Desastres ambientais

Post on 26-Dec-2014

7.225 views 4 download

description

 

Transcript of Desastres ambientais

Desastres Ambientais

CausasMuitos de nós sabemos que grande

parte dos desastres ambientais têm por sua razão a ação do homem sobre a Terra. Principalmente com relação à emissão de gases do efeito estufa, como o metano e o dióxido de carbono. Por razão da grande quantidade de fábricas emissoras de poluentes, instaladas principalmente na região de metrópoles.

ConsequênciasComo podemos acompanhar pelos

meios de comunicação, todas as ações do homem sobre o nosso planeta. Sejam coisas boas ou ruins, como alagamentos, tempestades e terremotos. Mas é indiscutível que as catástrofes ambientais têm aumentado a sua frequência drasticamente durante os últimos 20 anos.

Poluição na atmosferaO planeta Terra, sempre passou por

oscilações na sua temperatura e no nível de CO2, principalmente entre as suas eras glaciais. Mas desde a revolução industrial os níveis estão fora de controle, e isto só tende a piorar se nada for feito.

Como podemos observar, a variação nos níveis de CO2 ocorreu, mas para os próximos 100 anos, na visão mais otimista possível, haverá um crescimento de, no mínimo, 60%. E como as coisas vão, esse crescimento pode atingir até 150%.

E quanto mais gases causadores do efeito estufa na Terra, mais quente, e consequentemente, mais água evaporará, causando temporais, com alagamentos e destruição. Em casos mais graves há a formação de ciclones ou furacões.

Parte da destruição causada pelo Furacão Katrina na cidade de Nova Orleans, no ano de 2005

Catástrofes causadas unicamente pela ação do homem

Se a maioria das catástrofes ambientais não é causada inteiramente pela ação do homem, também há aquelas que foram consequência de uma falha humana, ou de máquinas criadas pelo mesmo.

Um dos maiores exemplos desse tipo de catástrofe é o vazamento de petróleo no Golfo do México, em abril de 2010, causado por uma explosão na plataforma Deepwater Horizon, da empresa britânica British Petroleum. O vazamento durou 88 dias e em um de seus picos, chegou a derramar 16 milhões de litros de óleo em pleno Oceano Atlântico num só dia.

Outro grande exemplo de falha humana acompanhada da instabilidade de máquinas é o acidente nuclear de Chernobyl. Após alguns testes com um novo reator instalado na usina nuclear da cidade, ocorreu um erro na operação do mesmo, causando o maior vazamento de material radioativo da história, sendo 400 vezes maior que a bomba atômica de Hiroshima, no Japão.

A população de Chernobyl só foi alertada 30 horas após o acidente, o suficiente para contaminar toda a população. As consequências desse desastre podem ser sentidas até hoje, 25 anos depois, por meio de deformações físicas no corpo de crianças nascidas nas redondezas.