Como Desenhar Uma Engrenagem

Post on 31-Oct-2015

38 views 1 download

Transcript of Como Desenhar Uma Engrenagem

Prof. Araújo 1

COMO DESENHAR ENGRENAGENS CILÍNDRICA DE DENTES RETOS

De posse dos dados do desenho: Dados:

Número de dentes; Ângulo de pressão; Módulo.

Entrando com estes dados em uma planilha de calculo do Excel, baseado em todas as fórmulas referentes ao calculo dos parâmetros do desenho.

Exemplo:

DESCRIÇÃO SÍMBOLO DADOS ÂNGULO DE PRESSÃO = q = 20 MÓDULO = m = 4,00 Nº DE DENTE = Z = 26 MATERIAL = AÇO

CÁLCULOS:

ENGRENAGEM CILÍNDRICA DE DENTE RETO

Nº DESCRIÇÃO SÍMBOLO RESULTADO 01 Altura Da Cabeça Do Dente a = 4,000 02 Altura Do Dente h = 8,668 03 Altura Do Pé Do Dente b = 4,668 04 Ângulo De Pressão q = 20 05 Ângulo Do Dente a = 3,462 06 Chaveta S = 3,787 07 Comprimento Do Dente l = 24,000 08 Diâmetro Do Círculo De Base Db = 97,728 09 Diâmetro Do Furo d = 18,933 10 Diâmetro Externo De = 112,000 11 Diâmetro Interno Di = 94,664 12 Diâmetro Primitivo Dp = 104,000 13 Espessura Cordal sc = 6,279 14 Espessura Circular E Vão s = v = 6,283 15 Folga No Pé Do Dente e = 0,668 16 Módulo m = 4,000 17 Número De Dente Z = 26 18 Passo P = 12,566 19 Reforço Do Dente K = 5,655 20 Reforço Do Furo Rf = 6,311

Dando inicio ao desenho: 1º Passo:

Traça-se primeiro os eixos de simetria da roda. 1. Aconselho manter sempre ligada a função ORTHO ligada. 2. Configurar a linha no estilo DASHDOT2_(.5X).

3. Espessura ideal 0,05mm.

2º Passo:

1. Desenhar o Diâmetro Primitivo. Como na figura abaixo, com a mesma configuração do eixo de simetria.

Seqüência 1:

eixos de simetria

Comandos de desenho: Menu Superior - Draw – Circle – Center Diameter; ou Barra de ferramentas clicar no ícone Circle Diameter.

Circle Diameter

Prof. Araújo 2

3º Passo: Desenhar os circulo que vão representar o diâmetro externo “De” e

o circulo de folga, utilizando o comando OFFSET com distância igual ao valor do módulo “m”, enter, em seguida clicar sobre o circulo do diâmetro primitivo, enter, e novamente clicar dentro e fora do mesmo circulo, enter ou esc, para fechar o comando. Ou utilizar o comando do CIRCLE, e atribuir os valores calculados na planilha do diâmetro externo De e folga Df.

Seqüência 2:

Comandos de desenho: Menu Superior - Modify – Offset. Barra de ferramentas – clicar no ícone Offset.

Offset

Prof. Araújo 3

Para desenhar o diâmetro interno “Di”, utiliza-se os mesmo comandos da seqüência anterior Offset com o valor igual a folga “e” clica-se no circulo de folga, enter, em seguida clica-se no interior do circulo, ou Circle com o valor igual ao diâmetro interno “Di” calculado na tabela. Seqüência 2:

Comandos de desenho: Menu Superior - Modify – Offset = módulo Barra de ferramentas – clicar no ícone Offset.

Prof. Araújo 4

4º Passo: Desenhar o circulo do furo, utilizando o comando CIRCLE com o valor igual ao calculado na tabela “d”.

Seqüência 3.

Menu Superior - Draw – Circle = d ou; Barra de ferramentas – clicar no ícone Circle Diameter = d.

4º Passo: Desenhar os círculos que irão corresponder os reforços do dente e do furo, utilizando o comando OFFSET com valores igual a K seleciona-se o círculo do Di e clic-se dentro; repete a operação fazendo igual a “Rf” seleciona-se agora o círculo do furo e clica-se entre o furo e o reforço do dente.

Prof. Araújo 5

5º Passo:7 Desenhar os dentes:

Traça-se a linha que representa o ângulo de pressão do dente utilizando o comando LINE atribuindo a ele um valor igual ou superior ao raio do De. Utilizando a sintasse de coordenadas polar. Ex. @(valor)<(ângulo)

Seqüência 4

Comandos de desenho: Menu Superior - Draw – Line = @(valor aproximado ao raio do De)<(ang. de pressão). Barra de ferramentas – clicar no ícone.

ângulo depressão (20,00°)

linha traçada pelo comando line = (@Valor<ang.)

Prof. Araújo 6

6º Passo: Desenhar o perfil do dente:

Com o comando LINE traça-se uma reta perpendicular a linha do ângulo, passando pelo ponto de interseção do eixo de simetria vertical com o circulo do diâmetro primitivo.

Seqüência 5 Comandos de desenho:

Menu Superior - Draw – clic Line – clic interseção, eixo de simetria – circulo primitivo – clic no ponto perpendicular a linha do ângulo. Como mostra a figura. Barra de ferramentas – clicar no ícone.

ângulo depressão (20,00°)

linha traçada pelo comando line = (@Valor<ang.)

raio do perfildo dente

Prof. Araújo 7

Seqüência 6 Com o comando CIRCLE traça-se uma circunferência com centro no ponto perpendicular a linha do ângulo e raio igual a reta que passa pelo ponto de interseção do eixo de simetria vertical com o circulo do diâmetro primitivo.

