Como Ligar Se A Deus

Post on 10-Jul-2015

2.118 views 4 download

Transcript of Como Ligar Se A Deus

COMO LIGAR-SE A DEUSCOMO LIGAR-SE A DEUS

IntroduçãoIntrodução

Por longos e tortuosos caminhos, Por longos e tortuosos caminhos, temos procurado a integração temos procurado a integração com Deus.com Deus.

Longos períodos, múltiplas Longos períodos, múltiplas existências;existências;

Mas será que estávamos a Mas será que estávamos a procurar Deus da maneira procurar Deus da maneira correta?correta?

Processos de adoração Processos de adoração exteriorexterior Egolatria dos tiranos coroados;Egolatria dos tiranos coroados; Templos e palácios foram erguidos e Templos e palácios foram erguidos e

lhe foram ofertados ouro e púrpura, lhe foram ofertados ouro e púrpura, em forma de louvor;em forma de louvor;

Sacrifícios sanguinolentos.Sacrifícios sanguinolentos.

Acreditava-se que o Supremo Senhor Acreditava-se que o Supremo Senhor quisesse dominar as criaturas pelo quisesse dominar as criaturas pelo freio da violência ( Cruzadas e freio da violência ( Cruzadas e Inquisição) onde não se hesitava em Inquisição) onde não se hesitava em aplicar sistemas de opressão de tantos aplicar sistemas de opressão de tantos quantos não pensassem como a quantos não pensassem como a religião dominante. religião dominante.

Compadecendo-se Compadecendo-se de nossa de nossa ignorância a ignorância a Divina Providência Divina Providência deliberou enviar deliberou enviar alguém que nos alguém que nos instruísse nos instruísse nos caminhos da caminhos da elevação... elevação...

Cristo: aquele que se Cristo: aquele que se sacrifica.sacrifica. E assim, o Cristo de Deus, Jesus de E assim, o Cristo de Deus, Jesus de

Nazaré, veio em pessoa nos explicar Nazaré, veio em pessoa nos explicar que Deus não nos pede nem que Deus não nos pede nem adulações e nem pompas, nem vítimas adulações e nem pompas, nem vítimas e nem holocaustos...e nem holocaustos...

Recordemos com Recordemos com João(1;19)João(1;19) ‘ ‘ Ele era a luz verdadeira que alumia a Ele era a luz verdadeira que alumia a

todo homem que vem ao mundo”todo homem que vem ao mundo”

Num clima de ódios de toda espécie Num clima de ódios de toda espécie entre os sofrimentos mais diversos, entre os sofrimentos mais diversos, Jesus disseminou o amor, a liberdade, a Jesus disseminou o amor, a liberdade, a paz, conclamando ao Reino de Deus e paz, conclamando ao Reino de Deus e pregando a “não violência” até o próprio pregando a “não violência” até o próprio sacrifício.sacrifício.

Sintetizando os objetivos da vida no Sintetizando os objetivos da vida no “amor a Deus sobre todas as coisas e ao “amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.próximo como a si mesmo”.

Jesus jamais se afastou da diretriz Jesus jamais se afastou da diretriz inicial assumida: a de servo de todos.inicial assumida: a de servo de todos.

Sermão da MontanhaSermão da Montanha

Naquela tarde, Naquela tarde, Jesus dita a “Carta Jesus dita a “Carta Magna” de sua Magna” de sua doutrina, ele doutrina, ele representa o alfa e representa o alfa e o o ômega de seus o o ômega de seus ensinamentos...ensinamentos...

Nenhum cristão Nenhum cristão poderá por poderá por ignorânciaignorância cultivar cultivar o mal...o mal...

““Cequessu”Cequessu” Assim também há muita gente iletrada, Assim também há muita gente iletrada,

espiritualmente, cursando a Universidade da espiritualmente, cursando a Universidade da Vida.Vida.

São pessoas incapazes de distinguir em São pessoas incapazes de distinguir em profundidade o certo do errado, sem profundidade o certo do errado, sem desculpismos, a virtude do vício, o bem desculpismos, a virtude do vício, o bem do mal. Confundindo-se e do mal. Confundindo-se e comprometendo-se frequentemente, em comprometendo-se frequentemente, em erros elementares de julgamento.erros elementares de julgamento.

Podem possuir até mesmo inteligências Podem possuir até mesmo inteligências brilhantes, mas são brilhantes, mas são incapazes de incapazes de vivenciar vivenciar os grandes temas morais.os grandes temas morais.

O que se entende por Lei Natural? O que se entende por Lei Natural? Q. 614 – L.E.Q. 614 – L.E.

