Cenários futuros de uma sociedade participante

Post on 25-Dec-2014

754 views 3 download

description

 

Transcript of Cenários futuros de uma sociedade participante

CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMACFACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS – FCSA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

CENÁRIOS FUTUROS DE UMASOCIEDADE PARTICIPANTE

• AULA OU DEBATES ?

• DIFERENÇAS INDIVIDUAIS

• AS HABILIDADES

• NAISBITT

• DRUCKER

• MEGATENDÊNCIAS

• TICS

• CENÁRIOS

• O MUNDO EXECUTIVO

• MICROTENDÊNCIAS

• OS SERVIÇOS PÚBLICOS

Os INTROVERTIDOS concentram-se em suas próprias idéias,tendendo à introspecção. Oproblema de tais pessoas é viverde forma exagerada em seumundo interior, perdendo ocontato com o mundo exterior ecom os estímulos que lhe sãoinferidos. O consumidor distraído,é um exemplo claro deste tipo depessoa absorta em suas reflexões.

Os EXTROVERTIDOS, poroutro lado, são envolvidoscom o exterior das pessoas.São, normalmente, maissociais e mais preocupadoscom tudo que ocorre à suavolta. Se protegem para nãoserem dominados por outraspessoas e são muito maisfacilmente convencidos.

PENSAMENTOO pensamento é uma maneiraopcional de elaborar julgamentos etomar decisões. O Pensamento,está relacionado à verdade, comjulgamentos derivados de aspectosnão pessoais, lógicos e nãosubjetivos. As pessoas que seencaixam na função doPensamento, são reflexivas. Essestipos gostam de planejar e seprendem a suas idéias, planos eteorias, mesmo que por isso, sejamconfrontados com idéias contrárias.

SentimentoAs Pessoas do tipo sentimento sãoorientados para o aspecto emocional.Preferem emoções e experiências fortes eintensas, mesmo que negativas, aexperiências que não tragam emoção.

Para este tipo de indivíduo, tomardecisões deve ser de acordo com as idéiase julgamentos próprios, como porexemplo, o bem e o mal, do certo ou doerrado, do que agrada ou não, ao invés dejulgar em termos de lógica ouracionalidade.

SENSAÇÃO

A Sensação se volta para a experiênciadireta, com detalhes, de fatos racionais,materiais. A Sensação se refere ao queuma pessoa pode ver, tocar, cheirar,ouvir, e sentir materialmente.

É a experiência racional e se sobrepõesobre a dúvida ou a análise do que seexperimenta.

Os indivíduos sensitivos tendem a serimediatistas com resultados visíveis nomomento, e sabem lidar, tranquilamente,com aspectos negativos. Em geral estãosempre prontos para o aqui e agora.

INTUIÇÃO

A pessoa intuitiva processa oconhecimento e os sinais em termos deexperiências já vividas e objetivos aserem alcançados através de processosinconscientes.

Os resultados das experiências são maisimportantes para os intuitivos do que aprópria experiência em si. Os intuitivosobtém e decodificam os sinais e asinformações rapidamente e relacionam,automaticamente, a experiência já vividacom o que pode ser usado na experiênciaatual.

John Naisbitt

Escritor e conferencista americano, autor dobest seller Megatrends .

Foi assistente dos presidentes John F. Kennedye Lyndon Johnson. Especialista na previsão detendências globais, lançou um dos maioressucessos editoriais da década de 1980 −"Megatendências", que figurou na lista doslivros mais vendidos do New York Times pormais de dois anos e foi publicado em 57países. É também autor de "Megatendências2000", "Megatendências Ásia", "Paradoxoglobal", "Reinventando a empresa" e "HighTech", "High Touch", entre outros. Entretanto.

1 - EMBORA MUITAS COISASMUDEM, A MAIORIA DELASPERMANECE CONSTANTE :

Mesmo que apareçam celularescom televisões embutidas ougeladeiras que se abram aodetectar o ronco do seu estômago,o que mudou foi a forma comofazemos as coisas. O lar, a família eo trabalho é que são as grandesconstantes

2 - O FUTURO ESTÁ EMBUTIDO NOPRESENTE :

Se focalizarmos o futuro muitodistante, podemos tropeçar no queestá bem a nossa frente. O futuronão é pouco mais do que extensãodas coisas como elas seapresentam no momentopresente.

Os modismos poderão bloquearsua visão com a maior facilidade.

