COMPANHIA DE JESUS - 1540 (Professor Menezes)

Post on 14-Feb-2017

169 views 5 download

Transcript of COMPANHIA DE JESUS - 1540 (Professor Menezes)

COMPANHIA DE JESUS

Professor Menezes

A Companhia de Jesus

Seus membros são conhecidos como jesuítas. É uma ordem religiosa fundada em 1534, por um grupo de estudantes da Universidade de Paris, liderados pelo basco Inácio López de Loyola. A Congregação foi reconhecida por bula papal em 1540 (lembre-se que ela foi um instrumento da Contra-Reforma).

É hoje conhecida principalmente por seu trabalho missionário e educacional.

Durante o período colonial do Brasil, o bjetivo principal dos jesuítas era a catequese dos índios, para convertê-los ao Cristianismo. E o objetivo secundário, era a criação de colégios jesuítas em todo o território.

A construção de Reduções (Missões) estão inseridas nesses objetivos.

A Companhia de Jesus

Quando o marquês de Pombal expulsou os padres jesuítas das colônias do Império Marítimo Português, em 1760, as construções destinadas à catequisação e educação eram 670 por todo o país, distribuídos em aldeias, missões, colégios e conventos

Os principais padres jesuítas do Brasil

José de Anchieta 1534 – 1597 espanhol

Manoel da Nóbrega 1517 – 1570 português

A Companhia de Jesus - Portugal

A Companhia de Jesus – Salvador,BA - 1549Este local turísticoé conhecido comoTerreiro de Jesus.Salvador-BA

A Companhia de Jesus – São Paulo - 1554

A Companhia de Jesus – Olinda-PE

A Companhia de Jesus – Lima - Peru

SETE POVOS DAS MISSÕES

Missões fundadas em região pertencente à Espanha

1682 - 1801

Guerra Guaranítica … (1750 – 1756)É o nome que se dá aos violentos conflitos que envolvem os índios guaranis e as tropas espanholas e portuguesas no sul do Brasil após a assinatura do Tratado de Madri, no dia 13 de janeiro de 1750. Os índios guaranis da região dos Sete Povos das Missões recusam-se a deixar suas terras no território do Rio Grande do Sul e a se transferir para o outro lado do rio Uruguai, conforme ficara acertado no acordo de limites entre Portugal e Espanha.Em decorrência do referido Tratado, o Império Português passou a exercer soberania também sobre os territórios de missões jesuíticas situadas a leste do Rio Uruguai. Ocorre que o Império Português permitia a escravização dos indígenas, que naquela região eram os guaranis, enquanto que, no Império Espanhol, todos os índios eram automaticamente súditos do Rei da Espanha, e, portanto, não podiam ser escravizados.

FIM