“ “ É a Lei de Deus. É a única verdadeira É a Lei de Deus. É a única verdadeira para a felicidade do homem .Indica-para a felicidade do homem .Indica-lhe o que deve fazer ou deixar de lhe o que deve fazer ou deixar de fazer e ele só é infeliz quando dele se fazer e ele só é infeliz quando dele se afasta.”afasta.”

O que compreendem as leis O que compreendem as leis divinas no seu âmbito? divinas no seu âmbito? ((Q.: 617- L.E.)Q.: 617- L.E.)

Todas as leis da natureza são Todas as leis da natureza são divinas, pois que Deus é o autor de divinas, pois que Deus é o autor de tudo. O sábio estuda as leis da tudo. O sábio estuda as leis da matéria, o matéria, o homem de bem estuda homem de bem estuda e pratica as da alma.e pratica as da alma.

Leis DivinasLeis Divinas

Se subdividem em duas:Se subdividem em duas: Leis da matéria, que correspondem as Leis da matéria, que correspondem as

leis da física (Domínio da Ciência);leis da física (Domínio da Ciência);

Leis Morais, dizem respeito especialmente Leis Morais, dizem respeito especialmente ao homem considerado em si mesmo e ao homem considerado em si mesmo e nas suas relações com Deus e com seus nas suas relações com Deus e com seus semelhantes. Contém as regras da vida semelhantes. Contém as regras da vida do corpo , bem como as da vida da alma. do corpo , bem como as da vida da alma.

São adequadas ao grau de progresso dos São adequadas ao grau de progresso dos seres e apropriadas à natureza de cada seres e apropriadas à natureza de cada mundo;mundo;

Todos podem conhecê-la, mas nem todos Todos podem conhecê-la, mas nem todos a compreendem.a compreendem.

O homem de bem e os que se decidem a O homem de bem e os que se decidem a investigá-la são os que melhor a investigá-la são os que melhor a compreendem.compreendem.

Todos a compreenderão um dia, Todos a compreenderão um dia, porquanto é que o progresso se efetue. porquanto é que o progresso se efetue.

O bem e o malO bem e o mal

Q. 629, Definição de Moral: é a regra do Q. 629, Definição de Moral: é a regra do bem proceder. Fundamenta-se na bem proceder. Fundamenta-se na observação da Lei de Deus.observação da Lei de Deus.

O homem procede bem quando tudo faz O homem procede bem quando tudo faz pleo bem de pleo bem de todos todos , porque então , porque então cumpre a Lei de Deus. cumpre a Lei de Deus.

Leis NaturaisLeis Naturais

Estão divididas em 10 partes: Estão divididas em 10 partes: Adoração, Trabalho, Reprodução, Adoração, Trabalho, Reprodução, Conservação, Destruição, Conservação, Destruição, Sociedade/ Progresso,Igualdade, Sociedade/ Progresso,Igualdade, Liberdade, Justiça , Amor e Liberdade, Justiça , Amor e Caridade.Caridade.

Em que consiste a adoração?Em que consiste a adoração?Q.649-L.E.Q.649-L.E.

“ “ Na elevação do pensamento a Deus. Na elevação do pensamento a Deus. Pela adoração, o homem aproxima sua Pela adoração, o homem aproxima sua alma de Deus.”alma de Deus.”

Sentimento inato no homem.Sentimento inato no homem.

Deus prefere os que o adoram do fundo Deus prefere os que o adoram do fundo do coração, com sinceridade, com pureza do coração, com sinceridade, com pureza de sentimentos.de sentimentos.

Religião e Saúde – Religião e Saúde – Joanna de AngellisJoanna de Angellis Religião: conjunto de práticas e princípios que Religião: conjunto de práticas e princípios que

regem as relações entre o homem e a regem as relações entre o homem e a divindade;divindade;

Freud: religião é uma neurose compulsiva;Freud: religião é uma neurose compulsiva;

Jung: reconhece que a religião é necessária Jung: reconhece que a religião é necessária para um bom e saudável equilíbrio psicológico, para um bom e saudável equilíbrio psicológico, desde que constitua estímulo para o desde que constitua estímulo para o prosseguimento das lutas e para o trabalho de prosseguimento das lutas e para o trabalho de renovação interior do indivíduo.renovação interior do indivíduo.

É necessário examinar se a religião É necessário examinar se a religião mantém o indivíduo infantilizado, mantém o indivíduo infantilizado, dependendo dos seus postulados e dependendo dos seus postulados e receoso das lutas que deve travar, receoso das lutas que deve travar, afim de adquirir maturidade afim de adquirir maturidade psicológica,ou se tem um caráter psicológica,ou se tem um caráter libertador.libertador.