3 - CONCENTRE-SE NO PLACAR DOJOGO:

Esse conceito diz respeito agerenciar sua empresa baseadaem fatos, além de não se deixarlevar pela obrigação de estarsempre certo o que pode levar aum abismo entre palavras e fatosque aumentam quando o orgulhopessoal está envolvido.Outro erro cometido é trabalharcom a premissa que “A maioriatem razão”. Não é que a maioriatem razão, a maioria decide o quefazer.

3 - CONCENTRE-SE NO PLACAR DO JOGO

4 – COMPREENDA O PODER QUE HÁ EM NÃO PRECISAR ESTAR CERTO - “Você é muito inteligente, mas tem um enorme defeito : nunca ouve ninguém.”

5 – VEJA O FUTURO COMO UM JOGO DE QUEBRA CABEÇAS:O futuro é uma coleção de possibilidades, rumos, eventos, reviravoltas, avanços e surpresas.

6 – EVITE FICAR MUITO A FRENTE DO DESFILE PARA NÃO PARECER QUE VOCÊ NEM FAZ PARTE DELE.

7 – A RESISTÊNCIA À MUDANÇA DIMINUIRÁ SE OS BENEFÍCIOS FOREM REAIS.

8 – AS COISAS PELAS QUAIS ESPERAMOS SEMPRE DEMORAM MAIS PARA ACONTECER.

9 – NÃO SE OBTEM RESULTADOS RESOLVENDO PROBLEMAS, MAS EXPLORANDO OPORTUNIDADES.

10 – SÓ ACRESCENTE SE PUDER SUBTRAIR.

11 – NÃO SE ESQUEÇA DA ECOLOGIA DA TECNOLOGIA.

1. Sexo em alta - Mulheres ocupando cargos com melhorremuneração e responsabilidade são cada vez maisindependentes para expressarem sexualidade. O aumento daexpectativa de vida e o uso de medicamentos tambémfavorecem aos casais fazerem sexo em idade avançada.

2. Sexo em baixa - Antidepressivos diminuem o desejo sexual e acapacidade de amar. Nos próximos anos, quanto mais essesefeitos colaterais ficarem evidentes, menos Prozac será vendido.Estatística: EUA 100 milhões tomam antidepressivos a cada ano;Brasil, 24 milhões.

3. Cidades com mais gente - Espera-se que 60% da populaçãomundial viva em cidades em 2030. Conseqüência: problemassócio-econômicos e ambientais; as más condições sanitáriasfacilitarão a propagação de epidemias; a emissão crescente decarbono agravará o aquecimento global.

4. Estado laico no Oriente Médio - Em 2004 uma em cada quatropessoas achava que o Estado deveria ser secular. Em 2007 essamesma posição era defendida por uma em cada três pessoas.Estudo elaborado pela universidade de Michigam.

5. Neurociência na guerra - Uma compreensão avançada dofuncionamento da mente e de seus mecanismos de resposta acrises será decisivo para o domínio militar.

6. Nanopartículas na guerra - os modernos armamentosutilizarão cada vez mais nanopartículas, pondo em risco apopulação civil, além dos próprios militares. Essas armas sãodefinidas como "projéteis invisíveis", já que não podem serdetectadas. As partículas causam novas doenças com sintomasinesperados e difíceis de tratar.

7. Cérebro eletrônico torna-se realidade - Um computador quepensa fará cálculos com uma velocidade muitas vezes maior doque as máquinas atuais utilizando novos processos. É a chamadacomputação cognitiva, criada na década de 60 pela ficção doescritor Arthur Clarke e levada às telas por Stanley Kubrick nofilme 2001: Uma odisséia no Espaço.

8. Recrudescimento de amigos virtuais - A geração Y (hoje entre12 e 24 anos) terá muito mais amigos virtuais e será raro umencontro pessoal. Sites sociais e de relacionamentos serão cadavez mais utilizados para interesses pessoais, e menos paraencontros pessoais.

9. Robôs farão o serviço - É o que promete o Japão e a Coréia doSul. Os japoneses querem colocar os serviçais eletrônicos em2020. Já os coreanos, em 2015.

10. TV sem tela - Pesquisadores finlandeses desenvolveram umsistema de projeção de imagens em três dimensões emqualquer superfície. A tecnologia se baseia em nanopartículasque refletem a luz de qualquer objeto.

11. Privacidade em xeque - Até o fim de 2010 o desenvolvimentoda nanotecnologia permitirá que aparelhos minúsculos sejamimplantados em pessoas. Todos os atos e conversas poderão sergravados e armazenados. (BIOCHIP)

12. Livros eletrônicos chegando - Pequenos aparelhoseletrônicos já são utilizados para armazenar livros. Novosrecursos possibilitarão livros multimídia.

