Ciclo desenvolvimento de sistemas

Post on 12-Apr-2017

82 views 1 download

Transcript of Ciclo desenvolvimento de sistemas

CICLO DE VIDA DE DESENVOLVIMENTO

DE SISTEMASAlexandre de Freitas FilhoGuilherme AssisFelipe Azarias

EQUIPE DE PROJETOO sistema de informação são construídos e projetados por

uma grande equipe de profissionais, exemplo: analista, gerente de projeto, administrador, arquiteto, programador, entre vários outros; Esses todos trabalham em conjunto de forma direta ou indireta para que o sistema seja construído da melhor forma possível.

Então para que o sistema seja bom é preciso da colaboração e participação de toda equipe, é um trabalho em conjunto, porém talvez não ao mesmo tempo (existem modelos em que se trabalha um setor por vez).

FALHA DE PROJETOSNa década de 60 ocorreu a crise do software, que foi uma

dificuldade generalizada no desenvolvimento de software devido:

•rápido crescimento da demanda por software•complexidade dos problemas a serem resolvidos •inexistência de técnicas estabelecidas para o desenvolvimento de

sistemas que funcionassem adequadamente ou pudessem ser validados

Atualmente mesmo com uma grande melhora nesses fatores, muitos projetos falham por falta de um bom planejamento, prazos irrealizáveis, gerenciamento ruim, não acompanha as novas tecnologias, etc.

E não são só as pequenas empresas que apresentam essas falhas existe um histórico enorme de sistema ruins por grandes empresas, exemplos: Macintosh TV (Apple), Windows Vista (Microsoft).

Um fato interessante é que segundo estudo da Project Management Institute Brasil (PMI) constatou que, para 76% das empresas o principal motivo para seus projetos fracassarem são falhas na comunicação.

RECONHECIMENTO DO PROBLEMA

Aqui é onde o empresário ou empresa reconhece que necessitam de um novo ou primeiro sistema para que estabelecimento continue funcionando corretamente contratação de muitos funcionários vendas crescentes. duplicação das metas

ESTUDO DE VIABILIDADE Nesta parte o profissional que foi designado ira

identificar as metas objetivos e possibilidades do novo sistema

Analise

Aqui o analista ira fazer uma pesquisa no ambiente interno e externo da empresa , entrevistando usuários para saber o que deve ser aproveitado do sistema atual , o que deve ser descartado , quais restrições devem existir , fazer uma pesquisa no mercado para ver os sistemas disponíveis e montar um sistema competitivo. No final da analise deve se constar um custo beneficio sobre o projeto, requisitar uma base de dados, necessidades físicas(equipamentos), etc.

DESIGN

Aqui o programador entra em questão , lhe eh passado a parte de analise para que o mesmo possa planejar como será desenvolvido o sistema fluxograma layouts descrição de dados

IMPLEMENTAÇÃO

Finalmente toda analise e planejamento viram linhas de códigos e consequentemente um sistema.

TESTE

Testes Nesta parte o sistema eh testado em padaços e depois como um todo sendo submetido a controles de qualidade e desempenho dos usuarios fabricantes e de quem solicitou o sistema

MANUTENÇÃO

Uma vez que o sistema entra em vigor e passa a funcionar normalmente , qualquer mudança ou atualização feita no sistema é chamada d manutenção . Isso eh feito para que um sistema se mantenha sempre atual e atendendo as exigências pedida pelos usuários tanto em desempenho quanto em funcionalidades para que ele se mantenha sempre competitivo.

DECADÊNCIA

Nem sempre um sistema consegue acompanhar as necessidades e evoluções exigidas ou seu custo d manutenção passa a ser muito alto, quando isso acontece o sistema entra em decadência sendo pouco aproveitado e ficando para traz em relação a sistemas concorrentes fazendo com que ele seja utilizado cada vez menos.

MORTE

Chega um ponto em que o sistema se torna desnecessário para os usuários fazendo com que ele deixe de ser usado, ou simplesmente é usado só para a consulta de dados antigos. Quando isso acontece o sistema chega a sua morte e é substituído.

MODELOS PRESCRITIVOSOs modelos prescritivos definem o que deve ser realizado

em cada fase do desenvolvimento e dá as instruções de como realizar essas atividades. Ele serve como um guia, um roteiro para a execução de um processo de desenvolvimento.

ESSES MODELOS ABRANGEM TRÊS ELEMENTOS PRINCIPAIS

Processos: determinam quais são as tarefas necessárias e em que ordem elas devem ser executadas.

Métodos: fornecem detalhes fundamentais de como fazer para executar as tarefas necessárias.

Ferramentas: proporcionam apoio automatizado ou semi-automatizado aos processos e métodos.

EXEMPLOS DE MODELOSCascata:

Incremental:

Espiral: