Continuação de base econômica da sociedade

Post on 23-Jun-2015

608 views 1 download

Transcript of Continuação de base econômica da sociedade

Professor Bartolomeu

Disciplinas: Sociologia :

OBJETIVO

- Entender os aspectos elementares do funcionamento da base econômica de uma

sociedade, num determinado período.

PRODUÇÃO

P R O C E S S O D E P R O D U Ç Ã O : O P R O C E S S O D E P R O D U Ç Ã O É F O R M A D O P O R T R Ê S C O M P O N E N T E S P R I N C I PA I S A S S O C I A D O S : T R A B A L H O , M AT É R I A -P R I M A , I N S T R U M E N TO S D E P R O D U Ç Ã O .

 

TRABALHO

Por trabalho entende-se toda atividade humana que resulte em bens ou serviços. Todo trabalho resulta da combinação de dois tipos de atividade: manual e intelectual. O que varia é a proporção com que esses dois aspectos entram no processo de produção. Não existe trabalho exclusivamente manual ou exclusivamente intelectual, mas, sim, predominantemente intelectual.

TRABALHO - CONTINUAÇÃO

O trabalho pode ser classificado conforme o grau de capacitação exigido do profissional. Assim temos:

- trabalho qualificado –  só pode ser realizado com um certo grau de aprendizagem e conhecimento técnico; 

- trabalho não qualificado – pode ser realizado praticamente sem aprendizagem. Essa classificação não é uma simples divisão teórica.

Ela atinge profundamente a vida das pessoas, pois diferentes salários são atribuídos conforme o grau de capacitação ou qualificação exigido pelas tarefas a cumprir.

 

MATÉRIA PRIMA

.Por matéria-prima deve-se entender os componentes iniciais do produto que, no processo de produção, são transformados até adquirirem a forma de bem final. Antes de serem transformados em matéria-prima, tais componentes encontram-se na natureza sob a forma de recursos naturais

INSTRUMENTOS DE PRODUÇÃO

Por matéria-prima deve-se entender os componentes iniciais do produto que, no processo de produção, são transformados até adquirirem a forma de bem final. Antes de serem transformados em matéria-prima, tais componentes encontram-se na natureza sob a forma de recursos naturais.

 

INSTRUMENTOS DE PRODUÇÃO

Todas as coisas que direta ou indiretamente nos permitem transformar matéria-prima em bem final são chamadas de instrumentos de produção. É o caso das ferramentas, dos equipamentos e das máquinas. O local de trabalho, iluminação, a ventilação e todo as instalações necessárias á atividade produtiva também são instrumentos de produção. Assim, instrumento de produção é todo bem utilizado pelo ser humano na produção de outros bens e serviços.

Os meios de produção sem matéria-prima e instrumentos de trabalho não se pode produzir. Eles são necessários para realizar qualquer tipo de trabalho. Os meios de produção são:  a matéria-prima e os instrumentos de produção.

TRABALHO

- Entende-se por trabalho  toda atividade humana que resulte em bens ou serviços. Todo trabalho resulta da combinação de dois tipos de atividade: manual e intelectual.

- Não há trabalho, exclusivamente manual ou intelectual, mas sim, uma combinação de ambos. Atualmente, há um predomínio do trabalho intelectual.

AS FORÇAS PRODUTIVAS

Todo processo produtivo combina o trabalho com os meios de produção. Sem o trabalho humano nada pode ser produzido; sem os meios de produção o homem não pode trabalhar. Ao conjunto dos meios de produção somados ao trabalho humano damos o nome de forças produtivas. Assim, forças produtivas = meios de produção + trabalho humano

RELAÇÕES DE PRODUÇÃO

No processo produtivo, as pessoas dependem umas das outras para obter os resultados pretendidos. Dessa forma, para produzir os bens e serviços de que necessitam, os indivíduos estabelecem relações entre si. Tais relações são chamadas de relações de produção.

O trabalho é necessariamente um ato social. As relações de produção mais importantes são aquelas que se estabelecem entre os proprietários dos meios de produção e os trabalhadores. Isso porque todo processo produtivo conta sempre com pelo menos dois agentes sociais básicos

- Trabalhadores;

- Proprietários dos meios de produção.

São relações de produção que organizam e definem a sociedade.

RELAÇÕES DE PRODUÇÃO - CONTINUAÇÃO

Em determinada etapa de seu desenvolvimento, as forças produtivas entram em contradição com as relações de produção existentes. Essas relações – o regime de propriedade, por exemplo - , que antes eram formas de desenvolvimento das forças produtivas, transforma-se em seu maior obstáculo.

Sobrevém, então, uma época de revolução social.

RELAÇÕES DE PRODUÇÃO - CONTINUAÇÃO

Mas uma formação social nunca desaparece antes que estejam desenvolvidas todas as suas forças produtivas. E novas relações de produção mais adiantadas não substituem as antigas, antes que suas condições materiais de existência tenham sido geradas no próprio seio da velha sociedade.

Em grandes traços, podem ser caracterizados como épocas progressivas da formação econômica da humanidade os modos de produção asiático, antigo, feudal e burguês moderno.

“O QUE DISTINGUE AS ÉPOCAS ECONÔMICAS NÃO É O QUE SE PRODUZ, MAS COMO SE

PRODUZ, ISTO É, COM QUE INSTRUMENTO DE TRABALHO SE PRODUZ”

KARL MARX

REVISÃO

- A Base Econômica da é Sociedade é baseada nos “Bens” e na “Prestação de serviços”;

- Bens  são os objetos materiais produzidos para satisfazer as necessidades e os desejos de seres humanos;

- Os serviços são as atividades desenvolvida na economia, onde estão voltadas para a satisfação dessas necessidades e desses desejos das pessoas, não estão ligada à produção de bens;

- Os bens de consumo podem ser denominados de não-duráveis, no caso de alimentos e bebidas, ou também duráveis, como no caso de imóveis.

- Os bens de capital estes tipos de bens são empregados para produzir outros bens.

- Exemplos de bens de capital são maquinários, equipamentos, edifícios;. 

- Trabalho toda atividade humana que resulte em bens ou serviços.- Não há trabalho, exclusivamente manual ou intelectual, mas sim, uma

- combinação de ambos. Atualmente, há um predomínio do trabalho - intelectual.