Comandos de desenho:

Menu Superior - Draw – clic Circle – clic centro na perpendicular a linha do ângulo – clic no ponto de interseção do circulo primitivo com o eixo de simetria vertical. Como mostra a figura. Barra de ferramentas – clicar no ícone.

circulo doperfil do dente

Prof. Araújo 8

Seqüência 7 Desenho do Diâmetro de Base:

Com o comando CIRCLE traça-se uma circunferência com centro no centro de todos os círculos do desenho e raio com abertura igual a distâncias dos centros dos círculos ao pé da perpendicular a linha do ângulo.

Comandos de desenho: Menu Superior - Draw – clic Circle – clic centro das circunferências do desenho, clic raio igual à distância do centro a perpendicular à linha do ângulo. Como mostra a figura. Barra de ferramentas – clicar no ícone.

Circulo do diâmetrode Base (Db)

circulo doperfil do dente

Prof. Araújo 9

Seqüência 7

Prof. Araújo

Desenho do Perfil: Com o comando TRIM seleciona-se as circunferências do diâmetro externo De e diâmetro de base Db, fig. 1, enter; corta-se o circulo do perfil nas partes interna e externa aos círculos selecionados fig. 2. Em seguida deleta-se o outro lado da circunferência que sobrou, fig. 3.

circulo doperfil do denteCírculo do diâmetro

de Base (Db)

Comandos de desenho: Menu Superior - Modify – clic Trim – clic sobre os círculos que correspondem aos diâmetros externo De e de Base Db. Como mostra a Barra de ferramentas – clicar no ícone.

Seqüência 8 Desenhar uma reta unindo o arco do

perfil com o centro dos círculos para completar o perfil, quando o Db for maior que o circulo de folga, como mostra a fig. 4.

Perfil do dente

Diâmetro de Base (Db)

Diâmetro externo (De)

Perfil do dente

Círculo do diâmetrode Base (Db)

fig. 2 fig. 3

Continuaçãodo perfil

Circulode folga

circulo deBase Db

f

fig. 1

10

fig.2

ig. 4

Seqüência 9 Em seguida faz-se a concordância da

reta com o diâmetro interno Di usando o comando Fillet, como segue:

Modify – Fillet ou clic no ícone correspondente ao comando, apóis o comando estar acionado digite “r” e de enter e entre com o valor do raio e enter, o comando fecha, de enter novamente para abrir o comando já com o novo valor atribuído.

Seqüência 10 Faz-se a divisão sobre o diâmetro primitivo

Dp, igual ao dobro do número de dente da engrenagem.

Utilizando o comando Mirror, selecionando-se os objetos que formam o perfil, Faz-se o espelhamento deste perfil pronto em relação a um eixo de simetria entre o centro das circunferências e a um ponto médio na face do dente, como na fig.5.

Se o nº de dente da engrenagem for impar, um dos pontos da divisão coincide com o ponto médio da face do dente e se for par é necessário usar um artifício, como: Unir dois pontos próximos, com um segmento de reta, desliga-se os pontos como segue: Menu Superior – Format – Point Style e

seleciona-se campo sem imagem. Como mostra a fig. Abaixo.

face do perfilcompleto

perfil completo

perfil completo

Eixo de Simetriapara o espelhamento

Concordância espelhadaFace espelhada

Ponto médioda reta auxiliar

Centro dascircunferências

Prof. Araújo

fig. 5

11

Seqüência 11 Com o comando TRIM seleciona-se os arcos grandes do perfil e os arcos da

concordância da base do perfil com um clic sobre eles como mostra a fig.6 ao lado e em seguida aperte enter, clic agora nas circunferências que correspondem aos diâmetros externo De e Interno Di, no lado externo aos arcos, como mostra a fig.7.

Em seguida deleta-se

um dos arcos de concordância, pode ser o esquerdo ou o direito dos extremos, como na fig.8 ao lado.

Desliga-se a círculo de folga, o círculo de base e as linhas do ângulo de pressão e a linha do raio do perfil.

Ficando ligados os círculos do Dp, reforço do

Delete este

Ou delete este

Furo, reforço do Dente e o circulo do Furo, fig.9.

Seqüência 12 Agora os objetos que formdesenho. Com a aplicaçãnecessárias para concluir adesenho 2D da engrenagem

Prof. Araújo

fig. 6

am o perfil do dente estão pontos para coo do comando ARRAY, faremos todas vista frontal faltando apenas o rasgo de c.

fig. 7

fig. 8

mpletar o as cópias haveta do

12

fig. 9 Construa um quadrado de lado igual a quinta parte (d/5), do diâmetro do furo da engrenagem. Construa fora da engrenagem, trace uma diagonal auxiliar para poder para poder capturar o ponto central do quadrado (ponto médio da diagonal), para que possa inserir no ponto de interseção do círculo do furo com o eixo de simetria vertical da engrenagem.

Com o comando MOVE move-se o quadrado da posição onde foi criado para o ponto de inserção indicado, como mostra a fig. 11. Com o comando TRIM seleciona-se o círculo do furo e enter em seguida clic na parte inferior do quadrado e enter novamente, fig. 12. Repita o comando TRIM, selecione a parte superior do quadrado, enter e clic na parte interna do círculo ao quadrado, fig. 13.

fig. 11 fig. 10

Vista frontal completa fig. 14.

Prof. Araújo 13

fig. 13 fig. 12

fig. 14

Prof. Araújo 14

De posse da vista frontal, faz-se a vista lateral, projetando-se os pontos de interseção do eixo de simetria vertical como mostra a fig. 15. Para que seja feito com precisão é necessário recolocar os círculos dos diâmetros externo e interno da vista frontal como segue o desenho. Faz-se a projeção desses círculos.

Prof. Araújo 15