Coesão e coerência

Post on 20-Feb-2017

182 views 0 download

Transcript of Coesão e coerência

COESÃO E COERÊNCIA

Cacoal-RO

COERÊNCIA/INCOERÊNCIA

COERÊNCIA/INCOERÊNCIA

Coerência e Coesão

(IN)COERÊNCIA

• A coerência textual é o instrumento que o autor vai usar para conseguir encaixar as “peças” do texto e dar um sentido completo a ele.

COERÊNCIA

• Em uma redação, para que a coerência ocorra, as idéias devem se completar. Uma deve ser a continuação da outra. Caso não ocorra uma concatenação de idéias entre as frases, elas acabarão por se contradizerem ou por quebrarem uma linha de raciocínio. Quando isso acontece, dizemos que houve um quebra de coerência textual.

COERÊNCIA

• A coerência é um resultado da não contradição entre as partes do texto e do texto com relação ao mundo. Ela é também auxiliada pela coesão textual, isto é, a compreensão de um texto é melhor capturada com o auxílio de conectivos, preposições, etc.

• Ex “Todo mundo destrói a natureza menos todo mundo”

Coerência e Coesão

a coerência é uma característica textual que depende da interação do texto, do seu produtor e daquele que procura compreendê-lo.

Muito depende do receptor, de seu conhecimento de mundo, da situação de produção do texto e do grau de domínio dos elementos lingüísticos constantes do texto. Veja no exemplo abaixo a falta desse domínio, o que parece tornar o texto incoerente. Essa incoerência, proposital neste caso, torna o texto uma piada ou uma ferramenta da crítica.

.

- Eu gosto tanto de frango, mas tenho medo de gripe aviária.

- Ah, mas só dá na Ásia, responderam.- Justo na parte de que eu mais gosto?

– (Folha de São Paulo, 18 de março de 2006, p. E13).

COERÊNCIA

Coerência e Coesão

• Há diversos níveis de coerência:a) Coerência narrativa : respeito às partes da narrativa e à lógica existente entre essas partes.

b) Coerência argumentativa : respeito à estrutura argumentativa e ao raciocínio argumentativo.

c) Coerência figurativa : respeito à combinatória de figuras para manifestar um dado tema. Por exemplo, dizer que tocavam uma música clássica num baile funk.

COERÊNCIA

• d) Coerência temporal: respeito às leis da sucessividade dos eventos.

• e) Coerência espacial: respeito à compatibilidade entre os enunciados do ponto da localização no espaço. Por exemplo, seria incoerente dizer que 450 pessoas estavam na sala de estar do apartamento.

• f) Coerência no nível de linguagem: respeito à compatibilidade entre personagens e receptor e seus respectivos níveis de linguagem. Um personagem não escolarizado, dificilmente, produziria textos no padrão culto.

COERÊNCIA

Portanto, a coerência deve ser entendida como um fator que se estabelece no processo de comunicação. A coerência não existe antes do texto, mas constrói-se simultaneamente à construção do texto, estreitamente relacionada com a intenção e conhecimentos dos interlocutores

COERÊNCIA

• Exemplo

• "A partir de amanhã, os empregados somente poderão acessar o prédio usando cartões de segurança individuais. As fotografias serão tiradas na próxima quarta-feira, e os empregados receberão seus cartões em duas semanas". (Fred Dales, Microsoft, Redmond, WA)

COERÊNCIA

COERÊNCIA

Existem regras, as metarregras, responsáveis pela boa formação de um texto:

Quantas incoerências podem ser identificadas na receita abaixo?

• SALADA DE MELÃO COM CAMARÕES • TEMPO DE PREPARO: RÁPIDO

Em uma panela com água fervente, acrescente 2 folhas de louro, 1 copo de vinho do Porto, 300gr de camarões-rosa grande bem miúdos e deixe cozinhar por trinta minutos. Corte a polpa de 1 melão em cubos triangulares e deixe descansar em um copo de vinho do Porto por 2 horas, no mínimo. Decore 1 prato com rodelas de laranja, distribuindo intercaladamente o melão, os camarões e rodelas de cebola batidinha. Tempere com sal, pimenta do reino e regue com um fio de óleo de oliva. Salpique cebolinha verde e sirva bem quente.

• A coesão textual diz respeito às articulações gramaticais existentes entre as palavras, orações, frases, parágrafos e partes maiores de um texto que garantem sua conexão sequencial. Na tirinha acima, por exemplo, a coesão textual é estabelecida por palavras como então (que tem valor interjetivo, indicando surpresa, espanto) e que (que liga duas orações).

• A microestrutura refere-se à coesão, ou seja, ligação das frases, concatenação entre as partes, traços morfossintáticos que garantem o encadeamento lógico.

COESÃO

• Para que o texto seja coeso, deve seguir pelo menos um dos mecanismos de coesão:

a) Retomada de termos, expressões ou frases já ditas.b) Encadeamento de segmentos do texto, feito com conectores ou operadores discursivos, tais como então, portanto, mas, já que, porque...

COESÃO

• Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto.

• Os elementos de coesão determinam a transição de ideias entre as frases e os parágrafos.

• Observe a coesão presente no texto a seguir:• Ex.1 “Os sem-terra fizeram um protesto em Brasília

contra a política agrária do país, porque consideram injusta a atual distribuição de terras. Porém o ministro da Agricultura considerou a manifestação um ato de rebeldia, uma vez que o projeto de Reforma Agrária pretende assentar milhares de sem-terra

COESÃO

• Ex.2 As regras foram criadas para o bom funcionamento das tarefas, portanto, aqueles que não as obedecerem serão punidos.

• Ao encadear os segmentos do texto com conectores, devemos usá-los de acordo com a relação que queremos dar a essa união. Por exemplo, se quisermos passar a idéia de oposição, deveremos usar as conjunções adversativas mas, porém, contudo, todavia...

• As conjunções, pronomes relativos, preposições, elementos conectores, podem ser encontrados em qualquer gramática de língua portuguesa.

COESÃO

Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto, mas também de problemas como morte súbita e derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável.

ATALIA, M. Nossa vida. Época. 23 mar. 2009.As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, quea) a expressão “Além disso” marca uma sequenciação de ideias.b) o conectivo “mas também” inicia oração que exprime ideia de contraste.c) o termo “como”, em “como morte súbita e derrame”, introduz uma generalização.d) o termo “Também” exprime uma justificativa.e) o termo “fatores” retoma coesivamente “níveis de colesterol e de glicose no sangue”.

(Enem – 2011) Assinale a corretaCultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto, mas também de problemas como morte súbita e derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável.

ATALIA, M. Nossa vida. Época. 23 mar. 2009.As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, quea) a expressão “Além disso” marca uma sequenciação de ideias.b) o conectivo “mas também” inicia oração que exprime ideia de contraste.c) o termo “como”, em “como morte súbita e derrame”, introduz uma generalização.d) o termo “Também” exprime uma justificativa.e) o termo “fatores” retoma coesivamente “níveis de colesterol e de glicose no sangue”.