comunicação em redes e experimentação da Aspectos teóricos ... · da comunicação em rede?...

Post on 08-Jun-2020

0 views 0 download

Transcript of comunicação em redes e experimentação da Aspectos teóricos ... · da comunicação em rede?...

Aspectos teóricos, criação e experimentação da comunicação em redesAndre Stangl

Como identificar o fenômeno da comunicação em rede?

“Uma rede, por definição, é não-linear. O significado desta propriedade foi reconhecida já nos dias da cibernética. (anos 40)

Os “cibernéticos” estavam muito interessados em redes mas não tinham ferramentas matemáticas para lidar com a não-linearidade.

Eles inventaram todas as espécies de técnicas matemáticas, mas eles não tinham os computadores poderosos que temos agora para lidar com equações não-lineares e para simular sistemas não-lineares.”

Fritjof Capra

Rede e Cibernética

Paul Baran - On Distributed Communications (1964)

“ARPANET, acrônimo em inglês de Advanced Research Projects Agency Network (ARPANET) do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, foi a primeira rede operacional de computadores à base de comutação de pacotes, e o precursor da Internet foi criada só para fins militares.”

wilipédia

“Cada vez que você visita uma página da web ou envia um e-mail, os dados estão sendo enviados e recebidos através de um intrincado sistema de cabo que se estende ao redor do globo. Desde de 1850, nós estamos colocando cabos nos oceanos para nos tornar mais conectados. Hoje, existem centenas de milhares de quilômetros de cabos de fibra óptica constantemente transmitindo dados entre as nações.“

business insider

Mas toda comunicação distribuída é comunicação em rede?

“Uma rede é um conjunto de nós interconectados. A formação de redes é uma prática humana muito antiga, mas as redes ganharam vida nova em nosso tempo transformando-se em redes de informação energizadas pela Internet.”

Manuel Castells

video >

Qual a especificidade da comunicação digitalmente mediada?

IEML (Information Economy Meta Language ou metalinguagem da economia da informação)

“um novo sistema de codificação das significações, graças ao qual as operações sobre o sentido na nova memória digital poderiam se tornar transparentes, inter-operáveis e computáveis.”

IEML é a priori uma linguagem formal como tantas existentes hoje. A sua originalidade e o seu valor derivam do fato de que cada uma das suas expressões válidas modaliza um circuito semântico próprio que canaliza fluxos de informação.

A esfera semântica IEML é o imenso grafo coerente e calculável que conecta o conjunto desses circuitos e que pode então servir de sistema de coordenadas à memória digital comum em vias de constituição.

(...) Se uma comunidade dinâmica de semanticistas e de lingüistas enriquecesse essa linguagem e a fizesse crescer, se um grupo de engenheiros programasse e mantivesse uma coleção de programas explorando as possibilidades computacionais da IEML e se uma massa crítica de utilizadores e de mídias sociais se apropriasse desses programas, eu considero que nós nos engajaríamos em uma nova via científica, técnica e cultural que a longo prazo levaria a um aumento significativo dos processos cognitivos humanos.

Pierre Lévy

Atividade para discussão em grupo: Para Lévy quem é o ator principal no palco da ecologia cognitiva mediada

digitalmente?

créditos

slide 1 - capaImagem: The Land of Giants™ : Proposal for Landsnet, Iceland<http://www.choishine.com/Projects/giants.html>

slide 4 Citação: Fritjo Capra In : PISANI, Francis. Interview with Fritjof Capra. International Journal of Communication, [S.l.], v. 1, p. 21, jan. 2007. Tradução disponivel no site da Escola das Redes <http://escoladeredes.net/group/bibliotecafritjofcapra>.

slide 5 Imagem: diagrama Baran <https://openear.files.wordpress.com/2007/10/networks.jpg>

silde 6 Imagens: ARPANETWikipedia <https://en.wikipedia.org/wiki/ARPANET>

slide 7 Imagem, vídeo e citação: Business insiderAnimated map shows the undersea cables that power the internet <http://www.businessinsider.com/animated-map-global-fiber-optic-internet-cables-2015-9>

slide 9Imagem: The telephone tower around 1890 <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Telefontornet_1890.jpg>Citação: Manuel CastellsA Galáxia Internet: reflexões sobre a Internet, negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003. p. 7

slide 10Video: Socio Patterns - Live Social Semantics <http://www.sociopatterns.org/gallery/sociopatterns-movies/>

slide 11Imagem: Selfie à l'ancienne. _ Seronet<http://www.seronet.info/billet_blog/selfie-lancienne>

slide 13Google e Google Books Ngram Viewer

slides 14 e 15Pierre LévyA Esfera Semântica: tomo I, computação, cognição, economia da informação. São Paulo: Annablume, 2014. citações: p. 23 e 24figuras: p. 41, 44, 45 e 53

sildes 16 e 18postagens de Pierre Lévyhttps://www.facebook.com/pierre.levy