13. Luz elétrica para a maioria - Em 1970, 43% das pessoastinham luz elétrica. Em 2000, 74%. Em 2030, a previsão é de que83% da população mundial tenham tomadas e interruptores emcasa. Na África, precisamente Uganda, apenas 3,7% dapopulação tem eletricidade disponível.

14. Energia nos pés - Pesquisadores do MIT - Instituto deTecnologia de Massaschussetts desenvolveram um sistema degeração de energia pelo atrito dos pés com blocos no chão. Omovimento de 30 mil pessoas é capaz de gerar força suficientepara fazer funcionar um pequeno gerador de eletricidade oumover um trem de metrô em caso de blecaute.

15. Guerra pelos recursos naturais - Um estudo de Hong Kongprevê que o planeta mais quente provocará a falta de água ecomida, que levará às guerras pelos recursos naturais.

16. Uso restrito do automóvel - A produção atual de 200 milhõesde automóveis novos a cada ano faz prever que em 2050 nasruas terão 3 bilhões de automóveis circulando. Esse cenáriopode ser alterado pelo desenvolvimento de tecnologias wirelessde conexão Internet, que permitirá a redução de deslocamentos,sendo o trabalho feito em casa.

17. Escassez de água potável - O aumento do nível dos mares -provocado pelo derretimento das geleiras- reduzirá osuprimento de água potável em 50%, além do estimadoinicialmente, e provocará redução de oferta de água tratada eaumento da demanda. A falta de água prejudicará o meioambiente, a produção de alimentos e o fornecimento deenergia.

18. Sangue de plástico - Pesquisadores da Universidade deSheffield, na Inglaterra, desenvolveram um sangue sintéticofeito de milhões de moléculas de plástico similares àhemoglobina. Ao contrário do sangue doado, que tem uma vidaútil de apenas 35 dias e precisa ser mantido refrigerado paraconservação, o sangue artificial pode ser armazenado durantemeses em temperatura ambiente.

19. Cura pelo DNA - O avanço da ciência será capaz de alterargenes para aperfeiçoar habilidades físicas e capacidadesmentais. Mas esse avanço tem uma implicação: pesquisadoresterão de desenvolver códigos de ética para adaptações próprias-e impróprias- do DNA (ácido desoxyribonucleico ou CódigoGenético Humano).

20. Cura pelos átomos radioativos - A técnica deradiomunoterapia -o uso de átomos radioativos para matar vírusque causam algum tipo de câncer- será uma arma cada vez maiseficaz no combate à doença, ao mesmo tempo que causarámenos danos ao organismo do paciente.

Os EXECUTIVOS EFICAZES não tomammuitas decisões. Eles se concentramnaquilo que é importante. Eles procuramencontrar as constantes numa situação,definir o que é estratégico e genérico, aoinvés de "RESOLVER PROBLEMAS". Elesquerem saber a respeito de que é adecisão e quais as realidades subjacentesque ela deve satisfazer. Eles queremimpacto, não técnica. E querem serseguros ao invés de espertos.

A PEQUENA EMPRESA que fizer um bomtrabalho de moldar o futuro hoje NÃOPERMANECERÁ "PEQUENA" POR MUITOTEMPO. Toda emprega grande e bem-sucedida hoje existente foi – em muitos casosaté recentemente, como no caso da IBM ouda Xerox – um pequeno negócio baseadonuma idéia de como deveria ser o futuro.Entretanto, ESSA "IDÉIA" PRECISA SEREMPREENDEDORA – COM POTENCIAL ECAPACIDADE PARA PRODUZIR RIQUEZA.

* PRESSÃO: Sócia da CO.R, consultoria especializada em processos de inovação, a publicitária Rita Almeida considera que a pressão por resultados a que todos estão submetidos nos dias atuais inibe as idéias revolucionárias. “PARA DESENVOLVER O SEU POTENCIAL CRIATIVO É PRECISO, ANTES DE MAIS NADA, QUERER MUITO”

* MEDO: A idéia central do recente livro Innovatrix – Inovação para Não Gênios, de autoria dos físicos Clemente Nóbrega e Adriano Lima — é de que, para inovar, é preciso eliminar uma contradição básica: “QUEREMOS SER CRIATIVOS, MAS NOSSAS MENTES NÃO SÃO NATURALMENTE CRIATIVAS, UMA VEZ QUE OPTAMOS POR SOLUÇÕES SEMPRE MAIS SEGURAS E, PORTANTO, MENOS ARRISCADAS”, afirmam eles.

