MULHERESlea.eco.br/wp-content/uploads/2019/07/MRA-Rachel-Carson.pdfCarson protagonizou uma grande...

Post on 21-Feb-2021

2 views 0 download

Transcript of MULHERESlea.eco.br/wp-content/uploads/2019/07/MRA-Rachel-Carson.pdfCarson protagonizou uma grande...

MULHERES&

RESISTÊNCIAAGROECOLÓGICA

Rachel Carson

cartilha produzida pelas alunas e pelos alunos do Infes/UFF

Esta cartilha foi criada para a discliplina de Tópicos Especiais de FIlosofia I (2019.1): Mulheres e Agroecologia do curso de Educação do Campo do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - Universidade Federal Fluminense.

2019

DIA da Terra - Earth Days - Parte 3 de 12 .. [s.i.]: Canal Futura, 2009. (8.45 min.), son., color. Legendado. Dis-ponível em: <http://educa-tube.blogspot.com/2013/02/dia-da-terra-earth-days-documentario.html>. Acesso em: 07 jul. 2019.

RESENDE, Tania. Rachel Carson: cientista que ajudou o mundo a construir uma consciência do meio ambi-ente.2015. Disponível em: <http://animamundhy.com.br/blog/rachel-carson-cientista-meio-ambiente>. Acesso em: 03 jun. 2019.

coordenador

aluno ■ Efraim Francisco Faria

■ Fabio A. G. Oliveira

bibliografia

arte: Denis Duarte

Rachel Carson é uma grande mulher que muito contribuiu para nossa sociedade e para o movimento ambientalista. Nascida no dia 27 de maio de 1907 em Springdale, Pensilvânia - EUA, era bióloga marinha, escritora e ambientalista.

Carson passou boa parte de sua vida trabalhando como bióloga marinha, mas também se destacou grandiosamente como escritora. Lançou grandes livros de destaques. Um deles, de 1951, é o best-seller ‘O Mar Que Nos Cerca’.

Apesar da relevante importância desse livro, Carson protagonizou uma grande luta ao escrever outro grande livro, que se notabilizaria como um grande marco para os movimentos ambientalista. Lançado em 1962, ‘Primavera Silenciosa’ trazouxe a discussão das problemáticas ambientais sobre o uso de dos pesticidas e do DDT.

Carson resistiu a grandes ataques e críticas ao seu livro, cientistas da época tentaram deslegitimar sua pesquisa e sua denúncia.

Apesar dos ataques, ‘Primavera Silenciosa’ levou a criação de uma comitiva presidencial nos EUA que endossava suas descobertas e ajudou a moldar a crescente consciência ambiental.

O então presidente estadunidense John Kennedy se colocou favorável à pesquisa da bióloga, dando a ela os créditos da descoberta e proibindo nacionalmente o uso do DDT e de outros pesticidas.

Apesar da grande contribuição de Carson para a sociedade e para o movimento ambientalista, houve uma massiva tentativa de desmoralizar e deslegitimar sua pesquisa.

Como mulher, pesquisadora e cientista, foi acusada de ‘histérica’ por outros profissionais, especialmente homens, e por toda a indústria desses agentes químicos. Carson lutou contra as poderosas indústrias químicas, contra essa tentativa de descreditar sua pesquisa e sua reputação como cientista.

“O Homem é parte da natureza e a sua guerra contra a natureza é, inevitavelmente, uma guerra contra si mesmo”

Carson impulsionou um grande movimento social que mudou o rumo da História e gerou a conscientização sobre o ambiente.

Com sua luta, Rachel Carson rompeu com os paradigmas sociais, por ser uma cientista mulher e lutar contra um grande poder industrial, mesmo sendo deslegitimada por ofensas de outros profissionais.