Cd onlinetrabalhovisualizarresumo

Post on 19-Jul-2015

19 views 1 download

Transcript of Cd onlinetrabalhovisualizarresumo

ESTRUTURAÇÃO DE METODOLOGIA DE CALCULO DE ANCORAGEM PARA TRABALHO EM ALTURA DENOMINADO LINHA DE VIDA.

Prof.ª. Ms. Elizabeth Oshima de Aguiar, Marcos José Silverio Centro Universitário UNISEBCOC

marcosjsilverio@gmail.com

Objetivos

Este trabalho tem por objetivo propor diretrizes para implantação de medidas de prevenção contra quedas de altura em obras de edificações. Bem como fornecer parâmetros teóricos para o dimensionamento da estrutura e elementos de ancoragem.

As medidas de prevenção devem atender a aspectos referentes às normas técnicas e leis vigentes; à dificuldade encontrada pelos construtores em implantar sistemas de prevenção; requisitos de segurança; à reutilização em outras obras e a redução de retrabalhos no processo produtivo no momento de mobilização e desmobilização.

Apresentam-se as medidas previstas em normas e regulamentos técnicos; a implantação de procedimentos recomendáveis para a melhoria da segurança na fase de execução da edificação; a orientação para a realização das atividades de manutenção pós-entrega da edificação, utilizando-se sistemas de prevenção previstos em projeto e em planos de segurança.

A determinação da metodologia de cálculo para o dimensionamento dos sistemas de ancoragem é um desafio para os profissionais que necessitam desses sistemas, isso ocorre pela dificuldade em determinar as ações dos esforços dinâmicos que atuam constantemente no sistema de ancoragem.

Métodos/Procedimentos

Determinação do esforço dinâmico que atua no sistema através das equações gerais da física, sendo possível obter o valor do esforço no sistema, considerando as cargas dinâmicas A partir do valor obtido pelo cálculo teórico, considerando as equações supra citadas, foi relacionado com legislações nacionais e internacionais que arbitram valores de resistência para os sistemas de ancoragem para linhas de vida.

Resultados

O quadro abaixo apresenta os valores de resistência mínima para sistemas de proteção contra queda, comparando os dados dos valores obtidos por cálculo e valores de referencia de normais nacionais e internacionais.

Quadro comparativo - Resistências mínimas para sistemas de proteção contra queda

Valores de referencia

Calculo Teórico

NR 15 (Mte)

EN 795 (UNI)

OSHA 3146

Massa do corpo 100 kg 100 Kg 100 kg ----

Vão entre ancoragens 10 m ---- 10 m ----

Altura de queda 2 m 1,5m 1,5 m ----

Carga mínima no sistema 5,6 KN 10 KN 12 KN 8 KN

Quadro 1: Tabela comparativa

Conclusões

Pode-se verificar que o valor obtido pelo cálculo teórico é menor que os valores referenciados pelas normas técnicas, evidenciando que as normas adotam coeficientes de segurança elevando em até 2 vezes os valores de cálculo.

Referências Bibliográficas

- UNI EN 795. NORMA EUROPÉIA. Proteção contra as quedas de uma altura e dispositivos de amarração. Requisitos e testes.

- Site do Ministério do Trabalho e Emprego http://portal.mte.gov.br/data/files/8A7C816A3D63C1A0013DAB8EA3975DDA/NR-35%20(Trabalho%20em%20Altura).pdf http://www.wbdg.org/ccb/OSHA/osha3146.pdf