* EXCESSO DE INFORMAÇÃO: Para acionar a criatividade, via de regra, épreciso sair da superfície, IR FUNDO NOS PROCESSOS MENTAIS, estudar,investigar. O problema é que, na era da internet, somos inundadosdiariamente por uma torrente de informações curtas, instantâneas e, nãoraro, bastante rasas.

ASSOCIAÇÃO >>> Quanto maior a exposição a diferentes fontes de conhecimento, maior a probabilidade de fazer intersecções criativas.

PROBLEMA >>> Quebrar a cabeça tentando resolver uma questão exercita o raciocínio e a intuição.

EXPERIÊNCIA >>> Quanto maior o repertório de alguém em um tema, maiores as chances de aperfeiçoar processos e inovar.

VIAGEM >>> Entrar em contato com outras culturas, outros modos de pensar e enxergar o mundo é um dos mais poderosos elixires da inventividade.

NECESSIDADE >>> A insatisfação é uma das melhores amigas das novas idéias.

DEMANDA >>> Tem sucesso quem consegue atender, com agilidade, aos anseios dos consumidores.

SPAGHETTI DE PISCINA

Para pagar o curso de mestrado na França,em 1993, o paulista Adriano Sabino, 45anos, foi trabalhar com manutenção debarcos. Uma de suas tarefas era fazer apintura externa do barco do estilistaHubert Givenchy. Para facilitar, improvisouuma placa de espuma de polietileno comojangada. Leve e resistente, o materialmantinha-o na superfície. Foi quando tevea ideia de criar um produto deentretenimento aquático que, mais tarde,viraria febre no Brasil e até no exterior: ospaghetti de piscina. Patenteou o produto,que deu origem a um negócio milionário.

LACRE DE PLÁSTICO

Em uma de suas andanças por ferros-velhos, onde procurava peças para seusinventos, o engenheiro mecânico Eduardode Lima Castro Netto topou com lacres dechumbo jogados em um canto. Comotrabalhava com metalurgia, ficoupreocupado com a toxicidade do material.Assim teve a ideia de eliminar o metaldaquele dispositivo de segurança. Apósdois anos de pesquisa, lançou, em 1967, oprimeiro lacre de plástico do mundo.

GOOGLE

A história da sacada de US$ 114 bilhõescomeça em 1996. Alunos de pós-graduação da Universidade de Stanford,Larry Page e Sergey Brin constantementese frustravam com as buscas na internet.Quanto mais informação havia, mais difícilse tornava encontrar o que era relevante.Começaram então um projeto dedoutorado para elaborar uma solução. Naprocura por referências para a tese, surgiuo insight: no meio acadêmico, ostrabalhos de maior valor mereciam maiscitações de outros. A Google Inc. foi criadaem 1998 e hoje é a empresa de tecnologiade maior valor de mercado do mundo, àfrente da Apple e da Microsoft.

BUFÊ DE SORVETE

Para driblar a sazonalidade, ValmirAgliardi, 59 anos, dono da Gelfs Sorvetes,decidiu instalar um bufê de cachorro-quente na porta da sorveteria da família,em Capão da Canoa (RS). "O movimentoaumentou, mas as pessoas começaram areclamar do cheiro forte de molho esalsicha", lembra Agliardi. "O jeito foisuspender os sanduíches." Sem ter comose desfazer das instalações, o empresáriodecidiu, então, espalhar os sorvetes demassa pelas cubas de inox. O cliente podiaescolher só duas bolas de sorvete. Parafacilitar o atendimento, foi aberta umanova unidade, onde o cliente pegava osorvete, pesava o copinho e pagava nofinal. "Foi um sucesso.“

VENDA DE EXPERIÊNCIAS

Em 2005, Jorge Nahas abriu em São Paulo,a empresa O MELHOR DA VIDA,especializada em experiências comopresente. "Fomos pioneiros no país",afirma. No início eram cerca de 300opções, hoje são 2.650, de jantarromântico a vôo de balão, oferecidas emparceria com 895 fornecedores. Aempresa, que espera faturar R$ 6,5milhões em 2010, vende uma média de200 mil caixas color box por ano

HOTMAIL

Jack Smith e Sabeer Bhatia eramfuncionários de uma empresa do Vale doSilício e não conseguiam trocar e-mails notrabalho sobre projetos pessoais, devido aum firewall que bloqueava o acesso a suascontas particulares. Então tiveram a ideiade usar o browser. Por essa ferramenta,seria possível acessar qualquer conta dequalquer lugar. Criaram em 1996 oprimeiro serviço de webmail, o Hotmail,pioneiro também em oferecer e-mailgratuito. Um ano mais tarde, venderam amarca para a Microsoft por US$ 400milhões.

