Calendário Pais na Escola -Abril

Post on 18-Mar-2016

213 views 0 download

description

Dicas para pais acompanharem a rotina escolar e de atividades de seus filhos.

Transcript of Calendário Pais na Escola -Abril

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

10

3 6

9

2

8

1

7

17

11

4

12

5

13

161514

24

18 19 20

232221

2928

25 26 27

30

Domingo

ABRILPROVAS ESCOLARES. COMO AJUDAR OS FILHOS

A PASSAR CONFIANTES POR ESTA ETAPA. AS PROVAS FAZEM PARTE IMPORTANTE DA VIDA ESCOLAR, POIS SÃO UMA FORMA

DE COMPREENDER SE O APRENDIZADO ESTÁ SENDO ABSORVIDO PELO ALUNO E UMA

FERRAMENTA PARA OS EDUCADORES PERCEBEREM SE SUAS AULAS ESTÃO ATINGINDO

OS RESULTADOS ESPERADOS. TALVEZ NO PASSADO, DEVIDO AO BAIXO DESEMPENHO,

SEU FILHO TENHA FEITO RECUPERAÇÃO, REPETIDO O ANO OU SIMPLESMENTE NÃO

TENHA SE SAÍDO COMO VOCÊ DESEJAVA. POR OUTRO LADO, VOCÊ TAMBÉM ACREDITA

QUE PODERIA TER PARTICIPADO MAIS DA ROTINA ESCOLAR. A REFLEXÃO AQUI

PROPOSTA NÃO É MOTIVO PARA DESÂNIMO, MAS UM INCENTIVO PARA FAZER

DIFERENTE EM 2013.

CRIE UMA RELAÇÃO DE CONFIANÇA E RESPONSABILIDADE: Desde o primeiro momento, o combinado não pode parecer um monte de regras sem sentido. Combinar, já no início das aulas, que horário será dedicado a lição e estudos é a melhor decisão. Respeitar a escolha do filho é o primeiro passo para o sucesso do combinado, o qual pode ser revisto, caso não dê certo.

EXPLIQUE OS OBJETIVOS DAS PROVAS: Conte a seu filho que a realização das provas é importante para que os professores possam identificar conteúdos que não foram bem absorvidos pela classe como um todo, e por alguns alunos em particular. Deixe claro que todo o esforço deve ser para mostrar quanto se conseguiu aprender, mas que também é possível aprender com erros.

OFEREÇA AJUDA: Mostre-se totalmente disponível para ajudar seu filho nos dias que antecedem a prova. Caso ele dispense sua ajuda, diga que estará perto se ele precisar. O importante é não querer impor o seu jeito de estudar exatamente neste momento.

MANTENHA A COERÊNCIA E DEMONSTRE CONFIANÇA: Se seu filho seguiu uma rotina de estudos, não há motivos para fazer cobranças de última hora, tal como ‘tomar’ todo o conteúdo na véspera da prova.

TEMPO DE BRINCAR: Não superlote a rotina de seu filho, ele precisa de tempo para brincar, relaxar e descansar, todos os dias.

REFORÇO É EXCEÇÃO: Conscientize seu filho de que o reforço é um bom recurso, mas apenas para resolver dificuldades específicas. O estudo tem de ser contínuo e o aluno, dedicado e vocês, pais, atentos.

AJUDE SEU FILHO A ENFRENTAR O PROBLEMA: É preciso sensibilidade para identificar se sintomas como ansiedade, nervosismo, dores de cabeça ou de barriga estão diretamente relacionados à prova. Se for isso, acalme-o, mostrando que não há nada a temer, e mostre que ele é capaz de enfrentar esta situação. Mas fique atento: caso a situação se repita, serão importantes uma conversa com a orientação da escola e a ajuda de um especialista.

PRESENTE, NEM PENSAR: Prometer presentes como forma de recompensa por bom desempenho escolar fará com que seu filho se esforce pelo presente e não pelo resultado a conquistar na escola. O ideal é elogiar e fazer agrados, porém só depois da conquista. Diálogos motivadores farão com que ele se sinta valorizado pelo esforço e comprometimento.

PDF

do li

vro

no s

ite w

ww

.edu

card

pasc

hoal

.org

.br

Dia Mundial da Saúde

Dia Mundial do Combate ao Câncer Juliana pra lá de bacana

Dia Nacional do Livro Infantil

Tiradentes

Dia da Educação