lugar que visitou. Com as fotos publicadas no site, outras pessoas poderão vo-tar nos lugares favoritos, comentar sobre ele e divulgar para outros amigos votar. No final, será publicado um guia turístico com os 24 lugares mais votados.

14

Quem?

Capítulo 1 - Público Alvo

Nosso público alvo, em primeira instância, será formado pessoas de 20 a 35 anos interessadas em conhecer e divul-gar novos lugares de São Paulo. No decorrer do ano de 2013, após a coleta das informações dos melhores lugares, o material será impresso e publicado em forma de um guia turístico proposto para o ano de 2014.

15

pesquisa

Capítulo 1 - Infográfico

02capítulo

0216 - PAINEL SEMÂNTICO

18 Capítulo 2 - Painel Semântico

referênciasvisuaisNossas referências vieram das principais palavras que nos levam a lembrar de São Paulo, tais como Descontração, pelas diversas maneiras de entreterimento em São Paulo, como sair com os amigos, ir a um parque com a família, ir para balada, bares, shoppings, entre outros; Urbano por ter uma enorme quantidade de prédios, carros e ser uma das maiores cidades do mundo, com diversos monumentos e pessoas de diversos gêneros; Movimento pela forma que o paulistano leva a vida na cidade, sempre movimentada e corrida, além dos meio de locomoção pela cidade; e Diversificado, pelas diversas culturas, as crenças e costumes presentes na cidade paulistana.

19Capítulo 2 - Painel Semântico

03capítulo

0320 - CORes22 - FONTEs23 - slogan24 - estilo25 - logos

22 Capítulo 3 - Cores

COReSDe acordo com a pesquisa do painel semântico, chegamos as seguintes cores que definimos para nosso logo. O vermelho representa a agitação e movimento da cidade. Os tons restantes representam o urbanis-mo, a arquitetura da metrópole, a cidade como um todo e o conjunto a diversidade dos paulistanos.

C : 0M : 100Y : 100K : 0---

R : 237 G : 28B : 36

C : 20M : 5Y : 10K : 0---

R : 202 G : 221B : 223

C : 60M : 15Y : 25K : 0---

R : 102 G : 174B : 186

C : 10M : 10Y : 10K : 90---

R : 56 G : 54B : 55

C : 85M : 35Y : 40K : 10---

R : 20 G : 123B : 135

23

Para as cores do guia turístico, definimos uma nova paleta de cores. Para que as cores não se destaquem mais que as fotos e o conteúdo do guia, usamos tons pastéis, que são suaves e diversificados. Cada tom representará uma categoria, que será definida a partir do local escolhido. Abaixo mostramos como foi de-finido as cores para cada categoria:

COMéRCIOSerá usado para locais como ruas comerciais, shoppings e feiras populares.Conceito da cor: riqueza, nobreza, sofisticação;

VIDA NOTURNA E restaurantesSerá usado para locais como bares, pubs, baladas e restaurantes.Conceito da cor: movimentação, agitação, desejo, amor, elegância;

CULTURAL E ENTRETERIMENTOSerá usado para locais como museus de arte, pinacotecas/bibliotecas, teatros e cinemas. Conceito da cor: cultural, clássico, nobreza, poder;

LAZER E NATUREZASerá usado para locais como praças, parques, zoológico e institutos botânicos. Conceito da cor: natureza, paz, saúde, sustentabilidade;

esportivoSerá usado para locais como estádios e museu do futebol e estádios poliespor-tivos. Conceito da cor: energia, movimento, alegria, criatividade;

Capítulo 3 - Cores

parque doibirapuera 15O Parque do Ibirapuera tem atrações para todo tipo de público. Sua infraestrutura oferece aos visitantes campo de futebol de saibro, pista de corrida de seis mil metros, dois playgrounds, sete quadras poliesportivas e aluguel de bi-cicletas, além de lanchonete e restaurante.

“Um lugar onde encontro amigos para andar de skate e relaxar.“Leonardo Cavalcante

“ Faço minha caminhada toda se-mana e levo meu filho para brincar.“Gabriela Correa

“ Faço minha caminhada toda se-mana e levo meu filho para brincar.“Gabriela Correa

Praça Armando de Salles Oliveira, 19-54 - MoemaPróximo a parada Pedro Álvares Cabral

#

24

FONTESA fonte Bebas Neue foi escolhida para representar a estrutura dos prédios e edifícios urbanos da metrópo-le de São Paulo, sempre altos e comprido. A fonte Birch STD representa o dinamismo clássico. A fonte Adobe Garamond Pro foi escolhido pois tem melhor leitura em impressos.

BEBAS NEUEA B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 . , ! ?

Birch StdA B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Za b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 . , ! ?

Adobe Garamond ProA B C D E F G H I J K L M N O PQ R S T U V W X Y Za b c d e f g h i j k l m n o p q r s t uv w x y z 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 . , ! ?

Capítulo 3 - Fontes

25Capítulo 3 - Slogan

SLOGAN

O slogan escolhido para auxiliar na ação de divulgação do projeto é:“ Os 24 lugares preferidos dos paulistanos”. Ele resume de forma clara e rápida em 6 palavras as principais caracteristicas do projeto, além de ser de fácil memorização. O objetivo do slogan é atrair a atenção e a curiosidade das pessoas em descobrir quais os 24 lugares preferidos dos paulistanos.