EMBALAGEM LONGA VIDA

O economista sueco Ruben Rausing aovisitar lojas de conveniência esupermercados, percebeu que oautosserviço se expandia rapidamente evislumbrou uma demanda futura porembalagens que, de algum modo,protegessem itens perecíveis. Foram maisde 20 anos de pesquisa até conseguirlançar sua embalagem revolucionária, em1951, na Suécia: uma caixinha na formade um tetraedro, que protegia o leite dequalquer tipo de contaminação com umsistema de seis camadas de materiaiscombinados. Com 21 mil funcionários, oconglomerado Tetrapak faturou US$ 11bilhões em 2009 e distribuiu 145 bilhõesde embalagens longa vida em 170 países.

Município-Rede:Planejamento, Desenvolvimento

Político e Sustentabilidade

Planejamento Estratégico

Prof. M.s Dawison Calheiros

Planejamento Estratégico

Prof. M.s Dawison Calheiros

Por quê Fazemos o Planejamento ?

• Fazemos o planejamento por acreditar que...

• “...o futuro pode ser melhorado por uma intervenção ativa no presente.”

Russel Ackoff

Planejar o desenvolvimento municipal é um dosmaiores desafios para o Poder Público nos diasincertos que correm.

Mas de que planejamento e de que desenvolvimentoestamos falando?

Planejar é uma prática cotidiana que se realiza comos mais diversos conteúdos, graus de incerteza eníveis de complexidade, a partir de um objetivoprojetado no futuro.

...qual a concepção das lideranças municipais sobre oque é e como se faz o planejamento do desenvolvimento local?

Em que cenário pensa-se o desenvolvimento municipal?

Diferente da idéia de crescimento, que sugere principalmente aumento em quantidade, a de desenvolvimento implica a mudança de qualidadee, também, o aumento dos graus de complexidade,integração e coordenação de um sistema.

IDHIQVRENDA PER CAPITAMORTALIDADE INFANTILEXPECTATIVA DE VIDA

“é um processo de transformação no qual a exploração dosrecursos, a direção dos investimentos, a orientação dodesenvolvimento tecnológico e a mudança institucional seharmonizam e reforçam o potencial presente e futuro, a fim deatender às necessidades e aspirações humanas”

AMOR, SEXO E RELACIONAMENTO

Solteiras demais

Tigresas

Romance no trabalho

Casais a distância

Casados pela internet

Vida no trabalho

Aposentados na ativa

Deslocamentos radicais

Trabalhando em casa

Mulheres complicadas

Amazonas ardentes

Raça e religião

Rompendo barreiras

Pró-semitas

Famílias inter-raciais

Hispânicos protestantes

Muçulmanos moderados

Saúde e bem-estar

Avessos ao sol

Notívagos

Ratos de academia

Automedicação

Deficiências compensadas

Vida em família

Novos pais coroas

Pais de estimação

Pais tolerantes

Homossexuais assumidos

Filhos zelosos

Política

Elites impressionáveis

Indecisos no comando

Imigrantes ilegaismilitantes

Religião na política

Relação prisão-política

Adolescentes

Desorientados

DST´s e Gravidez

Ídolos adolescentes negros

Jovens magnatas

Aspirantes a franco-atiradores

Comida, bebida e dieta

Crianças vegetarianas

Peso desproporcional

Famintos por vida

Loucos por cafeína

Culto a comida com fibras

Estilo de vida

Unissexuais

Colsplay

Pais negligentes

Falantes nativos

Descolados

Dinheiro e classe

Compradores de segunda classe

Patricinhas modernas

Milionários tímidos

Classe média falida

Empresas sem fins lucrativos

Aparência e moda

Tatuado chique

Desleixados

Amantes das cirurgias

Pequenas notáveis

Luxo e básico juntos

Tecnologia

Geeks sociais

Culto ao lúdico

TecFatais

Mães que gostam de futebol

Led, LCD, Plasma, blá bláblá...

Lazer e entretenimento

Mães arqueiras

Impróprios para menores (swing)

Paintball

Viagens transcedentais e a paraísos

Filhos deixados nos Games Stations...

Educação

Crianças mais espertas

Estudantes que aprendem em casa

Não obrigação de fazer faculdade

Viciados em números(matrículas e aprovações)

Educação online

internacional

Casais solteiros

Eurostars

Mammonis

Picassos chineses

Nova mulher Indiana

t