Caráter LibertadorCaráter Libertador

Os seus ensinamentos e teses devem Os seus ensinamentos e teses devem contribuir para a auto-aceitação do contribuir para a auto-aceitação do indivíduo;indivíduo;

Reconhecimento dos seus próprios Reconhecimento dos seus próprios limites;limites;

Contribuir para que possa desenvolver Contribuir para que possa desenvolver todos os valores que lhe dormem latentes todos os valores que lhe dormem latentes especialmente ampliando-lhe a especialmente ampliando-lhe a capacidade de amar: a si próprio, a si capacidade de amar: a si próprio, a si mesmo e a naturezamesmo e a natureza

IMPORTANTE...IMPORTANTE...

A religião não pode servir de fuga A religião não pode servir de fuga psicológica para o indivíduo poupar-se psicológica para o indivíduo poupar-se ao enfrentamento dos seus conflitos, ao enfrentamento dos seus conflitos, dos processos de libertação dos dos processos de libertação dos sofrimentos, que pode ser modificado sofrimentos, que pode ser modificado mediante a coragem de os defrontar e mediante a coragem de os defrontar e trabalhá-los corajosamente com os trabalhá-los corajosamente com os instrumentos da realidade.instrumentos da realidade.

O amor a Deus deverá ser uma manifestação O amor a Deus deverá ser uma manifestação do Self e vitaliza o ser total, em a preocupação do Self e vitaliza o ser total, em a preocupação de ser amado por Deus.de ser amado por Deus.

Nessa constatação, nesse emergir do Nessa constatação, nesse emergir do inconsciente profundo pessoal, a imagem de inconsciente profundo pessoal, a imagem de Deus todo amor, elimina a necessidade Deus todo amor, elimina a necessidade masoquista do martírio, do sacrifício, do masoquista do martírio, do sacrifício, do sofrimento, como às vezes, demonstra-se para sofrimento, como às vezes, demonstra-se para os outros.os outros.

O sofrimento só é justificável quando as O sofrimento só é justificável quando as situações impõem o testemunho de fé, situações impõem o testemunho de fé, mostrando a perfeita coerência entre aquilo que mostrando a perfeita coerência entre aquilo que se crê, tornando-se alguém decidido e sem se crê, tornando-se alguém decidido e sem medo, ante aos desafios, sendo fiel ao medo, ante aos desafios, sendo fiel ao comportamento íntimo e externo que adota. comportamento íntimo e externo que adota.

Quando a religião liberta do medo e da Quando a religião liberta do medo e da ansiedade, quando proporciona a ansiedade, quando proporciona a coragem natural para o auto-coragem natural para o auto-enfrentamento, torna-se terapêutica e enfrentamento, torna-se terapêutica e geradora de saúde.geradora de saúde.

O Homem LivreO Homem Livre

Busca Deus exatamente porque se encontra Busca Deus exatamente porque se encontra em liberdade e deve avaliar se pode ser em liberdade e deve avaliar se pode ser conceituado como um: Espírito, Energia conceituado como um: Espírito, Energia Suprema ou como um simples acaso da Suprema ou como um simples acaso da natureza, proveniente do fenômeno da natureza, proveniente do fenômeno da fecundação, que formará um homem que fecundação, que formará um homem que terá sempre suas compulsões como ocorre terá sempre suas compulsões como ocorre com a dependência do álcool ou outras com a dependência do álcool ou outras substâncias químicas. substâncias químicas.

Feita esta avaliaçãoFeita esta avaliação

E constatando-se a realidade na qual E constatando-se a realidade na qual se acredita de que somos Espíritos se acredita de que somos Espíritos imortais perfectíveis, criados por uma imortais perfectíveis, criados por uma Inteligência Suprema, infinitamente Inteligência Suprema, infinitamente bom , justo e misericordioso; sem bom , justo e misericordioso; sem qualquer conflito, estabelece-se um qualquer conflito, estabelece-se um vínculo emocional religando-nos a vínculo emocional religando-nos a Deus e passando a amá-lo com Deus e passando a amá-lo com espontaneidade. espontaneidade.

Através da religião Através da religião

O homem aprofunda reflexões e O homem aprofunda reflexões e mergulha no seu inconsciente, fazendo mergulha no seu inconsciente, fazendo que ressumem angústias e incertezas, que ressumem angústias e incertezas, animosidades e tormentos que podem animosidades e tormentos que podem ser enfrentados à luz da proposta da ser enfrentados à luz da proposta da fé, e que são lentamente diluídos, fé, e que são lentamente diluídos, portanto, eliminados, a serviço da portanto, eliminados, a serviço da bem-estar pessoal, que se instala mais bem-estar pessoal, que se instala mais livre e portanto mais feliz.livre e portanto mais feliz.

Deus, Cristo e Caridade!Deus, Cristo e Caridade!