“os 24 lugarespreferidos dos paulistanos”

26 Capítulo 3 - Estilo

ESTILOOs estilos e conceitos escolhidos para o projeto foram os seguintes:

-Minimalista: Usa-se poucos elementos decorativos e é obje-tivo nas informações.-Clean: As cores não prejudicam a harmonia da fotografia.-Moderno: Utiliza-se linguagens visuais atuais e trata da maior metrópole da América latina.

parque doibirapuera 15O Parque do Ibirapuera tem atrações para todo tipo de público. Sua infraestrutura oferece aos visitantes campo de futebol de saibro, pista de corrida de seis mil metros, dois playgrounds, sete quadras poliesportivas e aluguel de bi-cicletas, além de lanchonete e restaurante.

“Um lugar onde encontro amigos para andar de skate e relaxar.“Leonardo Cavalcante

“ Faço minha caminhada toda sema-na e levo meu filho para brincar.“Gabriela Correa

“ Faço minha caminhada toda sema-na e levo meu filho para brincar.“Gabriela Correa

Praça Armando de Salles Oliveira, 19-54 - MoemaPróximo a parada Pedro Álvares Cabral

#

27Capítulo 3 - Logos 21

LOGOSA ideia era trazer os principais pontos turísticos de São Paulo de forma discreta, foi o que atingimos através da cria-ção do logotipo. A partir dos estudos de formas, ícones, cores e tipográfias, chegamos a seguinte identidade final:

Versão Compacta: Versão Horizontal:

Evolução da criação do logo

04 Capítulo 3 - Identidade Visual

04capítulo

0428 - peça principal - Site30 - organograma site32 - peça principaL - GUIA

30 Capítulo 4 - Peça Principal - Site

SITENo site haverá um sistema de votação aberta aos usu-ários que serão identificados através do Facebook.Nele os usuários poderão divulgar os lugares, adicio-nando informações, comentar e votar para estabele-cer o rank dos 24 melhores lugares da cidade de São Paulo, que no final será publicado um livro com maiores informações sobre os lugares escolhidos. O layout do site se caracteriza por linhas geométricas e um equilíbrio simétrico É composto por quadrados de imagens e informações, esses quadrados tem lado variável de acordo com a resolução do usuário.

31Capítulo 4 - Peça Principal - Site

32

organogramasite

O site tem foco na praticidade e simplicidade, não tem áreas complexas de uso. Ao entrar na homepage, o usuário tem 3 opções iniciais: en-viar um novo lugar, pesquisar por um lugar ou clicar sobre uma das fotos dos lugares apresen-tados aleatoriamente no site. Ao ver um lugar, o usuário poderá votar por esse lugar para que ob-tenha melhores posições no ranking. Após votar, o usuário é convidado a adicionar informações sobre o lugar como: preço gasto, categoria ideal, dias e horários, comentários ou então, adicionar novas fotos.

Capítulo 4 - Organograma Site

33Capítulo 4 - Organograma Site

34

GUIAAtravés de uma pesquisa de campo, descobrimos a carência de informações em guias turísticos da cidade de São Paulo. Com isso, criamos um guia diferente do convencional, que traga de maneira clara e objetiva informações como preço, região, horário e se é melhor para visitar com os amigos, familias, casal, etc. Além dessas informações, irá conter co-mentários dos frequentadores e também um breve descriti-vo do local. O layout do guia traz de maneira rápida e fácil as informações, como podemos ver a seguir:

Capítulo 4 - Peça Principal - Guia

35Capítulo 4 - Peça Principal - Guia

04 Capítulo 3 - Identidade Visual

05capítulo

0536 - promocional offline38 - promocional digital

38

PROMOCIonalofflineSerão criados os seguintes materiais promocionais offli-ne: banners em locais públicos como praças, estabeleci-mentos particulares, shoppings e painéis publicitários colocados em locais públicos para promover o projeto.

Capítulo 4 - Peça secundária - Promocional Offline

39Capítulo 4 - Peça secundária - Promocional Offline

40 Capítulo 4 - Peça secundária - Promocional Digital

PROMOCIonaldigital

41

No meio digital, será criado um banner publicitário em sites como UOL e TERRA para atrair pessoas para o site. Nas mídias sociais será criada a Fanpage no Facebook, que promoverá o site e o compartilhamento de informa-ções através dos usuários. A Fanpage do Facebook será uma ferramente que ajudará a espalhar o projeto entre os usuários da rede social. Ao curtir a página, o usuário receberá todas as informações sobre o projeto, poderá curtir fotos de outros participantes, comentar nelas e até postar a própia imagem. O usuário poderá fazer o login no site através da própria conta do Facebook, sem precisar perder tempo fazendo um cadastro.

Capítulo 4 - Peça secundária - Promocional Digital

04 Capítulo 3 - Identidade Visual

06capítulo

0642 - ferramentas utilizadas43 - Referências bibliográficas44 - informações adicionais

44

ferramentas utilizadasAdobePhotoshop

AdobeIllustrator

AdobeInDesign JavaScript

Capítulo 5 - Ferramentas Utilizadas

45

bibliografiaSLivro Grids - Design Básico, editora Bookman;

Flickr <www.flickr.com>;

Colour Lovers <www.colourlovers.com>;

Brands of the World <www.brandsoftheworld.com>;

Neilson Photography <www.neilsonphotography.com>;Bernd Kammerer <www.berndkammerer.com>;

Referências de grids e layouts:

Imagens e fotos:

Cores:

Logos:

Referências para o site:

Capítulo 5 - Referências Bibliográficas

46

Peças principais: Website e Guia Turístico;

Peças secundárias (promocional): Banner impresso, painéis publicitários, banner animado na web, fanpage Facebook;

informaçõesadicionais

Capítulo 5 - Informações Adicionais

47